
Olá, amigos, como estão? Preparados para os City Championships? Para quem ainda não conhece, estes são importantes campeonatos que valem pontos para o ranking internacional de Pokémon TCG. Então, se não quiserem ficar de fora, sugiro que fiquem atentos à Agenda de Torneios aqui do site para não perderem as datas!
E foi justamente pensando nesses campeonatos que selecionei o deck de hoje. Ele tem um combo que precisa de vários pokémons juntos em campo para rodar perfeitamente, mas quando você tem tudo em jogo ele ganha uma força incrível. E o melhor é que vocês podem arranjar praticamente todas as cartas deste deck nas coleções já traduzidas pela Copag, principalmente a HS Revelado! ?
Então, sem mais delongas, apresento a vocês o deck Blastzel!
Blastzel
Blastoise + Floatzel
Pokémon: 23
4-2-4 Blastoise
3-3 Floatzel
2-1-1 Kingdra Prime
1 Kyurem
1 Bouffalant
1 Cleffa
T/A/E: 24
4 Professor Oak’s New Theory
3 Professor Juniper
3 Pokémon Collector
4 Pokémon Communication
3 Rare Candy
3 PokéGear 3.0
2 Junk Arm
1 Super Rod
1 Switch
Energias: 13
3 Double Colourless Energy
10 Water Energy
Este deck funciona combinando os poderes de Blastoise e Floatzel, ambos da coleção HS Revelado. Funcionaria da seguinte forma: com o Poké-Power de Floatzel, Water Acceleration, você pode ligar a ele uma energia de água da sua mão (fora a energia que você pode ligar por turno). Mas o Floatzel tem só um ataque, e ainda bate só 60, então como isso pode ser bom? Simples: o Blastoise dessa coleção tem o Poké-Power Wash Out, que permite mover as energias de água dos pokémons do seu banco para o seu pokémon ativo. O ideal é descer no mínimo uns dois Floatzel no seu campo para poder ligar até três energias de água por turno e ficar trocando com o Poké-Power do Blastoise.
Os atacantes principais deste deck são dois. Em primeiro lugar, temos o Blastoise. Com seu ataque Hydro Launcher, você volta duas energias de água ligadas nele e bate 100 em qualquer pokémon do oponente. Este ataque é muito bom para nocautear pokémons que ficam no banco e servem de suporte para o funcionamento de algum combo, tipo o Reuniculus do deck GRD. E o melhor é que as energias voltam para a sua mão, assim no turno seguinte você pode ligá-las novamente ao Floatzel e subir para frente com o Poké-Power do Blastoise.
Para ajudar no ataque do Blastoise, temos no deck o Kingdra Prime. Com seu Poké-Power Spray Splash, você coloca um marcador de dano em qualquer pokémon do oponente. Isso é de grande importância, já que vários pokémons têm 110 de HP e você não conseguiria nocautear só com um Hydro Launcher. Também serve para diminuir a vida de algum pokémon no banco para depois nocautear batendo só 100 com o Blastoise. O Kingdra Prime também é um bom atacante se você precisar.
Já o segundo atacante principal é o Kyurem, da coleção Noble Victories. Com seu ataque Glaciate, ele bate 30 em todos os pokémons no campo do oponente. O custo do ataque pode ser um pouco alto, mas graças ao combo de Floatzel e Blastoise, você consegue ligar as energias bem rápido. Sempre é bom dar esse ataque para diminuir a vida de todos os pokémons do oponente e torná-los nocauteáveis para um ataque do Blastoise. De qualquer maneira, o deck roda perfeitamente bem sem o Kyurem, caso você tenha dificuldade de consegui-lo.
O deck também tem um Bouffalant para dar o contra-ataque. Graças ao ataque Revenge, se um pokémon seu foi nocauteado na rodada anterior, ele bate 90. O custo para utilizar esse ataque é de duas energias – portanto, você pode usar ele tanto com a Energia Incolor Dupla ou transferindo energias de água com o combo Blastoise + Floatzel.
Vantagens:
+ Enfrentar o The Truth (Donphan Prime/Reuniculus/Vileplume) é quase uma partida automaticamente ganha para você. Com o Blastoise você consegue nocautear os Reuniculus. Feito isso, o deck The Truth não consegue mais jogar. Você pode ainda bater 200 no Donphan Prime por causa da sua fraqueza a pokémons aquáticos. Simplesmente autowin!
+ Com o GRD (Gothitelle) é uma partida 50/50. Se você consegue montar o jogo rápido, seu Blastoise consegue nocautear o Reuniculus sempre e acaba sendo uma partida fácil. O problema é se o seu oponente monta o jogo dele rápido: assim, ele vai sempre puxar os seus Squirtle ou Wartortle para frente com a carta Pokémon Catcher e vai nocautear antes do Blastoise dar as caras. Esse match depende de quem consegue montar o jogo primeiro.
+ Contra o deck Reshiplosion (Reshiram + Typhlosion Prime) você terá uma partida muito favorável. Dando um ataque de Kyurem, você deixa todos os Typhlosion Prime por 110 de HP. Usando o combo de Kingdra Prime + Blastoise, você consegue nocautear eles facilmente. Sem os Typhlosion em jogo, esse deck não funciona. Outra opção é bater 200 nos Reshiram ativos. Neste match, o Floatzel seria um bom atacante. Batendo 120, você consegue nocautear os Reshiram do oponente por causa do dano que ele toma pelo Poké-Power do Typhlosion Prime, o Afterburner.
Desvantagens:
– Speed Zekrom/Magneboar/Eelzone. Basicamente, você terá uma grande desvantagem contra qualquer deck em que os atacantes principais sejam pokémons elétricos.
– Contra o The Coke (Cobalion, Kyurem, Electrode Prime) você também terá uma partida bem desvantajosa. Este deck consegue montar um Kyurem no segundo turno graças ao Poké-Power de Electrode Prime. Logo de cara, esse deck baterá 30 em todos os seus pokémons. O Blastzel precisa de, no mínimo, uns três turnos para montar o seu campo direito, o que é insuficiente para acompanhar a ampla velocidade do The Coke.
Considerações finais
Se você está começando a jogar agora, vai achar o deck Blastzel o máximo. Você vai aprender a jogar perfeitamente com ele – além de que, como a maioria das cartas pode ser achada na coleção HS Revelado, vai ser bem fácil conseguir montar o deck direito.
Se você ainda não tem um deck para os campeonatos, corra para montar o seu – afinal, o campeonato nacional já está chegando. Por isso, vamos treinar muito, galera! ?
Felipe Ponce é editor do site Poké-Paradise e jogador de Pokémon TCG desde os 13 anos. Já participou de diversos eventos e campeonatos relacionados, tendo conquistado diversos títulos.