
Nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2016 aconteceu, no espaço Villa Lobos em São Paulo, o nacional Pokémon 2016. No ano em que a franquia Pokémon faz 20 anos, milhares de pessoas vieram prestigiar o segundo maior nacional de Pokémon TCG do mundo!
Neste ano, o nacional foi dividido em 3 dias principais, com diversas atividades diferentes em cada um. No primeiro dia, tivemos o Check-in para o evento principal, a Professor Cup e torneios paralelos. No segundo e terceiro dia, tivemos o desenrolar do evento principal assim como a League Challenge.
DIA 1 – 27/05/2016
Pré evento.
Mesmo faltando 1 dia para o evento principal o espaço já estava preparado para os milhares de jogadores que iriam prestigiar o evento esse ano. Com bandeiras, cartazes e dezenas de pelúcias, a temática Pokémon era predominante para os que adentravam o salão do Nacional 2016.
Toda a equipe da Copag – Pokémon foi mobilizada, alguns arrumavam os locais de jogos, outros organizavam os kits para o Check-in; as lojas davam os toques finais para atender o grande público que estaria presente em poucas horas.
Nossos juízes, cuidadosamente selecionados e sempre atentos a todos os detalhes, estavam se preparando para o que seria o segundo maior nacional do mundo. Fichas eram impressas, lotes de folhas levados de lá para cá; reuniões após reuniões; tudo para tentar transformar o Nacional Pokémon 2016 em uma experiência emocionante e incrível para todos os competidores!
Toda a organização contava os segundos para o começo desse grande evento, que acontece uma vez por ano, e é motivo de orgulho para a Copag, ano após ano!
Apertem os cintos! Começa agora o Nacional Pokémon 2016!!
Toda a estrutura já estava pronta para atender os jogadores que passariam pelo Nacional Pokémon 2016!
Parte do nosso staff para o Nacional Pokémon 2016! Profissionais prontos para dar 110% para fazer desse Nacional o melhor de todos os tempos.
DIA 1 – 27/05/2016
Professor Cup.
No primeiro dia de eventos, foi realizado o torneio Professor Cup 2016 com dois objetivos: diversão e confraternização!
A Professor Cup é um evento um pouco diferente dos campeonatos comuns, com regras específicas que tornam o jogo diferente do Pokémon TCG, quem tiver um pouco mais de curiosidade pode entrar nesse link para maiores informações sobre o formato!
Tivemos a participação de dezenas de juízes e convidados para esse torneio e, após jogos eletrizantes, o grande campeão deste ano foi o Lucas “Tiusam”, levando um Ipad, uma mochila customizada do Nacional Pokémon 2016 e, é claro, o trófeu de campeão.
A Copag agradece de coração a presença de todos os juízes e convidados nesse minicampeonato realizado no primeiro dia, e esperamos que todos tenham se divertido muito!
Semifinal da Professor Cup, com a presença dos competidores: Karla, Vinícius, João e Lucas.
Após o campeonato, e em entrevista, Lucas falou um pouco sobre seu deck e sua história como juiz e jogador de Pokémon!
Nome: Lucas
Apelido: Tiu Sam
Idade: 26 anos
Cidade natal: Goiânia
Começou a jogar Pokémon em: 1999
Deck favorito: “Gosto muito de jogar com o Darkrai, em qualquer formato!”
Pokémon favorito: “Acredito que Darkrai novamente!”
Sobre a Professor Cup: “Não achei que ia ganhar. Estou muito feliz de ter chegado na final e me diverti muito jogando!”
Parabéns ao campeão da Professor Cup Lucas “Tiusam”!
Deck utilizado pelo campeão da Professor Cup.
DIA 1 – 27/05/2016
Check in.
No primeiro dia de eventos, os jogadores que iriam participar do Nacional Pokémon 2016 marcaram presença para se registrar e retirar os kits do evento, além de aproveitar para trocar cartas, conversar, visitar as lojas ou apenas passear pelos salões do evento.
As inscrições foram feitas em 3 categorias diferentes com base na idade dos participantes: categoria Júnior (12 anos ou menos), Sênior (de 13 a 15 anos) e Master (acima de 16 anos). No total, tivemos 422 inscrições para o Nacional Pokémon 2016, das quais:
Inscritos por categoria para o Nacional de Pokémon 2016.
Com mais inscritos que o ano passado, o Nacional Pokémon 2016 já se mostrava um evento para ficar marcado na história dos Nacionais!
Jogadores esperam sua vez para fazer a inscrição do Nacional Pokémon 2016!
Nossas Staffs prontas para fazer as inscrições dos mais de 400 jogadores que marcaram presença no Nacional desse ano.
Após Check-in, jogadores aproveitavam para trocar cartas, bater um papo e encontrar os amigos.
Entre todos os preparativos, a Copag conseguiu um tempinho para bater um papo com o Juiz que comandaria o grupo de juízes do Nacional desse ano: Edgar Shinagawa
Nome: Edgar Shinagawa
Idade: 28 anos
Cidade natal: Sorocaba
Começou a jogar Pokémon em: 2002, parou por um tempo, voltou em 2012
Deck favorito: Keldoise! (Deck que utiliza Keldeo e Blastoise)
Pokémon favorito: Por causa do Blastoise, Squirtle!
Nosso juiz principal do nacional 2016 Edgar Shinagawa.
DIA 1 – 27/05/2016
Eventos Paralelos.
Esses eventos aconteceram na tarde do dia 27 e foram abertos para o público presente participar. Tivemos selados, drafts, formatos construídos entre outros.
Além disso, outra novidade que a Copag trouxe esse ano foi a Lojinha da Copag, onde os jogadores dos eventos paralelos poderiam trocar os tickets obtidos por diversos produtos, entre boosters, decks, playmats e até mesmo prêmios especiais!
Lojinha da Copag! A novidade para os eventos paralelos do Nacional Pokémon 2016.
Teve prêmios exclusivos na lojinha da Copag, como esses maravilhosos quadros!
DIA 1 – 27/05/2016
Homenageado do ano.
Neste ano, o homenageado pela Copag, por seus serviços à comunidade TCG Pokémon foi Claudio Takeuti.
Por sua ativa participação na comunidade Pokémon, ajudando principalmente os jogadores da categoria Júnior em sua região, além de iniciativas como levar o TCG Pokémon as escolas para programa educacionais, Claudio Takeuti foi o homenageado mais que merecido deste ano no Nacional Pokémon 2016. Claudio foi agraciado com uma placa única feita com seu nome.
Obrigada Claudio! Jogadores como você, que atuam ativamente em sua comunidade, melhorando o ambiente de jogo para todos os jogadores; são um orgulho para a comunidade Pokémon! Tivemos o prazer de tê-lo nesse Nacional, e esperamos vê-lo nos próximos!
Homenageado do ano foi Claudio Takeuti! Parabéns Claudio!
Com o fim dos eventos paralelos na noite do dia 27, tivemos o encerramento do primeiro dia no Nacional Pokémon 2016. Os jogadores trocavam seus tickets na lojinha da Copag, muitos outros trocavam cartas, discutiam estratégias e montavam e desmontavam seus decks. Mesmo com o fim dos eventos, o Nacional Pokémon ainda continuava cheio de jogadores concentrados e ansiosos que, entre uma visita e outra nos food trucks e lojas especializadas, contavam os segundos para o dia que se aproximava; o dia do campeonato Nacional 2016, onde um deles iria se consagrar campeão brasileiro.
Jogadores ainda permaneciam no local, mesmo após o Check-in, para trocar cartas, montar decks, conversar, etc. O ambiente já se mostrava vem agradável a todos os amantes de Pokémon.
DIA 2 – 28/05/2016
Nacional Pokémon 2016 – Evento Principal.
Eram 6 horas e 30 minutos da manhã do dia 28 de maio de 2016. Centenas de jogadores de Pokémon TCG já faziam fila foram do Espaço Villa Lobos, todos ansiosos pela chegada das 7 horas da manhã, o horário em que os portões se abririam e o campeonato Nacional 2016 teria seu início.
Eram 6 horas e 50 minutos da manhã do dia 28 de maio de 2016 e as filas nos portões do evento cresciam a cada minuto. Jogadores de todas as categorias, pais e visitantes esperavam ansiosos a abertura dos portões.
Com a chegada das 7 horas da manhã e a abertura dos portões, jogadores correram para o interior do evento! Em menos de 5 minutos o salão, antes silencioso e vazio, agora se encontrava cheio de jogadores conversando, batalhando, escrevendo a lista dos seus decks; esperando pela primeira rodada do dia.
Com a abertura dos portões, jogadores correram para o interior do evento.
Jogadores de todas as partes do Brasil agora enchiam o salão principal do evento, alguns conversavam com seus colegas de equipe, bolando estratégias e fazendo as últimas modificações em seus decks; outros aproveitavam os últimos minutos para se concentrar e apenas esperar a tão importante primeira rodada.
Antes da primeira rodada, jogadores passavam o tempo arrumando os decks, conversando com colegas do time, visitando os food trucks, etc…
Com o início da primeira rodada do Nacional Pokémon 2016, jogadores de todas as categorias correram para as mesas indicadas com seus nomes. Os jogadores da categoria Júnior foram os primeiros a adentrar o espaço de jogos e procurar seus lugares, seguido pela categoria Sênior e finalmente os jogadores da categoria Master. Nossos juízes já se encontravam prontos e preparados para auxiliar qualquer jogador.
Com uma salva de palmas geral, e o barulho do cronometro iniciando, deu-se início a primeira rodada do Nacional Pokémon 2016.
Jogadores da categoria Junior posicionados para o começo da primeira rodada.
Jogadores da categoria Sênior posicionados para o começo da primeira rodada.
Jogadores da categoria Master posicionados para o começo da primeira rodada.
Nossos juízes prontos para o começo do Nacional Pokémon 2016.
Enquanto os jogadores terminavam a primeira rodada, os pais torceiam por seus filhos e observavam o salão de jogos atentos, quase como se estivessem eles mesmo jogando. A Copag conseguiu uma entrevista com a mãe de um dos jogadores da categoria Júnior que tinha vindo do Rio de Janeiro com seu filho e dois sobrinhos.
– Copag: Como se sente uma mãe nessas horas?
– Mãe: Nós nos sabemos que é importante para nossos filhos e tentamos dar todo o nosso apoio a eles! É difícil quando eles perdem, mas faz parte do jogo né?
– Copag: Quais as suas impressões do evento até agora?
– Mãe: É a primeira vez que venho, estou achando tudo bem organizado! Adoro o fato do campeonato ser divididos em categorias, é importante e justo para o jogo e para os jogadores.
– Copag: Como seu filho se preparou para esse Campeonato?
– Mãe: Ele treinou bastante com os amigos, sempre joga na loja em que frequentamos.
Mãe de um jogador da categoria Junior do Nacional 2016 em entrevista com a Copag.
Durante o Nacional 2016, convidados e jogadores que já tivessem terminado suas rodadas poderiam passar o tempo entre partidas visitando uma das 3 lojas especializadas em Pokémon presentes no evento: Top Draw, Bazar de Bagda e Shaman Games, todas prontas para ajudar caso nossos jogadores precisassem comprar alguma carta antes do campeonato, ou mesmo até pelúcias, artigos para card games, etc. Além disso, a Ludus estava presente para trazer ainda mais diversão para esse campeonato com diversos jogos para os interessados!
Top Draw, Shaman Games e Bazar de Bagda estavam presentes para fornecer o melhor material para ajudar os jogadores do nosso Nacional!
Ludus marcou presença para alegrar o espaço com jogos para todos os interessados!
Após 9 rodadas, uma mais disputada e acirrada do que a outra, terminava assim o primeiro dia do Nacional 2016 com o corte para os 32 jogadores mais bem posicionados da categoria Master e top 8 para as categorias Sênior e Júnior. Esses jogadores iriam disputar o título de campeão Nacional de sua categoria no dia 2 do evento principal, paralelamente com o League Challenge.
Com o anuncio dos melhores colocados, dava-se por encerrado o segundo dia de eventos no Nacional Pokémon 2016. Entre os mais bem posicionados tivemos a honra de entrevistar 2 jogadores experientes que estavam prontos para arrasar no dia 2, e tentar levar o primeiro lugar para casa!
Primeiramente conversamos com o campeão do campeonato Nacional de 2015 da categoria Master Dyego Rathje!
Nome: Dyego Rathje
Idade: 21 anos
Cidade natal: Belo Horizonte
Começou a jogar Pokémon em: 2014
Deck favorito: Landorus Bats (Deck que utiliza Landorus EX e as evoluções do Zubat e Primal Groudon para causar danos aos pokémons do oponente)
Pokémon favorito: Alakazam
Quando indagado sobre o deck que acredita que vai levar o Nacional esse ano, Dyego não teve dúvidas: “Acredito que um deck que utilize Vespiquen ou Trevenant, ambos os pokémons estão muito fortes esse ano”.
Conversamos também com um dos 8 colocados para o dia 2 do Nacional da categoria Júnior, João Gabriel!
Nome: João Gabriel
Idade: 9 anos
Cidade natal: Campinas
Começou a jogar Pokémon em: 2012
Deck favorito: Night March ou Marcha Noturna
Pokémon favorito: Blaziken
DIA 3 – 29/05/2016
League Challenge.
O último dia de eventos do Nacional começou com tantos jogadores quanto o dia anterior devido ao League Challenge! Neste evento aberto, jogadores que perderam sua chance de chegar ao dia 2 do evento principal podem tentar a sorte de levar para casa a premiação exclusiva do campeonato!
Com um playmat especial para os participantes, o League Challenge deste contou com mais de 200 jogadores, sendo considerado assim um dos maiores do mundo!
Quem acabou levando a primeiro colocação e este maravilhoso quadro para casa, além de outros prêmios, foi o Augusto César. Parabéns ao campeão e a todos que participaram desse evento. Foi incrível poder sediar o maior League Challenge da história do Pokémon TCG aqui no Brasil e um dos maiores do mundo!
Parabéns ao campeão do League Challenge Augusto Cesar!
Alguns já haviam recebido outros ainda esperavam ansiosos pelo Playmat exclusivo do League Challenge!
DIA 3 – 29/05/2016
Nacional Pokémon 2016 – Dia 2.
32 jogadores da categoria Master, 8 da Sênior e 8 da Junior foram classificados para competir no terceiro dia de eventos do Nacional. Dava-se início ao dia 2 do Campeonato Nacional 2016 de Pokémon.
Com transmissão dos jogos via Twitch TV e Youtube, a Copag tentou levar a experiência do Nacional para mais perto dos telespectadores, com comentários ao vivo de jogadores e narradores entendidos do assunto, transmitindo as principais partidas do Top 32 da categoria Master, assim como as finais das categorias Sênior e Júnior.
Entre os principais narradores, tivemos a presença do Lucas “Tiusam” assim como nosso narrador mirim Rafinha! O que não faltou foi animação e cobertura nesse terceiro dia do Nacional 2016!
Para a categoria Júnior, tivemos o Top 8 com os jogadores:
Os nossos jogadores mirins fizeram uma incrível competição nesse terceiro dia, porém apenas um deles poderia ser consagrado como campeão do Nacional 2016 na categoria Junior. Na final tivemos Nicolas Nicolai e Mateus Rocha e quem acabou levando a melhor foi o Mateus Rocha!
Parabéns a todos os jogadores da nossa categoria Junior. Vocês são um orgulho para a Copag e nós adoramos a companhia de todos vocês durante esse Nocional!
Parabéns a todos os jogadores da categoria Júnior do Nacional Pokémon 2016!
Para a categoria Sênior tivemos o top 8 com os seguintes jogadores:
Tivemos partidas eletrizantes no top 8 desta categoria, e a final feita entre Patrick P. de Souza e Pedro Daher não foi diferente. Cada jogada definia um novo rumo para esta final, era impossível prever quem iria conseguir a primeira colocação. Mas Patrick com calma e seriedade conseguiu superar o adversário e levar este tão desejado primeiro lugar!
Parabéns aos dois finalistas e a todos que participaram deste grande evento na categoria Senior, a Copag agradece de coração a participação de cada um de vocês!
Jogadores da categoria Sênior em sua disputa no top 8!
Na categoria Master do Nacional Pokémon 2016 tivemos os seguintes jogadores no top 8:
Com certeza um top 8 muito disputado, com jogadores extremamente experientes e dispostos a lutar com unhas e garras para tentar levar o título para casa!
A Copag levou as transmissões desses jogos aos espectadores, de modo que todos pudessem ver a grande final entre João Paulo S. Afonso e Raphael Branco.
Com jogadas incríveis de ambos os lados, o deck de Raphael Branco conseguiu levar a melhor com sua combinação implacável de Vespiquen e Vileplume, impossibilitando os jogadores de jogarem cartas de itens e assim levando o deck de Marcha Noturna do João à derrota.
Mesmo após essa final eletrizante, João Paulo tirou um tempinho para falar com a Copag sobre essa disputa final.
Nome: João Paulo Sênida (João do Charizard)
Idade: 26 anos
Começou a jogar Pokémon em: começou na segunda geração, parou e volto em 2012
Deck favorito: Charizard Keldeo
Pokémon favorito: Charizard!
Quando indagado sobre a final, João disse: “Treinei muito com o deck, montei ele especialmente para esse campeonato, analisei os possíveis decks que iria enfrentar e , principalmente, me concentrei muito”
Quando indagado do por que ele achava que não deu para levar a vitória esse ano, João: “Acredito ter pego uma Bad Match nessa final, claro não querendo desmerecer o Raphael. Acabei perdendo na moeda e as coisas começaram a ficar complicadas…”
Agrademos o João pela entrevista diretamente após essa final!
Parabéns a todos os jogadores da categoria Master! Vocês fizeram um Nacional maravilhoso, e nesses três dias que estivemos juntinhos com vocês vimos como são incríveis os fãs de Pokémon TCG!
Com isso, chegávamos a final do Nacional Pokémon 2016. Os jogadores iam esvaziando os salões do espaço Villa Lobos enquanto a noite caia no final desse dia repleto de eventos. Alguns levavam a tristeza não terem conseguido chegar lá, outros levavam a animação e euforia de serem considerados os melhores do Brasil. Independentemente do resultado, nós da Copag agradecemos de coração a participação e esperamos poder contar com todos no Nacional de Pokémon 2017, que vai ser ainda melhor, maior e mais divertido!
Alguns dos jogadores do Top 8 da categoria Master e o campeão, Raphael Branco.