Copag
COPAG.Oficial copagoficial copagoficial copag-cartamundi CopagOficial
Copag
COPAG.Oficial copagoficial copagoficial copag-cartamundi CopagOficial
Português Español English
Produtos A Copag Blog Grupo Cartamundi Cartas Personalizadas Cartas para Cassino Faça seu Jogo Regras A História do Baralho Pokémon Fale com a Gente
Voltar ao Blog Voltar ao Blog
28.09.2021

Manual do Mundo

SCI Truco - saiba as regras e como jogar!

Manual do Mundo
Facebook Twitter Linkedin E-mail

Objetivos do Jogo


Prepare-se para testar seus conhecimentos e apostar alto nas respostas. O SCI TRUCO é um jogo de perguntas e respostas totalmente diferente do que você conhece.

A cada rodada os jogadores devem responder perguntas de temas variados e, se você estiver muito confiante, pode pedir “TRUCO” para desafiar seus oponentes.

Mas, tome cuidado para não acabar com a Batata Quente na mão!

Preparando o Jogo


Antes de começar os jogadores devem organizar a mesa e se prepararem para deixar as respostas na ponta da língua.

Posicione o tabuleiro no centro da mesa e coloque o Peão de Pergunta sobre qualquer uma das casas de temas (exceto Batata Quente e Escolha o tema).

Separe as cartas em montes com os temas: Ciências Naturais, Entretenimento, Geografia, História, Tecnologia e Batata Quente. Embaralhe as cartas separadamente e posicione os montes um ao lado do outro, de forma que todos os jogadores possam alcançá-los.

Coloque sobre cada monte a Carta Segredo correspondente, para esconder as perguntas e respostas. Agora destaque as peças da cartela.

Cada jogador escolhe um símbolo de naipe que representará suas fichas até o final do jogo.

Todos recebem 4 fichas de seu símbolo escolhido: 3 delas são as Fichas de Respostas (A, B, C), que devem ser posicionadas sobre a mesa com as letras virados para baixo, e 1 é a Ficha de Pontuação (representada com o naipe na frente e no verso).

Posicione a Ficha de Pontuação de cada jogador no centro do tabuleiro, sobre “SCI TRUCO”.


Como Jogar


O jogador mais novo começa a partida. O primeiro jogador deverá jogar o dado e em seguida mover o Peão de Pergunta sobre o caminho de temas no tabuleiro, equivalente ao número sorteado.

O jogador deve pegar a primeira carta do monte correspondente ao tema sorteado, escolher uma das perguntas de sua preferência e ler em voz alta para os demais jogadores, incluindo as opções de resposta disponíveis.

Em seguida, os demais jogadores deverão escolher, em segredo, uma de suas fichas de resposta, A, B ou C e posicioná-las com a letra para baixo na mesa (Não deixe que os outros jogadores vejam sua resposta).

Quando todos já tiverem escolhido uma das alternativas, todos podem revelar suas fichas ao mesmo tempo. Cada jogador receberá pontuações, de acordo com a sua resposta.


Pontuação

Os jogadores que acertarem a resposta recebem 1 ponto e movem suas Fichas de Pontuação para a casa seguinte, marcando seu progresso.

Os jogadores que não acertarem não ganham pontos.

Observação: A área de pontuação está posicionada no caminho ao redor do tabuleiro, com casas de 1 a 12. Quando um jogador receber seu primeiro ponto, ele move sua Ficha de Pontuação do centro para a área de pontuação, iniciando a contagem a partir do número 1.

Os jogadores devem mover suas fichas equivalente ao número de pontos que receberem, marcando seus pontos no jogo.


Escolha o Tema

Caso o peão de Pergunta caia na casa “Escolha o Tema” o jogador da vez poderá escolher o tema que preferir, entre Ciências Naturais, Entretenimento, Geografia, História ou Tecnologia (exceto Batata Quente).


TRUCO!

A qualquer momento, enquanto escolhe sua resposta, se um jogador estiver confiante ele poderá pedir “TRUCO”.

Para isso ele deve colocar sua Ficha de Resposta sobre a casa “TRUCO” no tabuleiro, com o número virado para baixo.

Os demais jogadores podem fazer o mesmo se quiserem. Os jogadores que não quiserem pedir “TRUCO” deixam sua Ficha de Resposta onde estava, fora da casa “TRUCO”. Os jogadores que trucarem estarão se arriscando nessa rodada e caso acertem a resposta, ganham 3 pontos e avançam com sua Ficha de Pontuação pelo tabuleiro.

Os jogadores que errarem a resposta com “TRUCO” perdem 3 pontos e precisam recuar sua Ficha de Pontuação no tabuleiro.

Os demais jogadores que não participaram no “TRUCO” recebem suas pontuações normalmente.


Batata Quente

Caso o Peão de Pergunta caia no espaço Batata Quente, os jogadores farão uma disputa de conhecimento. Para isso, o jogador da vez deverá pegar uma Carta de Batata e ler o tema escolhido em voz alta.

Em seguida, ele deve pegar a Batata Quente e rapidamente responder com uma palavra relacionada àquele tema. Exemplo: Raças de Cachorro. A resposta poderia ser “Dálmata”.

Em seguida ele deve passar a Batata ao próximo jogador à sua esquerda, que deverá responder rapidamente com uma palavra diferente do mesmo tema.

A sequência continua em sentido horário, até que um jogador não consiga mais responder, diga uma palavra repetida ou errada. O jogador que não tiver nenhuma resposta, repetir uma palavra ou errar, perde 2 pontos.

Os demais jogadores não recebem pontos.


Vencendo o Jogo

O jogador que alcançar primeiro a casa de 12 pontos no tabuleiro é considerado(a) VENCEDOR(A) do SCI TRUCO.

Em caso de empate os jogadores empatados devem fazer uma rodada de Batata Quente. Neste caso, aquele que vencer a disputa será o vencedor do jogo.


Composição 


• -1 Cartela com Peças Destacáveis (12 Fichas de resposta, 4 Fichas de Pontuação, 4 Fichas Reservas e 1 Peão de Pergunta)
• 1 Batata Quente (em plástico não comestível)
• 95 Cartas de Perguntas divididas em 5 temas
• 10 Cartas de tema Batata Quente
• 5 Cartas Segredo
• 1 Tabuleiro
• 1 Dado


Vá até a nossa loja online e confira esse e outros jogos da Copag! 

Escrito por: EQUIPE COPAG

Mais artigos desse autorMais artigos desse autor

Notícias relacionadas

06.06.2020 06.06.2020

Autores

Saiba as regras e como jogar Autores!

Leia mais +
03.06.2020 03.06.2020

Truco

Saiba todas as regras do Truco!

Leia mais +
03.06.2020 03.06.2020

500 Rum

Saiba como jogar e quais as regras do jogo 500 Rum!

Leia mais +
Quer receber nossas novidades no seu e-mail?
Assine Aqui
Copag
Produtos A Copag Blog Cartas Personalizadas Cartas para Cassino Faça seu Jogo Regras Pokémon Fale com a Gente
  • @COPAG.Oficial @COPAG.Oficial @copagoficial @copagoficial @copagoficial @copagoficial
    Canal Copag Canal Copag Copag - Cartamundi Copag - Cartamundi Promocionais - Copag
  • SAC

    Serviço de Atendimento ao Cliente Copag

    copag@copag.com.br
Código de Conduta Política Certificados Balanço Social Trabalhe Conosco

Copyright © 2022 Copag. Todos os direitos reservados.

Duo Studio

Código de Conduta

A Copag da Amazônia S/A, voluntariamente comprometeu-se em conduzir seus negócios de acordo com elevados padrões éticos e comerciais, estando em acordo com os principais requisitos e padrões internacionais, incentivando seus parceiros e fornecedores a se comportarem da mesma maneira. A Copag tem uma intensa preocupação com a qualidade das condições de trabalho e mantém um esforço contínuo para a melhoria dessas condições, e deixa de forma clara a todas as partes interessadas o total compromisso com os princípios listados neste código de conduta.

1. Trabalho infantil: A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil.

2. Trabalho forçado: A organização não deve utilizar ou apoiar trabalho forçado ou compulsório, nem requerer do pessoal “depósi- tos” ou reter documentos originais de identidade no início do trabalho na organização. Todo trabalho, incluindo horas extras, será voluntário.

3. Condições de saúde e segurança no trabalho: A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e deve tomar medidas eficazes para prevenir acidentes e danos potenciais a saúde dos trabalhadores. Além disso deve promover conscientização sobre questões de saúde e segurança para seus funcionários, incluindo questões relacionadas à prevenção de incên- dio, evacuação de emergência,uso adequado de equipamentos de segurança, primeiros socorros básicos e uso e descarte adequados de materiais perigosos.

4. Liberdade de associação e direito a acordo coletivo: A organização deve respeitar e informar os direitos de todo o pessoal, a formação e associação a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociarem coletivamente.

5. Discriminação: A organização não deve realizar ou apoiar a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, nacionalidade, classe social, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, responsabilidades familiares, estado civil, associação a sindicato, opinião política, idade ou qualquer outra condição que poderia dar ensejo à discriminação.

6. Práticas disciplinares: A organização deve tratar todo pessoal com dignidade e respeito. Não deve se envolver ou tolerar a utili- zação de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

7. Horário de trabalho: A organização deve estar em conformidade com as leis aplicáveis, com os acordos de negociação coletiva (quando aplicável) e com os padrões da indústria sobre horários de trabalho, folgas e feriados públicos.

8. Remuneração e Benefícios: A organização deve respeitar o direito do pessoal a um salário de subsistência e assegurar que os salários pagos por uma semana normal de trabalho devam sempre satisfazer a pelo menos os padrões mínimos legais ou a indústria, ou ao acordo de negociação coletiva (quando aplicável). Os benefícios dos empregados devem ser fornecidos de acordo com os requi- sitos nacionais e locais.

9. Anticorrupção: A organização declara que cumpre com todas as normas e legislação anticorrupção aplicáveis à condução de seus negócios e além disso não apoia ou tolera negócios que não sejam conduzidos de maneira ética e apropriados ou que usam subornos, propinas ou forneçam presentes, favores ou serviços para obter vantagem.

10. Proteção de Informações Pessoais: A organização deve proteger a privacidade e a confidencialidade dos dados pessoais de todas as partes interessadas, tomando as precauções legalmente necessárias para proteger os dados pessoais.

11. Proteção de Propriedade Intelectual: A organização deve proteger a propriedade intelectual de clientes e fornecedores e deve seguir todas as leis de propriedade intelectual aplicáveis.

12. Impacto Ambiental: A organização deve manter um compromisso com programas e práticas ambientais sólidos visando à pre- venção da poluição, gerenciamento de recursos naturais e controle de emissões atmosféricas, incentivando a redução e a reciclagem de resíduos. A mesma deve cumprir todas as leis aplicáveis relacionadas ao meio ambiente e descartar materiais tóxicos de maneira controlada e segura. Para esse fim, a organização deve incentivar a realização de negócios com clientes e fornecedores que se dedi- cam igualmente a buscar esforços contínuos para melhorar a compatibilidade de suas operações com o meio ambiente.

13. Qualidade do Produto: A organização deve produzir produtos de qualidade e seguir requisitos rigorosos através da obtenção de matérias-primas de qualidade provenientes de fornecedores confiáveis.

14. Minerais de Conflito: A organização deve se empenhar em fornecer componentes e materiais de empresas que não usam mine- rais (Tântalo, Estanho, Tungstênio, Ouro) de áreas de conflito que direta ou indiretamente financiem ou beneficiem grupos armados na República Democrática do Congo (RDC) ou nos países vizinhos.

15. Madeira: A organização deve proibir o uso de madeira extraída ilegalmente e produtos derivados dessa madeira em todos os produtos e em suas instalações.

16. Cumprimento das Leis Aplicáveis: A organização deve estar em conformidade com quaisquer leis, regulamentos ou normas locais aplicáveis a seus negócios e os padrões do setor estabelecidos em suas localidades. Em caso de qualquer conflito entre as disposições das leis, regulamentos ou normas anteriores e as disposições deste documento, a que contém os padrões mais elevados deverá prevalecer.

17. Comunicação de Princípios: A organização deve comunicar esses princípios aos funcionários em uma forma oral e escrita apropriada e empreenderá esforços para educar os colaboradores sobre esses princípios periodicamente.

Revisão 01 - 06 de Novembro de 2018

Canal da Ética

Utilize o canal abaixo para relatar preocupações éticas e resolver dúvidas relacionadas ao Código.

https://www.canalintegro.com.br/copag


Em casos de violações não-resolvidas contactar : ABS Quality Evaluations - Email: certification@abs-qe.com - Telefone: (11) 2595-4202 ou SAAS – Social Accountability Accreditation - Email: saas@saasaccreditation.org - Telefone: (212) 391-2106

Política

A COPAG tem a missão de proporcionar diversão e entretenimento a todas as pessoas de todas as idades por meio de jogos de cartas, estando comprometida com a satisfação dos clientes e com o desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de garantir esta missão, nós firmamos compromisso com o Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001, Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, Responsabilidade Social SA 8000 e o Programa de Melhoria Contínua “Copag Smart Way” inspirado no Sistema Lean Manufacturing.

Através dos compromissos firmados, nós visamos:

  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão integrado, que compreende obediência aos requisitos estabelecidos nas normas ISO-9001, ISO-14001 e SA 8000;
  • Prevenir a poluição e reduzir os impactos ambientais;
  • Cumprir com todas as obrigações legais pertinentes, outros requisitos subscritos, e com os instrumentos internacionais (as convenções da Organização Internacional do Trabalho e Declarações de Direitos) e suas interpretações que sejam referentes à norma SA 8000;
  • Oferecer aos seus colaboradores condições dignas de trabalho;
  • Valorizar e apoiar o exercício à cidadania;
  • Manter um processo de comunicação com as partes interessadas;
  • Assegurar padrões elevados de segurança e saúde para as pessoas expostas aos riscos inerentes às atividades da organização;
  • Atuar com foco na obtenção de resultados para todas as partes interessadas;