Conheça os novos Campeões Mundiais de Pokémon!
Treinadores do mundo todo disputaram o título de Campeão 2022 em Londres
Treinadores do mundo todo disputaram o título de Campeão 2022 em Londres
A convite da The Pokémon Company International, eu (Andreia Ferezin) pude conferir de perto o Mundial de Pokémon que acaba de acontecer em Londres. O Pokémon World Championships é um torneio anual que determina os melhores jogadores de Pokémon do mundo. Realizado durante vários dias em um local diferente a cada ano, o Mundial é o pináculo do Pokémon competitivo, mas também é uma grande festa para qualquer fã de Pokémon, sendo um evento com novidades, atrações e muitas atividades.
Em 2022, o Mundial trouxe milhares dos melhores jogadores de todo o mundo para competir pelo título e pela glória de se tornar um Campeão Mundial. Após uma pausa de dois anos, o evento retorna sediando, pela primeira vez, 5 competições: TCG, Video Game, UNITE, GO e Pokkén, fazendo deste Mundial ainda mais emocionante, especial e grandioso. Além disso, este foi o primeiro Mundial realizado fora da América do Norte e o primeiro a introduzir um quarto dia de competição, tendo um enorme impacto no tamanho geral e na sensação de estar presente no evento.
E dentre tantos competidores, alguns se destacaram e, na terra da rainha, foram coroados Campeões Mundiais! Conheça os novos Campeões Mundiais de Pokémon em 2022, em todas as categorias e modalidades do torneio:
Categoria Master: Campeão Ondrej Skubal da República Checa, venceu a final que foi uma mirror entre os baralhos de Arceus V-ASTRO com Pikachu Voador VMAX + Decidueye V-ASTRO de Hisui. Como o baralho de Palkia V-ASTRO dominou o torneio e ocupou 5 das 9 primeiras colocações do torneio, o seu anti-meta acabou garantindo o título e uma final dupla, mostrando que esse era o melhor baralho para o field do torneio.
Cateoria Sênior: Campeão Liam Halliburton dos Estados Unidos, seu baralho de Palkia V-ASTRO com a linha de Inteleon derrotou o supreendente baralho de Urshifu VMAX Golpe Fluido, que tentava se curar ao máximo com a carta Cheryl. Mas no fim, a consistência do que era considerado o melhor baralho do formato aqui, ficou com o título.
Categoria Junior: Campeão Rikuto Ohashi do Japão, também teve uma final de mirror pela frente, ambos com o baralho de Palkia V-ASTRO. Mas como a sua versão tinha o Calyrex VMAX Cavaleiro Glacial, ajudou a finalizar os nocautes com cartas que aumentavam o dano, como Leon, que proporcionou um dos momentos mais épicos das finais que os espectadores não vão esquecer facilmente!
Categoria Master: Campeão Eduardo Cunha de Portugal, de forma invicta em todo torneio, derrotou Guillermo Castilla Diaz na final. A partida que teve os holofotes em cima do Gastrodon, Pokémon que segurou os times baseados em Kyogre durante todo o torneio. O Icy Wind do Gastrodon controlou a velocidade dos oponentes da forma como ele precisava.
Cateoria Sênior: Campeão Yasuharu Shimizu do Japão, a estratégia principal do seu time era baseada nos Pokémon Zacian, Groudon e Venusaur! O outro finalista foi o australiano Nick K, que havia chegado até a final invicto! Yasuharu havia perdido apenas uma partida durante o suiço, exatamente para o Nick, então a final foi recheada de emoções, nessa revanche que dessa vez, terminou como vencedor o jogador que aprendeu com a derrota, Yasuharu!
Categoroa Junior: Campeão Kosaku Miyamoto do Japão, após uma final extremamente controlada por Tailwind, onde as velocidades de cada Pokémon eram bastante comprometidas, seu Calyrex Cavaleiro Espectral conseguiu alguns nocautes fáceis com seu Astral Barrage. A estratégia de Kosaku foi executada de forma perfeita nas duas partidas, que dominou seu adversário, transformando ele no primeiro Campeão Mundial de VGC do final de semana.
Categoria Master: Campeão Robert Wabmer da Alemanha, também conhecido como DancingRob, depois de uma final de 5 jogos e um grande apoio da sua Ninetales de Alola, se sagrou campeão com um incrível resultado de 11 vitórias e apenas 1 derrota durante todo o torneio!
Cateoria Sênior: Campeão Maxwell Ember do Reino Unido, também conhecido como MEWeedle, venceu a duríssima final, que foi decidida apenas após o 5 jogo, com um incrível destaque do seu Araquanid que dominou as suas vitórias, batendo o forte alan716 que havia sido o campeão do torneio Road to Worlds anteriormente.
Categoria Master: Campeão Davon Amos (Shadowcat) dos Estados Unidos, com o fim do Pokkén nos torneios competitivos, se transformou no último Campeão Mundial de Pokkén na categoria Masters. Os grandes destaques da sua vitória foram os Pokémon Darkrai, Sceptile e Braixen, que derrotaram o Mewtwo, Decidueye e Shadow Mewtwo do Mestater's.
Cateoria Sênior: Campeão Reuben Staples (Fruitprime) do Reino Unido, seu Scizor derrotou todos os três Pokémon de batalha de Wefroe, garantindo uma vitória 3-0 para Fruitprime, que se tornou o último Campeão Mundial de Pokkén na categoria Senior.
Finalmente conhecemos a primeira equipe campeã mundial de Pokémon Unite! A modalidade teve a sua estreia no torneio com a equipe BLVKHVND, dos Estados Unidos, se consagrando a primeira equipe Campeã Mundial de Pokémon UNITE, e recebendo o prêmio de US$ 100 mil após derrotar a Nouns Esports, da Europa, por 2 a 0.
O time campeão é formado por Kyriaos, Overlord98, Slashcan, Elo e Junglebook. Durante os 2 dias de torneio do Campeonato Mundial de Pokémon Unite, a equipe utilizou Dragonite, Cinderace, Trevenant, Greninja, Aegislash, Venusaur, Greedent, Machamp, Lucario e Tsareena, nas composições dos times que acabou sendo o vencedor do torneio!
Foi um dos times que mais apresentou variedade nos Pokémon, com um destaque para Overlord98 e Junglebook, que conseguiram trocar de posições em alto nível durante as partidas competitivas.
Para acompanhar a próxima temporada competitiva, acompanhe as redes sociais da Copag para as próximas datas dos eventos competitivos. Esperamos você no próximo Mundial que acontecerá em Yokohoma, Japão, em 2023!