
E aí, galera do Pokémon TCG! Hoje eu vou falar sobre mais um deck que a gente viu no Nacional. Leonardo Lauri e Vinícius Couto usaram o deck de Eelektrik e Zekrom (EelZ) e se deram bem – afinal de contas, eles foram os campeões das categorias Sênior e Júnior, respectivamente. Vamos agora conferir os detalhes desse deck simples, mas também muito estratégico.
EelZ
Pokémon: 14
2x Zekrom Ex – BW Next Destinies
1x Zekrom – Black & White
1x Mewtwo Ex – BW Next Destinies
3x Eelektrik – BW Vitórias Nobres
4x Tynamo – BW Vitórias Nobres
3x Smeargle – HS Undaunted
T/S/S: 34
4x Pokémon Collector
4x Professor Juniper
3x N
4x Junk Arm
2x Pokémon Catcher
2x Switch
3x Level Ball
2x Eviolite
2x Pokegear 3.0
3x Skyarrow Bridge
4x Super Scoop Up
1x Super Rod
Energias: 12
4x Incolor Dupla
8x Elétricas
Basicamente este deck focaliza no Zekrom e Zekrom Ex como atacantes principais. Primeiramente, seu setup é concluído com a ajuda do Smeargle e seu Poké-Power Portrait. Com ele você olha a mão do oponente e utiliza algum supporter como se fosse o Poké-Power do Smeargle, mas só pode utilizar se o Smeargle for o seu Pokémon ativo. O bom é que se você tiver mais de um Smeargle é só ficar trocando eles com o Switch (Black & White – Troque o seu Pokémon ativo por um Pokémon do banco) ou recuando-os normalmente, ou ainda com a ajuda da Skyarrow Bridge (BW Vitórias Nobres – Todos os Pokémon básicos tem -1 de custo pra recuar) para utilizar vários Portraits, podendo dessa maneira usar de duas até três cartas de apoiador por rodada.
O objetivo do setup é trazer ao campo vários Eelektriks da coleção BW Vitórias Nobres, pois eles serão os seus Energy Accelerators, ou aceleradores de energia. Cada um deles tem a Ability Dynamotor: com ela você consegue ligar uma energia elétrica do descarte em algum Pokémon do seu banco. Assim, você liga mais de uma energia por rodada e pode energizar rapidamente os seus Zekrons. Com o Zekrom normal, você tem dois ataques pra utilizar. O primeiro, Outrage, bate 20 +10 por cada marcador de dano que tiver no Zekrom. O segundo, mais forte, é o Bolt Strike: com ele você bate 120 e toma 40 de dano. Esse dano que o Zekrom toma é relativamente bom, já que aumenta o dano feito pelo primeiro ataque dele, Outrage.
E depois a gente tem o segundo atacante principal, que é o Zekrom Ex. Assim como o Zekrom normal, ele tem dois ataques. O primeiro, Glinting Claw, bate 50 e joga a moeda – se der cara, você bate 80. O segundo ataque é melhor ainda: com Strong Volt, você bate 150 e descarta 2 energias ligadas no Zekrom Ex. O fato de descartar as energias não atrapalha, já que dá para recuperá-las facilmente com a ajuda dos Eelektriks.
Uma das jogadas boas que dá para fazer é utilizar as 4 Super Scoop Up que tem no deck. O efeito dessa carta é assim: você joga a moeda e, se der cara, volta um Pokémon do seu campo para a sua mão. Dessa forma, você volta o Zekrom Ex ou Mewtwo Ex danificados para a mão e ainda impede de perder 2 prizes. Também dá para voltar o Smeargle para a mão no começo da partida para utilizar novamente aquele Portrait na mesma rodada.
Nesse deck você também pode utilizar o Thundurus da coleção BW – Poderes Emergentes no começo da partida, o Terrakion da coleção Vitórias Nobres de tech anti-mirror, o Tornadus da Poderes Emergentes de tech contra o Terrakion, entre outros. O legal é que o deck é bem versátil e dá para modificar dependendo o seu metagame.
Vantagens:
+ Tirando o Mewtwo Ex, este não é um deck muito caro. A maioria das cartas foram lançadas em suas versões promocionais.
+ É um deck super estável. Os seus Energy Accelerators ficam em campo, portanto as cartas que quebram mão, tipo a Supporter N (BW Vitórias Nobres – Ambos os jogadores embaralham a mão no deck e compra a mesma quantia de cards prêmio) não lhe atrapalham tanto.
+ Graças à estratégia dos Super Scoop Up, você consegue curar os seus Zekrom Ex e Mewtwo Ex facilmente, inutilizando vários ataques do oponente.
Desvantagens:
– Tetrakion é um deck que pode lhe atrapalhar porque bate bastante na sua fraqueza, mas você consegue combater esse deck com Mewtwo Ex + Eviolite. Cada Mewtwo Ex com Eviolite resiste a três ataques do Terrakion. Quando ficar perto de ser nocauteado, você pode utilizar um Super Scoop Up nele e descer novamente.
– Os Tynamo têm pouquíssima vida. Esse deck tem a chance de começar com eles e perder facilmente por Donk.
Considerações finais
Foi bem legal ver que tanto o CMT quanto o EelZ foram os decks mais utilizados do Nacional – e com certeza nós os veremos nos campeonatos ainda por um bom tempo.
Bom, galera, é isso aí! Se tiverem alguma dúvida, escrevam aí nos comentários. Abraço a todos!
Felipe Ponce é editor do site Poké-Paradise e jogador de Pokémon TCG desde os 13 anos. Já participou de diversos eventos e campeonatos relacionados, tendo conquistado diversos títulos.