
Por Wallysson Couto
E aí, galera, beleza? Hoje vou apresentar mais uma boa opção de deck competitivo para ser usado nos campeonatos oficiais ou em sua região. Estou falando do deck de Groudon Primitivo-EX, que neste final de semana conseguiu a proeza de ser campeão regional na mão de André Bortoni, além de vários tops que ele mesmo conseguiu. Um amigo de time também conseguiu um Top 8 aqui em Minas Gerais, mostrando que o deck é muito forte para o formato.
Lembrando que esta é uma lista base, você pode (e deve!) mudar conforme o metagame da sua região ou o seu modo de jogar. Vamos lá:
Pokémon (10):
4x Landorus (XY Punhos Furiosos)
3x Groudon-EX (XY Conflito Primitivo)
3x Groudon Primitivo-EX (XY Conflito Primitivo)
Treinadores (38):
4x Professor Sycamore
4x Korrina
4x Explorador VS (VS Seeker)
3x Terra Queimada (Scorched Earth)
3x Mega Turbo
2x Substituição (Switch)
2x Laboratório do Silêncio (Silent Lab)
2x Lysandre
2x Encanto Severo (Hard Charm)
2x Elo Espiritual de Groudon (Groudon Spirit Link)
2x Compressor de Batalha (Battle Compressor)
1x Xerosic
1x Bola de Repetição (Repeat Ball)
1x Carta do Professor (Professor’s Letter)
1x Dama do Centro Pokémon (Pokémon Center Lady)
1x Maníaco de Feitiços (Hex Maniac)
1x Corda de Fuga (Escape Rope)
1x Martelo Avançado (Enhanced Hammer)
1x Treinador Ás (Ace Trainer)
Energias (12):
8x Energia Lutadora
4x Energia Intensa (Strong Energy)
Estratégia
Os 4 Landorus servem para dar suporte e servir como uma parede para o Groudon Primitivo até que você consiga montar ele, por isso o abuso do estádio Terra Queimada e dos Compressores de Batalhas. A ideia é sempre atacar e recarregar os Groudon que estão no banco – além de ter um bom HP para um básico, ele tem um custo de recuar relativamente baixo.
Pelos testes não achei necessário mais Groudons do que os que da lista. É claro que cada jogador pode mudar de acordo com suas necessidades, mas eu fiquei confortável assim. O ataque do Groudon Primitivo é assustador, podendo nocautear qualquer Pokémon-EX do formato. Com 240 de HP, ele é realmente um tanque, mas você deve ficar esperto na hora de subi-lo para a posição de ativo.
Tente sempre ativá-lo com uma carta que atrapalhe o oponente e nocauteie o Pokémon que ofereça maior perigo a você. Por isso é muito importante subir ele com estádio no campo ou Lysandre/Maníaco dos Feitiços/Treinador Ás, para acabar com as prováveis ameaças ao Groudon.
Nota-se que não temos Ultra Bola no deck porque não existe a necessidade de procurar outro tipo de Pokémon no baralho. Sendo assim, a Korrina faz o trabalho completo, além de buscar um item que seja importante naquele momento.
A linha de ferramentas pode ser mudada sempre, dependendo do meta que você encontrar em sua região – logo, tenha bastante cuidado ao montar sua lista.
Como o deck não pode ficar dando prêmios de graça ao oponente enquanto não montar o Groudon Primitivo, decidi não utilizar Shaymin-EX – o que acaba deixando o deck muito mais viável para o bolso de todos que queiram começar a jogar competitivo.
O Giratina-EX pode ser uma grande dor de cabeça porque fica imune a todo tipo de efeito do ataque de um Pokémon Mega, por isso é interessante utilizar Jirachi (XY Promo 67), fazendo com que a partida volte ao seu controle.
Conclusão
Não é um deck tão fácil de controlar porque requer um certo grau de paciência, já que de pouco em pouco você começa a ver seus Landorus sendo nocauteados e ainda não conseguiu montar seus Primal. Depois de montar o primeiro Primal Groudon-EX, o segundo já fica um pouco mais fácil de montar – e é quando você ganha a maioria das partidas.
Para terminar, gostaria de dar os parabéns novamente ao Bortoni, que conseguiu um feito ao ganhar o Regional de Sorocaba e convidar todos vocês para participarem do Regional em Minas Gerais no próximo dia 20/12.
Um bom fim de ano a todos e até a próxima coluna, já em 2016! ?