
Por Robson Elias*
Fala, galera! O deck de hoje é um antigo conhecido que ganhou um novo parceiro: estamos falando do Rayboar, mas agora na companhia do Delphox da XY. Vamos ver o que rola com essa nova combinação? Então olho na deck list:
Pokémon (15):
3 Tepig (BW – Legendary Treasures)
1 Pignite (BW – Fronteiras Cruzadas)
3 Emboar (BW – Legendary Treasures)
2 Fennekin (XY – Base Set)
2 Delphox (XY – Base Set)
3 Rayquaza-EX (BW – Dragões Enaltecidos)
1 Rayquaza (BW – Legendary Treasures)
Trainers (34):
4 N
4 Skyla
3 Professor Juniper
1 Colress
4 Rare Candy
4 Ultra Ball
4 Superior Energy Retrieval
1 Escape Rope
1 Switch
1 Level Ball
1 Super Rod
1 Tool Scrapper
1 Professor’s Letter
1 Dowsing Machine
3 Tropical Beach
Energia (11):
9 Fire Energy
2 Lightning Energy
Como Delphox entra no deck?
Muitos decks de Rayboar já utilizavam Electrode, que tem uma habilidade bem parecida com a do Delphox. A diferença é que Delphox compra cartas até você ter seis cartas na mão, ao contrário do Electrode, que compra até ter quatro cartas na mão.
A razão maior para Delphox fazer parte do deck de Rayboar é seu ataque Blaze Ball. Esse ataque faz 50 mais 20 para cada energia de fogo ligada no Delphox. Já que o deck pode ligar energias à vontade graças ao Emboar, causar uma grande quantia de dano com Delphox fica fácil.
Delphox consegue nocautear Pokémon EX com 170 HP, ligando 6 energias nele. Mas isso são casos extremos, pois o Delphox é melhor para lidar com ameaças menores, como Black Kyurem da Fronteiras Cruzadas e Rayquaza da Legendary Treasures.
O deck muda muito com a entrada do Delphox?
Na verdade, não. Eu prefiri usar 3 Juniper, pois algumas cartas como Rare Candy são muito necessárias para serem descartadas, além do que Delphox consegue comprar cartas no meio do jogo.
Tropical Beach ainda é uma carta muito necessária, porém duas cópias podem ser suficientes para o deck. Nos meus testes, eu ainda prefiro usar três cópias dela, por questão de consistência.
Qual a estratégia reformulada do deck?
Atacar com Rayquaza-EX e ter o Emboar atrás como suporte para alimentar as energias de fogo via Inferno Fandango. Delphox é algo para se preocupar no meio do jogo para poder usufruir de sua habilidade Mystical Fire e, se necessário, atacar com Blaze Ball.
Que cartas novas entram no deck?
Bem, além de Delphox, o deck agora usa uma cópia de Professor’s Letter. Ela é muito parecida com a Energy Search, porém seu efeito pega duas energias básicas do deck, uma a mais que com Energy Search.
Conclusão
O deck não muda muito em relação à sua versão antiga. As novas cartas lhe dão apenas um upgrade, mas sua essência é a mesma! ?
Bom, pessoal, é isso aí por hoje. Espero que tenham gostado e até a próxima!
*Robson Elias é um dos autores do blog The Battle City, que abre espaço para outros jogadores escreverem sobre suas experiências em torneios (reports), decks e outras coisas relacionadas a Pokémon TCG.