Por Edgar Shinagawa
E aí, pessoal! Este final de semana foi a vez dos cariocas sediarem não somente um, mas dois Regionais! O primeiro ocorreu no sábado, em Ipanema, e o segundo no domingo, em Niterói. Dia 30 será a vez dos cearenses de Fortaleza – onde já valerá a nova coleção XY Phanton Forces!
Assim, nada mais natural que o deck de hoje tenha como destaques as novas cartas dessa coleção – e o melhor é que este é um deck que não usa EX, custando bem menos que a maioria dos outros decks. Com vocês, o Night March:
Pokémon (22):
4x Eevee (XY Furious Fists)
3x Flareon (BW Congelamento de Plasma)
2x Leafeon (BW Congelamento de Plasma)
4x Joltik (XY Phantom Forces)
4x Lampent (XY Phantom Forces)
4x Pumpkaboo (XY Phantom Forces)
1x Mr. Mime (BW Congelamento de Plasma)
Trainer (30):
4x Professor Sycamore
4x N
2x Colress
1x Iris
2x Muscle Band (Faixa Musculosa)
1x Silver Bangle (Bracelete de Prata)
1x Switch (Substituição)
1x Computer Search (Pesquisa no Computador)
1x Escape Rope (Corda de Fuga)
1x Float Stone (Pedra Flutuante)
4x Ultra Ball (Ultra Bola)
4x VS Seeker
4x Battle Compressor
Energy (8):
4x DCE
2x Fire (Fogo)
2x Grass (Grama)
Total = 60 cartas
Estratégia
Já falamos do deck de Flareon aqui neste post: quanto mais Pokémon você tiver no seu descarte, mais dano você irá causar.
O principal atacante do deck é o Joltik, que mesmo com os 30 de HP é capaz de fazer uma troca 2 para 1 nos prêmios, já que Night March causa 20 vezes o número de Pokémon com Night March em seu descarte. Flareon entra como um atacante secundário, por ter um pouco mais de vida. Lampent tem como propósito apenas ser descartado para aumentar o dano de Joltik e Flareon, enquanto Pumpkaboo pode ser usado em situações críticas.
Com Battle Compressor, ficou extremamente fácil de jogar Pokémon no descarte para causar grandes quantidades de dano. Não é raro estar causando de 160 a 200 de dano no segundo ou mesmo no primeiro turno! Além disso, Battle Compressor ajuda a “limpar” o deck, descartando cartas inúteis – além de fazer um combo com VS Seeker (jogar o Apoiador no descarte para depois usar).
Opções de cartas
-1 Eevee
-1 Flareon
-1 Leafeon
-1 Muscle Band (Faixa Musculosa)
-1 Silver Bangle (Bracelete de Prata)
+2 Mew EX
+3 Dimension Valley
Existe a variação com Mew-EX e Dimension Valley, que proporciona a possibilidade de usar tanto Night March quanto Vengeance com apenas uma energia. Além disso, permite usar ataques do oponente, que podem vir muito bem a calhar (como usar o Quacking Punch do Seismitoad-EX ou X-Ball de Mewtwo-EX). Algumas pessoas gostam de, inclusive, variar as cores das energias, usando energia da Escuridão para poder usar o ataque do Yveltal-EX, por exemplo.
Vale lembrar que a versão com Mew-EX é mais consistente, porém não permite erros ou má sorte nas cartas e moedas, já que é facilmente nocauteado fornecendo dois prêmios fáceis.
Conclusão
Seismitoad-EX atrapalha e é justamente por isso que o deck roda Leafeon. Ligando a energia de grama no Eevee, você pode evoluir imediatamente e já partir para o ataque.
O deck consegue bater em diferentes fraquezas (grama, elétrica, fogo e psíquica), conseguindo um alto dano por pouca energia. Em contrapartida, seus atacantes têm pouco HP. Entretanto, as trocas normalmente são favoráveis e o deck é rápido o suficiente para colocar uma grande pressão inicial no adversário.
Apesar de tudo, uma carta consegue estragar o seu dia – Lysandre Trump Card. Ela faz com que ambos os jogadores embaralhem seu descarte INTEIRO no deck (exceto as chamadas Lysandre Trump Card). Ou seja, depois do uso desta carta, você vai precisar jogar tudo no descarte novamente para poder causar dano. Simplesmente triste! ?
Bom, pessoal, por hoje é isso! Espero que tenham gostado. Deixem suas dúvidas, críticas e sugestões aí nos comentários e até a próxima dica! ?