
Por Robson Elias*
E aí, pessoal! A dica de hoje é ideal para aqueles que querem começar a jogar, mas não podem gastar muito dinheiro logo de cara. Conheçam o deck de Trubbish/Sigilyph/Masquerain, também conhecido como Tool Drop! ?
Pokémon: 11
4x Trubbish (BW Plasma Storm)
3x Sigilyph (BW Plasma Blast)
2x Surskit (BW Plasma Blast)
2x Masquerain (BW Plasma Blast)
Item/Supporter/Stadium: 39
4x Professor Juniper
4x N
2x Bianca
4x Level Ball
4x Pokémon Catcher
4x ExpShare
4x Float Stone
3x Silver Mirror
3x Bicycle
3x Silver Bangle
1x Eviolite
1x Giant Cape
1x Super Rod
1x Life Dew
Energia: 10
8x Psychic Energy
2x Double Colorless Energy
O deck tem como principal atacante o Trubbish da coleção Plasma Storm, que possui um ataque com o mesmo nome do deck, Tool Drop. Esse ataque causa 20x para cada Pokémon Tool ligada em todos os Pokémon em jogo (seus e de seu oponente). O ataque não é dos mais fortes, já que cada Pokémon só pode ter um Pokémon Tool ligado por vez; porém, isso muda quando se dá uma olhada no Sigilyph.
O Sigilyph da coleção Plasma Blast possui uma habilidade chamada Toolbox que permite a você ligar até 4 Pokémon Tools nele ao invés de uma única. Esse é o impulso que transforma o Trubbish num Pokémon capaz de nocautear a grande maioria dos Pokémon-EX do jogo.
Masquerain é o coadjuvante do deck, mas possui um papel muito essencial para o funcionamento do mesmo. Ele volta Pokémon Tools ligados a um Pokémon para a mão com sua habilidade Tool Reversal. Basicamente, você liga o máximo de Pokémon Tools no Sigilyph e depois muda elas para o lugar mais adequado com o Masquerain – você pode, por exemplo, colocar ExpShare no Trubbish do banco ou Float Stone em algum Pokémon que precisa recuar.
Dá pra perceber muitas Pokémon Tool no deck de Tool Drop. Aqui vão algumas explicações breves:
- ExpShare: Mantém as energias em campo para o Trubbish, tendo em vista que o deck não possui aceleração de energia
- Float Stone: Recua os Pokémon de forma livre e evita o chamado stall via Pokémon Catcher, que é quando usam Pokémon Catcher para tentar travar um Pokémon na posição ativa sem poder fazer nada
- Silver Mirror: Evita dano de Pokémon Plasma como Kyurem, Absol, Thundurus-EX e outros
- Silver Bangle: Causa mais dano em Pokémon-EX
- Eviolite: Força o oponente a causar mais 20 de dano. Um exemplo seria não dar a opção do oponente te nocautear com Frost Spear do Kyurem Plasma e forçá-lo a usar Blizzard Burn
- Giant Cape: É um opção contra Darkrai-EX. O dano de 30 no banco do Night Spear consegue matar um Sigilyph ou Masquerain em três turnos se os danos forem focados em um desses. Giant Cape transforma esses três turnos em quatro
Life Dew: É também a Ace Spec desse deck. Ela te favorece, pois força o oponente a comprar sete prêmios para ganhar a partida ao invés dos usuais seis.
Conclusão
Além de ser acessível economicamente, o Tool Drop possui uma boa estratégia e sinergia entre as cartas. Se você começou a jogar há pouco tempo, eu aconselho que você monte este deck.
Contudo, ele não é só maravilhas. Eu diria que a partida contra o deck de Darkrai-EX/Garbodor é super desfavorável, e o pior de tudo é que ele é um dos decks mais populares atualmente. Mas não desanime, todos os decks colecionam partidas favoráveis e desfavoráveis.
E por hoje é isso, galera. Espero que tenham gostado e continuem ligados para mais dicas na próxima semana. Até mais!
*Robson Elias é um dos autores do blog The Battle City, que abre espaço para outros jogadores escreverem sobre suas experiências em torneios (reports), decks e outras coisas relacionadas a Pokémon TCG.