Bastidores Copag – Edição 2

Fique atualizado sobre os produtos que a Copag Pokémon vai lançar em 2020

Bom dia, boa tarde e boa noite treinadores Pokémon!


Voltamos novamente para mais uma edição do BASTIDORES COPAG – trazendo uma atualização sobre os próximos produtos e também um pouco do processo de adaptação deles aqui para o Brasil. Vamos lá?

EE3.5 - Box com Emblema Bordado


Estamos trabalhando a todo o vapor para entregar a primeira leva de boxes com emblemas bordados na data de lançamento mundial da coleção Caminho do Campeão (no dia 25/09!). Como prometida na edição passada, abaixo algumas fotinhas dos patches – fala sério, tá muito top, não? 



A segunda leva deve chegar no final de outubro e trará 4 novos modelos de box:



A terceira leva chegará no final de novembro com os 3 modelos restantes:



EE3.5 - BOX Dubwool e Hatterene

Estamos correndo para trazer essas boxes o quanto antes e no momento nossa previsão é de outubro para o Dubwool e novembro para Hatterene.


EE3.5 - BOX Marine


A versão tupiniquim será nos mesmos moldes das expansões especiais dos anos anteriores – sem broche, moeda ou playmat, mas com um poster bem legal da Marine. A box Marine está prevista para novembro.

EE3.5 – Elite Trainer BOX


Uma coisa importante que esquecemos de mencionar na edição passada, é que os dados e marcadores vão vir “soltos” dentro da caixa, e não dentro dos saquinhos. Isso porque tem uma burocracia que o pessoal de logística até tentou explicar (e a gente fingiu que entendeu, mas na verdade ficamos boiando na explicação) que os dados não podem vir como “kits” lá do exterior. Estamos vendo se conseguimos algum tipo de autorização para trazer eles futuramente nos saquinhos, facilitando todo o processo, mas para essa primeira Elite não estranhem que os componentes vão vir soltos.


(sorte do estagiário que os sleeves puderam vir como kits, senão ele ia ter que contar 65 sleeves para colocar em cada caixa :P)



BOX Eternatus

Não vamos mentir – estamos tendo alguns percalços na produção deste produto e ele está bem atrasado em relação ao que havíamos originalmente planejado. Estamos trabalhando para ter o produto no final de novembro, mas o cenário ainda é um pouco cinzento e não temos como prometer nada nesse momento.

Update - Confirmado o lançamento da  box para meados de Novembro, confira ibagens exclusivas!




A moeda que acompanha a Box possui uma nova medida.



Latas Poderes V

 

Se tudo der certo, vocês vão poder pedir as latas do Pikachu, Eevee e Eternatus para o Papai Noel e o Delibird 8)



Adaptação dos Produtos para o Brasil


Talvez vocês estejam se perguntando o porquê de estarmos tendo as dificuldades na produção do BOX Eternatus. Vamos aproveitar então e explicar um pouco como “nasce” a versão PT-BR destes produtos.


A gente recebe um e-mail da Pokémon Company informando que eles vão fazer um determinado produto e perguntando se temos interesse em produzir a versão PT-BR. Isso ocorre com bastante antecedência (mesmo) – coisa de 9 meses a 1 ano antes do produto ser lançado. Nesse primeiro momento não sabemos qual é o personagem, somente a composição.

Passado algum tempo da confirmação, recebemos os desenhos técnicos da embalagem e do berço plástico que acomoda os componentes. Normalmente não temos grandes mudanças e podemos reaproveitar o material utilizado na produção e um box anterior (por exemplo, o BOX Polteageist usa o mesmo berço do BOX Toxtricity e a embalagem é praticamente a mesma, mudando apenas o desenho da janela).


As dificuldades aparecem quando o produto é TOTALMENTE diferente. No caso da BOX Eternatus, a carta gigante teve o tamanho reduzido e, consequentemente, houve uma redução no tamanho total da embalagem e no berço. Isso significa que tivemos que começar todo o processo do zero.


E o que é esse processo “do zero”?


Primeiramente pegamos os desenhos técnicos que recebemos da Pokémon e encaminhamos ao nosso departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia. Essa galera pega o desenho de embalagem e faz pequenas adaptações para que nossas máquinas consigam fazer as dobras e corte da forma mais eficiente possível. Essa etapa leva cerca de 2 semanas.


Definido o desenho da embalagem, essa equipe envia o desenho do berço para os fornecedores de peças plásticas para que eles possam adaptar o molde para o processo deles. Esse vai e vem dura praticamente um mês.


Aprovado o desenho, o fornecedor começa a produzir protótipos físicos – coisa que leva cerca de 3 semanas. Se for aprovado de primeira, ótimo – em cerca de uma semana as peças plásticas estarão prontas para serem enviadas para nossa fábrica em Manaus. Caso contrário, uma nova rodada de ajustes costuma levar mais duas semanas.


Se somarmos todo esse tempo, somente no desenvolvimento de um formato novo já se passaram mais de 2 meses. Coloque a pandemia (que deixou muita gente de home office e consequentemente, esticou alguns prazos) e temos aí a mistura perfeita para resultar em atrasos. Essas dificuldades também estão sendo sentidas em todos os produtos com formato novo que estamos lançando em breve – Toolkit, League Deck e a Elite Trainer BOX – por isso a demora em lançar esses produtos.


Finalizado essa etapa de adaptações e desenvolvimento de embalagens, aí sim, podemos começar a falar de arquivos e impressão – mas vamos deixar esse tema para uma próxima edição dos Bastidores Copag. 


Ahh como prometido na última edição conheçam a galera do P&D - departamento responsável pelo desenvolvimento dessas belezinhas que eu vendo pra vocês! =D



Notícias relacionadas

05.2020

Como conseguir cartas no Pokémon TCG Online

Leia mais +
09.2017

Resumão #174: Você quer novidades de Ultra Sun & Moon? Então toma!

Leia mais +
05.2012

10 dicas para quem vai participar do Nacional de Pokémon TCG

Leia mais +
Cadastre-se e receba novidades sobre
Pokémon