A comodidade, facilidade e conveniência de trabalhar, obter produtos e conversar com amigos e desconhecidos pela internet, sem precisar sair de casa, faz com que haja cada vez mais dependentes do mundo virtual.
Claro que a Internet trouxe inúmeras vantagens, mesmo nesta nova configuração de relacionamentos, porém é preciso encarar os prejuízos que ocasiona aos laços sociais.
Vantagens de usar jogos de cartas para promover e incentivar encontros sociais
Os humanos são seres sociais. Ansiamos por conexão e pertencimento. Os benefícios que a socialização traz para a saúde podem melhorar nossas vidas em diversos aspectos.
Situações que promovam a troca de contato e experiências, como um simples momento jogando cartas com amigos e entes queridos, causam diversos impactos positivos, como os citados a seguir.
Saúde mental
Mais que diversão e oportunidade de fortalecer laços sociais, a prática de jogos de cartas ou tabuleiro está associada ao desenvolvimento humano, de forma educativa e terapêutica.
“Através dos jogos, introduzimos ou evoluímos na capacidade de lidar com regras, desenvolver planos e estratégias, trabalhando a percepção e o raciocínio lógico, bem como o amadurecimento para lidar com realizações e frustrações, com o ganhar ou perder”, explica a psicanalista clínica e diretora da Analizzare – Centro de Desenvolvimento Humano, Rosiane Claudia da Silva. Além disso, jogar ajuda o indivíduo a lidar com a depressão, ansiedade, estresse e mesmo com o cansaço e a fadiga do dia a dia.
Confiança e autoestima
Pessoas que relatam se sentir solitárias geralmente apresentam baixa confiança e autoestima. A socialização combate isso, porque estar na presença de quem gostamos causa a sensação de pertencimento e apreço, o que eleva a segurança e o amor próprio.
Do ponto de vista prático, também ficamos mais inteligentes e afiados, pois ao interagir com outras pessoas, treinamos nossos cérebros. A motivação social e o contato social ajudam a melhorar a formação de habilidades cognitivas, capacidade de concentração e desenvolvimento de memória.
Aumento da qualidade de vida
Pesquisas mostram que a solidão e os problemas de saúde da terceira idade estão correlacionados e que a solidão é um fator de risco de declínio funcional em pessoas mais velhas.
Um estudo da University of Rochester Medical Center descobriu que a socialização aumenta a função cognitiva. Conversas e atividades estimulantes, como jogos de cartas, exercitam o cérebro e o mantêm ágil. Garantir que permaneçamos sociais e conectados pode não apenas estender a duração de nossas vidas, mas também sua qualidade.
Propósito
Passar tempo com outras pessoas, ter compromissos com alguém, nem que sejam atividades de lazer, faz com que a nossa vida tenha um propósito maior. Quando temos algo para fazer, algum lugar para ir, e alguém contando conosco, nos sentimos úteis, o que gera a sensação de felicidade e satisfação pessoal.
Conviver e trocar experiências com pessoas que amamos torna a vida mais gratificante. Quando os outros contam conosco, é mais provável que cuidemos de nós mesmos e permaneçamos mais tempo saudáveis.
'O contato cara a cara é como uma vacina'
A psicóloga Susan Pinker afirma que o contato direto de pessoa a pessoa ativa partes de nosso sistema nervoso que liberam um “coquetel” de neurotransmissores encarregados de regular nossa resposta ao estresse e à ansiedade. Em outras palavras, quando nos comunicamos com as pessoas cara a cara, nos tornamos mais resilientes aos fatores de estresse no longo prazo.
“O contato cara a cara libera toda uma cascata de neurotransmissores e, como uma vacina, eles protegem você agora, no presente e no futuro, então simplesmente [...] apertar a mão de alguém, dar um high-five, é o suficiente para liberar oxitocina, o que aumenta seu nível de confiança e reduz seus níveis de cortisol, diminuindo assim o seu estresse ”, afirma Susan.
Conseguir essa “vacina natural” parece fácil, mas na era digital em que estamos vivendo, com inúmeras pessoas se contentando apenas com encontros virtuais, problemas como solidão e depressão se agravam.
Mesmo entre pessoas que moram com familiares, esse já é um impasse real, uma vez que computadores e smartphones roubam constantemente nossa atenção. Estar na mesma casa não significa estar presente.
Para promover uma mudança nesses novos hábitos, talvez seja a hora de resgatar os velhos, como reunir a família para jogar cartas e conversar.
Por que empresas devem investir em ações promocionais com jogos de cartas?
Como vimos, jogos são entretenimentos que acabam sendo acompanhados de diversos benefícios adjacentes à diversão propriamente dita. Porém, antes de mais nada, são uma forma de interagir e um momento de desconexão com os problemas da vida adulta.
Nestes tempos estranhos e sem precedentes em que vivemos, brincadeiras e interações lúdicas são uma das coisas que podem ajudar a todos. Brincar é para as crianças uma maneira natural de se comunicar, conectar-se a outras pessoas e encontrar maneiras de entender o que está acontecendo. Às vezes, a importância do jogo é minimizada, no entanto, brincar é vital para o desenvolvimento humano saudável.
Cientes disso, grandes marcas já investem há tempos em jogos e brinquedos como estrelas de campanhas de marketing promocional.
Seja buscando o bem-estar do seu time de colaboradores, ou investindo em uma ação que traga benefícios reais para o público, oferecer jogos como brindes promove a socialização e propicia momentos de diversão entre famílias e amigos.
Ao mesmo tempo, essa é uma excelente maneira de divulgar e consolidar sua marca, gravando-a na memória do consumidor através de lembranças felizes.
Maior empresa de produção de cartas no Brasil, a Copag conta com uma área especializada na produção de baralhos personalizados, ideal para ações de marketing promocional diferenciadas e com foco em resultados duradouros.
Para saber mais sobre os produtos que a Copag oferece, visite nosso site e entre em contato conosco.
Escrito por: Rogério Souza