Melhores Decks para o Mundial de Pokémon 2022
Conheça as principais estratégias que devem dominar o Campeonato Mundial em Londres!
Conheça as principais estratégias que devem dominar o Campeonato Mundial em Londres!
O Mundial de Pokémon está chegando! Durante os dias 18 a 21 de Agosto em Londres, o maior campeonato do mundo vai revelar os novos campeões mundiais de 2022.
Se você tem colecionado durante os últimos anos, não tem jogado recentemente mas sabe as regras básicas ou tem qualquer contato com as cartas competitivas, esse artigo é pra você!
Nosso intuito é resumir os principais baralhos que são esperados no Mundial, para você poder acompanhar as streams oficiais e saber o que esperar da estratégia de cada um, entender o que está acontecendo durante as jogadas e rodadas que serão transmitidas. Vamos aos baralhos;
Esse baralho tem uma sinergia muito grande por ser basicamente do tipo Água e completo por si só. O poder V-ASTRO do Palkia, acelera muito rapidamente energias de água da sua pilha de descarte, preparando atacantes para responder o jogo em qualquer altura da partida. Considerado um dos baralhos favoritos para vencer o torneio. Irida é uma das melhores cartas do formato, buscando Itens e Pokémon para nunca te faltar recursos. A linha de Inteleon mudou as circunstâncias do jogo de Draw Power para Search Power, que deu um ar mais técnico para o formato. Deck rápido, com partidas equilibradas contra a maioria dos baralhos, mas encontra dificuldades contra Calyrex VMAX Cavaleiro Glacial e Pikachu Voador VMAX.
O baralho de Arceus é o deck da consistência. Ele tem uma das habilidades mais fortes de todos os tempos de Pokémon TCG como seu poder V-ASTRO. Ele se beneficia do seu poder de busca durante toda a partida. Quando o baralho não recebe o nocaute a carta Cuidado do Cheren vai trazer a cura que você precisa para o baralho entrando em uma espécie de loop, sempre conseguindo achar os seus recursos. Um baralho bem técnico e um dos mais difíceis de se jogar. Geralmente vai bem contra todas as partidas do meta, mas ainda encontra dificuldades contra algumas surpresas do tipo Lutador. Não joga tão bem contra o baralho do Dialga V-ASTRO e também pode enfrentar dificuldades contra o baralho de Mewtwo V-UNIÃO controle. Esse baralho é extremamente versátil, com espaço para muitas techs.
É o baralho mais agressivo do formato, desde quando ele saiu. Não sofreu grandes alterações, mas continua sendo relevante e forte desde a coleção Golpe Fusão. Uma das escolhas favoritas de quem vai jogar o primeiro dia do evento, pois cumpre a sua função rápida e agressiva, muito bem. Meloetta trás uma vantagem chave no início de algumas partidas, o Mew VMAX é um ótimo atacante versátil. O deck sofre muito para o Estádio Trilha para o Cume. Algumas jogadas seguidas de compras fracas (Trilha Para o Cume + Marine), podem te levar para uma situação sem volta. Sofre para o tipo Escuridão, mas é um tipo que corre fora do meta no momento. Um dos baralhos mais fortes e mais fáceis de se jogar do formato, podendo ser alvo de muitos jogadores por isso.
O Calyrex Cavaleiro Glacial VMAX é um atacante pesado, que causa um dano alto! Combinações comuns em sua estratégia chegam em 280 de dano, que é suficiente para nocautear em apenas 1 hit cartas fortes do formato como a maioria dos Pokémon V-ASTRO. Melony te mantém acelerando a quantidade de energias que você precisa e o dano de ataque do Inteleon, também te ajuda a chegar em números mágicos. Como esse baralho não precisa de habilidades, o Estádio Trilha para o Cume atrasa os oponentes. Por causa de sua fraqueza, suas partidas ruins são Dialga V-ASTRO e também o Mew VMAX pela sua agilidade, pode não ser uma partida agradável caso o Estádio Trilha para o Cume demore para entrar em campo.
Basicamente é um baralho defensivo. Ele tem sua força na alta vida do Duralodon VMAX e no seu impedimento de receber danos de ataques de Pokémon com Energias Especiais, que é uma realidade no formato. Vários baralhos precisam delas para atacar ou ficam mais lentos sem elas. Tem trocas de prêmios favoráveis, podendo levar o oponente ao famoso prêmio ímpar, que no fim leva o jogador a “mais do que 6 prêmios” na partida. Muita cura, enquanto fica em campo causando um bom dano pelo máximo de tempo possível. Não joga muito bem contra Mew VMAX já que o seu ataque atravessa a defesa do Duraludon.
O baralho é o mesmo que foi recentemente campeão do último Internacional, que foi o grande torneio antes do Mundial. Claro que é um baralho do tipo Raio, que vai levar vantagem contra o baralho do Palkia V-ASTRO que possui fraqueza ao tipo, mas a partida é bastante honesta, porque precisa colocar muitos Pokémon no banco, aumentando o dano do Palkia. Bibarel e Arceus, te entregam os recursos que você precisa. O baralho se comporta diferente contra o baralho que está na sua frente, com atacantes versáteis. Contra Mew VMAX, você responde com o Crobat VMAX. Depois que você usar o seu V-ASTRO, vai se abraçar na jogada clássica de Trilha para o Cume + Marine. Pode sofrer problemas contra Arceus Inteleon e Arceus Duraludon.
A Blissey se auto energiza rapidamente com as energias da pilha de descarte. Com a Ferramenta Capa da Determinação, seus pontos de vida ficam muito alto impossibilitando um nocaute em apenas 1 turno. Consegue atrasar o oponente com Miltank e martelos, funciona quase como um baralho de controle, mas no fim vence a partida comprando prêmios. Tem praticamente uma auto-loss contra Duraludon VMAX e tem dificuldades contra Regigigas.
Esse baralho é um TURBO que sobreviveu ao formato. No começo do jogo, você quer atropelar e chegar no seu “combo”. Seu Poder V-ASTRO te da um turno extra, onde o baralho consegue normalmente um duplo nocaute. Consegue chegar em danos altos, onde nocauteia qualquer coisa do formato. Quando o oponente não tem resposta a essa jogada, normalmente simboliza o fim do jogo. Basicamente precisa de um malabarismo de recursos, mas que quando encontrados, "complica". Não joga bem contra Palkia V-ASTRO e contra o Mew VMAX que por ser rápido, não deixando você chegar nessa jogada. Charizard Radiante é uma resposta boa contra esse baralho também, não se surpreenda caso veja uma assim.
O baralho é forte pelo conjunto dos Regis, graças a habilidade do Regigias. No formato você tem facilidade em encher o seu banco, fazendo o seu setup rapidamente. Atacantes de 1 prêmio, a velha briga entre Davi e Golias. De acordo com o meta, você tem uma variedade de atacantes também. Cada um é uma resposta melhor contra determinados baralhos do formato. Não joga bem contra Saturnino e Estádio Desmoronado, e as vezes se boicota na falta de consistência.
Esse baralho começa com o benefício do Mewtwo V-União ter 310 de vida e nenhum ataque chega nesse dano com facilidade. É um baralho de controle. Sua fraqueza a Escuridão, não atrapalha pela falta dos baralhos do tipo no momento, mesmo caso do Mew VMAX. Um baralho super difícil de jogar, mas com um começo muito lento. Ele se cura, sua habilidade não toma efeitos de ataque, mas quando ele começa a atacar vira uma uma bola de neve. Mas as vezes ele começa tarde demais e os poucos prêmios que faltam para o seu oponente vencer a partida, já sejam suficientes para acabar com ela. O baralho se beneficia bastante do formato com partidas melhor de 3, não dando tempo para seus oponentes se recuperarem. Cura + volta de recursos, descarte de energias, o controle em sua essência.
É isso! Agora você tem uma ótima noção do atual formato e os principais decks que vão concorrer ao título de Campeão Mundial de Pokémon na categoria TCG. Para assistir as lives, fique atento no canal da Twitch da Pokémon e no canal do Youtube da Pokémon durante o final de semana do evento.