As Principais Cartas Competitivas de Estilos de Batalha - Parte 2

Alex fala sobre os Pokémon V e VMAX da coleção!

As Principais Cartas Competitivas de Estilos de Batalha - Parte 2

Aee meus queridos PlusPlayers, aqui é o Alex Silva, jogador e especialista de cartas Pokémon TCG e hoje eu venho aqui para trazer a segunda parte desta série de artigos no blog da Copag Pokémon!

Hoje abordaremos os melhores Pokémon V e VMAX da coleção! Se você ainda não leu a primeira parte abordando os Pokémon sem Caixa de Regras, clique aqui. Sem mais delongas, vamos lá!

Kricketune V, Empoleon V, Stouland V e Tyranitar V



Agora vamos entrar no grupo dos Pokémon com Caixa de Regras e os primeiros que vou trazer aqui são aqueles Pokémon V “independentes”, ou seja, que não tem uma versão VMAX nessa coleção. Os 4 Pokémon V que acredito que terão grande presença no Pokémon TCG competitivo são Kricketune V, Empoleon V, Stouland V e Tyranitar V. Os dois primeiros tem mais espaço garantido no metagame, já os dois últimos são respostas para possíveis estratégias/baralhos que podem ascender no metagame conforme alguns baralhos percam popularidade no Competitivo.

Kricketune V é um Pokémon incrível e, praticamente, uma reformulação do Pokémon Oranguru da coleção de Sol e Lua. Sua habilidade Espetáculo Empolgante permite você comprar cartas até ficar com 4 na sua mão. Se o Kricketune V estiver no Campo Ativo no momento em que você utiliza sua habilidade, ela recebe um bônus e permite você comprar cartas até ficar com 4 na mão. Diferente do Oranguru, apenas uma habilidade Espetáculo Empolgante pode ser utilizar por turno não importando o número de Kricketune V que você tenha em jogo.

Esse tipo de habilidade de “comprar cartas” sem nenhuma desvantagem é muito interessante quando utilizando em um baralho que tem uma grande capacidade de reciclar as cartas da sua mão para comprar cartas através da habilidade. Ele também fornece uma excelente resposta para a carta Carimbo da Recomposição que pode pulverizar o número de cartas na sua mão nos turnos finais do jogo. Por ser um Pokémon Básico, ele é facilmente acessível através da melhor carta Pokébola do formato – Bola Rápida – e seu baixo custo de recuar garante custo de recuo gratuito quando equipado com Balão de Ar ou Prancha de Retorno. Seu ataque e tipo são irrelevantes, visto que o Kricketune V é o tipo Pokémon de Apoio para a sua estratégia por causa da sua habilidade, e não pelo seu poder ofensivo.

Empoleon V é mais um excelente Pokémon V da Coleção Estilo de Batalha. Seu ponto forte está na sua habilidade Olhos do Imperador que, enquanto este Pokémon estiver no campo ativo, interrompe as habilidades dos Pokémon Básicos SCR em jogo no campo do seu oponente. Esse é o tipo de habilidade que pode ser utilizado para atrasar o jogo do oponente, ou até mesmo interromper estratégias e baralhos inteiros! Jirachi UNB, Jirachi Rara Incrível, Mewtwo, Zigzagoon e Giratina são alguns exemplos de cartas populares no Pokémon TCG competitivo que são prejudicados pela habilidade Olhos do Imperador do Empoleon V.

Todavia, os principais Pokémon Básicos de Apoio do Pokémon TCG Competitivo, como Dedenne GX, Crobat V e Eldegoss V, não são afetados pela habilidade do Empoleon V por possuírem Caixa de Regras. Por isso, Empoleon V é o tipo de carta de presença cíclica no Pokémon TCG competitivo. Quando os principais baralhos do metagame estiverem recorrendo a mecânica de Jirachi, Mewtwo, Zigzagoon e Giratina em parceria com Rede de Recolhida para reutilizar inúmeras vezes suas habilidades e obter vantagem e consistência, Empoleon V deve aparecer para prejudicar esses Pokémon e atrapalhar desenvolvimento do jogo do oponente.

O movimento natural dos baralhos do metagame será substituir essas cartas por Dedenne GX, Crobat V e Eldegoss V e assim estarem imune a presença do Empoleon V no metagame. E, por sua vez, Empoleon V tenderá a perder espaço no metagame, que abre caminho para que os Pokemon SCR voltem ao metagame... Repetindo-se, assim, o ciclo.

Portanto é muito importante você conhecer e entender em qual momento do metagame você está jogando e conhecer a popularidade de Empoleon V nos baralhos, pois tal informação deve influenciar diretamente na forma de construção do seu baralho. Outros atributos interessantes do Empoleon V são seu tipo aquático, que pode ser utilizado para causar o dobro de dano nos Pokémon Fogo. Ele também é um Pokémon Golpe Fluido e recebe todos os bônus que essa nova mecânica traz. Por fim, seu ataque Corte em Especial causa 130 e move 1 Energia dele para um dos seus Pokémon no Banco permitindo você preservar recursos se utilizado da forma correta.

Tyranitar V é um Pokémon Golpe Decisivo do tipo Noturno e acredito que ele possa ter espaço no metagame como uma resposta a Dragapult VMAX devido à sua fraqueza. Ambos os Urshifu tem fraqueza ao tipo psíquico e, naturalmente, os baralhos psíquicos tentem a ganhar espaço no formato. Dentro desse tipo, Dragapult VMAX já mostrou o seu poder no passado quando foi lançado na coleção Rixa Rebelde, chegando a ser campeão da Players Cup I na mão do jogador Tord Reckev. Porém, com o advento de Escuridão Incandescente e o lançamento de Eternatus VMAX, Dragapult VMAX saiu de cena e deixou de fazer parte do meta de Pokémon TCG devido sua fraqueza ao tipo Norturno.

Agora, em Estilos de Batalha, e com o lançamento dos Urshufu, o tipo Lutador está em ascensão e tende a reduzir a presença de Eternatus VMAX no formato, abrindo espaço para que Dragapult VMAX possa jogar novamente e, assim, estabelecer uma nova pirâmide de fraqueza: Urshifu VMAX bate em Eternatus VMAX, que bate em Dragapult VMAX, que bate em Urshifu VMAX. É nesse cenário que Tyranitar se torna uma carta interessante, ele pode ser utilizado como atacante secundário nos baralhos de Urshifu Golpe Decisivo VMAX especialmente nas partidas contra Dragapult VMAX.

Vamos agora a carta mais contestável da minha lista: Stouland V! Eu o coloquei na lista por causa do seu primeiro ataque - Presas do Repeteco - que por 3 energias incolores causa 40 de dano e compra um prêmio adicional se você nocautear um Pokémon Básico com esse ataque! Isso mesmo! Um prêmio adicional!

Eu sei que hoje em dia com a presença de Arceus, Dialga e Palkia GX (ADP) no metagame, pegar 1 prêmio adicional se tornou algo muito comum nas partidas de Pokémon TCG competitivo, mas não se engane. Esse tipo de efeito é raríssimo no Pokémon TCG. Quando você combina Presas do Repeteco com o Origem Alternativa GX ampliado do ADP você pode comprar de 3 até 5 prêmios em um único nocaute! Olha que coisa absurda! Imagina você transformar um Jirachi que foi utilizado no começo de jogo para ajudar no desenvolvimento do campo do seu oponente num Pokémon que fornece 3 prêmios quando for nocauteado! É algo surreal e, praticamente, irrecuperável!

Esse é o tipo de carta que coloca em xeque qualquer estratégia voltada em Pokémon Básicos com baixo HP que ganhariam as partidas na vantagem de fornecerem apenas um prêmio quando nocauteado. Ele ainda causa 200 de dano por 4 energias incolores, que vira 230 de dano sob o efeito do Origem Alternativa GX e eleva o potencial de nocaute nos principais Pokémon V e Pokémon GX do formato!

Talvez não vejamos Stoutland V aparecendo por agora, mas eu aposto todas as minhas fichas que em algum momento esse Pokémon vai estar presente no metagame!

Corviknight VMAX, Urshifu Golpe Decisivo VMAX, Urshifu Golpe Fluido VMAX e Victini VMAX 



Finalmente chegamos aos Pokémon VMAX e, com toda a certeza, Estilos de Batalha foi a coleção que trouxe o maior número de Pokémon VMAX para o metagame de Pokémon TCG. Foram 4 Pokémon VMAX e cada um deles se sai bem em um tipo de estratégia. Temos Pokémon VMAX voltados para estratégias defensivas, ofensivas, nocaute em um ataque e sniper (baralhos atiradores que consegue causar dano em qualquer Pokémon do banco do oponente)!

Aqui está o grande acerto dessa coleção e a razão pela qual seu lançamento vai impactar o metagame de Pokémon TCG e remover um pouco da hegemonia de estratégia focadas em fazer um Pokémon gigante o mais rápido possível para nocautear qualquer coisa que aparecer pela frente! Lembre-se, diversidade de estratégias e baralhos é o que faz um cardgame ser interessante!

O primeiro Pokémon VMAX que vou comentar será Corviknight VMAX. Ele foi um daqueles Pokémon que passou batido nos primeiros spoilers de Estilos de Batalhas e parecia ser mais um daqueles Pokémon VMAX que não tem espaço no Pokémon TCG competitivo. O tempo foi passando, a coleção foi lançada no Japão (lá as coleções são lançadas mensalmente e isso faz com que as cartas saiam primeiro por lá) e algumas listas de Corviknight VMAX começaram a obter excelentes resultados!

Com 320 de HP do Tipo Metálico e sem Recuo, ele se sai muito bem numa estratégia defensiva em parceria com Bronzong de Transferência de Metal. Pouquíssimos Pokémon conseguem nocauteá-lo em apenas um ataque fazendo assim com que você consiga recuá-lo, promover outro Pokémon ativo, mover as energias com a habilidade Transferência de Metal e curá-lo com o efeito do apoiador Cheryl e não ser prejudicado pelo seu efeito de descartar energias! Com 2 Corviknight VMAX em jogo, um Bronzong, 3 Energias e algumas Cheryl você consegue vencer praticamente qualquer estratégia! Sua habilidade ainda previne que ele seja afeta por habilidade do oponente evitando que habilidades de Pokémon como Zigzagoon, Slowbro de Galar V ou Giratina sejam utilizadas para completar o dano que faltaria para nocaute em um único turno.

Além disso, ele tem acesso a cartas como Energia Metálica Revestida, Disco de Metal, Óculos de Metal que beneficiam as estratégias do tipo metálico. Seu único ataque Furação G-MAX causa 240 por 3 energias e é o suficiente para nocautear os principais Pokémon V e Pokémon GX em um ataque e os Pokémon VMAX em dois ataques. Sua restrição de não poder atacar no próximo turno é facilmente contornada por cartas com efeitos de substituição e até mesmo a habilidade do Bronzong.

O próximo Pokémon VMAX da nossa lista é um dos Pokémon principais dessa coleção e o novo lendário de Sword & Shield: Urshifu! Nesta coleção nós teremos duas versões de Urshifu, a Golpe Decisivo e a Golpe Fluido. Eu vou começar pela Golpe Decisivo.

Obviamente, como o próprio nome sugere ele é uma carta Golpe Decisivo e recebe todo o bônus que Estilos de Batalha trouxe para essa nova mecânica. Pokémon VMAX com 330 de HP, ele tem um pouco mais de HP que o normal para os Pokémon VMAX que ficam com 320 HP. Seu maior ponto alto é seu segundo ataque Golpe Único G-MAX que causa 270 de dano por 4 energias e passa por cima de qualquer efeito no Pokémon Ativo do seu oponente. É claro que um ataque desse viria com algum revés e o Urshifu Golpe Decisivo VMAX precisa descartar todas as energias ligadas a ele.

Com seu dano alto, Urshifu Golpe Decisivo VMAX consegue nocautear em apenas um ataque os principais Pokémon V e Pokémon GX do formato, algumas poucas exceções são alguns Pokémon Aliados e Pokémon VMAX. Todavia, por ser um Pokémon Golpe Decisivo, ele consegue ampliar seu dano através da Energia Golpe Decisivo para conseguir nocautear em apenas um ataque até mesmo os Pokémon VMAX. Houndoom pode ser utilizado para garantir energização adicional e permitir você realizar múltiplos ataques em sequência com o Urshifu Golpe Decisivo VMAX.

Seu primeiro ataque Abater causa 100 de dano por 3 energias. Não é muita coisa, mas é o suficiente para nocautear em apenas um ataque alguns Pokémon chaves do metagame como Crobat V e Dedenne GX devido suas fraquezas ao tipo Lutador. Urshifu Golpe Decisivo é uma excelente carta e por possuir um conjunto de cartas que facilitam a construção de uma estratégia solida e eficiente devemos ter sua presença garantida no metagame.

Agora que falamos do irmão vermelho, vamos conhecer o irmão azul: Urshifu Golpe Fluido VMAX! Com certeza temos aqui a carta lançada em Estilos de Batalha mais desejada pelos jogadores competitivos de Pokémon TCG. Urshifu Golpe Fluido VMAX tem muitas das características que as cartas mais poderosas de Pokémon TCG tem: ele consegue causar uma alta quantidade de dano por apenas 1 energia; tem um ataque de sniper; alto HP, baixo custo para recuar e um conjunto de cartas que trazer consistência para tirarmos o maior proveito do seu potencial. Seu HP é o mesmo do seu irmão vermelho, 330 de HP.

Já seu primeiro ataque Propulsão de Tempestade causa 30 de dano por apenas uma energia. Eu sei que isso não é nada demais para os padrões atuais do jogo, porém, se o Urshifu Golpe Fluido VMAX se tornou o Pokémon ativo nesse turno, ele recebe um “pequeno” bônus de 120 de dano! Assim, você consegue causar 150 de dano por apenas 1 Energia!

Para manter sempre ativo o bônus de dano do Propulsão de Tempestade, cartas como Substituição, Corda de Fuga, Ornitólogo, Lulu e Vitoria e até mesmo Rede de Recolhida em um Pokémon SCR podem ser utilizadas para garantir que o Urshifu Golpe Fluido VMAX vá para o Banco e volte para o Campo Ativo num único turno. Você ainda pode combinar tais cartas para tirar vantagem de habilidade de Pokémon como Jirachi, Kricketune e tantos outros. Olha só que coisa absurda! Só esse ataque já faria ele ter espaço no metagame, mas carta boa não é carta boa por pouca coisa, ela sempre tem que ter algo a mais.

Isso vem através do seu ataque Fluxo Veloz G-MAX que causa 120 de dano a dois Pokémon do Campo do seu oponente (não aplica Fraqueza e Resistência no Banco) e você precisa descartar todas as cartas de energias ligada a ele. Esse ataque tem inúmeras utilidades, pode ser utilizado para finalizar o jogo nocauteando múltiplos Pokémon em um único turno, para controlar o campo do oponente e nocautear aqueles Pokémon de apoio que normalmente não sairiam Banco do oponente, para “machucar” um Pokémon GX ou VMAX que não seria nocauteado em apenas um ataque. Enfim, as aplicações são inúmeras e em qualquer momento da partida ele vai ser uma ótima opção de ataque.

Um detalhe importante é que ele aplica fraqueza e resistência quando você escolhe como um dos alvos o Pokémon Ativo, assim, você pode causar 240 no Pokémon ativo e mais 120 num Pokémon do banco! Por ser um Pokémon Golpe Fluido ele conseguir vir através da habilidade do Ocitilerry e receber o efeito da Energia Golpe Fluido. Ele possuiu apenas 2 de custo para recuar, o que pode ser removido com Balão de Ar ou Torre das Águas. Com tantos atributos positivos, Urshifu Golpe Fluido VMAX é um das melhores cartas de Estilos de Batalhas e já chegou abalando o metagame do Pokémon TCG competitivo.

Por fim, chegamos ao nosso último Pokémon VMAX da lista e fiz questão de deixá-lo por último por se tratar de uma carta que inicialmente não aparentava ser tudo o que vem se tornando: Victini VMAX! Este Pokémon é simplesmente incrível e possui excelentes atributos. Primeiro seu tipo fogo que bate o dobro nos baralhos metálicos que estão em alta desde o lançamento de Espada e Escudo!

Também recebe de bandeja todo o acessório de cartas que beneficiam o tipo como Soldadora, Fornalha Gigante, Cristal de Fogo, Volcanion, Heatran GX e cia. Seus dois ataques são muito bons, o primeiro, Chama Alastrantes liga até 3 cartas de energia fogo da sua pilha de descarte aos seus Pokémon como deseja, é uma cópia do ataque do Victini V de Espada e Escudo. Um ótimo ataque para construção de campo e recuperação de recursos que você perdeu ao longo da partida. Mas, seu grande ponto forte está no seu ataque Vitória Max, que causa 100 de dano por duas energias e recebe bônus de 120 de dano se o Pokémon Ativo do seu oponente for um Pokémon V!

Ou seja, 220 de dano por 2 energias! É algo incrível! 220 é o número mágico para nocautear em apenas um ataque os principais Pokémon V do meta! Mas, se você já está o achando poderoso, agora, a próxima informação vai te espantar ainda mais! Pela regra de Pokémon TCG todo o Pokémon VMAX é um Pokémon V. Isso mesmo que você acabou de ler: todo o Pokémon VMAX é um Pokémon V.

Com esse dano, ele consegue nocautear os principais Pokémon VMAX do metagame em dois ataques, tudo isso por apenas 2 energias - uma incolor e uma fogo! Victini VMAX tem se destacado demais nesse começo de metagame e tudo indica que ele vai se manter uma excelente carta durante os próximos meses! Alguns pontos fracos são sua fraqueza ao tipo aquático e o baixo HP do Victini V. O HP do Victini VMAX também é um pouco inferior ao padrão para Pokémon VMAX: 310, mas, ainda assim suficiente para aguentar alguns ataques. Victini VMAX com certeza é a carta mais revelação de Estilos de Batalha!

Finalizamos aqui a segunda parte do artigo sobre as principais cartas competitivas de Estilos de Batalha! Continue ligado para ver a terceira parte do artigo!

Notícias relacionadas

12.2011 12.2011

Durant, o inseto devorador de decks

Leia mais +
05.2016 05.2016

Conheça o Centro de Treinamento Pokémon!

Leia mais +
04.2016 04.2016

Resumão #113: Pokémon Sun & Moon, Jirachi e leaks!

Leia mais +
Cadastre-se e receba novidades sobre
Pokémon