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04.2021 04.2021

DESAFIO DE HOJE: MULHERES NO CENÁRIO COMPETITIVO

Fight like a girl!

DESAFIO DE HOJE: MULHERES NO CENÁRIO COMPETITIVO

Hey, você! Já está sabendo da COPAG POKÉMON CUP - LATAM 2021, o torneio competitivo do Pokémon TCG Online organizado pela COPAG que acontecerá em maio? Não?!

Então CORRE para providenciar sua inscrição, pois, além de proporcionar uma ótima oportunidade para jogadores experientes testarem suas habilidades e para iniciantes terem seu primeiro contato com um torneio competitivo, este evento premiará os jogadores que estiverem nas 32 melhores colocações!

E por falar em premiação, essa está - literalmente - brilhando aos olhos! A 1ª colocação receberá 12 Booster Box Espada Escudo Estilos de Batalha e a coleção completa de Sol e Lua Destinos Ocultos, além de playmat e troféu!

Se você já tem familiaridade com o ambiente dos torneios, deve saber que participar de um evento desses é uma experiência única, que proporciona desafios e recompensas, além de estimular nossa criatividade e promover um ambiente propício para a socialização. Mas é importante que esse ambiente também favoreça nosso envolvimento em outras causas, nos motivando e capacitando a fazer contribuições para melhorar o mundo à nossa volta.

Os torneios de Pokémon TCG são organizados por pessoas que seguem um código de Valores Fundamentais (Core Values), assim como toda a equipe de staff presente no evento, conhecidos como Professors. Esses valores incluem integridade, honestidade, responsabilidade e profissionalismo, o que garante um ambiente seguro para todas e todos. Isso significa que participantes do evento, sem exceções, devem ser tratados com cortesia, não importando a raça, religião, gênero, orientação sexual, ou capacidade física e/ou mental. Caso ocorra algo desagradável durante o evento, a equipe estará preparada para te acolher e orientar da melhor maneira.

Como em qualquer outro ambiente onde predomina o público masculino, a realidade feminina dentro do cenário competitivo brasileiro ainda é um pouco conturbada. O machismo, sexismo e misoginia infelizmente ainda aparecem nas mais diferentes áreas dentro da nossa sociedade, atuando diretamente nos costumes, pensamentos e ações, que por sua vez, contribuem para tornar a experiência das mulheres nos torneios em algo menos agradável. 

O sucesso das mulheres pode não ser reconhecido como fruto de sua competência, inclusive é recorrente o uso de discursos que desvalorizam o esforço do trabalho feito por mulheres, o que é algo ilógico. Em geral, esses discursos desmotivam e afastam as mulheres do cenário competitivo. 

Diante disso, é necessário entender o peso de nossas palavras e ações, evitando comentários como: “Perdi porque minha adversária era muito bonita”; “Me distraí com sua beleza”; “Ela jogou bem, o fulano deve tê-la ensinado”; “Menina jogando? Só pode estar querendo chamar atenção”; “Me passa seu número que eu te ensino a jogar”; entre tantos outros que em nada agregam e, por vezes, causam dor e constrangimento.

Ter mulheres na equipe de comentaristas de um torneio, ou um grupo dedicado só para as mulheres, como é o caso do nosso projeto “Mulheres no Jogo” (clique aqui para saber mais), não se trata sobre diferença de capacidade entre os gêneros, mas sim sobre representatividade. Ainda que seja bastante admirável que mulheres consigam superar grandes dificuldades, como o convívio com jogadores tóxicos, naturalizar essas violências e usá-las como exemplos que justifiquem estruturas desiguais não é só desmotivante, como também uma inversão de valores.

O projeto Mulheres no Jogo surgiu com a intenção de resgatar o ambiente lúdico e acolhedor do Pokémon TCG para as mulheres que já estão - ou querem ingressar - nesse mundo, criando um canal aberto de diálogo para que todas tenham voz e sejam ouvidas. Ações afirmativas como essa podem ser responsáveis por dar o pontapé inicial na experiência competitiva de muitas mulheres. E isso vale para as mais diversas áreas dentro do Pokémon TCG, como por exemplo: jogadoras, narradoras, treinadoras, colecionadoras, Professors, e/ou produtoras de conteúdo. 

É essencial que as mulheres estejam em evidência para gerar representatividade com o público, e que para as novas gerações que cheguem, mulheres já sejam vistas e tratadas com naturalidade dentro do cenário competitivo. No Pokémon TCG já estamos caminhando para que isso se torne realidade. É comum encontrarmos apresentadoras, comentaristas, Professors e competidoras se destacando nos torneios. Em 2019 tivemos a nossa primeira campeã mundial, Kaya Lichtleitner, da Alemanha, que levou o troféu de primeiro lugar na divisão Sênior do TCG.

Esse texto traz alguns apontamentos, mas não esgota as variáveis envolvidas com a presença das mulheres nos torneios. Há ainda muito a ser discutido, por isso reforço o convite para que todas as mulheres venham fazer parte do nosso grupo no Discord, trazendo suas vivências e opiniões. Podemos enfrentar o que pode ser o obstáculo mais vantajoso e épico de todos: criar uma comunidade justa e acolhedora, que sirva de exemplo para tantas outras à nossa volta. Temos a chance de fazer a diferença!

Partiu COPAG POKÉMON CUP - LATAM 2021?!

Escrito por: Ferezins

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Código de Conduta

A Copag da Amazônia S/A, voluntariamente comprometeu-se em conduzir seus negócios de acordo com elevados padrões éticos e comerciais, estando em acordo com os principais requisitos e padrões internacionais, incentivando seus parceiros e fornecedores a se comportarem da mesma maneira. A Copag tem uma intensa preocupação com a qualidade das condições de trabalho e mantém um esforço contínuo para a melhoria dessas condições, e deixa de forma clara a todas as partes interessadas o total compromisso com os princípios listados neste código de conduta.

1. Trabalho infantil: A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil.

2. Trabalho forçado: A organização não deve utilizar ou apoiar trabalho forçado ou compulsório, nem requerer do pessoal “depósi- tos” ou reter documentos originais de identidade no início do trabalho na organização. Todo trabalho, incluindo horas extras, será voluntário.

3. Condições de saúde e segurança no trabalho: A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e deve tomar medidas eficazes para prevenir acidentes e danos potenciais a saúde dos trabalhadores. Além disso deve promover conscientização sobre questões de saúde e segurança para seus funcionários, incluindo questões relacionadas à prevenção de incên- dio, evacuação de emergência,uso adequado de equipamentos de segurança, primeiros socorros básicos e uso e descarte adequados de materiais perigosos.

4. Liberdade de associação e direito a acordo coletivo: A organização deve respeitar e informar os direitos de todo o pessoal, a formação e associação a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociarem coletivamente.

5. Discriminação: A organização não deve realizar ou apoiar a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, nacionalidade, classe social, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, responsabilidades familiares, estado civil, associação a sindicato, opinião política, idade ou qualquer outra condição que poderia dar ensejo à discriminação.

6. Práticas disciplinares: A organização deve tratar todo pessoal com dignidade e respeito. Não deve se envolver ou tolerar a utili- zação de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

7. Horário de trabalho: A organização deve estar em conformidade com as leis aplicáveis, com os acordos de negociação coletiva (quando aplicável) e com os padrões da indústria sobre horários de trabalho, folgas e feriados públicos.

8. Remuneração e Benefícios: A organização deve respeitar o direito do pessoal a um salário de subsistência e assegurar que os salários pagos por uma semana normal de trabalho devam sempre satisfazer a pelo menos os padrões mínimos legais ou a indústria, ou ao acordo de negociação coletiva (quando aplicável). Os benefícios dos empregados devem ser fornecidos de acordo com os requi- sitos nacionais e locais.

9. Anticorrupção: A organização declara que cumpre com todas as normas e legislação anticorrupção aplicáveis à condução de seus negócios e além disso não apoia ou tolera negócios que não sejam conduzidos de maneira ética e apropriados ou que usam subornos, propinas ou forneçam presentes, favores ou serviços para obter vantagem.

10. Proteção de Informações Pessoais: A organização deve proteger a privacidade e a confidencialidade dos dados pessoais de todas as partes interessadas, tomando as precauções legalmente necessárias para proteger os dados pessoais.

11. Proteção de Propriedade Intelectual: A organização deve proteger a propriedade intelectual de clientes e fornecedores e deve seguir todas as leis de propriedade intelectual aplicáveis.

12. Impacto Ambiental: A organização deve manter um compromisso com programas e práticas ambientais sólidos visando à pre- venção da poluição, gerenciamento de recursos naturais e controle de emissões atmosféricas, incentivando a redução e a reciclagem de resíduos. A mesma deve cumprir todas as leis aplicáveis relacionadas ao meio ambiente e descartar materiais tóxicos de maneira controlada e segura. Para esse fim, a organização deve incentivar a realização de negócios com clientes e fornecedores que se dedi- cam igualmente a buscar esforços contínuos para melhorar a compatibilidade de suas operações com o meio ambiente.

13. Qualidade do Produto: A organização deve produzir produtos de qualidade e seguir requisitos rigorosos através da obtenção de matérias-primas de qualidade provenientes de fornecedores confiáveis.

14. Minerais de Conflito: A organização deve se empenhar em fornecer componentes e materiais de empresas que não usam mine- rais (Tântalo, Estanho, Tungstênio, Ouro) de áreas de conflito que direta ou indiretamente financiem ou beneficiem grupos armados na República Democrática do Congo (RDC) ou nos países vizinhos.

15. Madeira: A organização deve proibir o uso de madeira extraída ilegalmente e produtos derivados dessa madeira em todos os produtos e em suas instalações.

16. Cumprimento das Leis Aplicáveis: A organização deve estar em conformidade com quaisquer leis, regulamentos ou normas locais aplicáveis a seus negócios e os padrões do setor estabelecidos em suas localidades. Em caso de qualquer conflito entre as disposições das leis, regulamentos ou normas anteriores e as disposições deste documento, a que contém os padrões mais elevados deverá prevalecer.

17. Comunicação de Princípios: A organização deve comunicar esses princípios aos funcionários em uma forma oral e escrita apropriada e empreenderá esforços para educar os colaboradores sobre esses princípios periodicamente.

Revisão 01 - 06 de Novembro de 2018

Canal da Ética

Utilize o canal abaixo para relatar preocupações éticas e resolver dúvidas relacionadas ao Código.

https://www.canalintegro.com.br/copag


Em casos de violações não-resolvidas contactar : ABS Quality Evaluations - Email: certification@abs-qe.com - Telefone: (11) 2164-3650 ou SAAS – Social Accountability Accreditation - Email: saas@saasaccreditation.org - Telefone: (11) 2164-3650

Política

A COPAG tem a missão de proporcionar diversão e entretenimento a todas as pessoas de todas as idades por meio de jogos de cartas, estando comprometida com a satisfação dos clientes e com o desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de garantir esta missão, nós firmamos compromisso com o Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001, Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, Responsabilidade Social SA 8000 e o Programa de Melhoria Contínua “Copag Smart Way” inspirado no Sistema Lean Manufacturing.

Através dos compromissos firmados, nós visamos:

  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão integrado, que compreende obediência aos requisitos estabelecidos nas normas ISO-9001, ISO-14001 e SA 8000;
  • Prevenir a poluição e reduzir os impactos ambientais;
  • Cumprir com todas as obrigações legais pertinentes, outros requisitos subscritos, e com os instrumentos internacionais (as convenções da Organização Internacional do Trabalho e Declarações de Direitos) e suas interpretações que sejam referentes à norma SA 8000;
  • Oferecer aos seus colaboradores condições dignas de trabalho;
  • Valorizar e apoiar o exercício à cidadania;
  • Manter um processo de comunicação com as partes interessadas;
  • Assegurar padrões elevados de segurança e saúde para as pessoas expostas aos riscos inerentes às atividades da organização;
  • Atuar com foco na obtenção de resultados para todas as partes interessadas;