Eai, treinadores! Tudo bem?
Estou aqui novamente para ajudar no início da sua jornada Pokémon.
Nos textos anteriores você aprendeu sobre os estilos, montagem de deck, termos populares e, recentemente pode conferir a lista de melhores decks atuais classificados em tiers.
Agora é a hora colocar tudo isso em prática!
É importante, ao iniciar sua jornada, entender como o jogo funciona e, para ajudar nesse processo, dividiremos alguns pontos importantes para que você possa aproveitar o jogo ao máximo.
Nesse artigo, falaremos dos passos básicos do jogo.
Entendendo o campo
Campo é todo o local onde é jogado e esse é dividido em zonas para que ambos os jogadores tenham entendimento do que está acontecendo no jogo todo.
É importante sempre deixar claro ao seu oponente suas ações e seu descarte(ao qual ele pode verificar durante o jogo).
Abaixo está ilustrado como funciona o campo em Pokémon.
Começando a jogar:
No início do jogo, você embaralha seu deck, deixando o mais aleatório possível.
Tire cara ou coroa com seu oponente e definam quem será o jogador que vai começar(tenha em mente que quem inicia o jogo não pode atacar).
Compre 7 cartas e verifique se possui um Pokémon básico.
Caso não tenha, embaralhe as cartas da mão em seu deck e compre 7 novamente, repetindo o processo até ter um Pokémon básico para iniciar o jogo.
Caso tenha, o coloque virado para baixo na zona de Pokémon Ativo. Se você tiver Pokémon básicos em sua mão é possível colocá-los diretamente no banco, respeitando o limite de no máximo 5 Pokémon no banco, também virados para baixo.
Separe as próximas 6 primeiras cartas e coloque-as na zona de prêmio.
Pronto, agora o jogo pode começar!
No início de cada turno, compra-se 1 carta do topo no deck. Durante seu turno é possível realizar as seguintes ações:
– Usar 1 apoiador
– Usar itens(a quantidade que quiser)
– Baixar e utilizar 1 estádio
– Ligar 1 energia da mão em qualquer um de seus Pokémon.
– Baixar ou evoluir seus Pokémon (A evolução não pode ocorrer no mesmo turno que um Pokémon é colocado em campo)
– Utilizar habilidades
– Recuar
– Atacar
As ações podem ser feitas em qualquer ordem porém o ataque é a última ação de seu turno. Ao atacar o Pokémon de seu oponente, seu turno é automaticamente encerrado.
Durante o turno do oponente nenhuma ação pode ser realizada, mas, esteja sempre atento às ações para planejar seu próximo turno.
O jogo segue intercalando o turno dos jogadores até que um deles ganhe.
Nocauteando Pokémon
Uma das formas mais comuns de se ganhar o jogo é nocauteando os Pokémon de seu oponente e pegando as cartas de prêmio.
Ao nocautear um Pokémon você pega uma carta de prêmio. Nas cartas EX e GX, pega-se 2 prêmios e, nas cartas de aliados, 3 prêmios.
Caso tenha dúvidas sobre a quantidade, na parte de baixo da carta é informada a regra daquele Pokémon.
E como eu ganho o jogo?
A vitória em Pokémon TCG pode ocorrer de 3 formas:
Prêmios: Caso você compre todas as 6 cartas de prêmios.
Falta de banco: Quando o Pokémon ativo de seu oponente é nocauteado e não há outro Pokémon no banco para poder se tornar o ativo.
Falta de deck: Caso o turno de seu oponente se inicie e ele não possa comprar a carta de início do turno.
Em qualquer um dos 3 casos, o jogo se encerra. Vale ressaltar que em campeonatos e muitas vezes em jogos amistosos também, são jogadas 3 partidas e o campeão é aquele que ganha a melhor de 3.
E para finalizar, um importante para quem está iniciando: divirta-se!
Nada de ser negativo no início de sua jornada, lembre-se que a prática é o que vai leva-lo à perfeição.
Nos vemos no próximo artigo!