
Por Robson Elias*
Fala, galera! O deck que eu vou mostrar hoje foi criado no Mundial de Pokémon TCG que rolou em agosto, no Canadá. O jogador acabou se saindo muito bem e o deck acabou se popularizando. Com vocês, então, a minha versão do deck de Flareon!
Pokémon: 24
4 Eevee (BW Plasma Freeze)
4 Flareon (BW Plasma Freeze)
2 Leafeon (BW Plasma Freeze)
3 Drifloon (BW Plasma Blast)
2 Drifblim (BW Dragões Enaltecidos)
1 Drifblim (BW Plasma Blast)
2 Trubbish (BW Dragões Enaltecidos)
2 Garbodor (BW Dragões Enaltecidos)
2 Landorus-EX (BW Fronteiras Cruzadas)
1 Ditto (BW Fronteiras Cruzadas)
1 Mr. Mime (BW Plasma Freeze)
Item/Supporter/Stadium: 28
4 Professor Juniper
4 N
1 Colress
4 Ultra Ball
4 Float Stone
2 Random Receiver
2 Pokémon Catcher
2 Enhanced Hammer
1Super Rod
1 Silver Bangle
1 Computer Search
2 Tropical Beach
Energia: 8
4x Double Colorless Energy
4x Fighting Energy
A intenção do deck é atacar com algum Pokémon específico em certas partidas, tentando obter uma vantagem sobre o oponente. Isso normalmente acontece tentando pegar as fraquezas do adversário – por exemplo, Landorus-EX atacando Darkrai-EX por um dano dobrado. Como as linhas de Pokémon específicos não são muito consistentes para ganhar uma partida, você tenta descartar o máximo de Pokémon possível com Ultra Ball, Computer Search ou até mesmo Professor Juniper para preparar o ataque Vengeance do Flareon, que tem uma base de ataque 20 e adiciona mais 10 de dano para cada Pokémon na pilha de descarte. No fim do jogo, o Flareon consegue dar dano suficiente para nocautear um Pokémon-EX.
Como eu disse acima, este deck possui alguns Pokémon específicos para certas partidas. Aqui vão algumas explicações:
Leafeon: O Leafeon consegue nocautear um Keldeo-EX em um único ataque caso haja 5 energias no campo. Ele também consegue dar um bom dano do Darkrai-EX, que sempre possui muitas energias espalhadas pelo campo.
Drifblim e Enhanced Hammer: Estão aqui especialmente para lidar com o deck Plasma, que usa muitas energias especiais. O Drifblim da coleção Plasma Blast tem uma habilidade chamada Drifting Balloon que ele ataca com uma energia incolor a menos para cada Pokémon Plasma que o oponente tenha, o que transforma seu ataque Derail em um ataque sem custo de energia contra decks Plasma, ainda descartando uma energia especial do ativo. O Enhanced Hammer também aumenta as energias especiais na pilha de descartes, armando o campo para o Drifblim da BW Dragões Enaltecidos que causa 50 vezes o número de energias especiais no descarte do oponente com seu ataque Roubo Sombrio.
Landorus-EX: Ele é muito bom contra o Darkrai-EX, causando um dano muito rápido no mesmo. Ele ainda pega a fraqueza do Darkrai-EX – logo, o dano de seus ataques é dobrado.
Garbodor: Esse é o único que não ataca, mas é essencial para bloquear a habilidade Deluge do Blastoise da BW Fronteiras Cruzadas, que consegue ligar quantas energias água desejar da mão.
Conclusão
O Flareon consegue lidar com os mais variados decks, conseguindo abusar de seus atacantes que atacam bem com poucas energias. O deck é barato: Flareon é uma carta incomum e o Landorus-EX também não é o EX mais caro do jogo. A Tropical Beach é a carta mais cara do deck, já que é uma carta limitada que só foi dada no Mundial de 2011 e 2012.
O deck não possui partidas muito desfavoráveis – na verdade, ele é muito equilibrado ou até favorável contra outros decks. A mecânica de descartar muitos Pokémon para dar mais dano com o Flareon também é muito divertida, além de poderosa.
E é isso por hoje, pessoal. Semana que vem tem mais! ?
*Robson Elias é um dos autores do blog The Battle City, que abre espaço para outros jogadores escreverem sobre suas experiências em torneios (reports), decks e outras coisas relacionadas a Pokémon TCG.