Pokémon
Home Conheça o jogo Para o jogador Para o lojista FAQ Produtos Eventos Blog Copag

Idioma:

pt es
Voltar ao Blog Voltar ao Blog
11.2011 11.2011

Speed Zekrom, o deck do nocaute

Speed Zekrom, o deck do nocaute

Olá, poké-fãs! Hoje, aproveitando o lançamento da coleção Noble Victories lá no exterior, postarei um deck que inclui algumas cartas dela. Por ser muito recente, optei por não focar a estratégia do deck nessa coleção: vou esperar mais algumas semanas para analisar quais pokémons são realmente bons. Tenho uma ideia apenas das vantagens e desvantagens – por exemplo, o Cobalion, o Victini do Victory Star e alguns outros apresentam características bem interessantes.

Então, falarei de um deck que foi bom logo que a Black & White foi lançada – aliás, a versão brasileira dessa coleção chega agora em dezembro pela Copag. O melhor desse deck é que, a cada nova coleção lançada, aparece uma carta que o melhora em 200%! ?

O deck foi lançado como um Donker, ou seja, o objetivo principal é nocautear o único pokémon do oponente no primeiro turno e ganhar. Por isso, com vocês, o maravilhoso, o incrível, o Donker… Speed Zekrom!

 

Speed Zekrom
Zekrom + Pachirisu + Shaymin

Pokémons: 12
3 Zekrom
4 Tornadus
2 Pachirisu
2 Shaymin
1 Cleffa

T/A/E: 34
4 Professor Juniper
4 Nova Teoria do Professor Oak (Professor Oak’s New Theory)
1 Colecionador de Pokémon (Pokémon Collector)
4 Bola Dupla (Dual Ball)
2 Pokegear 3.0
4 Pokémon Catcher
4 Super Recolhida (Super Scoop Up)
4 Junk Arm
2 Plus Power
2 Defender
2 Eviolite
1 Energy Retrieval

Energias: 14
10 Energias Elétricas
4 Energias Incolores Duplas

 

O combo é bem simples, mas não se engane: para obter sucesso com seu uso, em muitas jogadas-chave você se verá obrigado a arriscar – mas, ainda assim, se o combo funcionar você acaba tendo um poder impressionante para um único deck.

O que faz dele um Donker é a combinação de Pachirisu (da coleção Call of Legends) e Shaymin (HS Revelado). O Poké-Power de Pachirisu, Self-Generation, permite ligar a ele até duas energias elétricas quando entrar em campo. E o Poké-Power de Shaymin, Celebration Wind, permite transferir todas as energias ligadas nos seus pokémons para qualquer outro pokémon quando o Shaymin entrar em campo.

Logo, a táctica é ligar 2 energias elétricas quando descer o Pachirisu, transferir elas com o Power de Shaymin para o Zekrom e ligar uma terceira energia na sua mão, também no Zekrom: assim, num único turno, você carrega 3 energias em um pokémon com 130 de PS (HP) e sai nocauteando com um ataque de 120 (Bolt Strike) a cada turno!

Como nada é perfeito, esse deck tinha duas desvantagens: como o Zekrom tem fraqueza contra o tipo Lutador, Donphan Prime (Heartgold & Soulsilver) tornava-se um pesadelo para o Zekrom. Com apenas uma energia, o Donphan bateria 120 e ainda tomaria poucos danos num contra-ataque, já que, além da resistência, tem o Poké-Body Exo-Esqueleton reduzindo os danos em 20. Uma partida contra o Donphan Prime parece ser impossível, portanto muita gente achou que o Speed Zekrom cairia no esquecimento.

Mas, com o lançamento da Emerging Powers, o deck ganhou um aliado muito importante: o Tornadus. Também básico, com 110 de PS, ele bate 80 e transfere uma energia básica dele para um pokémon do banco. Isso ajuda bastante a energizar o Zekrom enquanto ele ainda estiver no banco, mas o principal desse pokémon é a resistência conta o tipo Lutador, fazendo do Donphan um alvo já não mais imbatível. Além disso, seu ataque pode ser utilizado com Energias Incolores Duplas, o que facilita sua utilização.

Bem, o lançamento da Emerginig Powers neutralizou uma das desvantagens do deck, mas ainda tem a desvantagem do próprio atraque do Zekrom – isso porque o ataque Bolt Strike, apesar de ter um ataque de 120, bate mais 40 no próprio Zekrom. Isso é ruim porque, a cada ataque, ele se torna mais vulnerável e se o Zekrom for nocauteado – você vai precisar de mais um Pachirisu e um Shaymin prontos para descer e montar um outro rapidamente. Uma opção era usar a carta Defender, para só tomar 20 em vez de 40 de dano, mas isso só retardava o efeito ao invés de garantir uma solução.

Porém, com o lançamento da Noble Victories, o Zekrom recebeu uma mãozinha absurda pro seu ataque: estou falando do Eviolite. Ele é um Pokémon Tool que, quando ligado a um Pokémon Básico, diminui o dano recebido por ataques em 20. Assim, o Zekrom passa a receber só 20 em vez dos 40. E o que acontece se você tiver ligado um Eviolite e um Defender ao mesmo tempo no Zekrom? Simples: ele não toma dano algum e passa a resistir a 40 de dano do seu oponente no turno seguinte!

E qual a diferença entre Defender e Eviolite? Como o Eviolite é um Pokémon Tool, ele não é descartado que nem o Defender. Logo, a proteção permanece nos turnos seguintes. O Eviolite também pode ser ligado ao Tornadus – deixando-o com resistência de -40 contra o Donphan Prime – ou em algum outro Pokémon Básico importante pra evitar um possível ataque no banco.

 

Vantagens:

+ Quase nenhum deck consegue resistir à velocidade deste deck. Bater com 120 logo no primeiro turno é algo que praticamente nenhum deck está preparado para receber. Nem os melhores decks do momento podem resistir.

+ A possibilidade do Donk. Se o oponente começar somente com um Pokémon Básico, a partida já está ganha.

+ Você tem vantagem contra o deck Yanmato (saiba mais sobre ele aqui). É praticamente um autowin, já que você nocauteia um por turno sem que Yanmato consiga acompanhar essa velocidade. E olha que o Yanmato é um deck que possivelmente será muito usado pelo seu poder destrutivo e pela redução de preço das Yanmegas Prime.

 

Desvantagens:

– The Truth (o deck que foi utilizado por Ross Cawthon, o vice-campeão mundial) possivelmente será a partida mais complicada para você. O deck consiste em Donphan Prime, Vileplume e Reuniculus. Você precisará nocautear um Pokémon-chave por turno. Se ele conseguir montar seu Vileplume, você já não terá mais chances.

– Gothitelle também é um deck que você terá certa dificuldade pra ganhar. Se o oponente conseguir montar um Gothitelle e um Reuniculus, você não terá como nocautear o Gothitelle de jeito algum. Tudo o que você bater nele o Reuniculus transferirá para o banco com seu Abilty (mais detalhes neste post).

 

Existe uma tática plausível para enfrentar Gothitelle e The Truth, que consiste em incluir o Mew Prime (da Triumphant) e o Muk (da Undaunted) no deck. Para isso você tem que mudar um pouco a lista, incluindo 2 Mews Prime, energias psíquicas, a carta de treinador Energy Searchs, entre outras cartas. Mas, sinceramente, isso é o que tem de bom neste deck: a maleabilidade – já que ele é aberto a grandes mudanças que não alteram sua essência.

Bem, por hoje é isso, galera. Até a próxima! ?

Felipe Ponce é editor do site Poké-Paradise e jogador de Pokémon TCG desde os 13 anos. Já participou de diversos eventos e campeonatos relacionados, tendo conquistado diversos títulos.

Escrito por: Equipe Copag

Mais artigos desse autorEquipe Copag

Notícias relacionadas

01.2016 01.2016

Deck de Entei: está tudo bem agora!

Leia mais +
01.2019 01.2019

Sol e Lua 10 – Lançamento com Kit! Inscreva-se, Lojista!

Leia mais +
10.2019 10.2019

Pokémon GO no LAIC?

Leia mais +
Cadastre-se e receba novidades sobre
Pokémon
Copag
  • @COPAG.Oficial @COPAG.Oficial @copagoficial @copagoficial @copagoficial @copagoficial
    @PokemonCopag @PokemonCopag @CopagPokemon @CopagPokemon Canal Copag Canal Copag
    Copag - Cartamundi Copag - Cartamundi Promocionais - Copag @copagoficial @copag.games
  • SAC

    Serviço de Atendimento ao Cliente Copag

    Atendimento ao Cliente WhatsApp +55 92 2126-0500

Copyright © 2025 Copag. Todos os direitos reservados.

Duo Studio

Código de Conduta

A Copag da Amazônia S/A, voluntariamente comprometeu-se em conduzir seus negócios de acordo com elevados padrões éticos e comerciais, estando em acordo com os principais requisitos e padrões internacionais, incentivando seus parceiros e fornecedores a se comportarem da mesma maneira. A Copag tem uma intensa preocupação com a qualidade das condições de trabalho e mantém um esforço contínuo para a melhoria dessas condições, e deixa de forma clara a todas as partes interessadas o total compromisso com os princípios listados neste código de conduta.

1. Trabalho infantil: A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil.

2. Trabalho forçado: A organização não deve utilizar ou apoiar trabalho forçado ou compulsório, nem requerer do pessoal “depósi- tos” ou reter documentos originais de identidade no início do trabalho na organização. Todo trabalho, incluindo horas extras, será voluntário.

3. Condições de saúde e segurança no trabalho: A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e deve tomar medidas eficazes para prevenir acidentes e danos potenciais a saúde dos trabalhadores. Além disso deve promover conscientização sobre questões de saúde e segurança para seus funcionários, incluindo questões relacionadas à prevenção de incên- dio, evacuação de emergência,uso adequado de equipamentos de segurança, primeiros socorros básicos e uso e descarte adequados de materiais perigosos.

4. Liberdade de associação e direito a acordo coletivo: A organização deve respeitar e informar os direitos de todo o pessoal, a formação e associação a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociarem coletivamente.

5. Discriminação: A organização não deve realizar ou apoiar a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, nacionalidade, classe social, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, responsabilidades familiares, estado civil, associação a sindicato, opinião política, idade ou qualquer outra condição que poderia dar ensejo à discriminação.

6. Práticas disciplinares: A organização deve tratar todo pessoal com dignidade e respeito. Não deve se envolver ou tolerar a utili- zação de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

7. Horário de trabalho: A organização deve estar em conformidade com as leis aplicáveis, com os acordos de negociação coletiva (quando aplicável) e com os padrões da indústria sobre horários de trabalho, folgas e feriados públicos.

8. Remuneração e Benefícios: A organização deve respeitar o direito do pessoal a um salário de subsistência e assegurar que os salários pagos por uma semana normal de trabalho devam sempre satisfazer a pelo menos os padrões mínimos legais ou a indústria, ou ao acordo de negociação coletiva (quando aplicável). Os benefícios dos empregados devem ser fornecidos de acordo com os requi- sitos nacionais e locais.

9. Anticorrupção: A organização declara que cumpre com todas as normas e legislação anticorrupção aplicáveis à condução de seus negócios e além disso não apoia ou tolera negócios que não sejam conduzidos de maneira ética e apropriados ou que usam subornos, propinas ou forneçam presentes, favores ou serviços para obter vantagem.

10. Proteção de Informações Pessoais: A organização deve proteger a privacidade e a confidencialidade dos dados pessoais de todas as partes interessadas, tomando as precauções legalmente necessárias para proteger os dados pessoais.

11. Proteção de Propriedade Intelectual: A organização deve proteger a propriedade intelectual de clientes e fornecedores e deve seguir todas as leis de propriedade intelectual aplicáveis.

12. Impacto Ambiental: A organização deve manter um compromisso com programas e práticas ambientais sólidos visando à pre- venção da poluição, gerenciamento de recursos naturais e controle de emissões atmosféricas, incentivando a redução e a reciclagem de resíduos. A mesma deve cumprir todas as leis aplicáveis relacionadas ao meio ambiente e descartar materiais tóxicos de maneira controlada e segura. Para esse fim, a organização deve incentivar a realização de negócios com clientes e fornecedores que se dedi- cam igualmente a buscar esforços contínuos para melhorar a compatibilidade de suas operações com o meio ambiente.

13. Qualidade do Produto: A organização deve produzir produtos de qualidade e seguir requisitos rigorosos através da obtenção de matérias-primas de qualidade provenientes de fornecedores confiáveis.

14. Minerais de Conflito: A organização deve se empenhar em fornecer componentes e materiais de empresas que não usam mine- rais (Tântalo, Estanho, Tungstênio, Ouro) de áreas de conflito que direta ou indiretamente financiem ou beneficiem grupos armados na República Democrática do Congo (RDC) ou nos países vizinhos.

15. Madeira: A organização deve proibir o uso de madeira extraída ilegalmente e produtos derivados dessa madeira em todos os produtos e em suas instalações.

16. Cumprimento das Leis Aplicáveis: A organização deve estar em conformidade com quaisquer leis, regulamentos ou normas locais aplicáveis a seus negócios e os padrões do setor estabelecidos em suas localidades. Em caso de qualquer conflito entre as disposições das leis, regulamentos ou normas anteriores e as disposições deste documento, a que contém os padrões mais elevados deverá prevalecer.

17. Comunicação de Princípios: A organização deve comunicar esses princípios aos funcionários em uma forma oral e escrita apropriada e empreenderá esforços para educar os colaboradores sobre esses princípios periodicamente.

Revisão 01 - 06 de Novembro de 2018

Canal da Ética

Utilize o canal abaixo para relatar preocupações éticas e resolver dúvidas relacionadas ao Código.

https://www.canalintegro.com.br/copag


Em casos de violações não-resolvidas contactar : ABS Quality Evaluations - Email: certification@abs-qe.com - Telefone: (11) 2164-3650 ou SAAS – Social Accountability Accreditation - Email: saas@saasaccreditation.org - Telefone: (11) 2164-3650

Política

A COPAG tem a missão de proporcionar diversão e entretenimento a todas as pessoas de todas as idades por meio de jogos de cartas, estando comprometida com a satisfação dos clientes e com o desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de garantir esta missão, nós firmamos compromisso com o Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001, Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, Responsabilidade Social SA 8000 e o Programa de Melhoria Contínua “Copag Smart Way” inspirado no Sistema Lean Manufacturing.

Através dos compromissos firmados, nós visamos:

  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão integrado, que compreende obediência aos requisitos estabelecidos nas normas ISO-9001, ISO-14001 e SA 8000;
  • Prevenir a poluição e reduzir os impactos ambientais;
  • Cumprir com todas as obrigações legais pertinentes, outros requisitos subscritos, e com os instrumentos internacionais (as convenções da Organização Internacional do Trabalho e Declarações de Direitos) e suas interpretações que sejam referentes à norma SA 8000;
  • Oferecer aos seus colaboradores condições dignas de trabalho;
  • Valorizar e apoiar o exercício à cidadania;
  • Manter um processo de comunicação com as partes interessadas;
  • Assegurar padrões elevados de segurança e saúde para as pessoas expostas aos riscos inerentes às atividades da organização;
  • Atuar com foco na obtenção de resultados para todas as partes interessadas;