
Por Charles Jônatas de Souza*
Fala, galera! Na análise de hoje trago mais um deck baseado num Pokémon da mais nova coleção, a XY FlashFire.
Desta vez a estratégia terá como o foco o uso do veneno, juntamente com a toxina de Garbodor, fazendo desta uma tática completamente tóxica! Então, com vocês, o deck Toxicidade:
Pokémon (15):
3x Toxicroak-EX (XY Flashfire)
2x Mewtwo-EX (BW Próximos Destinos)
2x Croagunk (BW Fronteiras Cruzadas)
2x Toxicroak (BW Fronteiras Cruzadas)
3x Trubbish (BW Explosão de Plasma)
3x Garbodor (BW Dragões Enaltecidos)
Trainers (35):
4x N (BW Exploradores da Escuridão)
4x Professora Juniper (BW Explosão de Plasma)
3x Colress (BW Tempestade de Plasma)
2x Cheren (BW Exploradores da Escuridão)
3x Ultra Bola (BW Explosão de Plasma)
2x Bola de Nível (BW Próximos Destinos)
1x Bola Pesada (BW Próximos Destinos)
3x Pedra Flutuante (BW Congelamento de Plasma)
2x Cachecol de Resgate (BW Dragões Enaltecidos)
2x Muscle Band (XY Base)
1x Startling Megaphone (XY Flashfire)
3x Substituição (BW Fronteiras Cruzadas)
1x Recuperação de Energia (BW Explosão de Plasma)
3x Ginásio da cidade de Virbank (BW Tempestade de Plasma)
1x Máquina de Prospecção (BW Tempestade de Plasma)
Energias (10):
6x Energia Psíquica
4x Energia Dupla Incolor (BW Próximos Destinos)
Estratégia
O grande atacante do deck é Toxicroak-EX. Com seu primeiro ataque Triple Poison, que tem custo de duas energias incolores, ele deixa o Pokémon ativo de seu adversário envenenado, porém nas passagens de turno o dano do veneno será de 30 e não 10. Somado ao Ginásio da Cidade de Virbank, o dano do veneno chega a 50 entre os turnos.
Infelizmente muitos dos decks populares têm habilidades que negam condições especiais: Virizion-EX, Slurpuff, Keldeo-EX (com rush-in para tirar o poison) e Dakrai-EX (que com Dark Cloak permite o recuo fácil para curar a condição).
Porém, para cobrir esta fraqueza, temos Garbodor, que será essencial para o funcionamento da estratégia. Com ele em campo você poderá anular as habilidades que negam condições especiais e ter o veneno de Toxicroak-EX efetivo contra qualquer deck.
O deck também conta com outros atacantes, como Mewtwo-EX, que também é compatível com as energias Duplas e pode causar dano rapidamente, em muitos casos graças ao veneno, o suficiente para nocautear os Pokémon do seu adversário. O mesmo vale para os Toxicroak da BW Fronteiras Cruzadas, que com seu ataque Revenge causam 90 de dano caso um Pokémon seu tenha sido nocauteado no turno anterior do seu adversário, com o custo de apenas uma energia incolor.
Para o uso de Garbodor, o deck conta com três Pokémon Tool diferentes: Pedra Flutuante, Cachecol de Resgate e Muscle Band. As duas primeiras são as mais indicadas para ligar no Pokémon para ativar sua habilidade Garbotoxina, porém podem ser usadas nos demais Pokémon do deck. Toxicroak-EX tem um segundo ataque bastante pesado, seu grande trunfo é o Envenenamento com Triple Poison. Em muitas situações você pode preferir recuá-lo para atacar com outro Pokémon ou vice-versa. As cartas de substituição estão presentes em maior número no deck justamente para isso, porém as Pedras Flutantes ajudam bastante nesta tarefa. Os Toxicroaks da BW Fronteiras Cruzadas podem fazer uso das Muscle Bands para aumentar o dano de seu primeiro ataque e também podem se beneficiar do Cachecol de Resgate, fazendo com que você tenha um Croagunk no banco para, no momento certo, evoluí-lo para usar Revenge. Já para o Mewtwo-EX, o mais indicado é o uso de Muscle Band, mas podem haver situações em que as demais Tool sejam necessárias.
O deck conta com seis cartas para buscar Pokémon, as Ultra para buscar o que for necessário, as Bolas de Nível para buscar Trubbish’s, Croagunks e Toxicroaks da Fronteiras Cruzadas e uma Bola Pesada para buscar Garbodor com mais facilidade. A Ace Spec escolhida para o deck foi a Máquina de Prospecção. Com ela você pode buscar vários recursos de volta da pilha de descarte para o deck, como um Ginásio da Cidade de Virbank, ou uma Tool para usar no Garbodor ou para ajudar no nocaute no caso da Muscle Band, ou até mesmo um Supporter que pode te ajudar em alguma situação específica do jogo.
Conclusão
O Toxicidade tem uma resposta rápida para muitos decks do formato. É preferível que seu adversário comece a partida para que você possa colocar seu veneno em ação o quanto antes. Mas, quando estiver enfrentando decks que possam negar as condições especiais, é preferível que você coloque Garbodor em campo primeiro antes de focar nos Toxicroak-EX. Quando a situação apertar, você pode fazer uso de Mewtwo-EX e de Toxicroak da Fronteiras Cruzadas para causar dano de maneira mais rápida.
E por hoje é isso aí, pessoal. Até a próxima semana!
*Charles Jônatas é fundador e colunista do Pokémon Lecture, um blog dedicado ao Pokémon TCG.