Por Gabriel Semedo*
Olá, pessoal, tudo bem? Em minha última coluna, falei sobre o deck de Aggron e Sableye e mostrei como ele pode vencer o adversário sem precisar desferir nenhum dano, apenas descartando cartas do deck.
Desta vez eu trago uma opção que explora os limites que a estratégia de um deck Pokémon pode chegar, podendo vencer seu oponente sem precisar ligar energias e nem ao menos atacar. Estou falando do Flygon e Dusknoir, um deck que explora abusivamente do poder das Habilidades dos Pokémon.
A deck list tem uma construção diferente do padrão, principalmente porque contém ZERO energia! Bom, vamos ver como é a composição deste deck:
Pokémon (17):
4 Trapinch (BW Fronteiras Cruzadas)
2 Vibrava (BW Fronteiras Cruzadas)
4 Flygon (BW Fronteiras Cruzadas)
2 Duskull (BW Fronteiras Cruzadas)
1 Dusclops (BW Fronteiras Cruzadas)
2 Dusknoir (BW Fronteiras Cruzadas)
1 Munna (BW Fronteiras Cruzadas)
1 Mr. Mime (BW Congelamento de Plasma)
Treinadoras (43):
4 Doce Raro
2 ProfessoraJuniper
4 N
4 Skyla
3 Shauna
1 Colress
3 Ultra Bola
3 Bola de nível
2 Capacete de pedra
4 Corda de fuga
1 Protetor de pedras
1 Super bastão
3 Poção Máxima
3 Sucateador de Ferramentas
2 Laser Hypnotóxico
3 Cidade Congelada
Análise do deck
4-2-4 Flygon
É com ele que você vai gerar boa parte dos danos, graças a sua habilidade que causa 10 de dano entre turnos em cada Pokémon no campo do oponente, enquanto ele estiver ativo. Se o oponente tiver seis Pokémon no campo, o Flygon causará 60 de dano entre turnos.
2-1-2 Dusknoir
O Dusknoir tem o poder de juntar os danos que o Flygon causará no oponente, podendo assim juntar um dano alto em um mesmo Pokémon para nocautear.
1 Munna
A Habilidade dela permite adormecer o oponente caso a moeda seja cara. Se der coroa, o seu próprio Pokémon ativo adormece – porém, como neste deck não usamos ataques e sim Habilidades, não importa se o Flygon estiver dormindo ou não, a Habilidade funcionará do mesmo jeito.
1 Mr. Mime
Ele está em boa parte dos decks que eu costumo criar, proteger o banco é muito bom para decks de evolução.
Shauna
É a nova carta apoiadora que saiu na coleção XY. Ela permite embaralhar a mão e comprar cinco cartas. Importante para guardar recursos valiosos, como é o caso deste deck.
Capacete de Pedra e Protetor de Pedras
O deck precisa gerar dano no oponente para o Dusknoir entrar em ação, juntar os danos no campo e nocautear Pokémon. Como o deck não ataca, o Capacete de Pedra e o Rock Guard é uma solução para causar dano no oponente a cada ataque recebido do oponente. O HP de 140 do Flygon dificulta o nocaute em um ataque do oponente, fazendo com que as tools possam ser ativadas repetidas vezes.
Poção Máxima
Como dito acima, o alto HP do Flygon, aliado ao fato de que o deck não necessita de energias, torna a Poção Máxima um ótimo recurso para o deck.
Sucateador de Ferramentas
Habilidade é tudo neste deck, por isso ele conta com três sucateadores para evitar que o Garbodor desative as Habilidades. Além disso, essa carta sempre pode prejudicar outros decks.
Laser Hypnotóxico
Mais um recurso para causar dano sem precisar atacar. Contra o deck de Darkrai e Garbodor essa carta ajuda bastante, já que o oponente usa o estádio Virbank.
Cidade Congelada
Essa estádio ajuda bastante contra Blastoise e Rayboar, além de ser útil contra Darkrai e Garbodor. Por outro lado, não ajuda muito contra Virizion/Genesect e é completamente inútil contra Plasma.
Conclusão
Este deck não tem uma deck list certa, podendo ter outras variações. É possível combinar com Landorus-EX e energias, Celebi-EX e energias para usar o ataque do Vibrava (que é muito bom) ou até mesmo combinar com o Chandelure Shiny da Fronteiras Cruzadas e o Item substituição, para causar danos adicionais.
O deck tem alguns pontos fracos. Garbodor pode ser uma pedra no sapato, por isso a prioridade é usar o Dusknoir para nocautear os Garbodor e Trubbish primeiro, para depois começar a nocautear os atacantes do oponente. Outro problema é que o Flygon depende do campo do oponente.
Contra Plasma o Flygon joga bem, pois o banco do oponente quase sempre está cheio; por outro lado, contra Virizion e Genesect o deck consegue jogar facilmente com três Pokemon, o que resulta em pouco dano gerado por turno.
Talvez esse deck não seja forte para usar em torneios importantes, mas ele é muito divertido e interessante de usar. Ao utilizar decks diferentes, você aprende outras ideias e conceitos, e isso vai fazer de você um jogador cada vez melhor e mais completo. Tem um ditado que eu gosto muito, que é: “Se você fizer as mesmas coisas, você vai ter sempre os mesmos resultados”. Então é isso, este deck é uma boa chance de explorar os seus limites e jogar Pokémon TCG de um jeito que nunca (ou quase nunca) você jogou.
Obrigado por terem lido e até a próxima!
*Gabriel Semedo é um dos autores do blog The Battle City, que abre espaço para outros jogadores escreverem sobre suas experiências em torneios (reports), decks e outras coisas relacionadas a Pokémon TCG.