O que o marketing de relacionamento pode fazer pela sua empresa
Digitalmente falando, você pode se conectar com qualquer pessoa no planeta.
Digitalmente falando, você pode se conectar com qualquer pessoa no planeta.
Digitalmente falando, você pode se conectar com qualquer pessoa no planeta.
Um velho amigo no Facebook ou um ex-colega no LinkedIn. Mas uma conexão não é um relacionamento.
Enquanto uma conexão está a apenas um “clique” de distância, um relacionamento requer compromisso e precisa de tempo para se desenvolver.
Embora essa possibilidade de contato rápido com qualquer pessoa certamente tenha seus benefícios, isso criou uma cultura de impaciência. Esperamos resultados rápidos, em vez de trabalhar para que um relacionamento floresça.
É importante lembrar que existem pessoas por trás dos perfis digitais, com sentimentos, emoções, problemas e motivações. E são essas pessoas que respondem ao seu marketing.
O marketing de relacionamento é uma estratégia de longo prazo com foco na construção de relacionamentos duradouros com seus clientes.
Por que isso é importante? Bom, porque não só custa menos vender para os clientes existentes (5 a 7 vezes mais econômico!), como eles têm menos probabilidade de “sumir”. Além disso, quanto mais tempo sua marca manter um relacionamento com um consumidor, mais lucrativo ele se torna.
Apesar disso, a maioria das empresas ainda está focada no marketing transacional, que é menos sobre a construção de relacionamentos e mais sobre o aumento das vendas únicas.
Como o marketing transacional coloca a venda em primeiro lugar, muitas vezes essa estratégia pode levar a uma experiência ruim para o cliente, considerando que as empresas passam de um para o outro, sem se preocupar com a interação que tiveram com a marca.
Simplificando - o marketing transacional é o pensamento de curto prazo, enquanto o marketing de relacionamento é o pensamento de longo prazo.
Para desenvolver verdadeiramente o relacionamento, sua marca precisa criar laços e sentimentos contra os quais nenhuma ação da concorrência, como mudança de preço, campanha de marketing ou desconto possam competir.
O marketing de relacionamento permite que você entre na mente (e no coração) do cliente. Vamos explorar algumas maneiras de fazer isso:
Quando você pensa sobre lealdade do cliente, algumas das marcas que vêm primeiramente à cabeça são Apple e Nike - empresas voltadas para o consumidor.
Essas empresas criaram um vínculo tão profundo com seus clientes que eles são ferrenhos em promover sua imagem.
São esses sentimentos que você precisa explorar, pois quanto mais emocionalmente conectado um consumidor estiver à sua marca, mais dinheiro ele trará para o seu negócio.
Aqui estão algumas ideias de marketing de relacionamento simples para alcançar esses resultados:
Uma comunidade de marca, em sua essência, é um grupo vital de clientes que apóiam e promovem sua empresa sempre que podem. Mas esses relacionamentos precisam ser nutridos. Para isso:
Os programas de fidelidade mostram aos clientes que você se preocupa em manter seu relacionamento com eles e que aprecia seu apoio.
A base desse tipo de programa é oferecer ao cliente leal diferentes formas de recompensa, como descontos, troca de pontos por mercadorias, acesso antecipado a novidades e promoções, e entrega de brindes exclusivos.
Com foco similar, campanhas de marketing de referência são comumente usadas para conseguir mais negócios. Aqueles que indicam sua empresa para amigos, parentes e outras pessoas são premiados.
Ambas estratégias visam fidelizar, reter e promover uma relação de longo prazo com o cliente.
Lembre-se, consumidores fiéis se tornam embaixadores da marca, contribuindo com a propaganda boca a boca. Crie ações e recompensas únicas, dê a eles o que falar, e você verá seus lucros aumentarem rapidamente.
Empresas de sucesso entendem que a chave para o crescimento está nos clientes de longo prazo.
É preciso começar a pensar mais sobre como a sua marca faz seus clientes se sentirem, porque são esses sentimentos que criam um forte vínculo com o seu negócio.
Suas ações de marketing de relacionamento devem promover justamente isso, um relacionamento. Por isso, nada melhor do que usar jogos de cartas para criar campanhas diferenciadas, que incentivem a socialização e o compartilhamento de experiências.
Através dessa abordagem, você mostra aos seus clientes que pensa no que poderia realmente agradá-los, indo muito além de um simples produto rapidamente descartável.
Um baralho dura e entrete gerações, criando memórias afetivas que se associam a sua marca. Quer ação para manter clientes a longo prazo melhor do que essa?
Especializada no desenvolvimento de baralhos e jogos personalizados, a Copag está a sua disposição. Entre em contato conosco!
É senso comum que a jornada do comprador é impossível de prever hoje em dia.