
Por Lucas Borges Cunha (Tiu Sam)
E aí, jovens! Hoje vamos conhecer um deck com o menor Pokémon do mundo, o Joltik! Mas esse não é o ponto principal: o foco é na marcha, a marcha noturna! ?
Na coleção Força Fantasma foram lançados 3 Pokémon com o ataque Marcha Noturna (Pumpkaboo, Joltik, Lampent), que causa 20 de dano vezes o número de Pokémon com o ataque Marcha Noturna na pilha de descartes.
Rápido e frágil, aquele termo “canhão de vidro” é um ótimo definidor para o deck. Ataques altos, mas atacantes frágeis, com poucos pontos de vida. Muita força no começo da partida, mas recursos limitados para o fim do jogo. Hoje o Marcha Noturna é um dos decks que mais evoluíram no formato, pois encontrou respostas para tudo e conquistou um controle muito melhor com sua nova parceira, Milotic.
Vamos à decklist para ver como o deck é:
Pokémon (21):
2x Feebas (XY Conflito Primitivo)
2x Milotic (XY Conflito Primitivo)
1x Hawlucha (XY Punhos Furiosos)
1x Unkown (XY Origens Ancestrais)
4x Pumpkaboo (XY Força Fantasma)
4x Joltik (XY Força Fantasma)
4x Lampent (XY Origens Ancestrais)
3x Shaymin-EX (XY Céus Estrondosos)
Trainers (33):
4x Compressor de Batalha (Battle Compressor)
4x Ultra Bola (Ultra Ball)
4x Explorador VS (VS Seeker)
1x Lysandre
3x Professor Sycamore
1x AZ
2x Revive
2x Faixa Musculosa (Muscle Band)
1x Substituição (Switch)
3x Bicicleta Acro (Acro Bike)
3x Correio de Treinadores (Trainer’s Mail)
1x Hex Maniac
1x Xerosic
3x Vale Dimensional (Dimensional Valley)
Energias (6):
4x Energia Incolor Dupla
2x Energia Lutadora
Estratégia
A principal estratégia deste deck é simples até demais: sempre ter condições de colocar um Pokémon com Marcha Noturna para atacar! ? Se você já possuir um em campo, energize e ataque até o fim da partida. Se não possuir, tente usar Revive em algum, ou busque um novo no deck. Hawlucha está na lista para, sempre que um Pokémon for nocauteado, ele subir para ativo com seu recuo zero: assim você pode pensar com mais tranquilidade no próximo movimento. O deck possui AZ, Substituição e, claro, sempre os Shaymins com 1 de custo de recuo – mas o Hawlucha é de longe a melhor engrenagem para isso.
As quatro cópias de Compressor de Batalha mostram a importância dessa carta no deck. É com ela que você começa descartando os Lampent e depois outros Pokémon com Marcha Noturna até conseguir a quantidade de dano necessária. Faixa Musculosa é como se fosse um Pokémon a mais na pilha te ajudando a fechar o dano, mas vá com calma: o dano máximo é 240 já com o item – ou seja, Wailord-EX vai sobreviver!
Como um atacante elétrico e rápido, Joltix não precisa do estádio e parte pra cima com apenas uma Energia Incolor Dupla. Pumkpaboo pede 3, mas com Vale Dimensional cai pra 2. Caso esteja tudo ruim e não esteja mandando com o estádio em campo, a energia Lutadora pode quebrar um galho, evitando que você gaste uma segunda Incolor. A energia Lutadora também ajuda em raros casos de recuo do Shaymin-EX e faz o Hawlucha atacar quando necessário.
Quando evolui da sua mão, Milotic deixa você buscar qualquer carta da sua pilha de descartes e colocar na mão. Assim você recupera Pokémon, Energia Incolor Dupla ou algum Apoiador crucial. Por isso, sempre que possível, use Ultra Bola em algum Feebas e já deixe ele preparado para você fazer a busca que quiser, quando necessário. Era o controle pra manter a marcha alinhada!
Conclusão
Um dos decks mais vitoriosos do momento, conquistando sucesso e consistência durante os regionais. Uma ótima escolha para novatos, devido a sua mecânica simples e competitiva. Marcha Noturna sem dúvida é um dos decks mais fortes que já inventaram no Pokémon TCG, causando um dano altíssimo com apenas uma carta de energia.
Como sempre, segue um vídeo para você visualizar uma gameplay com o deck:
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=gNDwU78MgmA’]
Até o próximo post e bom jogo a todos! ?