
Por Charles Jônatas de Souza*
E aí, pessoal, beleza? Na análise de deck desta semana trago uma estratégia que é muito popular no TCG Online e que alguns jogadores acabam usando em seus decks físicos. Trata-se de um deck “Lock” que tem como principal característica impedir que seu adversário seja capaz de te atacar! Com vocês, o deck Os Intocáveis!
Pokémon (12):
3x Litleo (XY FlashFire)
3x Pyroar (XY FlashFire)
2x Sigilyph (BW Dragões Enaltecidos)
2x Latias EX (BW Congelamento de Plasma)
1x Suicune (BW Explosão de Plasma)
1x Druddigon (XY FlashFire)
Trainers (34):
4x Professor Sycamore (XY Base)
3x N (BW Exploradores da Escuridão)
2x Colress (BW Tempestade de Plasma)
2x Shauna (XY Base)
2x Pokémon Fan Club (XY FlashFire)
4x Bola Ultra (BW Explosão de Plasma)
2x Bola de Nível (BW Próximos Destinos)
2x Substituição (BW Explosão de Plasma)
1x Corda de Fuga (BW Tempestade de Plasma)
2x Faixa Musculosa (XY Base)
3x Startling Megaphone (XY FlashFire)
1x Sacred Ash (XY FlashFire)
1x Pal Pad (XY FlashFire)
1x Recuperação de Energia (BW Explosão de Plasma)
1x Carta do Professor (XY Base)
2x Ponte Flecha Celeste (BW Próximos Destinos)
1x Chave de Embarelhamento (BW Tempestade de Plasma)
Energias (14):
2x Energia de Fogo
2x Energia Psíquica
3x Energia Arco-Iris (XY Base)
3x Energia de Fusão Planta/Fogo/Psíquica/Dark (BW Dragões Enaltecidos)
4x Energia Dupla Incolor (XY Base)
Estratégia
Suicune e Sigilyph possuem a mesma habilidade, Safeguard. Esta habilidade nega quaisquer efeitos de ataque, incluido danos feitos por Pokémon-EX a estes dois Pokémon. Pyroar, por sua vez, não recebe nenhum dano de Pokémon Básico, graças a sua habilidade Intimidating Mane – e Latia-EX, com sua habilidade Bright Down, não recebe nem dano nem efeitos de ataques vindos de qualquer Pokémon que possua habilidades. Estes Pokémon serão seus principais recursos para travar o jogo do seu oponente. Assim como o deck Rush, o setup do seu jogo irá variar de acordo com o deck que você estiver enfrentando. Mas na maioria dos casos não há muito segredo nesta estratégia, apenas montar seu jogo com calma enquanto seu oponente tenta contornar o lock dos seus Pokémon.
Em certas partidas Pyroar pode ser mais eficiente, em outras Latias pode ter uma participação maior – assim como Sigilyph e Suicune. Para ter sempre o ativo correto para cada situação, o deck conta com 2 Substituição e 1 Corda de Fuga, além da Chave de Embaralhamento, que pode surpreender seu adversário com uma troca rápida do seu Ativo sem perder as energias ligadas. Para ajudar a recuar e continuar com o lock, o deck também conta com duas Ponte Flecha Celeste, que irá facilitar o recuo de seus Pokémon, além de ser um Estádio para dar counter em outros Estádios populares do formato.
Como o deck usa muitos tipos de Pokémon, o custo de energias dos ataques é bem diversificado. Para lidar com isso, o deck conta com 3 Energias Arco-íris e 3 Energias de Fusão (Planta/Fogo/Psíquica/Dark) que devem suprir bem suas necessidades. Sigilyph, Suicune, Pyroar e Druddigon são compatíveis com Energia Dupla Incolor – e quanto antes você começar a atacar, melhor. Portanto, o deck conta com 4 cópias da Energia Dupla, para que você seja capaz de atacar no segundo turno. Para que você não fique muito vulnerável a Martelos, o deck também conta com energias básicas e uma Recuperação de Energia que pode te dar alguma chance contra decks que descartam muitas energias. É muito importante que você não perca o card de energia do turno, visto que esta estratégia não conta com nenhum mecanismo de aceleração de energia.
O deck apresenta um bom desempenho contra vários decks do formato atual, como Virizion/Genesect, Plasma e Blastoise/Keldeo – mas tem uma fraqueza muito grande para variantes de Garbodor. Justamente para não ser surpreendido por um Garbodor (que tem se tornado cada vez mais popular entre os jogadores), a lista conta com 3 Startling Megaphone para impedir que ele consiga manter sua habilidade ativada por muito tempo. Uma vez que você é totalmente dependente das habilidades dos seus Pokémon para impedir os ataques do seu adversário, é essencial que você tenha um recurso para lidar com esta brecha da estratégia.
Conclusão
O deck Os Intocáveis é relativamente barato e tem muito potencial. Embora ele possua muitos básicos, dificilmente você será capaz de atacar no seu T1. E como seu adversário quase sempre será impedido de te atacar, você não será prejudicado ao começar ou não a partida. Porém, é preferível que você comece o jogo para ter a chance de atacar no segundo turno antes de seu oponente.
O deck possui um teto de dano baixo e precisará de dois ou três turnos para derrubar seus adversários em quase todas as situações (exceto quando lidando com fraquezas). Por isso, é importante que você use bem as faixas musculosas e administre seu jogo com sabedoria para conseguir derrubar seu oponente sem que você perca muitos Pokémon.
Bom, pessoal, e por hoje é isso! Espero que vocês tenham gostado e nos vemos na próxima semana com mais uma análise. Até lá! ?
*Charles Jônatas é fundador e colunista do Pokémon Lecture, um blog dedicado ao Pokémon TCG.