Voltar ao Blog Voltar ao Blog
07.01.2021

Truco x Pife: descubra mais sobre esses jogos de baralho

Conheça dicas e curiosidades sobre duas das mais tradicionais formas de jogar cartas e saiba como se divertir com a sua família.

Truco x Pife: descubra mais sobre esses jogos de baralho

Se você não jogou um, provavelmente já se divertiu com o outro. Estamos falando do Truco e do Pife, dois dos mais tradicionais jeitos de jogar cartas. Eles fazem sucesso porque são jogos simples e populares em todo o país, além de serem extremamente divertidos e dinâmicos.

Até porque o baralho é um grande companheiro nas reuniões de familiares e amigos e fazem sucesso há anos por serem versáteis e por permitirem uma infinidade de modos de se divertir

Pensando nisso, preparamos esse post com dicas e curiosidades sobre o Truco e o Pife para você entender a diferença e sair jogando.

 

Origem do Truco e do Pife

Você sabe como surgiram esses dois jogos?

O Truco é bastante praticado nos países da América do Sul e em algumas regiões da Europa, como Espanha e Itália. Porém, a sua origem é incerta. Especula-se que a sua primeira versão tenha aparecido na Inglaterra, no século XVII e então, tenha se espalhado. No Brasil, chegaram por meio dos imigrantes italianos, portugueses e espanhóis.

Já o berço do Pife (também chamado de Cacheta ou Pif-Paf), digamos assim, é considerado brasileiro, segundo relatos. Não há muitos registros sobre a sua origem, mas é uma forma de jogar baralho tão popular no Brasil que muitos reconhecem como um “produto” brasileiro.



Curiosidades sobre o Truco

Uma das características do Truco é que ele possui diversos códigos, sinais e um glossário próprio para a sua dinâmica.

Uma das que mais chamam atenção é o Tento, que é como é chamada a pontuação da partida. Entretanto, o seu valor varia conforme o local que está sendo disputado o jogo. Na versão paulista, por exemplo, utiliza a pontuação onde a mão vale 1 ponto e a mão trucada 3 pontos. Mas no Truco mineiro, a pontuação vale dois pontos e a mão trucada 4 pontos.

Outra nomenclatura que chama a atenção é a Manilha, ou seja, as cartas mais fortes do jogo, como a ordem dos naipes, do mais forte para o mais fraco: Paus, Copas, Espadas e Ouros.

No Truco paulista, a regra é que a cartas do valor seguinte ao valor da carta revelada sejam as manilhas da rodada. No modo mineiro (mais tradicional), as manilhas são fixas: 4 de Paus (zap ou gato), o 7 de Copas (copilha), o Ás de Espadas (espadilha) e o 7 de Ouros (mole ou pica-fumo).  



Curiosidades sobre o Pife

Para muitos jogadores, Pife e Cacheta são coisas diferentes. Mas ambas possuem a mesma dinâmica: são jogados com dois baralhos de 52 cartas, com possibilidade de até 8 jogadores. Cada participante recebe nove cartas e tem como objetivo baixar essas em trincas de naipes diferentes ou sequências de mesmo naipe.

E aqui começa a diferença. Na Cacheta, cada jogador começa com 5 pontos, que são representados como a vida do jogador. Aquele que baixa todas as cartas, com trincas e sequências, tira uma vida dos demais jogadores. O jogador que não tiver mais vidas é eliminado e o vencedor será o último a permanecer na mesa.

Já o Pife é mais ágil. Cada rodada é um jogo, ou seja, quem completou a sequência ganha e recomeça a partida.

E outra regra: o curinga é exclusivo da Cacheta. No Pife, essa carta deve ser retirada do baralho.



Como jogar?

Ficou curioso e quer aprender o passo a passo para jogar Truco e Pife com os familiares e amigos? Clica nos links abaixo e leia as instruções com todas as regras, valores, distribuição de cartas, entre outros.

 

Regras Truco

Regras Pife (ou Pif-Paf)

 

Descubra qual o seu estilo de jogo

E aí? Você está mais para Truco ou Pife? A Copag preparou um teste especial para você descobrir qual jogo mais combina com a sua personalidade. Porém, qualquer que seja o resultado, os jogos de baralho são sinônimos de alegria e diversão para todos os públicos.

Clique aqui e faça o teste agora!


                                        
                

Notícias relacionadas

05.05.2020 05.05.2020

Cartamundi - História da RSE - Face Shields EUA

Como a Cartamundi remanejou sua produção para fornecer protetores faciais para os profissionais da linha de frente

Leia mais +
06.07.2020 06.07.2020

Dia das Mães: dê um presente divertido da Copag Loja

Leia mais +
21.12.2020 21.12.2020

Entenda como a arte estimula o desenvolvimento na infância

Expressões por meio de desenhos, pinturas e outras atividades culturais podem ter diversas funções no desenvolvimento das crianças.

Leia mais +
Quer receber nossas novidades no seu e-mail?
Assine Aqui