Jogos de Cartas: uma opção saudável de entretenimento
Mais do que cuidar do corpo, é preciso pensar no bem estar psicológico, emocional e social. Saiba os diversos benefícios que os jogos de cartas tem a oferecer!
Mais do que cuidar do corpo, é preciso pensar no bem estar psicológico, emocional e social. Saiba os diversos benefícios que os jogos de cartas tem a oferecer!
Muitas pessoas têm procurado por jogos de cartas. Mais do que apenas uma maneira divertida de passar o tempo; esses jogos também oferecem vários benefícios para a saúde mental, aliviando o estresse e mantendo a mente afiada e ativa.
Mais do que cuidar do corpo, é preciso pensar no bem estar psicológico para evitar problemas como ansiedade e depressão, que também causam sérios prejuízos à saúde.
Para prevenir esses tipos de enfermidades, o indicado é fugir do ócio e manter a mente ocupada, buscando atividades prazerosas como os jogos de cartas entre amigos.
A maioria das pessoas joga jogos de cartas pelo valor de entretenimento que oferece, sem sequer pensar sobre os vários benefícios que essa atividade promove para a nossa saúde emocional e mental.
A verdade é que jogos de cartas servem como um bom exercício para o cérebro, aumentam a concentração e oferecem uma saída social, fatores essenciais para uma vida feliz e saudável.
Jogar mantém a mente esperta e ágil, o que pode ajudar inclusive a evitar a perda de memória associada à idade avançada.
Nos últimos anos, várias pesquisas analisaram os benefícios que os jogos de cartas têm na saúde mental.
Em 2014, a Universidade de Wisconsin-Madison realizou um estudo que descobriu que os jogos de cartas podem ajudar as pessoas a se manterem mentalmente afiadas na velhice.
Há também o famoso estudo 90+, que está em andamento desde 1981 na comunidade de aposentados de Laguna Woods Village, Califórnia. A pesquisa, que até o momento inclui mais de 14.000 participantes, analisa questões de saúde em idosos.
As evidências até agora sugerem que as pessoas que passam mais tempo se engajando em atividades mentais, como os jogos de cartas, podem ter menos risco de sofrer de demência.
Mas, não é só aos mais velhos que essa prática beneficia.
De acordo com o Wall Street Journal, jogos de cartas apoiam o desenvolvimento de crianças, incentivando o pensamento estratégico, melhorando a memória, construindo confiança e fortalecendo os laços familiares.
Os adultos que associam os jogos de cartas e de tabuleiro com passatempos da infância, esquecem que a alegria do jogo não desaparece com a idade.
De fato, se reconectar com os aspectos mais infantis de si mesmo pode melhorar a visão psicológica e ajudar a gerenciar condições como ansiedade e depressão, que ameaçam todas as faixas etárias.
Jogos de cartas são uma excelente oportunidade para adultos e crianças passarem mais tempo juntos, realizando uma atividade que agrada a ambas as partes.
Abaixo, descrevemos alguns dos benefícios emocionais e mentais que podem ser usufruídos por quem joga cartas regularmente.
Com o mundo acelerado e movido a tecnologia de hoje, a solidão é uma experiência cada vez mais comum.
Para pessoas que sofrem de depressão, ansiedade ou outras formas de doença mental, essa solidão pode ser agravada por uma tendência de isolamento.
Nesse cenário, jogar pode tornar mais fácil a interação social, aumentando a motivação de passar tempo com outras pessoas.
Brincar é de fato a primeira maneira pela qual começamos a socializar quando crianças. Há um elemento orgânico e espontâneo na construção de relacionamentos interpessoais por meio dos jogos.
Praticar jogos de cartas ou de tabuleiro ajuda a interação social a fluir com facilidade, incentiva o trabalho em equipe e promove um espírito de competição amigável.
Para muitas pessoas, não há maneira melhor de relaxar ao final de um longo dia do que embaralhando um deck de cartas e jogando algumas partidas do seu jogo favorito.
Ao fazer isso, além da sensação de relaxamento, o indivíduo sente que consegue recuperar o controle sobre os eventos do dia e reorganizar seus pensamentos. É uma maneira de as pessoas esvaziarem a mente de forma saudável, sem precisar apelar para a TV ou celular.
Dedicar algumas horas do seu tempo para descansar e fazer algo que você goste é um ato importante de autocuidado.
Para muitos, uma noite semanal de poker com amigos ou uma noite de jogos em família pode ajudar a desviar o foco dos estressores diários, como doenças, contas e outros desafios pessoais.
A maioria dos jogos de cartas envolve alguma forma de estratégia que exercita a capacidade de resolução de problemas.
Apenas aprender as regras de um novo jogo pode incentivar habilidades cognitivas, como memorização e comunicação.
Se você deseja explorar um novo hobby que beneficie sua saúde mental e vida social, considere aprender um novo jogo de cartas.
Essa é uma maneira agradável de passar tempo com a família, amigos ou até mesmo sozinho e manter sua cabeça ocupada.
Ao desligar o telefone ou a TV e pegar um baralho de cartas, você pode melhorar muito seu bem-estar psicológico.
Por isso, nunca é uma má ideia manter um estoque de jogos populares ou ao menos um baralho de cartas em casa.
Crie o hábito de agendar noites regulares de jogos ou, se estiver sozinho, descubra as maravilhas que um jogo como a Paciência pode fazer por você.
A maior empresa de produção de cartas no Brasil, a Copag, produz e comercializa baralhos com qualidade certificada.
O ano de 2014 consolida de vez 13/9 como o dia oficial do baralho no Brasil. Saiba como foi a comemoração da Copag!