
Por Edgar Shinagawa
E aí, pessoal! ?
Para começar bem o ano de 2015, trago a vocês um dos decks que a coleção Phantom Forces nos trouxe: Manectric/Black Kyurem.
Para ser sincero, não sei se esta é a melhor opção para o formato atual, mas certamente seria minha escolha para disputar um torneio. Isto porque o deck traz de volta o Black Kyurem-EX ao formato competitivo, apesar de meu querido Blastoise ter ficado de fora desta.
Sem mais delongas, vamos à lista:
Pokémon (11):
4x Manectric-EX (XY Phantom Forces)
3x Mega Manectric-EX (XY Phantom Forces)
2x Black Kyurem-EX (BW Tempestade de Plasma)
1x Keldeo-EX (BW Fronteiras Cruzadas)
1x Kyurem (BW Congelamento de Plasma)
Trainer (33):
4x Professor Sycamore
4x N
2x Colress
2x Lysandre
2x Skyla
3x VS Seeker
4x Ultra Ball (Ultra Bola)
1x Professor’s Letter (Carta do Professor)
3x Manectric Spirit Link
3x Float Stone (Pedra Flutuante)
4x Battle Compressor
1x Computer Search (Pesquisa no Computador)
Energy (13):
6x Water (Água)
7x Lightning (Elétrica)
Total = 57 cartas
Estratégia
A estratégia do deck circunda o Mega Manectric-EX. Com os novos Spirit Link, é possível evoluir para Mega sem perder o turno. Este Pokémon é capaz de, por apenas duas energias, causar 110 de dano e ainda ligar duas energias básicas no descarte a um Pokémon no seu banco. Com 210 de vida, é capaz de sobreviver a um G-Booster sem Deoxys, sendo normalmente capaz de atacar duas vezes.
O alvo de energização normalmente deve ser o Black Kyurem-EX, capaz de causar 200 com o ataque Balista Negra – que, aliado ao uso de Lysandre, torna-se extremamente forte.
O deck possui uma alta quantidade de Battle Compressor para “limpar” o deck, jogando energias no descarte rapidamente. Com a alta contagem de VS Seeker, também existe a possibilidade de se “escolher” o Supporter a ser usado: basta usar Battle Compressor para descartá-lo e usar VS Seeker para pegar novamente. Esta mecânica é boa o suficiente para me fazer abrir mão do Jirachi-EX, apesar de ocupar bastante espaço no deck.
Keldeo-EX, junto à Float Stone (Pedra Flutuante), entra no deck para prover o recuo grátis ao Black Kyurem-EX, enquanto Kyurem é seu atacante não-EX contra Sigilyph, além de possibilitar o “7º prêmio”.
Opções
Tool Retriever/Xerosic
Com Head Ringer e Jamming Net no formato, ter ao menos uma forma de remover as Team Flare Tool é importante. Tool Retriever faz muito bem essa função, além de abrir a possibilidade de “rearranjo” das Tools. Por outro lado, Xerosic permite a escolha de descartar uma energia especial, além de ser reutilizável com VS Seeker.
Max Potion/AZ
Ambas tem como propósito remover os marcadores de dano de seu Pokémon, especialmente do Black Kyurem-EX. Particularmente eu prefiro AZ – que, por ser um Supporter, pode ser pego de volta com VS Seeker. Já Max Potion, por ser um Item, tem uso único e, se descartado no começo do jogo, não pode ser recuperado.
+1 VS Seeker
4 cópias? Sim, nos decks que rodam 4 Battle Compressor, eu gosto de usar 4 VS Seeker. Isso abre a possibilidade de ser fazer o “combo”, já mencionado acima, para pegar o Supporter desejado no deck. Além disso, permite que se use uma cópia de determinado Supporter que tem uso bastante situacional (como AZ, Iris, Xerosic).
+1 Keldeo-EX
Keldeo-EX serve mais para o recuo, mas também é um ótimo atacante especialmente contra Donphan e Landorus-EX. Ter uma cópia a mais te ajuda nestas partidas, além de minimizar a chance de você ser prejudicado pelas cartas dos prêmios.
Magnetic Storm
O deck não precisa de nenhum Stadium para funcionar bem. Mas no formato atual, quase todos os decks utilizam algum tipo de Stadium – e ter a possibilidade de tirar o que beneficia o oponente é sempre bom. Magnetic Storm é a carta mais neutra neste sentido, com o pequeno prejuízo de remover a resistência metálica do Manectric.
Sugestões
+1 Xerosic
+1 AZ
+1 VS Seeker
Conclusão
O deck é um dos poucos do formato a conseguir OHKO (nocaute em um golpe), o que o torna extremamente poderoso – principalmente com a chegada de VS Seeker para o uso de Lysandre nas horas mais necessárias, conseguindo bater de frente contra quase todos os decks. Entretanto, Donphan é uma partida bastante complicada, mesmo com o uso de Keldeo-EX e Kyurem.
Outra dor de cabeça é Sigilyph/Suicune, que te obriga a usar o Kyurem. Seismitoad pode atrapalhar um pouco, já que impede sua mecânica de Battle Compressor/VS Seeker, além de te impedir de ligar o Spirit Link.
E é isso por hoje, pessoal! Espero que tenham gostado. Deixem suas dúvidas, críticas e sugestões aí nos comentários e até a próxima! ?