Desbravando as artes de ilustradoras de Pokémon TCG
Conheça mais algumas artistas
Conheça mais algumas artistas
Saudações, treinadoras e treinadores! Lembro que meu último texto aqui para o blog da COPAG era sobre duas ilustradoras de cartas de Pokémon TCG. Aliás, caso você ainda não tenha lido esse texto, dê uma conferida, pois ficou muito interessante! Achei tão relevante escrever sobre artes das cartas feitas por mulheres, que gostaria de dar continuidade, dessa vez, contemplando o trabalho de duas outras artistas: Aya Kusube e Kagemaru Himeno.
Aya Kusube produz ilustrações para a franquia Pokémon desde 1998. Suas artes também já estamparam livros e revistas voltadas para o público infantil. Kusube tem um estilo diferenciado, ela tem preferência por lápis carvão e linhas bem marcadas em seus desenhos, o que às vezes traz um ar mais sombrio em artes de determinados Pokémon, como mostram as cartas do Sableye (coleção Deoxys de 2005 – 23/107) e a do Murkrow (coleção Estilos de Batalha 2021 – 091/163).
As cartas acima não são as mais famosas de Aya Kusube. Ela também é autora de várias artes da coleção VS, como as do Charizard (97/141), Gyarados (98/141) e Dragonite do Lance (100/141).
Surpreendentemente, Kusube consegue ir do sombrio ao fofo e isso eu posso comprovar com algumas ilustrações que ela fez na coleção Gerações, como a carta do Raichu (RC9/RC32) e a do Fletchling (RC25/RC32).
Talvez vocês estejam se perguntando quais são os trabalhos mais recentes da Aya. Em Celebrações, a artista ilustrou o Reshiram (002/025) e o Zekrom (010/025). Essas duas artes em preto e branco fazem lembrar muito o Reshiram (28/113) que a própria desenhou em Tesouros Lendários (2013).
Espero que tenham curtido saber mais sobre Aya Kusube. Agora é a vez da Kagemaru Himeno. Diferente da Kusube, nas artes de Himeno encontramos desenhos super coloridos, mas é muito importante conhecermos a carreira da ilustradora primeiro.
A artista que ama ser chamada de Himemaru também está junto com a franquia Pokémon desde 1998. Ela iniciou na coleção Jungle e admite que ama tanto as pinturas que faz, que isso reflete em sua própria arte (uma fofa, né?).
Nas ilustrações, Himemaru tem preferência por aquarela e cores vívidas. Além disso, ama dar um ar suave nos desenhos. Em suas artes mais antigas, a leveza da ilustração costumava ser transmitida através de manchinhas brancas bem pequenininhas que fazem lembrar algodão, como nas cartas do Pusle (Hidden Legends 069/101), Jirachi (promo - XY112) e Alcremie (Voltagem Vívida - 081/185).
Por coincidência ou não os três estão com a mão na boca, fiquei chocada. Seria essa uma característica típica das cartas da Himemaru? Fiquei pensativa agora...
Nos trabalhos mais recentes, ela tem produzido imagens mais nítidas com o Pokémon em um plano de fundo repleto de aventura, conforme podemos conferir nas cartas do Morpeko (promo SWSH012) e do Eevee V (promo SWSH065).
Em Celebrações três artes de Himemaru reapareceram na coleção clássica. Como as cartas fofíssimas do Pikachu aniversariante e Cleffa (Eeeeeeeeeca) e uma bem diferentona, que é a do Gyarados Sombrio.
Kusube e Himemaru arrasam! Espero que vocês se encantem pelo trabalho das duas artistas assim como eu. É maravilhoso conhecer mais sobre as cartas que colecionamos e jogamos. Elas sempre têm muita dedicação envolvida e é importantíssimo, ainda, darmos espaço para falar/escrever sobre ilustradoras tão talentosas.
Até o próximo texto!
Um abraço da Moon.