Copag
COPAG.Oficial copagoficial copagoficial copag-cartamundi CopagOficial
Copag
COPAG.Oficial copagoficial copagoficial copag-cartamundi CopagOficial
Português Español English
Produtos A Copag Blog Grupo Cartamundi Cartas Personalizadas Cartas para Cassino Faça seu Jogo Regras A História do Baralho Pokémon Fale com a Gente
Voltar ao Blog Voltar ao Blog
07.01.2021

Truco x Pife: descubra mais sobre esses jogos de baralho

Conheça dicas e curiosidades sobre duas das mais tradicionais formas de jogar cartas e saiba como se divertir com a sua família.

Truco x Pife: descubra mais sobre esses jogos de baralho
Facebook Twitter Linkedin E-mail

Se você não jogou um, provavelmente já se divertiu com o outro. Estamos falando do Truco e do Pife, dois dos mais tradicionais jeitos de jogar cartas. Eles fazem sucesso porque são jogos simples e populares em todo o país, além de serem extremamente divertidos e dinâmicos.

Até porque o baralho é um grande companheiro nas reuniões de familiares e amigos e fazem sucesso há anos por serem versáteis e por permitirem uma infinidade de modos de se divertir

Pensando nisso, preparamos esse post com dicas e curiosidades sobre o Truco e o Pife para você entender a diferença e sair jogando.

 

Origem do Truco e do Pife

Você sabe como surgiram esses dois jogos?

O Truco é bastante praticado nos países da América do Sul e em algumas regiões da Europa, como Espanha e Itália. Porém, a sua origem é incerta. Especula-se que a sua primeira versão tenha aparecido na Inglaterra, no século XVII e então, tenha se espalhado. No Brasil, chegaram por meio dos imigrantes italianos, portugueses e espanhóis.

Já o berço do Pife (também chamado de Cacheta ou Pif-Paf), digamos assim, é considerado brasileiro, segundo relatos. Não há muitos registros sobre a sua origem, mas é uma forma de jogar baralho tão popular no Brasil que muitos reconhecem como um “produto” brasileiro.



Curiosidades sobre o Truco

Uma das características do Truco é que ele possui diversos códigos, sinais e um glossário próprio para a sua dinâmica.

Uma das que mais chamam atenção é o Tento, que é como é chamada a pontuação da partida. Entretanto, o seu valor varia conforme o local que está sendo disputado o jogo. Na versão paulista, por exemplo, utiliza a pontuação onde a mão vale 1 ponto e a mão trucada 3 pontos. Mas no Truco mineiro, a pontuação vale dois pontos e a mão trucada 4 pontos.

Outra nomenclatura que chama a atenção é a Manilha, ou seja, as cartas mais fortes do jogo, como a ordem dos naipes, do mais forte para o mais fraco: Paus, Copas, Espadas e Ouros.

No Truco paulista, a regra é que a cartas do valor seguinte ao valor da carta revelada sejam as manilhas da rodada. No modo mineiro (mais tradicional), as manilhas são fixas: 4 de Paus (zap ou gato), o 7 de Copas (copilha), o Ás de Espadas (espadilha) e o 7 de Ouros (mole ou pica-fumo).  



Curiosidades sobre o Pife

Para muitos jogadores, Pife e Cacheta são coisas diferentes. Mas ambas possuem a mesma dinâmica: são jogados com dois baralhos de 52 cartas, com possibilidade de até 8 jogadores. Cada participante recebe nove cartas e tem como objetivo baixar essas em trincas de naipes diferentes ou sequências de mesmo naipe.

E aqui começa a diferença. Na Cacheta, cada jogador começa com 5 pontos, que são representados como a vida do jogador. Aquele que baixa todas as cartas, com trincas e sequências, tira uma vida dos demais jogadores. O jogador que não tiver mais vidas é eliminado e o vencedor será o último a permanecer na mesa.

Já o Pife é mais ágil. Cada rodada é um jogo, ou seja, quem completou a sequência ganha e recomeça a partida.

E outra regra: o curinga é exclusivo da Cacheta. No Pife, essa carta deve ser retirada do baralho.



Como jogar?

Ficou curioso e quer aprender o passo a passo para jogar Truco e Pife com os familiares e amigos? Clica nos links abaixo e leia as instruções com todas as regras, valores, distribuição de cartas, entre outros.

 

Regras Truco

Regras Pife (ou Pif-Paf)

 

Descubra qual o seu estilo de jogo

E aí? Você está mais para Truco ou Pife? A Copag preparou um teste especial para você descobrir qual jogo mais combina com a sua personalidade. Porém, qualquer que seja o resultado, os jogos de baralho são sinônimos de alegria e diversão para todos os públicos.

Clique aqui e faça o teste agora!


                                        

Escrito por: EQUIPE COPAG

Mais artigos desse autorMais artigos desse autor

Notícias relacionadas

06.07.2020 06.07.2020

Copag cria espaço para jogos no Shopping West Plaza

Leia mais +
06.07.2020 06.07.2020

A maior festa do futebol começou. Vai ter Copag!

Leia mais +
06.07.2020 06.07.2020

Copag apresenta card game com personagens da Marvel

Leia mais +
Quer receber nossas novidades no seu e-mail?
Assine Aqui
Copag
Produtos A Copag Blog Grupo Cartamundi Cartas Personalizadas Cartas para Cassino Faça seu Jogo Regras A História do Baralho Pokémon Fale com a Gente
  • @COPAG.Oficial @COPAG.Oficial @copagoficial @copagoficial @copagoficial @copagoficial
    Canal Copag Canal Copag Copag - Cartamundi Copag - Cartamundi
  • SAC

    Serviço de Atendimento ao Cliente Copag

    copag@copag.com.br
Código de Conduta Política Certificados Balanço Social Trabalhe Conosco

Copyright © 2020 Copag. Todos os direitos reservados.

Duo Studio

Código de Conduta

A Copag da Amazônia S/A, voluntariamente comprometeu-se em conduzir seus negócios de acordo com elevados padrões éticos e comerciais, estando em acordo com os principais requisitos e padrões internacionais, incentivando seus parceiros e fornecedores a se comportarem da mesma maneira. A Copag tem uma intensa preocupação com a qualidade das condições de trabalho e mantém um esforço contínuo para a melhoria dessas condições, e deixa de forma clara a todas as partes interessadas o total compromisso com os princípios listados neste código de conduta.

1. Trabalho infantil: A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil.

2. Trabalho forçado: A organização não deve utilizar ou apoiar trabalho forçado ou compulsório, nem requerer do pessoal “depósi- tos” ou reter documentos originais de identidade no início do trabalho na organização. Todo trabalho, incluindo horas extras, será voluntário.

3. Condições de saúde e segurança no trabalho: A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e deve tomar medidas eficazes para prevenir acidentes e danos potenciais a saúde dos trabalhadores. Além disso deve promover conscientização sobre questões de saúde e segurança para seus funcionários, incluindo questões relacionadas à prevenção de incên- dio, evacuação de emergência,uso adequado de equipamentos de segurança, primeiros socorros básicos e uso e descarte adequados de materiais perigosos.

4. Liberdade de associação e direito a acordo coletivo: A organização deve respeitar e informar os direitos de todo o pessoal, a formação e associação a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociarem coletivamente.

5. Discriminação: A organização não deve realizar ou apoiar a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, nacionalidade, classe social, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, responsabilidades familiares, estado civil, associação a sindicato, opinião política, idade ou qualquer outra condição que poderia dar ensejo à discriminação.

6. Práticas disciplinares: A organização deve tratar todo pessoal com dignidade e respeito. Não deve se envolver ou tolerar a utili- zação de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

7. Horário de trabalho: A organização deve estar em conformidade com as leis aplicáveis, com os acordos de negociação coletiva (quando aplicável) e com os padrões da indústria sobre horários de trabalho, folgas e feriados públicos.

8. Remuneração e Benefícios: A organização deve respeitar o direito do pessoal a um salário de subsistência e assegurar que os salários pagos por uma semana normal de trabalho devam sempre satisfazer a pelo menos os padrões mínimos legais ou a indústria, ou ao acordo de negociação coletiva (quando aplicável). Os benefícios dos empregados devem ser fornecidos de acordo com os requi- sitos nacionais e locais.

9. Anticorrupção: A organização declara que cumpre com todas as normas e legislação anticorrupção aplicáveis à condução de seus negócios e além disso não apoia ou tolera negócios que não sejam conduzidos de maneira ética e apropriados ou que usam subornos, propinas ou forneçam presentes, favores ou serviços para obter vantagem.

10. Proteção de Informações Pessoais: A organização deve proteger a privacidade e a confidencialidade dos dados pessoais de todas as partes interessadas, tomando as precauções legalmente necessárias para proteger os dados pessoais.

11. Proteção de Propriedade Intelectual: A organização deve proteger a propriedade intelectual de clientes e fornecedores e deve seguir todas as leis de propriedade intelectual aplicáveis.

12. Impacto Ambiental: A organização deve manter um compromisso com programas e práticas ambientais sólidos visando à pre- venção da poluição, gerenciamento de recursos naturais e controle de emissões atmosféricas, incentivando a redução e a reciclagem de resíduos. A mesma deve cumprir todas as leis aplicáveis relacionadas ao meio ambiente e descartar materiais tóxicos de maneira controlada e segura. Para esse fim, a organização deve incentivar a realização de negócios com clientes e fornecedores que se dedi- cam igualmente a buscar esforços contínuos para melhorar a compatibilidade de suas operações com o meio ambiente.

13. Qualidade do Produto: A organização deve produzir produtos de qualidade e seguir requisitos rigorosos através da obtenção de matérias-primas de qualidade provenientes de fornecedores confiáveis.

14. Minerais de Conflito: A organização deve se empenhar em fornecer componentes e materiais de empresas que não usam mine- rais (Tântalo, Estanho, Tungstênio, Ouro) de áreas de conflito que direta ou indiretamente financiem ou beneficiem grupos armados na República Democrática do Congo (RDC) ou nos países vizinhos.

15. Madeira: A organização deve proibir o uso de madeira extraída ilegalmente e produtos derivados dessa madeira em todos os produtos e em suas instalações.

16. Cumprimento das Leis Aplicáveis: A organização deve estar em conformidade com quaisquer leis, regulamentos ou normas locais aplicáveis a seus negócios e os padrões do setor estabelecidos em suas localidades. Em caso de qualquer conflito entre as disposições das leis, regulamentos ou normas anteriores e as disposições deste documento, a que contém os padrões mais elevados deverá prevalecer.

17. Comunicação de Princípios: A organização deve comunicar esses princípios aos funcionários em uma forma oral e escrita apropriada e empreenderá esforços para educar os colaboradores sobre esses princípios periodicamente.

Revisão 01 - 06 de Novembro de 2018

Canal da Ética

Utilize o canal abaixo para relatar preocupações éticas e resolver dúvidas relacionadas ao Código.

https://www.canalintegro.com.br/copag


Em casos de violações não-resolvidas contactar : ABS Quality Evaluations - Email: certification@abs-qe.com - Telefone: (11) 2595-4202 ou SAAS – Social Accountability Accreditation - Email: saas@saasaccreditation.org - Telefone: (212) 391-2106

Política

A COPAG tem a missão de proporcionar diversão e entretenimento a todas as pessoas de todas as idades por meio de jogos de cartas, estando comprometida com a satisfação dos clientes e com o desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de garantir esta missão, nós firmamos compromisso com o Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001, Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, Responsabilidade Social SA 8000 e o Programa de Melhoria Contínua “Copag Smart Way” inspirado no Sistema Lean Manufacturing.

Através dos compromissos firmados, nós visamos:

  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão integrado, que compreende obediência aos requisitos estabelecidos nas normas ISO-9001, ISO-14001 e SA 8000;
  • Prevenir a poluição e reduzir os impactos ambientais;
  • Cumprir com todas as obrigações legais pertinentes, outros requisitos subscritos, e com os instrumentos internacionais (as convenções da Organização Internacional do Trabalho e Declarações de Direitos) e suas interpretações que sejam referentes à norma SA 8000;
  • Oferecer aos seus colaboradores condições dignas de trabalho;
  • Valorizar e apoiar o exercício à cidadania;
  • Manter um processo de comunicação com as partes interessadas;
  • Assegurar padrões elevados de segurança e saúde para as pessoas expostas aos riscos inerentes às atividades da organização;
  • Atuar com foco na obtenção de resultados para todas as partes interessadas;