
Por Edgar Shinagawa
Olá, pessoal! Antes de falar sobre o deck da semana, gostaria de informar a todos os fãs de Pokémon que a The Pokémon Company finalmente liberou torneios oficiais para o jogo de 3DS aqui no Brasil. Enquanto o TCG é de responsabilidade da Copag, o VGC (Video Game Championship) está sob a responsabilidade de alguns organizadores independentes, estando eu incluso nestes. Estes torneios dão CPs (Championship Points) e, da mesma forma que no TCG, são o critério para a distribuição de vagas para o Campeonato Mundial de Pokémon. Se você é fã do jogo de 3DS e está a fim de entrar em um ambiente competitivo, esta é a sua chance! ?
As datas dos torneios podem ser encontradas no próprio site da Pokémon, basta preencher a localidade e selecionar “Video Game”. Nós, organizadores de VGC, também iremos divulgar os eventos em grupos do Facebook e em alguns blogs.
Assim como o TCG, iremos tentar fazer “dobradinhas”, fazendo torneios no mesmo final de semana em localidades próximas, ao mesmo tempo em que evitamos coincidência de datas com os torneios de TCG na região. Fico no aguardo de vocês! ?
Bem, voltando ao assunto aqui do blog, pode parecer que temos bastante tempo até o Nacional de Pokémon TCG (cerca de 4 meses), mas isso passa voando. Estamos quase no meio da temporada 14-15. Então, se você tem como objetivo ir bem no Nacional, já passou da hora de começar a treinar!
O que eu acho bastante legal da temporada de Cities é que, como são torneios menores e valem menos pontos, alguns jogadores “arriscam” ideias novas, como o Ian Fukuda, que levou o City de Sorocaba com o deck de Crobat/Mewtwo.
Por isso, hoje vou trazer um deck que, apesar de já ter aparecido nos Regionais, ganhou algumas adições com a coleção XY – Força Fantasma – e, no atual metagame, consegue se sair muito bem. Com vocês, Pyroar/Seismitoad!
Pokémon (12):
2x Seismitoad-EX (XY Punhos Furiosos)
4x Litleo (XY Flash de Fogo)
3x Pyroar (XY Flash de Fogo)
1x Pyroar (XY Phanton Forces)
2x Reshiram (BW Legendary Treasures)
Trainer (36):
4x Professor Sycamore/Juniper
4x N
2x Colress
2x Lysandre
2x Blacksmith (Ferreiro)
1x Lysandre Trumph Card
3x VS Seeker
4x Ultra Ball (Ultra Bola)
3x Muscle Band (Faixa Musculosa)
2x Virbank City Gym (Ginásio da Cidade de Virbank)
1x Computer Search (Pesquisa no Computador)
1x Switch (Substituição)
1x Float Stone (Pedra Flutuante)
2x Bicycle (Bicicleta)
4x Hypnotoxic Laser (Laser Hipnotóxico)
Energy (12):
4x DCE (Dupla Incolor)
8x Fire (Fogo)
Total = 60 cartas
Estratégia
Como todo deck que possui Seismitoad-EX, uma das possíveis estratégias do deck é atrasar o jogo do oponente, impedindo ele de usar Itens, ao mesmo tempo que você vai montando seus Pyroar no banco.
Se você observar, a lista conta com 3 Pyroar com Intimidating Mane (Crina Intimidadora) e 1 com Flare Command. O primeiro já é bem conhecido e tem como objetivo neutralizar os Pokémon básicos do oponente. Já o segundo funciona como um Lysandre, mas na forma de habilidade, basta descartar uma energia de fogo ligado a ele.
Reshiram é ótimo contra Donphan. Ao mesmo tempo em que possui Outrage (Ultraje), consegue nocautear um Donphan com a ajuda de Muscle Band com Blue Flare (Fogo Azul). Além disso, consegue levar a partida contra Virizion/Genesect praticamente sozinho.
Outras opções de cartas
Kyurem
Se você ainda não se sentir confortável contra Donphan, pode trocar Reshiram por Kyurem, que apesar de não conseguir causar tanto dano, bate na fraqueza.
Mewtwo
Aos que não possuem Seismitoad-EX ou, por alguma razão, não gostam de usá-lo, Mewtwo é sempre uma boa opção. Mas caso você opte por abdicar de Seismitoad, recomendo usar mais uma cópia de Reshiram.
Float Stone (Pedra Flutuante)
Switch (Substuição)
Escape Rope (Corda de Fuga)
Ambas possuem praticamente o mesmo efeito que Switch (Substituição), com suas vantagens e desvantagens. Cabe a cada jogador optar por aquela que mais lhe agrada. Entretanto, duas formas de recuo é o mínimo necessário neste deck, já que os custos de recuo são relativamente altos.
Conclusão
O deck ganha de Donphan com certa facilidade. Só isto já é um bom motivo para usá-lo em um torneio. A partida contra Virizion/Genesect também é favorável, desde que você não desça, sob hipótese alguma, Seismitoad-EX.
A pior partida, de longe, é contra decks que utilizem Mega Manectric-EX. É virtualmente impossível ganhar, já que Pyroar é nocauteado em um golpe, te deixando somente com Reshiram, que não consegue dar conta de um Mega sozinho. Infelizmente, este é um auto-loss que, se você optar por usar este deck, tem que aceitar.
É isso por hoje, pessoal! Deixem suas dúvidas, críticas e sugestões aí nos comentários e até a próxima!