
E aí, jovens! Hoje trago um deck que começou a ganhar espaço no formato atual com a coleção Turbo Colisão, que já tem data marcada para lançamento no Brasil, dia 8 de Abril. Fique de olho nos eventos de Pré-Lançamento em sua cidade, para colocar as mãos nessas cartas logo no início!
Mais uma possibilidade de deck com Seismitoad EX, o sapo que não deixa seu oponente utilizar itens. Amado por um grupo e odiado por outro, é uma carta 8 ou 80, vou torcer pra que você seja do grupo que ama ele, afinal esse deck é bem mais divertido se comparado aos outros decks com Seismitoad.
Vamos a decklist:
Pokémon (16):
4x Seismitoad EX (XY Punhos Furiosos)
4x Slowpoke (XY Turbo Colisão)
4x Slowking (XY Turbo Colisão)
2x Shaymin EX (XY Céus Estrondosos)
1x Slowbro (XY Turbo Colisão)
1x Empoleon (XY Turbo Revolução)
Trainers (37):
4x Ultra Bola (Ultra Ball)
3x Faixa Musculosa (Muscle Band)
2x Bola de Mergulho (Dive Ball)
1x Juiz (Judge)
2x Campo Celeste (Sky Field)
1x Delinquente (Delinquent)
4x Enigma do Tempo (Puzzle of Time)
4x Martelo Esmagador (Crushing Hammer)
1x Martelo Avançado (Enhanced Hammer)
3x Compressor de Batalha (Battle Compressor)
1x Super Bastão (Super Rod)
3x Explorador VS (VS Seeker)
2x Lysandre
3x Professor Sycamore
1x Ás na Manga de Archie (Archie’s Ace in the Hole)
2x Grunhido da Equipe Flare (Team Flare Grunt)
Energias (7):
4x Energia Incolor Dupla
3x Energias de Água
Estratégia
O deck tem como seu atacante principal o Seismitoad EX que logo no seu primeiro turno, já estará pronto com uma Energia Incolor Dupla e sendo otimista, também com uma faixa musculosa. Todos que recebem um Soco Estremecedor, nunca ficam muito alegres na partida. Com certeza alguma parte da estratégia dele você acabou atrapalhando agora que ele não pode mais usar itens. Como todo deck de Seismitoad, esse é um efeito passivo que você tem que manter a maior parte possível da partida.
Agora sobrou ao seu oponente Apoiadores e a energia do turno. As energias chave, vamos remover com os martelos e com Grunhido da Equipe Flare, assim o oponente nunca conseguirá usar ataques mais fortes com um custo alto. Campo celeste, entra em cena, pois o número de Pokémon que você precisa em campo é grande, o Shaymin após o uso de sua habilidade, fica praticamente sem utilidade, então é o seu primeiro descarte com a quebra do estádio.
Lembra daquela evolução do Slowpoke que conhecemos no cinema, pelo segundo filme de Pokémon? Slowking foi um dos primeiros Pokémon relevado da segunda geração, ele tem um histório de ser uma carta com habilidades chatas no TCG, a sua versão de Turbo Colisão não poderia ficar de fora dessa. A habilidade Royal Flash, uma vez por turno, deixa você jogar uma moeda e se der cara, você move uma energia do Pokémon ativo para algum do banco, de preferência o Pokémon menos perigoso do seu oponente e com o menor HP. Sempre que possível, é importante dar um Lysandre no Pokémon com uma quantidade grande de energias e nocauteá-lo, para manter o controle das energias em campo.
Empoleon está aqui como uma opção de dano maior para o Seismitoad, pois sua habilidade aumenta em 20 o dano dos Pokémon básicos. A única forma dele entrar em campo é com o Apoiador Archie, então utilize bem os Compressores de Batalha, guarde um Explorador VS para a hora certa, e quando tiver a oportunidade de usar o Archie, traga o Empoleon para campo, assim vários Pokémon que demorarian 4 turnos para o nocaute, são nocauteados com 3. Outra pergunta que você deve ter no momento é, Slowbro, porque ele está aqui? Seu segundo ataque, Gol de Ouro, se você tiver com apenas um prêmio faltando e utilizar o ataque, você vence a partida. Sim, exatamente isso, anula a regra de você pegar todos os prêmios e você já ganha naquele momento, por 3 energias incolores. A minha ideia é, já que utilizamos 4 slowpoke, não custa nada tentar! São muitos decks que utilizam Pokémon que dão apenas 1 prêmio no formato da Turbo Colisão, então você provavelmente vai ficar muito com prêmios ímpares.
Conclusão
Deck não deixa o oponente energizar de forma alguma, se ele coloca uma energia por turno, você move ou quebra no mínimo 2. Slowking, facilmente você consegue trazer 3 dele para campo, jogando 3 moedas e movendo as energias para um Pokémon inútil naquela partida. Decks que aceleram energia ou movem energia, continuam sendo um problema, anulando um pouco o Slowking, caso você mova a energia para um Pokémon que você não consiga nocautear no mesmo turno.
Se você tem dúvidas, recomendo que teste e tire suas conclusões. É um deck incrível, com muito potencial com as cartas da Turbo Colisão, após comprar 5 prêmios, pode se preparar para a vitória também, basta acreditar!
Como sempre, segue um video para visualizar uma Gameplay com o deck. Assim podemos entender melhor o funcionamento dele. Até o próximo post, bom jogo a todos!