
Olá, treinadores e treinadoras! Espada & Escudo 2 – Rixa Rebelde já chegou e com a nova expansão diversos Pokémon VMAX entram no competitivo, ofuscando um pouco o brilho dos Pokémon GX Aliados. Se você acompanha o competitivo, já sabe que Dragapult VMAX é o grande nome da coleção e tem se destacado cada vez mais nas disputas online. Mas, que tal tentarmos counterar o deck? A primeira coisa que nos vem à mente para derrotar um Pokémon é tentar atingir sua fraqueza, que no caso do Dragapult é Noturna. Opa! Há um novo Pokémon VMAX Noturno em Rixa Rebelde também. Será que há espaço para o também estreante Malamar VMAX? É o que vamos discutir hoje.
Malamar VMAX – Vale a pena?
A resposta para essa pergunta ainda é incerta. Primeiramente, vamos analisar os status da carta.
Seu PS é um pouco abaixo para o VMAX, mas nada que chegue a atrapalhar muito, visto que dois hits de 150 também não o nocauteariam. Seu ataque causa 180 pontos de dano, um valor baixo para os Pokémon VMAX, mas que se colocado na ponta do lápis, acaba sendo um dano bom, visto que mesmo os VMAX que causam mais de 200 de dano também não nocauteiam outros VMAX em apenas um ataque. Além disso, com 180 de dano você ainda está nocauteando Dedenne-GX e Eldegoss-V, os Pokémon Habilidade mais utilizados no momento.
O efeito do ataque também é muito bom, algo similar o Trevenant & Dusknoir-GX. Já cheguei a vencer partidas apenas retirando esse recurso do meu oponente. Então é algo que definitivamente funciona.
O problema começa quando observamos que seu ataque requer 3 energias. Carregá-lo não é tão fácil e, para isso, podemos adotar estratégias mais lentas, como Green + Mismaguius + Contra-ataque de Alcance ou partir para uma estratégia mais agressiva, que é o que será abordado aqui. Para carregá-lo vamos utilizar uma engine dos antigos baralhos DarkBox: Red & Blue e Weavile –GX.
A fraqueza do Malamar pode ser um problema, visto que o deck de Rillaboom VMAX também veio forte, porém vamos utilizar alguns outros Pokémon Noturno que possuem fraqueza diferente, assim poderemos abordar de forma diferente as partidas desfavoráveis para o Malamar VMAX. Vamos a algumas listas:
##Pokémon – 19
* 1 Ditto {*} LOT 154
* 2 Tipo Nulo UPR 115
* 2 Silvally-GX CEC 184
* 3 Malamar V RCL 121
* 2 Sneasel UPR 73
* 1 Umbreon e Darkrai-GX UNM 125
* 3 Weavile-GX UNM 132
* 2 Malamar VMAX RCL 122
* 1 Eldegoss V RCL 19
* 2 Dedenne-GX UNB 57
##Cartas de Treinador – 31
* 2 Marine SSH 169
* 2 Comunicação Pokémon TEU 152
* 2 Incenso de Evolução SSH 163
* 1 Vara de Pescar Comum SSH 171
* 2 Ordem da Chefia (Giovanni) RCL 154
* 2 Maré Caótica CEC 187
* 1 Carimbo de Recomposição UNM 206
* 3 Substituição SUM 132
* 4 Bola Rápida SSH 179
* 1 Sucateador de Ferramentas RCL 168
* 3 Red e Blue CEC 202
* 2 Balão de Ar SSH 156
* 2 Pesquisa de Professores (Profª Magnólia) SSH 178
* 3 Pokégear 3.0 UNB 182
* 1 Pegador Gigante CEC 192
##Energia – 10
* 10 Energia de Escuridão SWSHEnergy 7
Total de cartas – 60
Nesta lista optei por utilizar a mecânica do Silvally-GX evoluído com RedBlue, trazendo energias e comprando cartas. O RedBlue também pode ser utilizado no Weavile-GX, aumentando assim nossos alvos para o Apoiador. Optei por PokeGear no lugar de Apitos para poder achar outros Apoiadores quando necessário. O Ditto entra como um Pokémon coringa, mas cuidado, pois ele não pode ser alvo do RedBllue, então essa é uma carta que ainda precisa ser revista. Por fim, as Marines podem ser uma boa forma de disrupt na mão do oponente, seguido do ataque do Malamar. Umbreon & Darkrai-GX entra como uma forma de atacante básico, de fraqueza diferente, e que ainda pode causar um grande estrago com seu GX, seja para ganhar tempo ou para vencer o jogo derrubando um Pokémon do 0 quando o bônus das 6 energias é ativado.
##Pokémon – 17
* 1 Darkrai {*} UPR 77
* 1 Guzzlord CEC 136
* 3 Malamar V RCL 121
* 3 Sneasel UPR 73
* 1 Umbreon e Darkrai-GX UNM 125
* 3 Weavile-GX UNM 132
* 2 Malamar VMAX RCL 122
* 1 Eldegoss V RCL 19
* 2 Dedenne-GX UNB 57
##Cartas de Treinador – 32
* 2 Cíntia e Caitlin CEC 189
* 3 Marine SSH 169
* 2 Comunicação Pokémon TEU 152
* 2 Incenso de Evolução SSH 163
* 1 Vara de Pescar Comum SSH 171
* 2 Ordem da Chefia (Giovanni) RCL 154
* 1 Maré Caótica CEC 187
* 1 Carimbo de Recomposição UNM 206
* 2 Substituição SUM 132
* 4 Bola Rápida SSH 179
* 3 Red e Blue CEC 202
* 2 Balão de Ar SSH 156
* 1 Mercado Negro {*} TEU 134
* 3 Pesquisa de Professores (Profª Magnólia) SSH 178
* 3 Apito de Aliados CEC 206
##Energia – 11
* 3 Energia de Captura RCL 171
* 8 Energia de Escuridão SWSHEnergy 7
Total de cartas – 60
Aqui descobri o quanto a Energia de Captura é poderosa. Apesar de não podermos movê-la com o Weavile, seu efeito de busca é muito forte, principalmente para um deck de evoluções como o esse. Buscar 2 Sneasel ou até mesmo o Malamar para evoluir no turno seguinte é um grande avanço. Nessa lista optei por utilizar a mecânica de Apito com os Apoiadores Aliados, o que deu mais consistência ao deck, mas que também pode deixá-lo mais lento às vezes, visto que no turno em que você utiliza RedBlue você só pode comprar mais cartas se utilizar o Dedenne-GX, já que o Silvally-GX foi cortado do deck. Também adicionei o Guzzlord,caso haja a possibilidade de comprar mais prêmios em um Pokémon menor ou até mesmo causando 240 de dano em um Dragapult já atingido.
De forma geral, a estratégia é simples e poder nocautear o Dragapult VMAX de uma vez só é bastante promissor. Independente da lista, aconselho a sempre tentar colocar todos os Pokémon que precisam evoluir ainda no turno 1 e possivelmente duas cópias do Sneasel, já que o Dragapult pode nocautear esses Pokémon de baixo PS com seu ataque e as habilidades de Zigzagoons. Ainda sinto que faltam algumas coisas no deck, como Lulu & Vitória e talvez um atacante mais robusto, mas fica o esboço de algumas ideias para vocês tentarem também.
Por hoje é só, galera! Nos vemos na próxima!
Cuidem-se!