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Sobre a Copag

Quem Somos Nossos Valores Nossa História Diversidade

Com mais de 100 anos, a Copag é pioneira na produção de cartas no Brasil!

E se transformou em uma das maiores empresas do mundo no segmento de baralhos.

No início, quando Albino Gonçalves fundou a Albino Gonçalves e Cia. Importadores, a empresa atuava apenas como importadora de baralhos e produzia papelaria em geral. Anos mais tarde, porém, a companhia passou a produzir os seus próprios baralhos e adotou a razão social Companhia Paulista de Papéis e Artes Gráficas – Copag.

Desde as antigas máquinas de litografia, usadas na produção de baralhos no começo do século XX, até os mais modernos equipamentos utilizados na fábrica em Manaus, inaugurada em 1987, muita coisa evoluiu. Arrojo, competência, tecnologia e principalmente uma constante preocupação com o elemento humano fazem parte do dia a dia da Copag, que sempre primou por manter uma postura de vanguarda.

 

A Copag também realiza pesquisas de mercado para garantir e oferecer modernidade, inovação e criatividade em termos de produtos e meios de produção, por meio de uma equipe de profissionais especializados e com foco no mercado. Esse know-how fez com que, em 2005, o grupo Cartamundi – principal player do segmento de baralhos no mundo – adquirisse 50% da empresa e expandisse ainda mais a visibilidade da marca.

Hoje, os baralhos Copag podem ser encontrados nos cinco continentes e nos maiores e mais conceituados cassinos e campeonatos do mundo. A Copag compete em qualidade, preço e está sempre à frente das concorrentes no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

No Brasil, a Copag conta ainda com um amplo portfólio de jogos infantis, juvenis e cartas personalizadas, proporcionando opções de diversão para todos os gostos – uma diversão que, enfim, não tem limites.

ACREDITAMOS NA FELICIDADE GERADA POR MOMENTOS MÁGICOS ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE PESSOAS.

Nosso Compromisso

Faz parte do nosso compromisso aprimorar a consciência cidadã dos nossos colaboradores, de forma que eles possam sentir-se comprometidos com a construção de uma sociedade mais humana e igualitária para todos, através da participação em eventos e campanhas destinadas a atender os mais necessitados.

Com isso, evidenciamos que somos uma empresa que busca crescimento econômico com responsabilidade social e de forma sustentável.

Missão

Proporcionar diversão e entretenimento a todas as pessoas de todas as idades por meio dos jogos de cartas estando comprometida com a satisfação dos clientes e com o desenvolvimento sustentável.

Visão

Ser uma empresa inovadora de referência mundial em entretenimento e diversão.

nossos valores

  • WE CONNECT

    Com o mundo que nos rodeia. Construindo parcerias com nossos clientes,fornecedores, consumidores e colaboradores.De coração aberto, independentemente das nossas diferenças.

    Como Um Grupo, Um Time.

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  • WE CARE

    Como uma empresa familiar, cuidamos de todos os nossos colaboradores. Cuidamos das gerações atuais e futuras. Do nosso planeta e de todos os seres vivos. Nós cuidamos, incluindo a todos no jogo.
    Compartilhando nossa magia em tudo o que fazemos.

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  • WE PLAY

    Nós criamos e nos divertimos fazendo isso. Nossos jogos unem as pessoas e criam momentos mágicos.
    Nós nos divertimos para que você possa jogar.

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  • WE CAN

    Somos empreendedores em nossa essência. Orgulhosos das nossas habilidades, criatividade e experiência. Também somos líderes do setor, sempre buscando as mais modernas inovações.

    E juntos, podemos

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  • WE DO

    Nós fazemos as coisas com energia e entusiasmo. Encontramos soluções criativas para qualquer desafio, grande ou pequeno.
    Nossa abordagem é justa e transparente

    e somos bons em cumprir nossas promessas.

    É isso que fazemos.

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1908
1918
1920
1923
1939
1946
1954
1975
1987
1990
2000
2001
2003
2005
2008
2011
2013
2015
2016
2019
2019
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2019
2019
1908
O imigrante português Albino Dias Gonçalves deixa de ser empregado e, com base na extinta firma Riedel & Franco e um capital inicial de sessenta contos de réis, instala na rua José Bonifácio, centro de São Paulo, a Albino Gonçalves & cia. Importadores, uma empresa gráfica especializada em trabalhos comerciais, rótulos para indústrias, folhinhas, cartazes e livros em branco.
1918
Albino muda a razão social da empresa para companhia paulista de papéis e artes gráficas – Copag. É o momento em que tem início a produção de baralhos.
1920
Quando a Copag já comercializava nove modelos de baralhos, inauguram-se novas instalações na rua Piratininga, no bairro do Brás.
1923
Em 1923, surge o Baralho 139 – até hoje o carro-chefe da empresa, reconhecido como o baralho mais antigo do Brasil em circulação. Uma representação da Copag é instalada no Rio de Janeiro, na Rua Pedro I, próximo ao lago do Machado. Nesse período, a Copag expande o seu mercado e conquista a liderança do mercado brasileiro.
1939
Morre, no Rio de Janeiro, Albino Dias Gonçalves. seu filho João, então com 41 anos de idade, assume a frente dos negócios.
1946
No dia 30 de abril de 1946, porém, o governo proíbe o jogo no Brasil. Da noite para o dia, os cassinos são fechados e mais de 40 mil trabalhadores ficam desempregados. Nas primeiras semanas, há paralisação e assombro na Copag. No entanto, o mercado de baralhos assimila o golpe e as vendas aumentam, com o jogo se descentralizando dos cassinos e migrando para redutos menores e mais numerosos, como clubes e residências.
1954
A Copag vende parte de sua gráfica à empresa Irmãos Spina, ficando apenas com o setor de baralhos. Uma nova tecnologia faz a produção aumentar substancialmente. Em Londres, o 139 ganha o primeiro prêmio na Convenção Internacional dos Fabricantes de Baralho  e consolida a Copag como a maior fabricante de baralhos do Brasil. Nesse mesmo ano, no Rio, a Copag encerra todas as suas atividades não relacionadas aos baralhos.
1975
João Gonçalves deixa a presidência para o filho Ricardo Albino. Sob sua gestão, a Copag assume o compromisso de retomar o fôlego e se reposicionar, investindo em mais tecnologia e inovação.
1987
Em junho, é inaugurada a fábrica da Copag em Manaus, com 6,5 mil m² de área construída. A fábrica de SP, na rua Piratininga, é completamente desativada. No dia 31 de dezembro, aos 89 anos, morre João Gonçalves. Felizmente, ele ainda pôde presenciar o renascimento da Copag.
1990
A Copag da rua Piratininga se transfere para a Porto Martins, no Brooklin. Ricardo Albino Gonçalves passa a presidir o Conselho Administrativo da Copag e da Copag da Amazônia. Seu filho, Ricardo Albino Gonçalves Filho assume a presidência da Companhia Paulista de Artes Gráficas e João Carlos Bosisio Gonçalves preside a Copag da Amazônia. A empresa se profissionaliza e foca no novo milênio e na globalização.
2000
A Copag adquire a Sociedade Impressora Caxiense, fabricante do Baralho Pinguim – um dos principais concorrentes da empresa na década de 1980.  
2001
Com cartas plásticas de primeira qualidade, é fundada a Copag USA, com um escritório em Caxias do Sul (RS). Entregas para os EUA são feitas através de Miami. O escritório também atende ao restante do mercado mundial. No dia 1º de maio, morre Ricardo Albino Gonçalves.
2003
Copag lança a primeira versão de sua loja virtual, comercializando cartas, marcadores, bolachas, seguradores, embaralhadores, feltros, cinzeiros e vários acessórios de jogo, ainda que não produzidos necessariamente pela empresa.
Hoje, a copag loja conta com uma grande variedade de produtos e a linha completa de games da Copag.
2005
A belga Cartamundi firma parceria com a Copag e compra 50% da empresa, aumentando a sua participação no mercado mundial. No final do ano, a Copag se torna a fornecedora oficial do World Series of Poker – principal campeonato de poker do mundo – e o baralho plástico da empresa chega aos principais cassinos do planeta. Em 2019, a Cartamundi adquiriu mais 25%, ficando com 75%.
2008
Um livro especial em comemoração ao centenário da empresa é publicado: “Copag 100 anos no Brasil – Sempre dando as cartas”.  
2011
A Copag consegue a licença da marca Pokémon para produzir e comercializar a versão brasileira do trading card game da franquia.  
2013
Em homenagem ao Baralho 139, é criado em 13 de setembro o Dia do Baralho. Para marcar o primeiro ano da comemoração, a Copag lança um documentário sobre a origem das cartas e realiza um grande concurso valendo uma viagem para um cassino no Uruguai.
2015
A Copag lança os apps de truco, buraco e paciência para Ios e Android, hoje posicionados entre os primeiros apps da categoria, em parceria com a Megajogos.  
2016
A Copag volta a ser a fornecedora oficial de baralhos para o maior torneio de poker do mundo, o wsop.  
2019
Em 2019, a Copag fecha parceria com a empresa de jogos digitais Megajogos e passa a ser responsável pela manutenção dos aplicativos de jogos da Copag.
2019
Ana Carolina Gonçalves assume a presidência da Copag.
1908
1918
1920
1923
1939
1946
1954
1975
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2005
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2016
2019
2019

Programa de Diversidade Copag

Para fomentar as diferenças e valorizar a equidade, a Copag implementou o Programa de Diversidade.

A Copag tem em seu DNA a preocupação com pessoas, pois acredita que os resultados são alcançados através de profissionais satisfeitos que trazem consigo as diferenças provenientes de suas experiências e vivências. Para fomentar as diferenças e valorizar a equidade, a Copag implementou o PROGRAMA DE DIVERSIDADE.

 

Acreditamos que um ambiente inclusivo demonstra a maturidade da empresa em lidar com a pluralidade da sociedade, mitiga qualquer possibilidade de preconceito e estimula um ambiente receptivo para todas as pessoas.

Ações

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Árvore da Diversidade
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Dia da Consciência Negra
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Conversa sobre Preconceito e Discriminação

Voluntários Comitê de Diversidade

Rayanne Canto
O que mais gosto é de acompanhar a jornada interna de transformação das pessoas através das nossas ações. Apesar da pandemia, as ações não deixaram de ser realizadas por todo o time envolvido!  Temos muito para construir, mas o caminho tem gerado valor na vida dos nossos colaboradores, podemos perceber um olhar ainda mais humano nos últimos tempos, desta forma dando mais sentido para o propósito do programa. Sou grata à Copag por fazer parte do comitê do programa, pois através dele também consigo ser uma profissional melhor.
Fernando Carvalho

O programa de diversidade da Copag tem sido uma excelente oportunidade pra tornar nosso ambiente de trabalho um lugar mais inclusivo. Preconceitos podem fazer parte de nós sem que a gente nem mesmo perceba e trazer os assuntos pra discussão é a melhor maneira de aprendermos e nos tornarmos pessoas melhores. As discussões em grupo são ótimas pra esse aprendizado, nos fazem questionar muitos porquês. Espero que o programa dure muito tempo e faça a Copag ser uma referência em inclusão social.

 

Luciano Bueno

Olá pessoal, tudo bem? Estou muito feliz em fazer parte do grupo de diversidade Copag, o que torna a nossa empresa muito mais criativa, inovadora, sem contar que estamos cumprindo o nosso papel social. Vale destacar que onde há convivência saudável das diferenças torna o ambiente muito mais acolhedor, colaborativo e estimulante para alcançarmos melhores resultados!

Liria Modesto

Esse programa gera integração entre as pessoas, muito conhecimento, e através do conhecimento de outras culturas conseguimos expandir nossa mente e aprender mais. Eu sempre busco conhecimento constante e acho muito interessante e válido para mim poder participar de um grupo onde falamos sobre diferenças entre as pessoas e aprender com elas. Para mim um dos projetos mais legais que já participei.

 

Wellington Freitas

É uma satisfação muito grande fazer parte de uma empresa socialmente consciente. Nós do grupo Diversidade da Copag levantamos a bandeira e atuamos ativamente em busca da inclusão, empoderamento e acima de tudo de um ambiente de trabalho livre de preconceitos. Respeito é a essência de tudo!

 

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Código de Conduta

A Copag da Amazônia S/A, voluntariamente comprometeu-se em conduzir seus negócios de acordo com elevados padrões éticos e comerciais, estando em acordo com os principais requisitos e padrões internacionais, incentivando seus parceiros e fornecedores a se comportarem da mesma maneira. A Copag tem uma intensa preocupação com a qualidade das condições de trabalho e mantém um esforço contínuo para a melhoria dessas condições, e deixa de forma clara a todas as partes interessadas o total compromisso com os princípios listados neste código de conduta.

1. Trabalho infantil: A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil.

2. Trabalho forçado: A organização não deve utilizar ou apoiar trabalho forçado ou compulsório, nem requerer do pessoal “depósi- tos” ou reter documentos originais de identidade no início do trabalho na organização. Todo trabalho, incluindo horas extras, será voluntário.

3. Condições de saúde e segurança no trabalho: A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e deve tomar medidas eficazes para prevenir acidentes e danos potenciais a saúde dos trabalhadores. Além disso deve promover conscientização sobre questões de saúde e segurança para seus funcionários, incluindo questões relacionadas à prevenção de incên- dio, evacuação de emergência,uso adequado de equipamentos de segurança, primeiros socorros básicos e uso e descarte adequados de materiais perigosos.

4. Liberdade de associação e direito a acordo coletivo: A organização deve respeitar e informar os direitos de todo o pessoal, a formação e associação a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociarem coletivamente.

5. Discriminação: A organização não deve realizar ou apoiar a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, nacionalidade, classe social, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, responsabilidades familiares, estado civil, associação a sindicato, opinião política, idade ou qualquer outra condição que poderia dar ensejo à discriminação.

6. Práticas disciplinares: A organização deve tratar todo pessoal com dignidade e respeito. Não deve se envolver ou tolerar a utili- zação de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

7. Horário de trabalho: A organização deve estar em conformidade com as leis aplicáveis, com os acordos de negociação coletiva (quando aplicável) e com os padrões da indústria sobre horários de trabalho, folgas e feriados públicos.

8. Remuneração e Benefícios: A organização deve respeitar o direito do pessoal a um salário de subsistência e assegurar que os salários pagos por uma semana normal de trabalho devam sempre satisfazer a pelo menos os padrões mínimos legais ou a indústria, ou ao acordo de negociação coletiva (quando aplicável). Os benefícios dos empregados devem ser fornecidos de acordo com os requi- sitos nacionais e locais.

9. Anticorrupção: A organização declara que cumpre com todas as normas e legislação anticorrupção aplicáveis à condução de seus negócios e além disso não apoia ou tolera negócios que não sejam conduzidos de maneira ética e apropriados ou que usam subornos, propinas ou forneçam presentes, favores ou serviços para obter vantagem.

10. Proteção de Informações Pessoais: A organização deve proteger a privacidade e a confidencialidade dos dados pessoais de todas as partes interessadas, tomando as precauções legalmente necessárias para proteger os dados pessoais.

11. Proteção de Propriedade Intelectual: A organização deve proteger a propriedade intelectual de clientes e fornecedores e deve seguir todas as leis de propriedade intelectual aplicáveis.

12. Impacto Ambiental: A organização deve manter um compromisso com programas e práticas ambientais sólidos visando à pre- venção da poluição, gerenciamento de recursos naturais e controle de emissões atmosféricas, incentivando a redução e a reciclagem de resíduos. A mesma deve cumprir todas as leis aplicáveis relacionadas ao meio ambiente e descartar materiais tóxicos de maneira controlada e segura. Para esse fim, a organização deve incentivar a realização de negócios com clientes e fornecedores que se dedi- cam igualmente a buscar esforços contínuos para melhorar a compatibilidade de suas operações com o meio ambiente.

13. Qualidade do Produto: A organização deve produzir produtos de qualidade e seguir requisitos rigorosos através da obtenção de matérias-primas de qualidade provenientes de fornecedores confiáveis.

14. Minerais de Conflito: A organização deve se empenhar em fornecer componentes e materiais de empresas que não usam mine- rais (Tântalo, Estanho, Tungstênio, Ouro) de áreas de conflito que direta ou indiretamente financiem ou beneficiem grupos armados na República Democrática do Congo (RDC) ou nos países vizinhos.

15. Madeira: A organização deve proibir o uso de madeira extraída ilegalmente e produtos derivados dessa madeira em todos os produtos e em suas instalações.

16. Cumprimento das Leis Aplicáveis: A organização deve estar em conformidade com quaisquer leis, regulamentos ou normas locais aplicáveis a seus negócios e os padrões do setor estabelecidos em suas localidades. Em caso de qualquer conflito entre as disposições das leis, regulamentos ou normas anteriores e as disposições deste documento, a que contém os padrões mais elevados deverá prevalecer.

17. Comunicação de Princípios: A organização deve comunicar esses princípios aos funcionários em uma forma oral e escrita apropriada e empreenderá esforços para educar os colaboradores sobre esses princípios periodicamente.

Revisão 01 - 06 de Novembro de 2018

Canal da Ética

Utilize o canal abaixo para relatar preocupações éticas e resolver dúvidas relacionadas ao Código.

https://www.canalintegro.com.br/copag


Em casos de violações não-resolvidas contactar : ABS Quality Evaluations - Email: certification@abs-qe.com - Telefone: (11) 2164-3650 ou SAAS – Social Accountability Accreditation - Email: saas@saasaccreditation.org - Telefone: (11) 2164-3650

Política

A COPAG tem a missão de proporcionar diversão e entretenimento a todas as pessoas de todas as idades por meio de jogos de cartas, estando comprometida com a satisfação dos clientes e com o desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de garantir esta missão, nós firmamos compromisso com o Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001, Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, Responsabilidade Social SA 8000 e o Programa de Melhoria Contínua “Copag Smart Way” inspirado no Sistema Lean Manufacturing.

Através dos compromissos firmados, nós visamos:

  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão integrado, que compreende obediência aos requisitos estabelecidos nas normas ISO-9001, ISO-14001 e SA 8000;
  • Prevenir a poluição e reduzir os impactos ambientais;
  • Cumprir com todas as obrigações legais pertinentes, outros requisitos subscritos, e com os instrumentos internacionais (as convenções da Organização Internacional do Trabalho e Declarações de Direitos) e suas interpretações que sejam referentes à norma SA 8000;
  • Oferecer aos seus colaboradores condições dignas de trabalho;
  • Valorizar e apoiar o exercício à cidadania;
  • Manter um processo de comunicação com as partes interessadas;
  • Assegurar padrões elevados de segurança e saúde para as pessoas expostas aos riscos inerentes às atividades da organização;
  • Atuar com foco na obtenção de resultados para todas as partes interessadas;