Pokémon
Home Conheça o jogo Para o jogador Para o lojista FAQ Produtos Eventos Blog Copag

Idioma:

pt es
Voltar ao Blog Voltar ao Blog
12.2013 12.2013

Retrospectiva: o que rolou de melhor no mundo Pokémon em 2013

Retrospectiva: o que rolou de melhor no mundo Pokémon em 2013

Por PokéPlus*

O ano de 2013 foi repleto de novidades: torneios, eventos, novos jogos, estreia de filmes, diversas sagas do anime… Diante de tudo isso, que tal relembrarmos os fatos mais importantes do ano no universo Pokémon? Pois então vamos lá! ?

 

Jogos

 

Diversos torneios e eventos de distribuição foram realizados ao longo do ano, inclusive no Brasil! Torneios internacionais para jogadores de todas as regiões do globo foram presença constante no começo do ano.

Enquanto isso, no Brasil tivemos a distribuição especial do Pokémon Meloetta! Ele foi distribuído entre os dias 4 e 24 de março em 21 lojas distribuídas por 11 estados! O Pokémon no level 50 contou os moves Close Combat, Teeter Dance, Psychic e Round.

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=3laVyfdJp1A’]

 

Também fomos presenteados com o evento do Trio da Criação Shiny! O evento distribuiu os Pokémon Dialga, Palkia e Giratina em suas formas shine aos jogadores da quinta geração (Black, White, Black 2 e White 2). Os Pokémon foram distribuídos em três datas distintas, formando três etapas entre os meses de agosto e outubro.

Além dos torneios e eventos de distribuição, diversos jogos foram lançados ao longo do ano. O game Super Pokémon Scramble chegou ao eShop japonês do Nintendo 3DS no dia 30 de janeiro.

Em março, o jogo Pokémon Mystery Dungeon: Gates of Infinity foi lançado na América, chegando em maio na Europa. O jogo pode ser adquirido em lojas convencionais ou através do download via eShop do Nintendo 3DS.

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=rp8lBQy6rLo’]

 

O jogo foi lançado em novembro de 2012 no Japão. No jogo, o jogador é um humano que acaba se transformando em um Pokémon ao ver um Munna ser perseguido por um Hydreigon.

Em abril, mais um jogo! Desta vez temos o Pokémon Scramble U! O novo game foi disponibilizado para download para o Wii U em 24 de Abril no Japão.O jogo engloba todos os Pokémon da Geração I à V. Ao todo, até 100 Pokémon podem batalhar ao mesmo tempo. Este foi o terceiro título da série Pokémon Scramble desde 2009.

Já no mês de agosto, tivemos o lançamento de Pokémon Tretta Lab para o Nintendo 3DS no Japão. O jogo principal é chamado de Pokémon Tretta Lab Main System e pode ser obtido com um código de download no eShop. O jogo possui três modos:

  • Tretta Analyzer: Este modo mostra aos jogadores o Pokémon presente no disco Tretta escaneado, além de seu tipo e estatísticas (Obs.: No Japão,’ existem máquinas do tipo Arcade com estes discos Pokémon que chamam-se Tretta).
  • Type Checker: Este modo permite comparar dois Pokémon e ver se a combinação de tipos equipara-se.
  • Auto Battle: Neste modo, você poderá escanear dois discos Tretta e ver automaticamente a batalha entre os dois Pokémon. É possível ainda escolher diferentes cenários.

No mês de maio, novos Pokémon foram revelados e uma verdadeira enxurrada de informações foram veiculadas através das páginas da revista CoroCoro. Logo em seguida, uma conferência durante a E3 trouxe ainda mais novidades!

Em Agosto, a CoroCoro apresentou ao público um novo conceito de “evolução”, as Mega Evoluções. Com marca registrada desde fevereiro deste ano, a nova mecânica se difere das evoluções e trocas de forma tradicionais da série, tornando o Pokémon uma forma mais forte de si. O jogador tem que obter o Mega Ring, um bracelete que fica posicionado no braço esquerdo do personagem contendo uma misteriosa Key Stone. Quando ela ressoar junto à Mega Stone do Pokémon, a Mega Evolução é ativada.

Em setembro, através da transmissão do Nintendo Direct, conhecemos as Mega Evoluções dos iniciais da região de Kanto: Venusaur, Charizard e Blastoise!

E finalmente, no dia 12 de outubro, tivemos o lançamento de Pokémon X & Y simultaneamente no mundo todo. Mais de 4 milhões de pessoas adquiriram os novos games em seus primeiros dias de venda! Ao longo do ano, a Nintendo castigou os fãs com a liberação de informações a conta-gotas. Os meses de espera foram longos e a ansiedade só foi aumentando a cada novidade divulgada.

 

Filmes

 

As primeiras informações sobre o 16º filme da franquia começaram a surgir nas páginas da CoroCoro em fevereiro. A revista trouxe em primeira mão a confirmação de Mewtwo como um dos protagonistas do longa-metragem ao lado do Pokémon Genesect.

Posteriormente, um novo Pokémon muito semelhante ao Mewtwo foi revelado cercado de mistérios. Tratava-se da primeira Mega Evolução desta geração, ou seja, uma forma alternativa e mais poderosa do Pokémon Mewtwo.

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=MeFEAA4JvaM’]

 

Intitulado de Extreme Speed Genesect: The Awakening of Mewtwo, o longa-metragem estreou em 13 de julho no Japão. Como de costume, um Pokémon especial foi distribuído aos espectadores que compraram ingressos antecipados. Mewtwo foi distribuído no level 100 com a habilidade oculta Unnerve e os moves Psystrike, Ice Beam, Heal Pulse e Hurricane. Além disso, também tivemos um evento do Genesect Shiny do filme no level 100 com os moves Extreme Speed, Blaze Kick e Shift Gear.

Enquanto isso, nos EUA, o filme foi lançado apenas três meses após a estreia no Japão, indo ao ar dia 19 de outubro pelo Cartoon Network norte-americano.

Já no Brasil, o 15º filme, Pokémon: Kyurem contra a Espada da Justiça, foi exibido pelo canal Cartoon Network no dia 1º de novembro, com reprise no dia seguinte.

 

Anime

 

No início de 2013, tivemos o primeiro arco complementar da série de Pokémon Best Wishes. Intitulado de Pokémon Best Wishes Season 2 Episode N, a nova saga apresentou o personagem N das versões de Black & White e Black 2 & White 2.Em abril, estreou o segundo arco, intitulado de Pokémon Best Wishes Season 2 Da! (Dekolora Adventure). A nova saga do anime começou a ser exibida no dia 25 de abril e os seus episódios apresentaram Ash e seus amigos viajando pelas Ilhas Dekolora.

Com o lançamento das novas versões dos jogos da franquia, a série televisiva se renova e apresenta uma nova saga para o anime. No dia 17 de outubro, estreou na TV japonesa a saga Pokémon XY, apresentando Ash & Pikachu com novos companheiros em uma nova aventura pela região de Kalos.

E ainda de quebra, um especial baseado nos primeiros jogos da franquia foi lançado! Estamos falando de Pokémon: The Origin. O especial protagonizado por Red e Green foi ao ar em Outubro do Japão e foi dividido em quatro capítulos aqui no Ocidente, aonde sua exibição deu-se através do aplicativo Pokémon TV.

Após uma breve pausa de final de ano, os episódios inéditos de Pokémon XY retornam com tudo no Japão! Confiram os primeiros episódios da série em 2014:

Episódio 815 – XY12: Pegue o Comprador Pokémon! Operação: Disfarce de Spewpa!! – 09/01/14
Episódio 816 – XY13: Sylveon vs. Froakie! Comoção no Jardim de Infância!! – 16/01/14
Episódio 817 – XY15: Abrigo Assustador! Espurr observa você!! – 30/01/14

 

E é isso por hoje, pessoal! Acompanhem todas as novidades e informações do mundo Pokémon na Central de Notícias da PokéPlus e nos nossos perfis no Twitter e Facebook. Até a próxima! ?

*A PokéPlus é um site especializado em notícias e informações relacionadas à franquia Pokémon. Há 8 anos, ela traz as novidades mais recentes dos filmes, jogos, anime e TCG.

Escrito por: Equipe Copag

Mais artigos desse autorEquipe Copag

Notícias relacionadas

09.2016 09.2016

Rotação: A Necessidade e A Inevitabilidade para um Formato Saudável

Leia mais +
09.2020 09.2020

Novidades para Pokémon Sword e Shield: Trailer de Crown Tundra e conectividade com Pokémon GO anunciada

Os Jogadores de Pokémon Sword e Shield terão acesso a Novos Pokémon em Crown Tundra

Leia mais +
04.2013 04.2013

Resumão Pokémon #43: Plasma Freeze, o novo Pokémon e muito mais!

Leia mais +
Cadastre-se e receba novidades sobre
Pokémon
Copag
  • @COPAG.Oficial @COPAG.Oficial @copagoficial @copagoficial @copagoficial @copagoficial
    @PokemonCopag @PokemonCopag @CopagPokemon @CopagPokemon Canal Copag Canal Copag
    Copag - Cartamundi Copag - Cartamundi Promocionais - Copag @copagoficial @copag.games
  • SAC

    Serviço de Atendimento ao Cliente Copag

    Atendimento ao Cliente WhatsApp +55 92 2126-0500

Copyright © 2025 Copag. Todos os direitos reservados.

Duo Studio

Código de Conduta

A Copag da Amazônia S/A, voluntariamente comprometeu-se em conduzir seus negócios de acordo com elevados padrões éticos e comerciais, estando em acordo com os principais requisitos e padrões internacionais, incentivando seus parceiros e fornecedores a se comportarem da mesma maneira. A Copag tem uma intensa preocupação com a qualidade das condições de trabalho e mantém um esforço contínuo para a melhoria dessas condições, e deixa de forma clara a todas as partes interessadas o total compromisso com os princípios listados neste código de conduta.

1. Trabalho infantil: A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil.

2. Trabalho forçado: A organização não deve utilizar ou apoiar trabalho forçado ou compulsório, nem requerer do pessoal “depósi- tos” ou reter documentos originais de identidade no início do trabalho na organização. Todo trabalho, incluindo horas extras, será voluntário.

3. Condições de saúde e segurança no trabalho: A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e deve tomar medidas eficazes para prevenir acidentes e danos potenciais a saúde dos trabalhadores. Além disso deve promover conscientização sobre questões de saúde e segurança para seus funcionários, incluindo questões relacionadas à prevenção de incên- dio, evacuação de emergência,uso adequado de equipamentos de segurança, primeiros socorros básicos e uso e descarte adequados de materiais perigosos.

4. Liberdade de associação e direito a acordo coletivo: A organização deve respeitar e informar os direitos de todo o pessoal, a formação e associação a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociarem coletivamente.

5. Discriminação: A organização não deve realizar ou apoiar a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, nacionalidade, classe social, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, responsabilidades familiares, estado civil, associação a sindicato, opinião política, idade ou qualquer outra condição que poderia dar ensejo à discriminação.

6. Práticas disciplinares: A organização deve tratar todo pessoal com dignidade e respeito. Não deve se envolver ou tolerar a utili- zação de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

7. Horário de trabalho: A organização deve estar em conformidade com as leis aplicáveis, com os acordos de negociação coletiva (quando aplicável) e com os padrões da indústria sobre horários de trabalho, folgas e feriados públicos.

8. Remuneração e Benefícios: A organização deve respeitar o direito do pessoal a um salário de subsistência e assegurar que os salários pagos por uma semana normal de trabalho devam sempre satisfazer a pelo menos os padrões mínimos legais ou a indústria, ou ao acordo de negociação coletiva (quando aplicável). Os benefícios dos empregados devem ser fornecidos de acordo com os requi- sitos nacionais e locais.

9. Anticorrupção: A organização declara que cumpre com todas as normas e legislação anticorrupção aplicáveis à condução de seus negócios e além disso não apoia ou tolera negócios que não sejam conduzidos de maneira ética e apropriados ou que usam subornos, propinas ou forneçam presentes, favores ou serviços para obter vantagem.

10. Proteção de Informações Pessoais: A organização deve proteger a privacidade e a confidencialidade dos dados pessoais de todas as partes interessadas, tomando as precauções legalmente necessárias para proteger os dados pessoais.

11. Proteção de Propriedade Intelectual: A organização deve proteger a propriedade intelectual de clientes e fornecedores e deve seguir todas as leis de propriedade intelectual aplicáveis.

12. Impacto Ambiental: A organização deve manter um compromisso com programas e práticas ambientais sólidos visando à pre- venção da poluição, gerenciamento de recursos naturais e controle de emissões atmosféricas, incentivando a redução e a reciclagem de resíduos. A mesma deve cumprir todas as leis aplicáveis relacionadas ao meio ambiente e descartar materiais tóxicos de maneira controlada e segura. Para esse fim, a organização deve incentivar a realização de negócios com clientes e fornecedores que se dedi- cam igualmente a buscar esforços contínuos para melhorar a compatibilidade de suas operações com o meio ambiente.

13. Qualidade do Produto: A organização deve produzir produtos de qualidade e seguir requisitos rigorosos através da obtenção de matérias-primas de qualidade provenientes de fornecedores confiáveis.

14. Minerais de Conflito: A organização deve se empenhar em fornecer componentes e materiais de empresas que não usam mine- rais (Tântalo, Estanho, Tungstênio, Ouro) de áreas de conflito que direta ou indiretamente financiem ou beneficiem grupos armados na República Democrática do Congo (RDC) ou nos países vizinhos.

15. Madeira: A organização deve proibir o uso de madeira extraída ilegalmente e produtos derivados dessa madeira em todos os produtos e em suas instalações.

16. Cumprimento das Leis Aplicáveis: A organização deve estar em conformidade com quaisquer leis, regulamentos ou normas locais aplicáveis a seus negócios e os padrões do setor estabelecidos em suas localidades. Em caso de qualquer conflito entre as disposições das leis, regulamentos ou normas anteriores e as disposições deste documento, a que contém os padrões mais elevados deverá prevalecer.

17. Comunicação de Princípios: A organização deve comunicar esses princípios aos funcionários em uma forma oral e escrita apropriada e empreenderá esforços para educar os colaboradores sobre esses princípios periodicamente.

Revisão 01 - 06 de Novembro de 2018

Canal da Ética

Utilize o canal abaixo para relatar preocupações éticas e resolver dúvidas relacionadas ao Código.

https://www.canalintegro.com.br/copag


Em casos de violações não-resolvidas contactar : ABS Quality Evaluations - Email: certification@abs-qe.com - Telefone: (11) 2164-3650 ou SAAS – Social Accountability Accreditation - Email: saas@saasaccreditation.org - Telefone: (11) 2164-3650

Política

A COPAG tem a missão de proporcionar diversão e entretenimento a todas as pessoas de todas as idades por meio de jogos de cartas, estando comprometida com a satisfação dos clientes e com o desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de garantir esta missão, nós firmamos compromisso com o Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001, Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, Responsabilidade Social SA 8000 e o Programa de Melhoria Contínua “Copag Smart Way” inspirado no Sistema Lean Manufacturing.

Através dos compromissos firmados, nós visamos:

  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão integrado, que compreende obediência aos requisitos estabelecidos nas normas ISO-9001, ISO-14001 e SA 8000;
  • Prevenir a poluição e reduzir os impactos ambientais;
  • Cumprir com todas as obrigações legais pertinentes, outros requisitos subscritos, e com os instrumentos internacionais (as convenções da Organização Internacional do Trabalho e Declarações de Direitos) e suas interpretações que sejam referentes à norma SA 8000;
  • Oferecer aos seus colaboradores condições dignas de trabalho;
  • Valorizar e apoiar o exercício à cidadania;
  • Manter um processo de comunicação com as partes interessadas;
  • Assegurar padrões elevados de segurança e saúde para as pessoas expostas aos riscos inerentes às atividades da organização;
  • Atuar com foco na obtenção de resultados para todas as partes interessadas;