As Principais Cartas Competitivas de Estilos de Batalha - Parte 1

Alex Silva fala sobre os Pokémon Regulares da coleção!

As Principais Cartas Competitivas de Estilos de Batalha - Parte 1

Aee meus queridos PlusPlayers, aqui é o Alex Silva, jogador e especialista de cartas Pokémon TCG e hoje eu venho aqui para trazer esse incrível artigo no blog da Copag Pokémon!

Para aqueles que não me conhecem, vou fazer uma pequena apresentação. Eu sou jogador competitivo de Pokémon TCG há muitos anos com inúmeras conquistas dentro do cenário nacional e internacional. Já tive oportunidade de disputar os principais torneios mundo afora nessa jornada Pokémon sem fim!

Além disso eu sou produtor de conteúdo no canal do YouTube chamado PlusPower (uma referência direta a uma das cartas mais icônicas do Pokémon TCG) e nele eu compartilho, principalmente, o conteúdo voltado para os jogadores competitivos. Então, eu já deixo o convite para vocês conhecerem o meu canal e aproveitar partidas emocionantes com os melhores baralhos de Pokémon TCG!

É justamente para falar sobre o Pokémon TCG competitivo que eu estou aqui! A Copag entrou em contato comigo e falou: “Alex, eu quero um artigo de análise sobre as principais cartas voltadas ao Pokémon TCG competitivo da nova coleção Estilos de Batalha, você dá conta?!” Eu falei: “Pode deixar que vou entregar o melhor do melhor para os nossos queridos PlusPlayers!”.

Então, já prepara a pipoca, pega seu bloco de notas (pode ser aplicativo para celular mesmo, até técnica de memorização vale para gravar tudo o que vai aparecer por aqui), presta bastante a atenção e compartilha com o seu amigo que é fã de Pokémon TCG para ele ficar por dentro dessas novidades quentíssimas!

A coleção Estilo de Batalha tem o total de 163 cartas. Apesar de ser um número alto de cartas, nem todas elas têm espaço no Pokémon TCG competitivo ou “meta/metagame” porque existem diferenças no nível de poder de cada carta. Por isso, eu separei o total de 11 cartas de Pokémon (3 Pokémon Regulares, 4 Pokémon V e 4 Pokémon VMAX), 12 cartas de Treinadores (2 Apoiadores e 10 itens) e 2 energias especiais que eu acredito serem as cartas que estarão presentes no Pokémon TCG competitivo.

Nesse primeiro artigo eu vou falar sobre as cartas de Pokémon Regulares sem Caixa de Regra. Também explicarei sobre a nova mecânica dessa coleção as cartas Golpe Fluído e Golpe Decisivo. Vamos lá conhecer?

Espada e Escudo - Estilos de Batalha



A coleção Estilos de Batalha é baseada na primeira parte da Expansion Pass do jogo Pokémon Sword & Shield: The Isle of Armor. Nessa Expansion Pass você tem acesso ao novo Pokémon Lendário Lutador Urshifu, que possui duas formas e tipagem diferentes dependendo do estilo de treinamento recebido. Na versão Golpe Decisivo, o Urshifu recebe os tipos Lutador e Noturno e adota um perfil mais impiedoso com ataques mais diretos para finalizar o oponente em um único ataque. Já na versão Golpe Fluido, o Urshifu recebe os tipos Lutador e Água e mantem uma atitude mais tranquila e observadora com movimento mais fluidos a fim de se defender suavemente dos movimentos dos adversários para depois dominá-los com o tempo.

Essas características foram adaptadas para o Pokémon TCG nas novas mecânicas de “Golpe Decisivo”e “Golpe Fluido”, inserindo esses novos subatributos para o Pokémon TCG que interfem diretamente no design das cartas. Na prática, elas funcionam de forma bem parecida com as cartas de Ultracriaturas da série Sol e Lua e trazem vantagem quando utilizadas em conjunto.

Bronzong, Houndoom e Octillery



Outrora reis absolutos no Pokémon TCG e protagonistas de incríveis baralhos como Marcha Perdida, Vespequeem, Flareon e Cia, hoje em dia os Pokémon Sem Caixa de Regras (vou abreviar para SCR) perderam muito espaço dentro do Pokémon TCG competitivo devido ao abismo de poder existente entre um Pokémon SCR e os novos Pokémon V ou Pokémon VMAX.

Eu posso afirmar para vocês que o papel deles dentro do Pokémon TCG mudou nas últimas coleções e eles passaram de protagonistas para coadjuvantes a fim de fazer com que estratégias focadas em Pokémon V e Pokémon VMAX tenham o seu estrelato garantido. Nessa coleção, Bronzong, Houndoom e Octillery exercem com maestria esse papel de apoio.

Pokémon Estágio 1 do Tipo Metálico, Bronzong tem a habilidade Transferência de Metal que permite você mover uma energia metálica de um dos seus Pokémon para outro. Essa habilidade não tem limitação por turno, podendo ser utilizadas quantas vezes você desejar, movendo Energia dos Pokémon do Banco ou do Campo Ativo e, inclusive, Energias Especiais como Energia Aurora e Energia Metálica Revestida.

Esse é o tipo de carta que funciona muito bem em estratégias defensivas, onde você combina Pokémon com alto HP e efetivos de cura para evitar nocautes enquanto vai atacando e conseguindo nocaute sobre os Pokémon do oponente. No bloco de Espada e Escudo, os Pokémon metálico ganharam destaque com cartas como Zacian V, Zamazenta V e Disco de Metal que podem ser utilizadas em parceria com o Bronzong. As cartas Corviknight VMAX e Cheyrl (que serão explicadas mais para frente nesta série de artigos) são cartas presentes na coleção que entregam de bandeja uma estratégia eficiente para ser utilizada com Bronzong. Com certeza veremos esse Pokémon presente no metagame.

O próximo Pokémon SCR da lista também é um Pokémon Estágio 1, desta vez, do tipo Noturno e a primeira carta Golpe Decisivo que aparece por aqui. Houndoom tem seu ponto forte na sua habilidade Rugido Golpe Decisivo que procura por uma Energia Golpe Decisivo no seu baralho e liga a 1 dos seus Pokémon Golpe Decisivo em jogo e, se você ligar energia dessa forma, você coloca 2 contadores de dano naquele Pokémon. Um detalhe é que essa habilidade é cumulativa, portanto, se você tiver 2 Houndoom em jogo, cada um deles vai poder procurar por 1 energia Golpe Decisivo e liga-la aos seus Pokémon.

A Energia Golpe Decisivo é uma energia especial que fornece bônus para os Pokémon Golpe Decisivo (ela aparecerá também mais para frente). Os pontos fracos do Houndoom estão na desvantagem de colocar marcador de dano no Pokémon que foi alvo da energização e na possibilidade de ficar sem energias Golpe Decisivo no baralho e não conseguir tirar proveito da sua habilidade. Todavia, na coleção Estilos de Batalha nós teremos cartas que conseguem contornar esse problema e até obter vantagem dessas situações. Esse Pokémon será o motor de qualquer baralho Golpe Decisivo e com certeza veremos muito ele por aí.

Por fim, nosso terceiro Pokémon SCR está ligado a mecânica Golpe Fluido. Octillery é um Pokémon Estágio 1 do Tipo Água com a habilidade Busca Golpe Fluido que, apesar de funcionar apenas uma vez por turno, permite você procurar no seu baralho por uma carta Golpe Fluido e colocar na sua mão. Claramente esse é o tipo de carta que em algum momento aparecerá em algum baralho Golpe Fluido, ela permite você procurar pelas peças faltantes para a execução de uma jogada. Em Estilos de Batalha nos temos cartas de Pokémon, Treinadores e até Energia que são Golpe Fluido.

Com uma lista bem montada no estilo Tool Box (ou Caixa de Ferramentas – aqueles baralhos que procuram ter resposta para as principais estratégias do metagame) e o Octillery em campo é muito provável de você conseguir obter a resposta ideal para conseguir a vantagem de jogo. Octillery é uma excelente carta de consistência (capacidade de realizar o mesmo conjunto de jogadas em inúmeras partidas) para os baralhos Golpe Fluido e seu espaço no formato é garantido.

--

Com isso finalizamos a primeira parte do artigo sobre as principais cartas competitivas de Estilos de Batalha! Continue ligado para ver as próximas partes do artigo e também acompanhe a Copag e o PlusPower nas redes sociais!

Notícias relacionadas

08.2014 08.2014

Deixe os seus oponentes de cabelo em pé com o deck de Malamar!

Leia mais +
01.2014 01.2014

Rayboar: um deck sólido e fácil de jogar

Leia mais +
03.2020 03.2020

Dicas para jogar em segurança e eventos cancelados!!!

Leia mais +
Cadastre-se e receba novidades sobre
Pokémon