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30.06.2020

Jogar juntos é… melhorar sua saúde mental

Dê uma pausa no mundo digital e descubra como os jogos de cartas e de tabuleiro podem ser ótimos para a saúde. Cartas na mão que é hora da diversão!

Jogar juntos é… melhorar sua saúde mental
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Notificações no celular, trabalho, cuidados com as crianças ou com os pais, preocupações com dinheiro ou saúde... tudo isso nos coloca em um estado de alerta elevado.


Mas, felizmente, sempre há cartas de baralho e jogos de tabuleiro para tirar nossas mentes do que quer que a esteja preocupando. 


Jogar pode ser um antídoto para muitas coisas que gritam por nossa atenção, e uma peça do quebra-cabeça para melhorar a nossa saúde mental.


 


Jogos trazem alívio e pensamentos positivos


Está claro em nossos jornais e no noticiário da TV que, como seres humanos, somos simplesmente conectados à negatividade. E, é aí que os jogos podem ser eficazes para impedir pensamentos negativos que surgem em nosso cérebro.


De acordo com o Psychology Today, “Desde o início da história da humanidade, nossa própria sobrevivência dependia de nossa habilidade de evitar o perigo.


O cérebro desenvolveu sistemas que tornaram inevitável que não percebêssemos o perigo e, assim esperamos, responder a ele”.


Um dia no spa não fará muita diferença: "São necessárias pequenas e positivas experiências para inclinar a balança em direção à felicidade".


Podemos sugerir uma maneira melhor? 


Reserve um tempo regularmente para um jogo. Cartas e jogos de tabuleiro podem funcionar como um botão de pausa enquanto a vida à nossa volta continua, nos dando a chance de nos relacionarmos com os outros. 


Eles ainda oferecem momentos de alívio para as famílias, desenvolvendo comunicação e tempo de qualidade juntos. 


 

Está tudo bem brincar... sendo um adulto?


À medida que passamos da infância para a vida adulta, as brincadeiras passam para o segundo plano. Simplesmente não parece uma maneira produtiva de gastar um tempo valioso. Mas é.


Frequentemente, o tempo de lazer após um longo dia de trabalho ainda é determinado pelas telas, da televisão aos smartphones. Jogar cartas e jogos de tabuleiro nos dá uma pausa bem-vinda (e necessária) do mundo digital. 


Quer ser produtivo? Tenha tempo para brincar, tenha tempo para o ócio.


O trabalho e outros compromissos desaparecem enquanto desfrutamos de alguma interação na vida real, diversão, criatividade e risos, que não foram rotulados como "o melhor remédio" por nada. 


Uma dose de brincadeira é exatamente o que precisamos para permitir o rejuvenescimento e o relaxamento que nossos cérebros adultos precisam desesperadamente.


 


Hormônios da felicidade em jogo


"Nada ilumina o cérebro como uma brincadeira", diz o Dr. Stuart Brown, pioneiro em pesquisas sobre brincadeiras. 


Ele descobriu que, quando as pessoas brincam, o cérebro dispara impulsos para o lobo frontal, onde muitas de nossas funções executivas são reguladas. E, é por isso que a reprodução está associada à melhoria da memória.


Enquanto jogamos, também há um efeito hormonal. 


Jogar aumenta os níveis de endorfinas em nosso corpo. Esses são os mesmos produtos químicos que proporcionam uma sensação calorosa e feliz ao desfrutar de um bom jantar ou depois de um treino. 


Enquanto você brinca e se liga às pessoas a sua volta, seu cérebro também libera ocitocina, um hormônio envolvido em sentimentos de amor e conexão.


Você também experimentará menos estresse ao jogar. 


Sim, pode haver muita emoção positiva. Mas o estresse negativo da luta ou fuga diminui à medida que você se concentra inteiramente na diversão e na segurança de um jogo de cartas e tabuleiro com amigos ou familiares. 


Esse é um mecanismo de enfrentamento útil que pode ajudar a protegê-lo contra o esgotamento.


 

Os jogos fazem você se sentir bem consigo mesmo


O dramaturgo irlandês e vencedor do Prêmio Nobel George Bernard Shaw (1856-1950) disse: "Não paramos de jogar porque envelhecemos; nós nos tornamos velhos porque paramos de jogar". Em outras palavras, brincar mantém a mente jovem.


Os jogos têm o poder restaurador da distração feliz e dos pensamentos positivos. Eles mantêm os problemas diários afastados enquanto você se diverte com amigos e familiares. 


E, eles criam boas lembranças para sustentá-lo por muito tempo depois que você termina de jogar.


Jogar cartas e jogos de tabuleiro é uma boa maneira de treinar habilidades de resolução de problemas e sair dos limites habituais. 


Uma pessoa tímida pode avançar para a frente enquanto joga. Os jogos fornecem uma sensação de fazer parte de algo, uma sensação de valor. Eles fortalecem a autoconfiança. E todos sabemos como se sentir bem consigo mesmo é crucial para uma boa saúde mental.


Deseja saber mais sobre os benefícios do jogo? Leia também:


Jogar juntos é… fortalecer laços. 

Escrito por: Copag Cartamundi

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A Copag da Amazônia S/A, voluntariamente comprometeu-se em conduzir seus negócios de acordo com elevados padrões éticos e comerciais, estando em acordo com os principais requisitos e padrões internacionais, incentivando seus parceiros e fornecedores a se comportarem da mesma maneira. A Copag tem uma intensa preocupação com a qualidade das condições de trabalho e mantém um esforço contínuo para a melhoria dessas condições, e deixa de forma clara a todas as partes interessadas o total compromisso com os princípios listados neste código de conduta.

1. Trabalho infantil: A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil.

2. Trabalho forçado: A organização não deve utilizar ou apoiar trabalho forçado ou compulsório, nem requerer do pessoal “depósi- tos” ou reter documentos originais de identidade no início do trabalho na organização. Todo trabalho, incluindo horas extras, será voluntário.

3. Condições de saúde e segurança no trabalho: A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e deve tomar medidas eficazes para prevenir acidentes e danos potenciais a saúde dos trabalhadores. Além disso deve promover conscientização sobre questões de saúde e segurança para seus funcionários, incluindo questões relacionadas à prevenção de incên- dio, evacuação de emergência,uso adequado de equipamentos de segurança, primeiros socorros básicos e uso e descarte adequados de materiais perigosos.

4. Liberdade de associação e direito a acordo coletivo: A organização deve respeitar e informar os direitos de todo o pessoal, a formação e associação a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociarem coletivamente.

5. Discriminação: A organização não deve realizar ou apoiar a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, nacionalidade, classe social, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, responsabilidades familiares, estado civil, associação a sindicato, opinião política, idade ou qualquer outra condição que poderia dar ensejo à discriminação.

6. Práticas disciplinares: A organização deve tratar todo pessoal com dignidade e respeito. Não deve se envolver ou tolerar a utili- zação de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

7. Horário de trabalho: A organização deve estar em conformidade com as leis aplicáveis, com os acordos de negociação coletiva (quando aplicável) e com os padrões da indústria sobre horários de trabalho, folgas e feriados públicos.

8. Remuneração e Benefícios: A organização deve respeitar o direito do pessoal a um salário de subsistência e assegurar que os salários pagos por uma semana normal de trabalho devam sempre satisfazer a pelo menos os padrões mínimos legais ou a indústria, ou ao acordo de negociação coletiva (quando aplicável). Os benefícios dos empregados devem ser fornecidos de acordo com os requi- sitos nacionais e locais.

9. Anticorrupção: A organização declara que cumpre com todas as normas e legislação anticorrupção aplicáveis à condução de seus negócios e além disso não apoia ou tolera negócios que não sejam conduzidos de maneira ética e apropriados ou que usam subornos, propinas ou forneçam presentes, favores ou serviços para obter vantagem.

10. Proteção de Informações Pessoais: A organização deve proteger a privacidade e a confidencialidade dos dados pessoais de todas as partes interessadas, tomando as precauções legalmente necessárias para proteger os dados pessoais.

11. Proteção de Propriedade Intelectual: A organização deve proteger a propriedade intelectual de clientes e fornecedores e deve seguir todas as leis de propriedade intelectual aplicáveis.

12. Impacto Ambiental: A organização deve manter um compromisso com programas e práticas ambientais sólidos visando à pre- venção da poluição, gerenciamento de recursos naturais e controle de emissões atmosféricas, incentivando a redução e a reciclagem de resíduos. A mesma deve cumprir todas as leis aplicáveis relacionadas ao meio ambiente e descartar materiais tóxicos de maneira controlada e segura. Para esse fim, a organização deve incentivar a realização de negócios com clientes e fornecedores que se dedi- cam igualmente a buscar esforços contínuos para melhorar a compatibilidade de suas operações com o meio ambiente.

13. Qualidade do Produto: A organização deve produzir produtos de qualidade e seguir requisitos rigorosos através da obtenção de matérias-primas de qualidade provenientes de fornecedores confiáveis.

14. Minerais de Conflito: A organização deve se empenhar em fornecer componentes e materiais de empresas que não usam mine- rais (Tântalo, Estanho, Tungstênio, Ouro) de áreas de conflito que direta ou indiretamente financiem ou beneficiem grupos armados na República Democrática do Congo (RDC) ou nos países vizinhos.

15. Madeira: A organização deve proibir o uso de madeira extraída ilegalmente e produtos derivados dessa madeira em todos os produtos e em suas instalações.

16. Cumprimento das Leis Aplicáveis: A organização deve estar em conformidade com quaisquer leis, regulamentos ou normas locais aplicáveis a seus negócios e os padrões do setor estabelecidos em suas localidades. Em caso de qualquer conflito entre as disposições das leis, regulamentos ou normas anteriores e as disposições deste documento, a que contém os padrões mais elevados deverá prevalecer.

17. Comunicação de Princípios: A organização deve comunicar esses princípios aos funcionários em uma forma oral e escrita apropriada e empreenderá esforços para educar os colaboradores sobre esses princípios periodicamente.

Revisão 01 - 06 de Novembro de 2018

Canal da Ética

Utilize o canal abaixo para relatar preocupações éticas e resolver dúvidas relacionadas ao Código.

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Em casos de violações não-resolvidas contactar : ABS Quality Evaluations - Email: certification@abs-qe.com - Telefone: (11) 2595-4202 ou SAAS – Social Accountability Accreditation - Email: saas@saasaccreditation.org - Telefone: (212) 391-2106

Política

A COPAG tem a missão de proporcionar diversão e entretenimento a todas as pessoas de todas as idades por meio de jogos de cartas, estando comprometida com a satisfação dos clientes e com o desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de garantir esta missão, nós firmamos compromisso com o Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001, Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, Responsabilidade Social SA 8000 e o Programa de Melhoria Contínua “Copag Smart Way” inspirado no Sistema Lean Manufacturing.

Através dos compromissos firmados, nós visamos:

  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão integrado, que compreende obediência aos requisitos estabelecidos nas normas ISO-9001, ISO-14001 e SA 8000;
  • Prevenir a poluição e reduzir os impactos ambientais;
  • Cumprir com todas as obrigações legais pertinentes, outros requisitos subscritos, e com os instrumentos internacionais (as convenções da Organização Internacional do Trabalho e Declarações de Direitos) e suas interpretações que sejam referentes à norma SA 8000;
  • Oferecer aos seus colaboradores condições dignas de trabalho;
  • Valorizar e apoiar o exercício à cidadania;
  • Manter um processo de comunicação com as partes interessadas;
  • Assegurar padrões elevados de segurança e saúde para as pessoas expostas aos riscos inerentes às atividades da organização;
  • Atuar com foco na obtenção de resultados para todas as partes interessadas;