Por Gabriel Semedo*
Olá a todos! Aqui começa mais uma análise de deck. Bom, desta vez escolhi analisar o deck de Seismitoad e Meloetta-EX (também conhecido como Round), que reapareceu com a mais nova coleção do TCG, a BW Legendary Treasures.
Este é um deck que eu acho interessante, ofensivo e muito fácil de usar. Ele já existia na temporada passada, mas o parceiro do Seismitoad era a Wigglytuff (BW Próximos Destinos). O nome Round do deck vem justamente do ataque que o Seismitoad, Palpitoad, Wigglytuff e a Meloetta-EX possuem. Ele causa um dano (20 ou 30, dependendo do Pokémon) vezes o número de Pokémon que tenham o ataque Round na sua mesa.
Depois dessa breve introdução, vamos logo ver como é a lista deste deck:
Pokémon (16):
4 Tympole (BW Legendary Treasures)
4 Palpitoad (BW Legendary Treasures)
4 Seismitoad (BW Legendary Treasures)
4 Meloetta-EX (BW Legenday Treasures)
Trainer (34):
2 Professor Juniper
1 Bianca
4 N
4 Colress
4 Skyla
1 Master Ball
3 Ultra Ball
3 Doce Raro
1 Heavy Ball
3 Level Ball
3 Silver Bangle
2 Switch
2 Super Rod
1 Escape Rope
Energias (10):
6 Water
4 Double Colorless
Antes da análise, uma observação: umas três cópias da Estádio Tropical Beach ficariam perfeitas neste deck. Além de agilizar muito seus primeiros turnos para montar o setup (baixar e evoluir os Pokémon na mesa), ela serve também para tirar cartas estádio do oponente do campo que podem prejudicar seu jogo, como Frozen City e Ginásio da cidade de Virbank. Como é uma carta muito cara e de pouco acesso, evito colocá-la nas minhas listas, mas fica a observação de como ela se encaixaria super bem.
Análise
O bacana deste deck é que ele vai direto ao ponto: monte o setup e você baterá 180 por turno com apenas duas energias incolores. É claro que não é fácil assim montar o setup, bem como é fácil manter este setup ao longo da partida, mas o deck é totalmente focado para que a ideia seja exatamente essa, tanto que não é colocado nenhuma “tech” (carta ou cartas estratégicas para se beneficiar contra decks específicos). Aqui o deck depende dele mesmo – se as coisas derem certo, nada vai poder detê-lo.
A linha 4-4-4 de Seismitoad é essencial, já que ele é o principal atacante do deck e o dano depende dele e do Palpitoad também, já que este também possui o ataque Round. A Meloetta-EX está no deck simplesmente porque ela tem o ataque Round também, contudo o custo de energia para usar o ataque dela é altissímo(3 energias psíquicas) e acaba sendo inviável. Logo, ela serve apenas para compor a mesa e aumentar o dano causado pelo Seismitoad, já que a Meloetta é um Pokémon básico e facilita muito baixá-la na mesa.
O ideal é fazer com que o oponente tenha que nocautear seis Seismitoad (desculpem o trocadilho) para vencer o jogo. Por isso o deck conta com uma linha pesada de evolução: 3 Doce Raro, 2 Super Rod e 8 Bolas. Como o deck tem 2 Professor Juniper e 3 Ultra Ball, muitos recursos podem acabar sendo descartados, por isso a Super Rod neste deck é um item valioso e deve ser usado com cautela.
Aqui eu quero explicar bem a minha escolha de Ace Spec. A carta que escolhi não é tão usada, já que muitos jogadores acham ela inferior (e realmente ela não é das melhores mesmo), mas neste deck penso que ela se encaixa bem: estou falando da Master Ball.
Muitos podem optar por escolher a Dowsing Machine ou Computer Search para ser a Ace Spec e provavelmente se sentiriam bem satisfeitos com isso. Contudo, vejo a Master Ball como algo menos “destrutivo” ao deck. A vantagem da Master Ball é a de não precisar descartar duas cartas da mão (devemos evitar muito o desperdício de cartas, a fim de manter o setup sempre completo) e pode ser usada em qualquer momento do jogo e ter um efeito sempre muito bom.
Se tivesse optado por Dowsing Machine, que é uma carta que ganha 100% de sua força geralmente no meio e fim do jogo, ela poderia ser inútil no meu começo de partida, onde não tenho cartas no descarte. Além disso, para colocar Dowsing provavelmente teria que substituir a Master Ball por mais uma cópia de Ultra Ball e perderia um espaço no deck. Já a Computer Search é boa para qualquer momento do jogo, mas no fim ela perde força – que é quando os recursos já foram usados e as opções da Computer Search ficam limitadas.
Como o foco do deck é a montagem do setup, muitas vezes você vai se pegar usando Dowsing ou Computer para usar Level ou Ultra Ball, e se realmente usar para pegar a Ultra Ball, você vai precisar descartar quatro cartas da sua mão, sendo que a Master Ball não descartaria nenhuma carta. Outra vantagem da Master Ball é que muitas vezes ela pode ser usada assim que vier na sua mão e ter um ótimo efeito, já a tendência da Computer/Dowsing é esperar o momento mais adequado do jogo para valer a pena o custo de duas cartas descartadas.
Na Legendary Treasures saiu um Pokémon que está fazendo sucesso, o Spiritomb. Ele tem a habilidade de bloquear o uso de Ace Spec da mão quando ele é baixado em campo, ou seja, se você demorar muito para baixar uma Ace Spec, o seu oponente pode baixar ele na mesa e você terá uma carta inútil na mão.
Conclusão
O Round é um deck fácil de jogar: consiste apenas em montar o jogo e sair batendo. Por ser um deck comum, a estratégia simples e direta. Ele tem a desvantagem de ser um deck muito previsível para o oponente e não oferece nenhuma complicação além do dano direto.
Recursos para dificultar a vida do oponente não existem, como por exemplo Laser Hypnotóxico, Frozen City, danos no banco do oponente, condições especiais, poderes de habilidade como o do Garbodor e Genesect ,Martelos, Silver Mirror, Catcher e etc.
Porém, a vantagem do deck vem na mesma moeda,pois ele não sofre com as habilidades mais usadas no jogo, como Garbotoxin (Garbodor) e Bright Down (Latias-EX), pois o Seismitoad e Meloetta-EX não têm Habilidade. O deck também é imune ao Safeguard (Sigiliphy e Suicune), pelo fato do Seismitoad não ser EX, além de não sofrer para a trainer Silver Mirror, pois o Seismitoad não é Plasma.
É muito difícil ver um deck que não seja afetado por uma dessas “barreiras”, mas este baralho consegue isso e eu acho muito importante considerar esse tipo de vantagem ao escolher um deck para participar de um torneio.
Outras fraquezas do deck devem ser levadas em consideração: o baixo HP da Meloetta-EX – que pode ser nocauteada em um ataque por muitos Pokémon do jogo –, oferecer facilmente dois prêmios para o oponente e a dificuldade de ter sempre um Seismitoad pronto para atacar todo turno, já que apesar do Seismitoad ter 140HP, nos dias de hoje esse valor não é mais considerado tão alto assim para o formato do jogo e está relativamente fácil nocautear em um ataque, ainda mais com a ajudinha do Laser Hypnotóxico e o Estádio Virbank.
Bom, pessoal, e por hoje é isso! Espero que tenham gostado da dica de hoje, semana que vem tem mais! ?
*Gabriel Semedo é um dos autores do blog The Battle City, que abre espaço para outros jogadores escreverem sobre suas experiências em torneios (reports), decks e outras coisas relacionadas a Pokémon TCG.