Copag
COPAG.Oficial copagoficial copagoficial copag-cartamundi CopagOficial
Copag
COPAG.Oficial copagoficial copagoficial copag-cartamundi CopagOficial
Português Español English
Produtos A Copag Blog Grupo Cartamundi Cartas Personalizadas Cartas para Cassino Faça seu Jogo Regras A História do Baralho Pokémon Fale com a Gente
Voltar ao Blog Voltar ao Blog
26.06.2020

Saiba como jogar o truco espanhol

Preparamos um texto para ensinar a você como jogar o truco espanhol, também conhecido como truco gaúcho. Vem conferir!

Saiba como jogar o truco espanhol
Facebook Twitter Linkedin E-mail

Hoje nós vamos falar sobre aquele jogo que todo mundo conhece e que tá sempre na mesa de domingos ou naquela roda de amigos pós-janta: o truco! Saiba como jogar o Truco espanhol. 

 

Geralmente jogado com o baralho espanhol é o mais tradicional entre os trucos. 

 

E, tradicional não significa que os outros tipos estejam errados, pois, não existe um o truco correto, e sim o truco de cada região, onde as pessoas jogam de um jeito diferente, adaptado à cultura, mas sem perder a essência do verdadeiro e amado truco.

 

O truco gaúcho, também chamado de espanhol, tem suas curiosidades e segredos e, em especial, regras diferenciadas para que se possa jogar.

 

E é exatamente sobre isso que vamos falar: sobre as regras para jogar TRUCO todo dia, seja no pós-almoço em família ou para as tardes em que você está livre. 

 

Ah, de quebra, também vamos dar algumas diquinhas que podem ajudar você a se dar bem e ser o grande ganhador das rodadas! 

 

 

 

Principais regras do truco espanhol 

 

 

O Truco Espanhol pode ser disputado por até 6 jogadores, que se enfrentam em duplas. 

 

Cada jogador recebe 3 cartas, e a equipe que fizer o número de tentos, vence. Em cada rodada, os jogadores devem mostrar uma carta, e vence aquele que tiver a mais forte... 

 

Além do pedido de Truco, também existem os pedidos de Envido e Flor. Vamos falar mais sobre isso em seguida.



Nome das cartas e ranking de força no truco  

 

Nome das cartas

Existem quatro naipes no Truco Gaudério, que são: bastos, espada, copas e ouro. Os 1 mais fortes são: Espadão e Bastião. Já os 1 de copas e ouro, são conhecidos como guembes. 


Manilhas: 1 de espada (Espadão); 1 de basto (Bastião); 7 de espada; 7 de ouro (Sete Belo); 1 de copas 1 de ouro...

Ranking de força

Além das manilhas, o ranking de força das cartas na ordem decrescente é [3]: 3, 2, 1, 12, 11, 10, 7, 6, 5, 4. Vale lembrar que os naipes não exercem influência nesse quesito.

 

O Envido

Trata-se de uma preliminar da partida, onde os jogadores podem ou não ganhar tentos extras pela comparação dos pontos que cada um tem em mão.  

 

Um jogador pode pedir envido quando julgar que seus pontos são superiores ao do adversário, que deverá aceitar ou não dizendo quero ou não quero, simplesmente.

 

Lembrando que é preciso entender primeiramente o valor das cartas: nos “envidos”, as cartas valem o seu número, isto é: 

 

O Ás vale um ponto, e assim por diante, até o 7.  As cartas “negras” (figuras), que são o 10 (sota), o 11 (cavalo) e o 12 (rei), valem zero. Porém, a combinação de duas cartas do mesmo naipe dá direito a uma bonificação de 20 pontos que deverão ser somados ao valor dessas duas cartas.

 

 O Flor

O pedido de Flor deve ser feito quando o jogador tiver 3 cartas do mesmo naipe. A flor vale 3 pontos. Caso o oponente também esteja com uma flor, pode-se pedir Contra-Flor, que vale 6 pontos ou Contra-Flor e o Resto, que vale o restante de pontos que faltam para o oponente ganhar a partida (além dos 6 pontos da Contra-Flor, já aceitos). 

 

Quem sair com uma flor, ao final, deve mostrar as cartas e falar “Flor na mesa”. Caso não faça, o jogador perde pontos.




Dicas do truco gaúcho: como arrasar no jogo e ser o grande vencedor

 

  • ♠Não jogue sozinho: crie sempre sinais e uma comunicação com o seu parceiro;
  • ♠Escolha sempre um parceiro que você já sabe o estilo de jogo;
  • ♠Saiba a hora de trucar, tente entender seus adversários e quando eles estão com as manilhas, para evitar aceitar trucos nesses casos;
  • ♠Manipule seu adversário com um bom blefe, assim, praticamente, você já tem uma mão com 3 manilhas;
  • ♠Berre com convicção quando for trucar, para que seu adversário não desconfie das suas cartas;
  • ♠Conheça os Naipes, isso pode ajudar você a mudar a história do seu jogo de forma positiva;
  • ♠Nunca aceite um truco sem ter cartas fortes;
  • ♠Tente sempre ganhar a primeira mão;
  • ♠Esconda a segunda carta, principalmente se você está com um jogo alto e quer pedir truco;
  • ♠Treine MUITO e seja um expert no jogo!

 

Curtiu as dicas, pegou bem as regrinhas e quer ser o grande vencedor, para arrasar em cada rodada de truco e mostrar o quão você é fera no jogo pra sua família? 

 

Então, garanta o teu baralho de jogo espanhol em nossa loja, e que os jogos comecem!


Ah, não esquece de berrar um TRUCO quando acabar e postar uma foto nas redes marcando a Copag (siga a gente no Instagram)! Queremos fazer parte destes momentos divertidos e únicos com você!

Escrito por: EQUIPE COPAG

Mais artigos desse autorMais artigos desse autor

Notícias relacionadas

26.06.2020 26.06.2020

Saiba como jogar o truco espanhol

Preparamos um texto para ensinar a você como jogar o truco espanhol, também conhecido como truco gaúcho. Vem conferir!

Leia mais +
10.02.2022 10.02.2022

Poker: confira técnicas para ser o grande vencedor da partida

Saiba como controlar as emoções durante o Poker e veja técnicas infalíveis para que a partida seja bem-sucedida seja bem-sucedida.

Leia mais +
11.04.2022 11.04.2022

Desmistificando as regras do Uno: veja o que pode ou não no jogo

Você sabe o que pode ou não na hora de jogar Uno? A gente vai explicar as regras certas e desmistificar outras para nunca mais perder nenhuma rodada. Veja Mais!

Leia mais +
Quer receber nossas novidades no seu e-mail?
Assine Aqui
Copag
Produtos A Copag Blog Cartas Personalizadas Cartas para Cassino Faça seu Jogo Regras Pokémon Fale com a Gente
  • @COPAG.Oficial @COPAG.Oficial @copagoficial @copagoficial @copagoficial @copagoficial
    Canal Copag Canal Copag Copag - Cartamundi Copag - Cartamundi Promocionais - Copag
  • SAC

    Serviço de Atendimento ao Cliente Copag

    copag@copag.com.br
Código de Conduta Política Certificados Balanço Social Trabalhe Conosco

Copyright © 2022 Copag. Todos os direitos reservados.

Duo Studio

Código de Conduta

A Copag da Amazônia S/A, voluntariamente comprometeu-se em conduzir seus negócios de acordo com elevados padrões éticos e comerciais, estando em acordo com os principais requisitos e padrões internacionais, incentivando seus parceiros e fornecedores a se comportarem da mesma maneira. A Copag tem uma intensa preocupação com a qualidade das condições de trabalho e mantém um esforço contínuo para a melhoria dessas condições, e deixa de forma clara a todas as partes interessadas o total compromisso com os princípios listados neste código de conduta.

1. Trabalho infantil: A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil.

2. Trabalho forçado: A organização não deve utilizar ou apoiar trabalho forçado ou compulsório, nem requerer do pessoal “depósi- tos” ou reter documentos originais de identidade no início do trabalho na organização. Todo trabalho, incluindo horas extras, será voluntário.

3. Condições de saúde e segurança no trabalho: A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e deve tomar medidas eficazes para prevenir acidentes e danos potenciais a saúde dos trabalhadores. Além disso deve promover conscientização sobre questões de saúde e segurança para seus funcionários, incluindo questões relacionadas à prevenção de incên- dio, evacuação de emergência,uso adequado de equipamentos de segurança, primeiros socorros básicos e uso e descarte adequados de materiais perigosos.

4. Liberdade de associação e direito a acordo coletivo: A organização deve respeitar e informar os direitos de todo o pessoal, a formação e associação a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociarem coletivamente.

5. Discriminação: A organização não deve realizar ou apoiar a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, nacionalidade, classe social, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, responsabilidades familiares, estado civil, associação a sindicato, opinião política, idade ou qualquer outra condição que poderia dar ensejo à discriminação.

6. Práticas disciplinares: A organização deve tratar todo pessoal com dignidade e respeito. Não deve se envolver ou tolerar a utili- zação de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

7. Horário de trabalho: A organização deve estar em conformidade com as leis aplicáveis, com os acordos de negociação coletiva (quando aplicável) e com os padrões da indústria sobre horários de trabalho, folgas e feriados públicos.

8. Remuneração e Benefícios: A organização deve respeitar o direito do pessoal a um salário de subsistência e assegurar que os salários pagos por uma semana normal de trabalho devam sempre satisfazer a pelo menos os padrões mínimos legais ou a indústria, ou ao acordo de negociação coletiva (quando aplicável). Os benefícios dos empregados devem ser fornecidos de acordo com os requi- sitos nacionais e locais.

9. Anticorrupção: A organização declara que cumpre com todas as normas e legislação anticorrupção aplicáveis à condução de seus negócios e além disso não apoia ou tolera negócios que não sejam conduzidos de maneira ética e apropriados ou que usam subornos, propinas ou forneçam presentes, favores ou serviços para obter vantagem.

10. Proteção de Informações Pessoais: A organização deve proteger a privacidade e a confidencialidade dos dados pessoais de todas as partes interessadas, tomando as precauções legalmente necessárias para proteger os dados pessoais.

11. Proteção de Propriedade Intelectual: A organização deve proteger a propriedade intelectual de clientes e fornecedores e deve seguir todas as leis de propriedade intelectual aplicáveis.

12. Impacto Ambiental: A organização deve manter um compromisso com programas e práticas ambientais sólidos visando à pre- venção da poluição, gerenciamento de recursos naturais e controle de emissões atmosféricas, incentivando a redução e a reciclagem de resíduos. A mesma deve cumprir todas as leis aplicáveis relacionadas ao meio ambiente e descartar materiais tóxicos de maneira controlada e segura. Para esse fim, a organização deve incentivar a realização de negócios com clientes e fornecedores que se dedi- cam igualmente a buscar esforços contínuos para melhorar a compatibilidade de suas operações com o meio ambiente.

13. Qualidade do Produto: A organização deve produzir produtos de qualidade e seguir requisitos rigorosos através da obtenção de matérias-primas de qualidade provenientes de fornecedores confiáveis.

14. Minerais de Conflito: A organização deve se empenhar em fornecer componentes e materiais de empresas que não usam mine- rais (Tântalo, Estanho, Tungstênio, Ouro) de áreas de conflito que direta ou indiretamente financiem ou beneficiem grupos armados na República Democrática do Congo (RDC) ou nos países vizinhos.

15. Madeira: A organização deve proibir o uso de madeira extraída ilegalmente e produtos derivados dessa madeira em todos os produtos e em suas instalações.

16. Cumprimento das Leis Aplicáveis: A organização deve estar em conformidade com quaisquer leis, regulamentos ou normas locais aplicáveis a seus negócios e os padrões do setor estabelecidos em suas localidades. Em caso de qualquer conflito entre as disposições das leis, regulamentos ou normas anteriores e as disposições deste documento, a que contém os padrões mais elevados deverá prevalecer.

17. Comunicação de Princípios: A organização deve comunicar esses princípios aos funcionários em uma forma oral e escrita apropriada e empreenderá esforços para educar os colaboradores sobre esses princípios periodicamente.

Revisão 01 - 06 de Novembro de 2018

Canal da Ética

Utilize o canal abaixo para relatar preocupações éticas e resolver dúvidas relacionadas ao Código.

https://www.canalintegro.com.br/copag


Em casos de violações não-resolvidas contactar : ABS Quality Evaluations - Email: certification@abs-qe.com - Telefone: (11) 2595-4202 ou SAAS – Social Accountability Accreditation - Email: saas@saasaccreditation.org - Telefone: (212) 391-2106

Política

A COPAG tem a missão de proporcionar diversão e entretenimento a todas as pessoas de todas as idades por meio de jogos de cartas, estando comprometida com a satisfação dos clientes e com o desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de garantir esta missão, nós firmamos compromisso com o Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001, Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, Responsabilidade Social SA 8000 e o Programa de Melhoria Contínua “Copag Smart Way” inspirado no Sistema Lean Manufacturing.

Através dos compromissos firmados, nós visamos:

  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão integrado, que compreende obediência aos requisitos estabelecidos nas normas ISO-9001, ISO-14001 e SA 8000;
  • Prevenir a poluição e reduzir os impactos ambientais;
  • Cumprir com todas as obrigações legais pertinentes, outros requisitos subscritos, e com os instrumentos internacionais (as convenções da Organização Internacional do Trabalho e Declarações de Direitos) e suas interpretações que sejam referentes à norma SA 8000;
  • Oferecer aos seus colaboradores condições dignas de trabalho;
  • Valorizar e apoiar o exercício à cidadania;
  • Manter um processo de comunicação com as partes interessadas;
  • Assegurar padrões elevados de segurança e saúde para as pessoas expostas aos riscos inerentes às atividades da organização;
  • Atuar com foco na obtenção de resultados para todas as partes interessadas;