Ladies Event - Latin America International Championship 2022
O maior evento exclusivo para mulheres!
O maior evento exclusivo para mulheres!
Ao analisar seu público, a equipe Copag percebeu uma presença tímida de mulheres dentro do cenário competitivo de Pokémon. Foi-se então pensado em mudanças que poderiam ser adotadas para reverter essa situação e democratizar o ambiente competitivo. Assim surgiu o projeto Mulheres no Jogo! Composto por uma equipe de influenciadoras que produzem lives, competições, divulgam torneios, entre outras ações, com o intuito de aproximar o público feminino dessa franquia que é tão querida entre todos os gêneros! E como porta-voz do projeto, eu venho compartilhar boas notícias!
Nos dias 26, 27 e 28 de Novembro de 2022, aconteceu em São Paulo a quinta edição do Latin America International Championship (LAIC), o maior evento competitivo de Pokémon da América Latina! E essa edição foi particularmente especial, pois ele sediou o Ladies Event, um evento paralelo exclusivo para mulheres.
A primeira edição do Ladies aconteceu durante o Regional de Joinville, em maio de 2022, e contou com a presença de 38 jogadoras. Desde então, nosso evento vem quebrando recordes, e com o LAIC não seria diferente: tivemos o maior Ladies Event de todos, contando com 99 jogadoras inscritas.
O propósito de um evento exclusivo para mulheres é criar um ambiente que, apesar de ser competitivo, seja sobretudo um local de aprendizado e acolhimento. Nosso foco é criar uma porta de entrada para todas as mulheres que estavam presentes no local como acompanhantes dos jogadores do evento principal. E para que isso fosse possível, e todas tivessem uma experiência positiva, alguns detalhes foram essenciais:
- Inscrição: um valor de inscrição abaixo da média foi estipulado, como estímulo para quem estava competindo pela primeira vez.
- Formato: o formato escolhido para o Ladies foi de Desafio Estratégico (Pre-Release), onde cada jogadora ganha um kit com um baralho pré-montado e 8 boosters, tendo 30 min para modificar seu baralho com as cartas que abriu nos pacotes. O baralho tem 40 cartas, 4 cartas de prêmio, e é jogado no formato melhor de 1.
- Rodadas: foram 4 rodadas sem corte para o top. Apesar do grande número de inscritas, um evento mais prolongado poderia desestimular as novas jogadoras.
- Premiação: todas as jogadoras receberam um conjunto de sleeves. Para cada jogo, elas receberam 1 booster por derrota e 2 por vitória. Ao final do torneio, todo o valor arrecadado nas inscrições foi convertido em Prize Wall tickets e distribuídos entre as melhores colocadas. Além disso, 4 playmats exclusivos foram sorteados entre as inscritas.
Eu (Andreia Ferezin) tive a honra de ser a Head Judge desse evento e quero compartilhar algumas coisas bem legais que aconteceram. Apesar de ser um formato casual, ensinamentos sobre ambientes competitivos precisam ser recriados. Isso ajuda na aproximação das jogadoras, para entender melhor o que está acontecendo durante futuros torneios que escolham participar. Por isso, acho essencial que durante o Ladies Event tenha juízes aplicando e ensinando as regras para que os jogos ocorram da melhor forma possível.
O que eu mais gostei de ver nesse Ladies Event foi a troca de experiências entre as jogadoras e todos os integrantes da staff. Foi lindo ver novas conexões sendo criadas, e a empolgação ao conversarem sobre treinar juntas. Uma pessoa fundamental no acontecimento desse evento foi a Renata, minha parceira no time de side events do LAIC. Ela participou da organização do Ladies, e deixou para gente seu relato sobre o evento:
“Eu tenho um carinho muito grande pela iniciativa Mulheres no Jogo, principalmente pelo Ladies Event. Dentre tantas metas que eu tenho, umas das mais importantes é trazer mais mulheres para o competitivo, independente da categoria, então quando a Copag lançou o projeto eu fiquei muito entusiasmada e quando soube do Ladies Event eu obviamente pedi para a Copag para participar do evento.
A importância desse projeto como um todo é gigantesca, o fato de algumas lojas terem adotado a ideia para os seus campeonatos me deixa extremamente animada, pois dá para perceber que o evento está se expandindo para fora dos Regionais e do Internacional e eu acredito que isso pode ajudar muito a comunidade feminina crescer dentro do jogo.
Eu tive a honra de estar como staff em todos os Ladies Event que já aconteceram, sendo que o do LAIC eu estava como o suporte do evento, ajudando no que fosse preciso e necessário, porém no dia anterior eu estava nas inscrições do Ladies e uma coisa que eu particularmente amo é ver várias mulheres empolgadas para jogar o evento e já combinando com os seus acompanhantes o horário que irão chegar para não perderem nada, além de ouvir o quão elas gostam da iniciativa.
O Ladies realmente se tornou algo grandioso e muitas jogadoras adotaram esse evento para si. Ouvi muitas vezes durante o LAIC que elas estavam felizes e animadas para jogarem ‘o nosso evento’.
Esse Ladies foi muito especial, não apenas por quase termos dobrado a quantidade de inscritas quando comparamos a penúltima edição, mas também porque tivemos muitas jogadoras não brasileiras e muitos visitantes de todas as partes do mundo, então a comunidade internacional sabe da existência desse evento e viram como as pessoas se divertem nele.
Eu realmente espero que o Ladies cresça cada vez mais e que o evento só seja a porta de entrada para que tenham mais mulheres jogando e brilhando no evento principal.”
Renata Caserta, 24, Campinas- SP (Pokémon Professor)
O medo de perder não deveria ser maior do que o potencial e os benefícios de participar. Torneios competitivos oferecem isso, e participar é incrível. Todo dia tem alguém com sorte, se você estiver preparada, um dia pode ser o seu e alinhado com o seu treino, pode te trazer um resultado inesquecível!
Os Ladies Events têm sido momentos incríveis do competitivo sendo vivido por mulheres no Brasil todo! E nós esperamos que essas novas jogadoras estejam brilhando muito nos Regionais nessa nova temporada. Precisamos de vocês para que isso continue acontecendo! Só consegue quem tenta.
Existem várias ações acontecendo em lojas para incentivar mulheres no Pokémon TCG pelo Brasil, e a gente espera que isso aumente cada vez mais! Incentive sua loja local, leve alguma amiga, essa dica de eventos de lançamentos de coleções é ótima, pois você não precisa de ter um baralho pronto, então tenha como um compromisso certo em todas as coleções, marque e combine com a sua loja local!
Se você gostou da iniciativa e quer, assim como nós, ver cada vez mais mulheres participando dos campeonatos de Pokémon TCG, não fique aí parado! Aqui vão algumas dicas:
- para jogadoras experientes: sempre participe dos eventos e tente ensinar o máximo possível às novas jogadoras.
- para lojistas: crie alguma campanha ou detalhe especial que incentive a participação de mulheres no seu evento. Um brinde, por exemplo, sempre cai bem.
- para todos: divulgue o projeto para todas as mulheres interessadas em Pokémon próximas a você!
É isso pessoal, continuem treinando! A gente se vê no próximo evento, unidas e cada vez mais fortes. Fiquem de olho nas redes sociais (Twitter e Instagram) oficiais da Copag Pokémon, para acompanhar e se preparar para os próximos grandes eventos. Mas não deixe de conversar sempre com a sua loja local, para também participar das suas atividades semanais agendadas!