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Confira aqui as perguntas mais enviadas pelos leitores do site. Se você não encontrar a resposta para a sua dúvida, fique à vontade para nos mandar uma mensagem – seja pelo blog ou pela seção Fale Conosco.

Glossário

BFL – Limites de Melhores Colocações – Best Finish Limits

Para nivelarmos o maior número possível de competidores ao redor do mundo, cada série de evento tem um Limite de Melhores Colocações conhecido como BFL – Best Finish Limit. Se jogadores participarem de mais eventos do que o Limite, os melhores desempenhos serão registrados, e o resto, descartado. Os BFLs são: League Challenge: 2 por temporada. League Cup: 2 por temporada. Regionais e Special Events: 8 por temporada. Internacionais: 4 por temporada.

Baralho Construído – Constructed Deck

Um baralho de 60 cards que é construído pelo jogador, em preparação para um evento, em vez de construído a partir de cards recebidos em um evento. Especificamente exigido no formato “baralho construído”.

 

Baralho Selado – Sealed Deck

Um formato de torneio limitado em que os jogadores recebem e abrem vários boosters e constroem seus baralhos a partir desses cards. Mais detalhes sobre Deck Selado podem ser encontrados no documento de Formatos de Torneios, na página de Regras e Recursos de Torneio.

 

Booster Draft

Um torneio em formato Limitado em que os jogadores são agrupados em pequenos grupos, geralmente compostos por oito jogadores. Cada jogador abre um booster, então secretamente seleciona e remove um único card dele, passando o restante do pacote para o próximo jogador no grupo, que, em seguida, faz a sua seleção. Jogadores abrem e selecionam a partir de vários pacotes desta forma, construindo seus decks para o evento a partir destes cards. Mais detalhes sobre Booster Drafts podem ser encontrados nos documentos oficiais no Tournament Rules e página de Recursos.

 

Campeonato Internacional – International Championships

Os Campeonatos Internacionais acontecem 4 vezes por temporada, na América Latina, Oceania, Europa e América do Norte.

Jogadores de TCG e VG se unem para jogar esses eventos, que dão uma grande quantidade de CPs, além de terem vários eventos paralelos.

Os próximos ICs (International Championships) da temporada são:

Europa – Alemanha – 26 a 28 de abril de 2019
América do Norte – Estados Unidos – 21 a 23 de junho de 2019

Campeonato Mundial – World Championships

O último evento Play! Pokémon Championship Series do ano. Os jogadores ganham convites para este torneio através de sua qualificação dentro de eventos Premiere de uma temporada. Os jogadores competem em diferentes faixas etárias para ver quem se sagra o campeão mundial em cada divisão etária.

 

Campeonatos e Eventos Premiere – Championship Series

Um evento Premiere, como League Cup, Campeonato Internacional ou Mundial, no qual jogadores de diferentes faixas etárias competem pelo título de sua divisão etária. Os resultados desses torneios contam pontos para o ranking do sistema da Play! Pokémon.

 

Campeonatos Regionais – Regional Championships

Um evento Premiere aberto a todos os jogadores elegíveis, no qual os jogadores competem em diferentes faixas etárias para ganhar o título de Campeão Regional daquela divisão de idade.

 

Classificação – Rankings

A posição de classificação de um jogador quando comparada a outros jogadores. A página de ranking mostra como você está comparado com outros jogadores do país, região ou mundo.

 

Clube de Treinadores Pokémon – Pokémon Trainer Club

Uma conta registrada em pokemon.com. Membros do Clube de Treinadores definem preferências para a sua adesão na Play! Pokémon, tendo ou não seus nomes e Rankings Play! Pokémon listados no site. Antes de se inscrever para uma conta no Clube de Treinadores de Pokémon, leia a Política de Privacidade e os Termos de Uso do site pokemon.com.

 

Copa da Liga – League Cup

League Cups são torneios de TCG que dão aos jogadores a oportunidade de ganharem Championship Points e melhorar suas habilidades para competições maiores. Eles representam o próximo passo na Championship Series, vindo depois dos League Challanges. League Cups não exigem convite ou número mínimo de pontos. Qualquer jogador ativo é bem-vindo para participar.

A Copag publica uma lista com todas as lojas que realizarão os League Cups de cada expansão de TCG.

CP – Pontos de Campeonato – Championship Points

Jogadores recebem pontos (CPs) de acordo com suas posições finais em eventos individuais. Esses pontos são necessários para se ganhar estipêndios para Internacionais e/ou garantir qualificação para o Mundial. CPs ganhos em torneios de TCG e VGC não se somam, e os pontos zeram a cada temporada anual.

 

Desafio da Liga – League Challenge

Um pequeno evento de Championship Series, designado especificamente para novos jogadores e permitir que melhorem suas classificações.

 

Desativação – Banimento

A suspensão dos privilégios da Play! Pokémon, incluindo o uso do Player ID Card e participação em torneios, campeonatos, classificações e rankings em Play! Pokémon. A Desativação pode ocorrer se o programa Organized Play determinar que um jogador violou as regras ou comprometeu os valores do programa Play! Pokémon.

Eliminatória Simples – Single Elimination

É sistema mata-mata, um método de emparceiramento em que os jogadores são eliminados quando perdem. Geralmente, o método Suíço muda para eliminatório depois de um certo número de rodadas. O último invicto é o vencedor do torneio.

 

Elo

O sistema de classificação utilizado para calcular a pontuação de um jogador. Ele baseia-se na fórmula desenvolvida pelo Prof. Arpad Elo. O sistema de ranking Play! Pokémon Elo é semelhante ao sistema usado originalmente em eventos de xadrez mais competitivos.

 

Evento Sancionado

Um evento determinado por um Organizador de Torneios, executado de acordo com as Regras Oficiais.

 

Eventos Paralelos – Side Events

Quaisquer torneios que aconteçam paralelamente aos eventos principais. Geralmente, participam jogadores que tenham sido eliminados do torneio principal.

 

Expansão

Refere-se ao aumento da coleção de Pokémon, sendo que cada nova expansão pode trazer novos Pokémon, habilidades, cartas, revalidar cartas existentes, etc.

 

Folga – Bye

Quando houver um número ímpar de participantes em um torneio, um jogador aleatório com o pior placar do jogo em uma rodada não será emparceirado com um adversário e é dada uma vitória automática. Esta vitória é chamada de “bye”.

 

Formato de Torneios

São as regras e restrições à seleção dos cards e construção dos baralhos, conforme especificado pelo formato do torneio.

 

Formato Ilimitado – Unlimited Format

Um formato de torneio que permite a utilização de todos os cards autênticos de Pokémon TCG já impressos. Um torneio no formato Ilimitado geralmente é feito apenas por diversão.

Formato Limitado – Limited Format

Qualquer formato de torneio em que todos os jogadores recebem as cartas que vão usar logo antes do início do evento. Os jogadores não usam cards de suas coleções para esses eventos, mas ficam com os cards que receberam para si.

 

Formato Modificado – Modified Format

Um formato de torneio que coloca restrições sobre quais cards podem ser utilizados na construção de baralhos ou qual Pokémon e itens podem ser usados para a construção da equipe. Estas restrições podem ser encontradas no documento Formato de Torneios na página de Regras e Recursos de Torneios.

Juiz – Judge

Uma pessoa que é conhecedora das regras e estratégias do Pokémon TCG e que é responsável por administrar as regras (incluindo as Tournament Rules) do torneio.

 

Kickers

Eventos receberão pontos de “Kickers” se atenderem a um certo limite (por divisão de idade). Os pontos de base não irão mudar, mas se o nível de “Kicker” for alcançado, os Championship Points serão premiados mais adiante nas posições finais. Por exemplo, se qualquer divisão por idade em um torneio League Cup alcançar 32 jogadores, o 5º ao 8º daquela divisão receberão 6 Championship Points. Se aquela divisão de idade não atingir 32 jogadores, o 5º ao 8º colocados não receberão Championship Points. Quanto mais jogadores em um torneio, maior a chance de ser premiado com Championship Points.

 

Ligas

Um evento casual, muitas vezes realizado em lojas locais de jogos de cards ou centros comunitários, em que os jogos de videogame e Pokémon TCG são jogados. Os resultados por jogar nestes eventos não contam para a classificação de um jogador ou a classificação no sistema Play! Pokémon. As Ligas são sancionadas e apoiadas pela Copag e Pokémon Company, mas organizadas e operadas por terceiros independentes da The Pokémon Company International.

 

Localizador de Eventos – Event Locator

Uma ferramenta no site da Pokémon que ajuda os jogadores a encontrar os Eventos de Play! Pokémon que estão acontecendo perto deles. Ligas, torneios e Eventos Premiere, como League Cups, podem ser encontrados no site oficial de Pokémon.

 

OP – Organized Play

É a equipe de sancionamento de todos os Campeonatos oficiais e torneios de Pokémon. OP mantém todos os dados do jogador, dados dos eventos e regras para o uso em eventos oficialmente reconhecidos.

Organizador ou Líder de Liga

Uma pessoa que organiza e administra uma Liga. Essa pessoa geralmente é fã de Pokémon TCG e deseja dar aos jogadores de Pokémon uma oportunidade de se reunir regularmente. Líderes de Ligas são terceiros independentes da Copag ou Pokémon Company – ou seja, não são funcionários, agentes ou contratados da Copag ou da Pokémon Company International.

 

Partida

Um número de jogos disputados em uma única rodada de um torneio. Partidas jogadas durante as rodadas do emparceiramento Suíço são geralmente um jogo, enquanto partidas disputadas durante as rodadas eliminatórias são, por vezes, melhor de três.

 

PCD – Deck ou Baralho Pré-construído

Também conhecido como baralho temático, é um conjunto de 60 cards de Pokémon TCG que foram selecionados pela Pokémon Company e embalados como um baralho pronto para jogar. Essa embalagem contém tudo que um treinador precisa para jogar: folheto de regras, playmat, contadores de danos, moeda, lista de cards da expansão, caixinha para guardar o baralho e 60 cards selecionados.

 

Placar de Liga – Scorecard

É uma cartela de identificação utilizada nas Ligas de Pokémon. Nela os organizadores colocam o Player ID do jogador e computam sua presença e participação. Após completar um determinado número de pontos, o jogador recebe uma premiação exclusiva das Ligas.

 

Player ID

Para cada jogador é atribuído um Número de Identificação Play! Pokémon (ID do Jogador), que é usado para rastrear torneios desse jogador e participações em campeonatos e para identificá-lo (a) em nosso sistema. Os jogadores devem ter este número com eles sempre que forem a um Evento Play! Pokémon. Os jogadores que nunca jogaram em um evento Play! Pokémon, como torneio ou Liga, receberão um Player ID novo do organizador do evento. Alternativamente, você pode obter um Player ID on-line se já tiver uma conta no Clube de Treinadores Pokémon.

 

Pontuações – Ratings

A classificação de um participante elegível em Play! Pokémon com base no número de pontos que o participante ganha por jogar em torneios sancionados. A classificação de um jogador flutua conforme ele ganha ou perde partidas em torneios sancionados. Só jogos disputados contra um adversário da mesma divisão de idade em eventos Premiere contam para a classificação de um jogador.

 

Professor

Os professores são fãs dedicados dos jogos de Pokémon que contribuem com seu tempo, a fim de organizar eventos e ensinar os novos jogadores do Pokémon TCG. Como muitos professores passam a ser juízes de eventos, eles devem demonstrar seu conhecimento de regras e sua habilidade para organizar eventos passando primeiro por um prova. Professores são terceiros independentes, isto é, eles não são funcionários, agentes ou contratados da Pokémon Company.

 

PTO – Organizador de Torneios Premiere – Premiere Tournament Organizer

Um terceiro independente que organiza e opera um Evento Premiere e que não é um funcionário, agente ou contratado independente da Pokémon Company.

 

Regras de Torneios – Tournament Rules

As regras estabelecidas pela equipe Pokémon Organized Play. Estas regras devem ser seguidas em torneios pelos jogadores Play! Pokémon, organizadores dos torneios, juízes e outros, a fim de que o evento seja um evento Play! Pokémon sancionado. As regras do torneio são encontradas na página de Regras e Recursos do Torneio.

 

Rodada – Round

Todos as partidas sendo jogadas ao mesmo tempo durante um torneio. Cada jogador participa de uma partida durante cada rodada de um torneio. Um torneio é composto por um número de rodadas com base no número de jogadores no torneio.

 

Sistema Suíço de Emparceiramento – Modificado

Como um ajuste ao Sistema Suíço de emparceiramento, jogadores são emparceirados tanto por ranking quanto por divisão de idade. Alguns jogadores podem ser emparceirados com jogadores de outras divisões de idade em algumas circunstâncias. Quando há pelo menos seis jogadores em cada divisão, o torneio é dividido em grupos. Cada grupo consiste em jogadores da mesma faixa etária e correm como torneios separados (apesar de os resultados dos três grupos serem reportados como um único torneio).

 

Sistema Suíço de Emparceiramento – Swiss Pairings

As rodadas são criadas utilizando o método de emparceiramento Suíço. Neste método, todos os jogadores disputam cada rodada contra um adversário que tenha um número de vitórias ou derrotas similar. Os jogadores nunca são emparceirados contra adversários que já jogaram anteriormente em um mesmo torneio. A primeira rodada geralmente é feita através de sorteio, pois ainda não há histórico de vitórias ou derrotas no torneio.

 

Temporada – Season

Período de tempo que vale para o Best Finish Limit (BFL). Cada tipo de campeonato tem a temporada com uma duração diferente.

League Challenge:
Temporada 3 – 1º de fevereiro a 30 de abril de 2019.
Temporada 4 – 1º de maio a 23 de junho de 2019.

League Cup:
Temporada 3 – 15 de fevereiro a 16 de maio de 2019.
Temporada 4 – 17 de maio a 23 de junho de 2019.

A temporada de Regionais, Special Events e Internacionais é determinada pelo período de um ano, começando em setembro e se encerrando em agosto, no Mundial.

TO – Organizador de Torneios – Tournament Organizer

A pessoa encarregada de todos os aspectos da organização de um torneio e que normalmente lida com a equipe, programação e seleção do local. Esta pessoa é responsável por todos os aspectos da gestão de um torneio de sucesso.

 

TOM – Tournament Operations Manager

É o software oficial utilizado pelos organizadores para administrar os jogos sancionados durante os torneios. O software faz os emparceiramentos e registra as vitórias e derrotas dos jogadores a cada rodada. Seu uso é essencial até mesmo para um torneio não-Premiere.

 

Torneios

Um termo genérico para competições de Pokémon TCG.

 

Torneios de Pré-lançamento – Prerelease Tournaments

Um torneio em que os jogadores têm acesso a cards de uma futura expansão do Pokémon TCG, geralmente realizado uma ou duas semanas antes que a liberação esteja disponível para venda no varejo. Pré-lançamentos usam sempre o Formato Limitado.

Atualmente, não existem torneios de Pré-Lançamento no Brasil. A Copag realiza, em conjunto com lojas parceiras, torneios de Lançamento, no fim de semana de lançamento de cada expansão.

Dúvidas sobre regras

Como se joga o Pokémon TCG Online?

Para aprender a jogar o Pokémon TCG Online, acesse o tutorial disponível no site. Note que a Copag não é responsável pelo Pokémon TCG Online. Se você estiver enfrentando problemas com o game, por favor, consulte o suporte técnico.

 

Há cartas em inglês que estão erradas?

Sim. A Pokémon lança erratas para corrigir os textos erroneamente impressos nas cartas em inglês. Você pode conferir a errata completa (em inglês) clicando neste link.

 

Há cartas em português que estão erradas?

Sim. Da mesma forma que houve alterações feitas nas cartas originalmente impressas, algumas delas também mantiveram os erros na versão em português. Você pode conferir a errata em português aqui: Errata Pokémon TCG-PT_BR.

 

Dúvidas sobre o produto

É a Copag que define as coleções que serão traduzidas para o português?

Não, quem decide isso é a The Pokémon Company International. São eles também que traduzem os cards.

 

Por que os pacotes de booster nacionais contêm 6 cards e os boosters em inglês contêm 10?

É uma característica de produto adaptada ao mercado brasileiro. Com o objetivo de popularizar o TCG no Brasil e tornar o booster mais acessível ao consumidor, a Pokémon Company e a Copag estabeleceram que o conteúdo dos boosters seria de 6 cards.

 

Comprei um deck ou booster da Copag e ele veio com defeito. O que devo fazer?

Entre em contato com o nosso SAC para analisarmos o seu caso. O telefone é 0800 771 8707 e a ligação é gratuita.

 

Comprei um Starter Deck e encontrei vários cards repetidos. Isso está correto?

Também conhecido como baralho temático, o Starter Deck é um conjunto de 60 cards de Pokémon TCG que foram selecionados pela Pokémon Company e embalados como um baralho pronto para jogar. Essa embalagem contém tudo o que um treinador precisa para jogar: folheto de regras, playmat, contadores de danos, moeda, lista de cards da expansão, caixinha para guardar o baralho e 60 cards selecionados. Vários cards são repetidos para que seja possível jogar com base em uma estratégia. Exemplo: vários Pokémon precisam de energias anexadas para atacar. Portanto, um baralho temático deve conter diversas energias repetidas. Para colecionar os cards de uma expansão, adquira pacotes de boosters com 6 cards adicionais.

 

Quantos pacotes de boosters devo comprar para encontrar um card EX, GX ou Ultra Rara?

A Pokémon Company não divulga o esquema de distribuição de cards raros e isto é parte fundamental do nosso segredo de produção. Sugerimos que o jogador compre um caixa display lacrada com 36 boosters, para que aumente suas chances de encontrar cards mais raros.

 

Comprei um pacote de booster e não encontrei nenhum card raro. Está correto?

Isso pode acontecer. Um pacote de booster pode conter: 3 cards Comuns ?, 2 Incomuns ? e 1 Holográfica Paralela OU 3 cards Comuns ?, 1 Incomum ?, 1 Rara ? e 1 Energia Básica.

 

É a Copag quem define as raridades? A proporção é diferente do produto em inglês?

O esquema de distribuição de cards raros entre os boosters é definido pela The Pokémon Company International e segue EXATAMENTE o modelo americano – a diferença é que os boosters nacionais contêm 6 cards por pacote. Devido a variações no processo produtivo, uma leve diferença pode ser notada entre uma caixa display e outra, para mais ou para menos. Alguns consumidores encontram cards raros com mais facilidade, enquanto outros demoram mais para encontrar os mesmos cards.

 

Onde posso comprar o jogo?

Os cards estão disponíveis preferencialmente em lojas de brinquedos, livrarias e hobby stores.

Se quiser, você também pode comprar online pela Copag Loja: http://www.copagloja.com.br/pokemon.

A Copag vende cards separadamente?

Infelizmente não. A Copag vende apenas os decks e boosters completos.

Para adquirir cards separadamente, só mesmo trocando com outros jogadores ou procurando em hobby stores (lojas especializadas em card games).

A Copag pretende fazer algum sistema de trocas de cards Pokémon neste site?

Não temos nenhum plano de fazer algo nesses moldes.

 

Jogar Pokémon pode ser prejudicial para o meu filho?

Há mais de 20 anos, crianças do mundo inteiro vêm descobrindo o mundo encantado dos Pokémon. Hoje, a família de produtos Pokémon inclui videogames, o jogo Pokémon Estampas Ilustradas, a série de TV animada, filmes, brinquedos e muito mais. Muitos pais acreditam que o Pokémon Estampas Ilustradas e os videogames do Pokémon estimulam seus filhos a aprender a ler, já que a leitura é indispensável na maioria dos jogos do Pokémon. Os jogos também estimulam o pensamento estratégico e, em muitos casos, habilidades matemáticas básicas. O Pokémon valoriza muito o espírito esportivo e o respeito pelos outros jogadores.

 

Dúvidas sobre eventos

Como faço para organizar um torneio na minha cidade?

Você precisa falar com algum lojista que tenha interesse em organizar o torneio em sua cidade. A Copag dá todo o suporte necessário para que o torneio seja realizado.

 

Sou lojista e quero organizar torneios. Como faço?

Para realizar torneios em sua loja, envie uma proposta para o e-mail pokemon.op@copag.com.br informando a data e o local do evento, taxa de inscrição, máximo de jogadores que a loja comporta, premiação oferecida e uma breve descrição da sua infraestrutura.

 

Como faço para participar dos eventos de Pokémon TCG?

Você pode conferir a agenda de torneios organizados pela Copag, assim como torneios de Lançamento e League Cups aqui no nosso site. Além disso, você pode usar o localizador de eventos e conferir o que tem de melhor na sua região.

 

Os cards de coleções antigas valem para os torneios atuais?

Pode-se usar qualquer tipo de card, seja novo ou antigo, desde que pertençam às coleções aprovadas e escolhidas para cada torneio oficial.

 

Posso usar cards japoneses nos torneios?

Não, são aceitos apenas cards em português, inglês e espanhol.

 

Quais são as coleções que podem ser usadas nos torneios?

A cada temporada, a Pokémon divulga uma lista atualizada de todos todas as coleções válidas para o formato Standard e Expanded.

No momento, a lista de coleções permitidas no Standard é:

  • Sol e Lua
  • Sol e Lua – Guardiões Ascendentes
  • Sol e Lua – Sombras Ardentes
  • Sol e Lua – Lendas Luminescentes
  • Sol e Lua – Invasão Carmim
  • Sol e Lua – Ultra Prisma
  • Sol e Lua – Luz Proibida
  • Sol e Lua – Tempestade Celestial
  • Sol e Lua – Dragões Soberanos
  • Sol e Lua – Trovões Perdidos
  • Sol e Lua – União de Aliados
  • SL Trainer Kit – Lycanroc e Raichu de Alola
  • SL Promo – 01 e acima;
  • Coleção de cartas promocionais do McDonald’s 2017

Caso você vá jogar um torneio Expanded, não se esqueça de conferir a lista atualizada de coleções válidas.

A partir de quando uma nova expansão é válida nos torneios?

Uma nova expansão só tem validade em torneios oficiais no mundo todo na terceira sexta-feira do mês em que ela for lançada.

Por exemplo, Sol e Lua – União de Aliados foi lançada no dia 01º de fevereiro de 2019. Logo, ela se torna válida para torneios oficiais no mundo todo a partir do dia 15 de fevereiro.

A Copag também é a responsável pelos torneios de videogame de Pokémon?

Infelizmente, não temos operação direcionada para os videogames. A Copag é fabricante e distribuidora de baralhos e jogos colecionáveis, portanto nosso foco em Pokémon é no TCG. Podemos ajudar na divulgação de torneios de videogame em nossas redes sociais e estamos abertos a propostas, porém não temos verbas destinadas ao videogame. Qualquer organizador de TCG que queira organizar torneios de videogame é muito bem-vindo.

 

Como posso me tornar um juiz/professor Pokémon?

Candidate-se à prova de juízes através do site oficial do Pokémon Trainer Club.

Você pode encontrar os materiais para download em português aqui, mas a prova é em inglês.

Caso você não consiga a pontuação mínima para ser aprovado, pode refazer a prova depois de 30 dias.

Ao ser aprovado, a Pokémon entrará em contato com você para solicitar um Atestado de Antecedentes Criminais. Assim que você providenciar, e eles aprovarem seu envio, você se torna oficialmente um Professor Pokémon.

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Código de Conduta

A Copag da Amazônia S/A, voluntariamente comprometeu-se em conduzir seus negócios de acordo com elevados padrões éticos e comerciais, estando em acordo com os principais requisitos e padrões internacionais, incentivando seus parceiros e fornecedores a se comportarem da mesma maneira. A Copag tem uma intensa preocupação com a qualidade das condições de trabalho e mantém um esforço contínuo para a melhoria dessas condições, e deixa de forma clara a todas as partes interessadas o total compromisso com os princípios listados neste código de conduta.

1. Trabalho infantil: A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil.

2. Trabalho forçado: A organização não deve utilizar ou apoiar trabalho forçado ou compulsório, nem requerer do pessoal “depósi- tos” ou reter documentos originais de identidade no início do trabalho na organização. Todo trabalho, incluindo horas extras, será voluntário.

3. Condições de saúde e segurança no trabalho: A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e deve tomar medidas eficazes para prevenir acidentes e danos potenciais a saúde dos trabalhadores. Além disso deve promover conscientização sobre questões de saúde e segurança para seus funcionários, incluindo questões relacionadas à prevenção de incên- dio, evacuação de emergência,uso adequado de equipamentos de segurança, primeiros socorros básicos e uso e descarte adequados de materiais perigosos.

4. Liberdade de associação e direito a acordo coletivo: A organização deve respeitar e informar os direitos de todo o pessoal, a formação e associação a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociarem coletivamente.

5. Discriminação: A organização não deve realizar ou apoiar a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, nacionalidade, classe social, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, responsabilidades familiares, estado civil, associação a sindicato, opinião política, idade ou qualquer outra condição que poderia dar ensejo à discriminação.

6. Práticas disciplinares: A organização deve tratar todo pessoal com dignidade e respeito. Não deve se envolver ou tolerar a utili- zação de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

7. Horário de trabalho: A organização deve estar em conformidade com as leis aplicáveis, com os acordos de negociação coletiva (quando aplicável) e com os padrões da indústria sobre horários de trabalho, folgas e feriados públicos.

8. Remuneração e Benefícios: A organização deve respeitar o direito do pessoal a um salário de subsistência e assegurar que os salários pagos por uma semana normal de trabalho devam sempre satisfazer a pelo menos os padrões mínimos legais ou a indústria, ou ao acordo de negociação coletiva (quando aplicável). Os benefícios dos empregados devem ser fornecidos de acordo com os requi- sitos nacionais e locais.

9. Anticorrupção: A organização declara que cumpre com todas as normas e legislação anticorrupção aplicáveis à condução de seus negócios e além disso não apoia ou tolera negócios que não sejam conduzidos de maneira ética e apropriados ou que usam subornos, propinas ou forneçam presentes, favores ou serviços para obter vantagem.

10. Proteção de Informações Pessoais: A organização deve proteger a privacidade e a confidencialidade dos dados pessoais de todas as partes interessadas, tomando as precauções legalmente necessárias para proteger os dados pessoais.

11. Proteção de Propriedade Intelectual: A organização deve proteger a propriedade intelectual de clientes e fornecedores e deve seguir todas as leis de propriedade intelectual aplicáveis.

12. Impacto Ambiental: A organização deve manter um compromisso com programas e práticas ambientais sólidos visando à pre- venção da poluição, gerenciamento de recursos naturais e controle de emissões atmosféricas, incentivando a redução e a reciclagem de resíduos. A mesma deve cumprir todas as leis aplicáveis relacionadas ao meio ambiente e descartar materiais tóxicos de maneira controlada e segura. Para esse fim, a organização deve incentivar a realização de negócios com clientes e fornecedores que se dedi- cam igualmente a buscar esforços contínuos para melhorar a compatibilidade de suas operações com o meio ambiente.

13. Qualidade do Produto: A organização deve produzir produtos de qualidade e seguir requisitos rigorosos através da obtenção de matérias-primas de qualidade provenientes de fornecedores confiáveis.

14. Minerais de Conflito: A organização deve se empenhar em fornecer componentes e materiais de empresas que não usam mine- rais (Tântalo, Estanho, Tungstênio, Ouro) de áreas de conflito que direta ou indiretamente financiem ou beneficiem grupos armados na República Democrática do Congo (RDC) ou nos países vizinhos.

15. Madeira: A organização deve proibir o uso de madeira extraída ilegalmente e produtos derivados dessa madeira em todos os produtos e em suas instalações.

16. Cumprimento das Leis Aplicáveis: A organização deve estar em conformidade com quaisquer leis, regulamentos ou normas locais aplicáveis a seus negócios e os padrões do setor estabelecidos em suas localidades. Em caso de qualquer conflito entre as disposições das leis, regulamentos ou normas anteriores e as disposições deste documento, a que contém os padrões mais elevados deverá prevalecer.

17. Comunicação de Princípios: A organização deve comunicar esses princípios aos funcionários em uma forma oral e escrita apropriada e empreenderá esforços para educar os colaboradores sobre esses princípios periodicamente.

Revisão 01 - 06 de Novembro de 2018

Canal da Ética

Utilize o canal abaixo para relatar preocupações éticas e resolver dúvidas relacionadas ao Código.

https://www.canalintegro.com.br/copag


Em casos de violações não-resolvidas contactar : ABS Quality Evaluations - Email: certification@abs-qe.com - Telefone: (11) 2164-3650 ou SAAS – Social Accountability Accreditation - Email: saas@saasaccreditation.org - Telefone: (11) 2164-3650

Política

A COPAG tem a missão de proporcionar diversão e entretenimento a todas as pessoas de todas as idades por meio de jogos de cartas, estando comprometida com a satisfação dos clientes e com o desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de garantir esta missão, nós firmamos compromisso com o Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001, Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, Responsabilidade Social SA 8000 e o Programa de Melhoria Contínua “Copag Smart Way” inspirado no Sistema Lean Manufacturing.

Através dos compromissos firmados, nós visamos:

  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão integrado, que compreende obediência aos requisitos estabelecidos nas normas ISO-9001, ISO-14001 e SA 8000;
  • Prevenir a poluição e reduzir os impactos ambientais;
  • Cumprir com todas as obrigações legais pertinentes, outros requisitos subscritos, e com os instrumentos internacionais (as convenções da Organização Internacional do Trabalho e Declarações de Direitos) e suas interpretações que sejam referentes à norma SA 8000;
  • Oferecer aos seus colaboradores condições dignas de trabalho;
  • Valorizar e apoiar o exercício à cidadania;
  • Manter um processo de comunicação com as partes interessadas;
  • Assegurar padrões elevados de segurança e saúde para as pessoas expostas aos riscos inerentes às atividades da organização;
  • Atuar com foco na obtenção de resultados para todas as partes interessadas;