
Por Wallysson Couto
E aí, galera, beleza? As festas do fim de ano passaram e a temporada continua a todo vapor: temos os Cities distribuídos em todo o Brasil e nesta sexta (22/01) será lançada a coleção XY – Turbo Revolução, que poderá ser utilizada nos torneios a partir do dia 29.
Hoje vamos falar sobre um deck que foi vice-campeão europeu e, com algumas adaptações, consegui fazer um Top 4 no Regional do Espirito Santo: estou falando do deck Vespiquen. Vamos à lista! ?
Pokémon (31):
4x Combee (XY Origens Ancestrais)
4x Vespiquen (XY Origens Ancestrais)
4x Yveltal (XY Base Set)
4x Zubat (XY Força Fantasma)
4x Golbat (XY Força Fantasma)
3x Crobat (XY Força Fantasma)
4x Unown (XY Origens Ancestrais)
3x Shaymin-EX (XY Céus Estrondosos)
1x Jirachi (Promo 67)
Treinadores (21):
4x Professor Sycamore
4x Compressor de Batalha (Battle Compressor)
4x Ultra Bola (Ultra Ball)
4x Explorador VS (VS Seeker)
1x AZ
1x Companheiros de Equipe (Teammates)
1x Lysandre
1x Cinza Sagrada (Sacred Ash)
1x Substituição (Switch)
Energias (8):
4x Energia Noturna
4x Energia Incolor Dupla (Double Colorless Energy)
Estratégia
Primeiro é necessário explicar que esse deck não é tão fácil de jogar como outros que existem no formato. Ele tem algumas partidas favoráveis, mas isso vai depender do quanto você treinou com este baralho – não adianta pegar num dia anterior para jogar um torneio porque as chances de tudo dar errado são enormes.
A lista conta com 31 Pokémon, uma quantidade abusiva em relação aos outros tipos de deck que temos no formato. O atacante principal é a Vespiquen – que, com seu ataque Bee Revenge, causa 20 + 10 de danos adicionais a cada Pokémon que tem em sua pilha de descarte. Dependendo do número, ela pode nocautear facilmente qualquer adversário que coloquem à sua frente – some tudo isso com os Crobat e Golbat que ajudam a fechar os danos quando necessário.
Além de ser um ótimo atacante contra o deck Marcha Noturna, Yveltal ajuda na reciclagem de energia quando necessário. Já Unown e Shaymin-EX são de suma importância para dar consistência no deck e acelerar seu jogo. Por fim, Jirachi Promo ajudará a balancear a partida contra Giratina-EX, que pode ser uma bela dor de cabeça.
Claro, tudo depende do seu metagame, então existem algumas cartas que podem ser encaixadas – por exemplo, Feitiço do Maníaco (Hex Maniac), Milotic (XY Conflito Primitivo), Bunnelby (XY Conflito Primitivo), Yveltal-EX (XY Base Set), Forest of Giant Plants (Floresta das Plantas Gigantes), etc.
Os treinadores devem ser utilizados conforme a partida. A carta Companheiros de Equipe (Teammates) é essencial nesse deck para sempre continuar o fluxo de ataques e buscar as energias duplas no deck.
Conclusão
O deck Vespiquen é muito bom, mas depende bastante da habilidade do jogador. É uma ótima pedida para os cities que ainda estão utilizando Origens Ancestrais e uma ótima escolha para o novo formato que deve começar em breve.
Espero que tenham gostado da dica. Boa sorte a todos e até a próxima! ?