
Por Edgar Shinagawa
E aí, pessoal! Os cearenses tiveram a honra de estrear o formato BCR-PHF neste último dia 30, no Regional de Fortaleza. Lá deu Virizion/Genesect nas categorias Master e Sênior e Donphan na Junior. Temos ainda três semanas de Regionais pela frente aqui no Brasil, sendo os deste final de semana em Brasília e Goiânia!
Bom, para a estratégia de hoje trago um deck bastante diferente. Vi uma imagem de uma pessoa usando essa combinação de Pokémon e resolvi tentar fazer algo com eles na versão online. O resultado foi satisfatório. Não é um deck para ganhar torneios, mas certamente é um deck bastante divertido. Com vocês, Miltank/Crobat:
Pokémon (16):
4x Miltank (XY Flash de Fogo)
3x Zubat (BW Tempestade de Plasma)
1x Zubat (XY Phantom Forces)
3x Golbat (XY Phantom Forces)
3x Crobat (XY Phantom Forces)
1x Crobat (BW Tempestade de Plasma)
1x Jirachi-EX (BW Explosão de Plasma)
Trainer (38):
4x Professor Sycamore
4x N
2x Colress
2x Lysandre
1x AZ
1x Switch (Substituição)
4x Hypnotoxic Laser (Laser Hipnotóxico)
2x Vibank City Gym (Ginásio da Cidade de Virbank)
2x Energy Retrieval (Recuperação de Energia)
3x Rare Candy (Doce Raro)
2x Substitute Robot
1x Sacred Ash (Cinza Sagrada)
3x Super Scoop Up (Super Colherada)
4x Ultra Ball (Ultra Bola)
2x VS Seeker
1x Scoop Up Cyclone (Recolhida Ciclone)
Energy (6):
6x Psychic (Psíquica)
Total = 60 cartas
Estratégia
A estratégia do deck é montar Crobat a fim de poder causar dano com a Miltank com o ataque “Amigos Poderosos”. Diferente de decks como Miltank/Butterfree, que focavam em velocidade, este deck foca em espalhar o dano na mesa do adversário, facilitando os nocautes.
Quando se evolui o Zubat para Golbat, você pode colocar dois marcadores. Evoluindo novamente para Crobat, mais três marcadores, totalizando cinco. Com a ajuda de cartas que voltam os Pokémon para a mão, você consegue utilizar em quantidade razoável estas habilidades, conseguindo até nocautear Pokémon fracos do adversário.
A lista contém 1 Zubat da Tempestade de Plasma pelo ataque, que causa 10 em algum Pokémon do adversário, podendo ser útil em determinadas situações. Também inclui 1 Crobat da mesma coleção que não coloca marcadores, mas possui habilidade de compra de cartas, muito útil no decorrer do jogo.
O deck conta com 2 Substitute Robot para ganhar turnos no decorrer da partida. É extremamente útil e vale o espaço.
Apesar de não usar muito, os ataques de ambos os Crobats são bastante úteis. Por 1 energia, um deles causa 30 de dano em algum Pokémon do adversário, tendo alta sinergia com as habilidades de colocar marcadores. O outro, apesar de usar 3 energias, causa 40 de dano e deixa envenenado, porém colocando 4 marcadores ao invés de 1. Combinado com Virbank, o dano chega a 100 na primeira passagem, 140 na segunda e 170 na terceira.
Conclusão
Como sempre, Seismitoad-EX atrapalha, mas como o deck possui bastante Golbat, a estratégia não fica muito prejudicada. Miltank consegue causar um bom dano e a troca acaba sendo dois ataques para cada lado, exceto se seu oponente usar Laser.
Decks lutadores são bem chatos, mas Donphan é, de longe a pior partida. Você tem que usar dois ataques para nocautear, enquanto apenas um é suficiente para ele. E a troca de prêmio é igual (não-EX para não-EX), então no fim das contas seu oponente acaba ficando na frente e ganhando. A estratégia aqui é usar e abusar do Crobat, que possui resistência – mas como Donphan usa Zekrom, as coisas continuam feias.
Virizion/Genesect é trabalhoso, visto que seus Lasers são inúteis e a Miltank é facilmente nocauteada por um Genesect. Mas como a troca de prêmio é de 2 para 1, as chances de vitória são substanciais.
Decks com Max Potion (como Hydreigon ou Aromatisse) são dificílimos. Como o deck precisa espalhar dano e não consegue causar OHKO, a Max Potion e a rotação de atacantes não deixa você comprar prêmios. O jogo chega numa situação em que a mesa do oponente está cheia de marcadores, mas você não tem mais recursos para finalizar nenhum Pokémon. A dica aqui é caçar a Aromatisse (ou Hydreigon) com Lysandre para ter alguma chance.
Com tantos contras, o principal fator a favor deste deck é o preço. Usando um Ace Spec barato, apenas um EX e 4 raras sem muito valor, o custo para montá-lo é bastante atrativo, ficando a maior parte dos gastos para os treinadores. Um ótimo deck para se começar a jogar sem gastar muito ou para brincar aos finais de semana!
É isso por hoje, pessoal! Espero que tenham gostado. Deixem suas dúvidas, críticas e sugestões aí embaixo e até a próxima! ?