
Por Robson Elias*
E aí, galera! Depois de mais de um mês de torneios, os City Championships acabaram. Agora começa a preparação rumo aos Regionais e o Nacional, onde a coleção XY será válida! Hoje eu vou falar de um deck que gerou muito hype entre vários jogadores: o deck de Fadas!
Pokémon (14):
2 Xerneas-EX (XY Base Set)
2 Yveltal-EX (XY Base Set)
2 Xerneas (XY Base Set)
2 Spritzee (XY Base Set)
2 Aromatisse (XY Base Set)
1 Swirlix (XY Base Set)
1 Slurpuff (XY Base Set)
1 Suicune (BW Explosão de Plasma)
1 Terrakion (BW Legendary Treasures)
Trainer (32):
4 Professor Juniper
4 N
2 Colress
2 Skyla
1 Shauna
4 Ultra Ball
3 Max Potion
3 Muscle Band
2 Level Ball
2 Pokémon Catcher
1 Super Rod
1 Dowsing Machine
3 Fairy Garden
Energia (14):
10 Fairy Energy
4 Rainbow Energy
Queria começar dizendo que essa é uma lista esqueleto, pois muita coisa pode ser colocada e tirada daí. Por exemplo, ao invés de 3 Fairy Garden, poderiam ser 2 Darkrai-EX no lugar e ainda sobrava um espaço para alguma carta de sua escolha. Ao invés de usar apenas Rainbow Energy e Fairy Energy, o deck também pode utilizar Prism Energy e abrir um leque maior de atacantes básicos.
Independente de como você for usar o deck, a estratégia é a mesma – manter suas energias em campo e seus Pokémon sem dano, conseguindo atacar com o que for mais certo para o momento.
A base do deck é Fairy, o mais novo tipo de Pokémon lançado agora na XY. Aromatisse é essencial, pois ele move as energias Fairy em campo, inclusive as energias Rainbow, pois elas também valem como Fairy Energy. Aromatisse combina muito bem com Max Potion, já que você pode curar todos os danos de um Pokémon via Max Potion e sem descartar energias.
Já Xerneas tem um dos ataques mais fortes já criados no Pokémon TCG: seu ataque Geomancy permite escolher dois Pokémon do seu banco e ligar uma energia Fairy em cada um deles, tudo isso pelo custo de uma Fairy Energy!
Xerneas-EX é usado pela sinergia que possui com o resto do deck, por também ser do tipo de fada. Seu ataque X Blast pode vir a nocautear algum Pokémon importante do oponente, por causa um dano de 140.
Yveltal-EX é a carta mais forte do deck, e talvez até da coleção XY. Seu ataque Evil Ball causa 20 mais 20 para cada energia ligada ao Yveltal e ao ativo do oponente. Adicionando Muscle Band na equação, você precisa de uma combinação de sete energias no Yveltal-EX e/ou no ativo do oponente para causar 180, que é o HP da maioria dos Pokémon-EX.
Terrakion e Suicune foram o meu toque no deck. Terrakion é bom contra Thundurus-EX e Darkrai-EX, podendo nocautear ambos em um só ataque. Suicune é imune contra Pokémon-EX e com Muscle Band consegue causar 90 de dano, nocauteando em dois ataques a maioria dos Pokémon-EX.
Conclusão
O deck possui uma ótima sinergia e pode ser facilmente montado de acordo com o metagame de onde você joga. Por exemplo, se existir um grande número Darkrai-EX em sua região, seria legal um deck mais focado em Terrakion. Caso haja muitos Pokémon-EX, Suicune é capaz de se dar bem por esses lados.
E por hoje é isso pessoal, semana que vem tem mais. Bom carnaval a todos!
*Robson Elias é um dos autores do blog The Battle City, que abre espaço para outros jogadores escreverem sobre suas experiências em torneios (reports), decks e outras coisas relacionadas a Pokémon TCG.
Voltar ao Blog
02.2014





05.2015