Por Equipe Copag
A expansão XY – Turbo Revolução trouxe dois novos cards capazes de formar uma poderosa combinação: Magnezone e Raikou. Sua funcionalidade é similar ao par Blastoise e Keldeo-EX, que foi capaz de vencer o último Mundial na categoria Masters. Ambos os decks focam em fornecer uma grande quantidade de energias a um Pokémon cujo ataque causa mais danos quanto mais energias estiverem ligadas a ele. Apesar de análogos, existem algumas particularidades que valem a pena ser analisadas. Vamos à lista? ?
Pokémon (15):
3x Magnezone (XY Turbo Revolução 54/162)
2x Magneton (XY Turbo Revolução 53/162)
3x Magnemite (XY Turbo Revolução 51/162)
3x Raikou (XY Turbo Revolução 55/162)
2x Shaymin-EX (XY Céus Estrondosos 77/108)
1x Zapdos (XY Céus Estrondosos 23/108)
1x Lugia-EX (XY Origens Ancestrais 68/98)
Treinadores (33):
4x Professor Sycamore
2x Pescador
2x Observações do Professor Birch
1x AZ
1x Juiz
1x Lysandre
4x Correio de Treinadores
4x Ultra Bola
4x Explorador VS
3x Doce Raro
2x Float Stone
1x Corda de Fuga
1x Bola de Nível
1x Faixa Musculosa
1x Carta do Professor
1x Super Bastão
Energias (12):
12x Energias de Raio
Estratégia
O objetivo do deck de Raikou/Magnezone é utilizar a habilidade Circuito Magnético do Magnezone para energizar outros Pokémon (especialmente Raikou) o mais rápido possível. O primeiro passo é colocar Magnezone em jogo, que é um Pokémon de Estágio 2. Doce Raro ajuda a acelerar seu jogo, permitindo que Magnemite evolua diretamente para Magnezone, pulando o Estágio 1. Ter o Doce Raro à disposição no começo do jogo é essencial e Correio de Treinadores está incluso na lista para isto. Caso não seja possível obter Doce Raro no segundo turno, você ainda tem a opção de utilizar o Magneton, porém isto levará ao menos três turnos. Em um ambiente rápido e agressivo, talvez você não possa esperar por tanto tempo.
Uma vez que Magnezone entre em jogo, é chegada a hora de energizar Raikou. Seu ataque Lança do Trovão custa 3 Energias e causa 50 mais 20 de danos para cada Energia de Raios ligada a ele. Se você estiver utilizando apenas este tipo de energia, o ataque causará 110 de danos. Se você conseguir colocar 7 Energia de Raios (ou 6 e uma Faixa Musculosa), atingirá os 190 de danos, quantidade capaz de nocautear quase todos os Pokémon-EX em apenas um ataque.
Ligar 7 Energias a apenas um Pokémon é uma grande quantidade. Sendo assim, as Energias de Raios são o recurso mais importante do deck. Pescador resolve o problema de reciclar Energias após seus Pokémon serem nocauteados enquanto Explorador VS recicla o próprio Pescador para que você consiga pegar mais Energias de volta.
A estratégia do deck é praticamente idêntica ao Blastoise/Keldeo, que levou o título do último Mundial – Magnezone e Blastoise permitem ligar várias Energias no mesmo turno, e Raikou e Keldeo-EX causam mais danos enquanto mais Energias estiverem ligadas neles. Porém, temos algumas diferenças: você não pode usar Ás na Manga de Archie para colocar Magnezone no primeiro turno do jogo (que era essencial na estratégia do deck que ganhou o Mundial) e Raikou não possui a habilidade Pressa de Keldeo-EX, tampouco seus 170 de PS. Em contrapartida, Raikou possui praticamente o mesmo ataque de Keldeo-EX – sem a desvantagem de fornecer dois cards de Prêmio caso seja nocauteado. Além disso, sua habilidade Corpo Brilhante reduz danos de ataques, tornando-o mais resistentes durante suas batalhas.
Obstáculos
Toda estratégia possui algum ponto fraco e esta não é uma exceção. Magnezone e Raikou possuem a mesma Fraqueza – a Pokémon do tipo Lutador –, o que torna uma partida contra este tipo de deck um tanto quanto difícil. O exemplo de lista apresentado acima inclui Zapdos e Lugia-EX para lidar com estas situações. Ambos possuem Resistência ao tipo Lutador, conseguindo uma maior durabilidade em batalha. Zapdos consegue chegar aos 120 de danos com seu ataque Trovão Devastador, enquanto Lugia-EX possui dois poderosos ataques – Aerobola e Furacão Profundo.
Alternativamente, você pode substituir algumas Energias Básicas por Energia Lampejante, que remove a Fraqueza destes Pokémon. Entretanto, lembre-se de que um Martelo Avançado pode descartar sua Energia Especial e a Fraqueza pode voltar a existir logo antes de um ataque, não sendo uma opção 100% efetiva.
Outro grande problema é a dependência do deck em relação à habilidade de Magnezone. Qualquer efeito que impeça o uso da mesma será problemático. O melhor exemplo disto é o card Maníaco de Feitiços, um Apoiador que desativa todas as habilidades por um turno. Não há muito o que fazer após o uso deste Apoiador, por isso é sempre importante se preparar para esta possibilidade. Por exemplo: se você tiver Magnezone em jogo e várias Energias de Raios em sua mão, não hesite em utilizar Circuito Magnético e ligar todas elas imediatamente ao invés de esperar pelo próximo turno, dando a oportunidade para seu oponente utilizar Maníaco de Feitiços. Existem algumas desvantagens em ligar todas as suas Energias de uma vez só, mas ter uma mão cheia delas e não poder usá-las no seu próximo turno parece ser bem pior. Mais importante: planeje sempre à frente e certifique-se de deixar um Pokémon pronto para a batalha no Banco caso seu Pokémon Ativo seja nocauteado.
Seismitoad-EX pode ser um grande empecilho para se colocar Magnezone em campo. Uma vez que este Pokémon pode lhe impedir de utilizar Itens, você não terá acesso à Doce Raro ou Ultra Bola, atrasando bastante seu jogo. Duas cópias de Magneton podem lhe ajudar bastante nisso. Felizmente, Soco Estremecedor causa apenas 30 de danos e a habilidade Corpo Brilhante de Raikou reduz o dano para apenas 10, dando tempo suficiente para montar sua estratégia. Para uma partida mais tranquila ainda contra Seismitoad, você pode adicionar Marés Agitados e curar 30 de danos todos os turnos.
Lembre-se de testar o deck e ajustar o mesmo ao seu gosto. Treine bastante e, mais importante ainda, divirta-se! ?
Baseado no artigo original em inglês.