Por Edgar Shinagawa
Olá, pessoal! Como alguns de vocês já sabem, eu me voluntariei para ser juiz nesta temporada. Assim, desfiz de muitas de minhas cartas e atualmente jogo apenas no Pokémon TCG Online.
Entretanto, estive em São Paulo no último sábado e decidi ir a uma liga para matar as saudades de jogar com cartas de verdade. Lá, montei um deck baseado numa lista que vi em um site americano – e é isso o que eu vou compartilhar com vocês hoje. Tomem nota:
Pokémon (15):
4x Virizion-EX (BW Explosão de Plasma)
3x Dragonite-EX (XY Furious Fists)
3x Swablu (BW Legendary Treasures)
3x Altaria (BW Fronteiras Cruzadas)
1x Mr. Mime (BW Congelamento de Plasma)
1x Jirachi-EX (BW Explosão de Plasma)
Trainer (32):
4x Professor Juniper (Professora Juniper)
4x N
4x Skyla
1x Colress
1x Lysandre
1x Cassius
4x Ultra Ball (Ultra Bola)
3x Muscle Band (Faixa Musculosa)
3x Super Scoop Up (Super Colherada)
2x Switch (Substituição)
2x Startling Megaphone (Megafone Assustador)
1x Professor’s Letter (Carta do Professor)
1x Energy Retrieval (Recuperação de Energia)
1x Scoop Up Cyclone (Recolhida Ciclone)
Energy (13):
4x Lightning (Elétrica)
9x Grass (Grama)
Total = 60 cartas
Estratégia
Esta foi a exata lista que eu joguei no último final de semana, tendo conseguido um resultado de 3 vitórias e 1 derrota.
O deck tem por objetivo alcançar 180 de dano com o Dragonite-EX, com o auxílio de 2 Altaria e 1 Muscle Band. Virizion-EX entra para acelerar as energias.
A melhor parte do deck é que, diferente de Virizion/Genesect (onde é necessário usar 2 ataques do Virizion-EX), este consegue se sustentar facilmente com apenas 1 Emerald Slash. Isto porque, devido à habilidade do Dragonite-EX (Bust In), as energias ligadas ao Virizion-EX podem ser movidas e utilizadas para pagar o custo do ataque do Dragonite.
Porém, o grande trunfo do deck é a possibilidade de alternância de atacantes. Como o formato atual tem poucos ataques que nocauteiam em um golpe, na grande maioria das vezes seu Dragonite não vai morrer. Após ele levar dano, baixe outro Dragonite no banco e transfira as energias para o Pokémon sem danos. Com Super Scoop Up ou Scoop Up Cyclone, é possível remover danos em campo e reutilizar a habilidade do Dragonite.
O que eu mudaria
Após jogar o torneio, percebi que cometi alguns erros ao montar a lista. A mudança mais importante que eu faria seria adicionar mais um Dragonite-EX. Assim, fica muito mais fácil alternar os atacantes e dar aquela dor de cabeça para seu oponente.
Cassius foi completamente inútil. Em teoria, a carta é boa, mas todas as vezes em que pensei em usá-la, tive que usar outro Apoiador no lugar.
A quantidade de Megaphone está OK. Garbodor é um grande problema, já que você precisa das habilidades funcionando.
Já Mr. Mime eu trocaria pelo estádio Mountain Ring, da Furious Fists, que possui o mesmo efeito. Apesar de Mr. Mime ser mais efetivo, senti bastante falta de um estádio.
Assim, as mudanças ficariam:
-1 Cassius
-1 Mr. Mime
+1 Dragonite-EX
+1 Mountain Ring
Conclusão
O deck é bastante divertido de se jogar e consegue se sair muito bem contra decks lutadores e Seismitoad, apesar da enorme dificuldade em conseguir montar 2 Altaria para alcançar os 180 de dano. Tem grandes dificuldades contra decks focados em atacantes não-EX (como Donphan), além de ter auto-loss contra Pyroar, Latias-EX, Sigilyph e Suicune.
Certamente não é a melhor escolha se seu objetivo é ganhar um torneio grande, mas te garanto que é uma ótima escolha se quiser se divertir bastante.
Se você deseja usar Dragonite-EX em um deck mais competitivo, sugiro pegar o deck de Virizion/Genesect e realizar as seguintes modificações:
-2 Cubchoo
-2 Beartic
+2 Dragonite-EX
+2 Energias Elétricas
Certamente a partida contra Pyroar fica muito mais complicada, mas você ganha a mobilidade do Dragonite.
É isso por hoje, pessoal, espero que tenham gostado. Deixem suas dúvidas, críticas e sugestões aí nos comentários e até a próxima! ?