Voltar ao Blog
08.09.2020

Dia do Baralho: todas as curiosidades sobre essa data incrível

Ama baralhos, assim como a gente, e não vê a hora do Dia do Baralho chegar para comemorar com uma boa jogatina? Então, enquanto nosso dia não chega, vem conferir umas curiosidades sobre a data.

Ama uma boa jogatina e não perde nunca a oportunidade de pegar o primeiro baralho que tiver a sua frente para chamar quem está mais próximo de você e jogar um bom carteado?

 

Então, obviamente, você é um apaixonado por baralhos e, com certeza, não vê a hora de chegar o dia 13/9 (se você é um baralho lovers, sabe do que a gente tá falando, né?) pra gritar pro mundo inteiro: bora jogar pelo Dia do Baralho! (se você não sabia, provável que agora tenha se lembrado, né? hehehe).

 

E, agora, você deve estar pensando: “ah, Copag, mas é óbvio que eu sabia que dia 13/9 é o Dia do Baralho e é claro que eu vou comemorar, nem precisava ter lembrando, né?”. Então tá bom. Mas a gente aproveitou o momento e veio contar o que poucas pessoas conhecem sobre esse universo.

 

E aí, já tem uma ideia do que estamos falando? Não?! Ok, Ok, sem problemas. Vamos compartilhar com você a real história da invenção do Dia do Baralho e algumas curiosidades sobre a data.

 

Apostamos que isso você não imaginava que era isso, né? … Mas, e aí, ficou curioso pra saber? Então, vem com a gente!

 

Dia do Baralho: como e por que surgiu?

 

O 1º Dia do Baralho no Brasil rolou em 2013, e a Copag tem tudo a ver com isso.E sabe como?

 

Pensando em uma forma de comemorar todas as boas histórias e os ótimos momentos que as cartas proporcionam na vida das pessoas, a Copag criou o Dia do Baralho, 13/9. E, agora você deve estar se perguntando: mas por que, exatamente o dia 13 de setembro foi escolhido?

 

Bom, olha só que legal: a data escolhida foi uma homenagem ao Baralho 139, aquele que todo mundo com certeza já usou para jogar carta com os amigos ou a família, e que é o favorito da maioria das pessoas, o mais vendido e amado do país.

 

Com ações de marketing em todo o nosso Brasil, a Copag conseguiu dar outra dimensão ao dia 13/9, tornando-o, de uma data qualquer, para um dia com comemorações em todo território nacional, como forma de agradecer por tudo o que as cartas nos proporcionam (alegria, boas histórias, risadas, diversão, etc.).

 

A maiores curiosidades sobre o baralho

 

Agora que você já sabe o motivo da data, vem conhecer as melhores curiosidades que a gente separou para você. Confere aí:

 

- Até hoje, a carta de baralho que mais gerou polêmica foi o Ás de espadas, também chamada de “carta da morte”. E por que raios essa carta ganhou esse nome, minha gente? Porque o ítalo-americano, Joe Masseria, foi encontrado assassinado com um Ás de espadas na mão. Assustador, né?

 

- Ah, ainda tem outro caso da “carta da morte”: durante a guerra do Vietnã, os EUA utilizavam o Ás de espadas como uma arma de terror psicológico, que significava que a morte estava próxima. Para abalar os inimigos, eles colocavam cartas sobre os vietcongues que matavam. Credo, hein! Ainda bem que isso aí é uma história bem antiga...;

 

- Se você curte cartas e já para pensar: Por que “Ás” em vez de “um”? A resposta tá aí e vem do latim: a palavra “Ás” significa “um” nessa língua;

 

- Já ouviu falar sobre o “jogo de 250 milhões de dólares”? Esse foi o preço que a família real do Catar pagou no quadro “Os Jogadores de Carta”, feito pelo pintor francês Paul Cézanne. A tela, com dois homens jogando baralho, foi arrematada em 2011, e ficou conhecida por ser a obra de arte mais cara da história;

 

- Sabia, também, que se você pegar um baralho e somar o valor de todas as cartas, se atinge o número 364 que, somado ao curinga, dá o mesmo número de dias que a Terra demora para dar a volta ao sol? Caraca, essa tenho certeza que te entrigou;

 

- Os quatro naipes correspondem ao número das estações de um ano;

 

- 52 cartas representam o número de semanas que um ano tem;

 

- Um naipe possui 13 número de cartas, mesma quantidade de fases da lua.

 

Com tanta coisa sobre baralho, não tinha como não ter uma data pra ele, não é mesmo? E para comemorar com você, a Copag preparou várias surpresas!

 

É claro que a gente não ia deixar o Dia do Baralho passar em branco: por isso, criamos promoções, descontos, concursos culturais e campanhas especiais para comemorar.

 

Ficou curioso e quer participar de tudo, já que você é do baralho e Copag LOVERS? Então, se cadastra na nossa Newsletter porque vem novidade por aí!

Notícias relacionadas

06.07.2020

Copag lança a coleção Black & White – Poderes Emergentes

Leia mais +
13.07.2020

Curiosidades sobre o Truco

Curiosidades sobre o surgimento e a história do Truco você encontra aqui!

Leia mais +
06.07.2020

Cartaz e trailer de "Xingu", filme nacional apoiado pela Copag

Leia mais +
Quer receber nossas novidades no seu e-mail?
Assine Aqui