
Por Edgar Shinagawa
Olá, pessoal! Meu nome é Edgar e a partir de hoje estarei aqui trazendo algumas dicas deste maravilhoso jogo.
Algo diferente que vocês irão perceber é que minhas listas normalmente terão cartas a menos. Sendo assim, caberá a vocês escolherem as cartas que irão complementar o deck de acordo com seu estilo de jogo. Mas não se preocupem: ao final, deixarei sempre uma sugestão de quais cartas poderão ser escolhidas.
Para hoje, trago a vocês um deck que usa uma carta bem antiga, mas que no último nacional americano obteve boa representação: Flygon!
Pokémon (16):
4x Trapinc (BW Fronteiras Cruzadas)
1x Vibrava (BW Fronteiras Cruzadas)
4x Flygon (BW Fronteiras Cruzadas)
2x Duskull (XY Flash de Fogo)
1x Dusknoir (BW Fronteiras Cruzadas)
2x Shelmet (BW Explosão de Plasma)
2x Accelgor (BW Exploradores da Escuridão)
Trainer (32):
4x N
4x Skyla
3x Colress
2x Professor Juniper (Professora Juniper)
4x Rare Candy (Doce Raro)
4x Level Ball (Bola de Nível)
4x Ultra Ball (Ultra Bola)
3x Float Stone (Pedra Flutuante)
2x Startling Megaphone
1x Sacred Ash
1x Dowsing Machine (Máquina de Prospecção)
Energy (4):
4x Double Colorless (Dupla Incolor)
Total = 52 cartas
Estratégia
No começo do ano o Gabriel Semedo postou um deck de Flygon. A estratégia é semelhante – espalhar dano no campo do oponente com Flygon e mover os mesmos para o nocaute na hora certa com Dusknoir.
Entretanto, este deck possui outra alternativa de dano: Accelgor. A ideia é usar Deck and Cover (Adornar e Cobrir) para, além de causar dano, paralisar e envenenar o oponente, também deixar o Flygon na posição ativa espalhando mais dano ainda.
Em apenas um único ataque, você irá colocar 70 de dano no ativo mais 10 em cada Pokémon no banco de seu oponente. Caso ele não consiga sair da paralisia, serão 90 no ativo mais 20 em cada um no banco!
Uma grande jogada para o final do jogo é usar o ataque do Duskull – Revival – para trazer ao banco do oponente algum Pokémon fraco (Jirachi-EX, por exemplo) e, no próximo turno, mover os danos na mesa para comprar os últimos prêmios.
Importante lembrar de nunca descer 2 Float Stone (Pedra Flutuante) ao mesmo tempo. Sempre uma de cada vez para minimizar os danos de Startling Megaphone.
Opções de cartas
+1 Dusknoir
+1 Shelmet
+1/1 Shelmet/Accelgor
Essas adições podem ser feitas a fim de minimizar os problemas de cartas nos prêmios e/ou descarte logo no começo do jogo. O deck precisa destas cartas na mesa praticamente todo turno e cópias extras facilitam manter o fluxo de ataques.
+1 Dusclops
Adicionar Dusclops ao deck remove a necessidade de Rare Candy (Doce Raro) para se montar Dusknoir. Também te dá a opção caso o adversário bloqueie o uso de Itens (com Trevenant, por exemplo).
+1 Town Map (Mapa da Cidade)
Poder escolher o prêmio a se pegar é sempre bom. Mas com Dusknoir fica melhor ainda!
Max Potion (Poção Máxima)
Pode ganhar um turno extra para o Flygon. É preferível manter um vivo do que ter que montar outro no banco.
Mew-EX
Usar Mew-EX facilita manter o fluxo de Deck and Cover do Accelgor. Além disso, abre-se a possibilidade de usar ataques do oponente que utilizem energias incolores, como Raichu, Mewtwo-EX, dentre outros. Considero obrigatório se optar por uma linha 2-2 de Accelgor.
Tropical Beach (Praia Tropical)
Sem ela o deck perde bastante velocidade, além de ficar sem opções quando não se consegue atacar com o Accelgor. Mas por conta do preço, decidi deixar ela como opcional.
Virbank City Gym (Ginásio da Cidade de Virbank)
Já que o deck pode envenenar o oponente, por que não usar Virbank?
Heavy Ball (Bola Pesada)
Ótima para buscar Shelmet e Dusknoir.
Sugestões
Com Tropical
+1/1 Shelmet/Accelgor
+1 Dusknoir
+1 Town Map (Mapa da Cidade)
+1 Max Potion (Poção Máxima)
+2 Tropical Beach (Praia Tropical)
+1 Heavy Ball (Bola Pesada)
Sem Tropical
+1/1 Shelmet/Accelgor
+1 Dusknoir
+1 Town Map (Mapa da Cidade)
+1 Max Potion (Poção Máxima)
+1 Heavy Ball (Bola Pesada)
+1 Shauna
+1 Virbank City Gym
Jakeupp Hope (jogador americano que usou o deck no Nacional 2014)
-1 Skyla
+1/1 Shelmet/Accelgor
+1 Dusknoir
+1 Mew EX
+1 Town Map (Mapa da Cidade)
+1 Max Potion (Poção Máxima)
+2 Tropical Beach (Praia Tropical)
+1 Professor Juniper
Conclusão
A grande fraqueza deste deck é Virizion-EX. Sem poder causar paralisia e envenenamento, o dano causado cai substancialmente. Além disso, Genesect-EX com Muscle Band (Faixa Musculosa) consegue nocautear um Flygon por turno (colocando 20 de dano no próximo) e ainda por cima pode puxar o Dusknoir para a posição ativa com facilidade, o que torna tudo muito mais difícil.
Landorus-EX e outros atacantes rápidos também podem causar dores de cabeça devido ao baixo HP dos seus Pokémon. O setup é bastante complicado e exige bastante carta, por isso a Tropical Beach é tão importante.
Fora isso, quase todos os decks utilizam banco cheio, maximizando o dano do Flygon. Accelgor é uma carta extremamente chata de se jogar contra se não houver imunidade a condições.
Certamente este não é um deck top, mas com um pouco de sorte e habilidade você pode se sair bem em ambientes competitivos. E o melhor, não custa caro (a não ser a versão com Tropical Beach).
E é isso por hoje, espero que tenham gostado! Deixem suas dúvidas, críticas e sugestões aí nos comentários. Nos vemos na próxima! ?