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21.08.2020

Curiosidades sobre Canastra para você matar a saudade!

Saudade de jogar com os amigos, né? Separamos algumas curiosidades sobre a canastra pra você matar um pouquinho dessa enorme saudade! Confere!

Curiosidades sobre Canastra para você matar a saudade!
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Nem sempre podemos estar reunidos com os amigos para um jogatina, mas para te ajudar a matar a saudade de um jogo, separamos curiosidades sobre a canastra que você precisa saber! Continue a leitura e descubra cada uma. 

 

Devido ao isolamento social e a quarentena, por conta da pandemia, a saudade anda batendo muito nos nossos coraçõezinhos, né? Saudade de reunir os amigos, de se divertir em galera, dar aquele abraço em todo mundo, e, claro, fazer aquela jogatina de Canastra para ver quem se acha o melhor, e quem realmente é o grande vencedor.

 

Ah, que saudade que dá das boas risadas, algumas batidas na mesa e algumas inimizades (que duram só por 5 segundos mesmo).

 

Pensando nisso, separamos algumas curiosidades sobre esse jogo pra você matar um pouquinho dessa enorme saudade!

 

Bora se jogar e matar essa saudade com a gente?

 

 

Curiosidades sobre a Canastra

 

 

 

A história da canastra

 

A canastra foi uma invenção dos nossos vizinhos uruguaios. Ela surgiu em 1939, em Montevidéu, criada por Segundo Santos e Alberto Serrato. 

 

Nos anos de 1940, o jogo começou a ser um sucesso, se espalhando por Chile, Peru, Brasil e Argentina, com regras ainda mais refinadas, que, depois, aterrissaram nos EUA, especificamente em 1949, por Josefina Artayeta de Vel, com o nome de Argentine Rummy. 

 

O jogo conquistou grande sucesso em pouco tempo e, nos anos 1950, alavancou as vendas de baralhos, suportes e livros sobre canastra.

 

 

 

Objetivo do jogo

 

Basicamente, o objetivo da canastra é fazer mais pontos do que seu adversário no fim do jogo. 

 

Sendo assim, quando a partida acabar, é necessário somar os pontos na mesa mais o valor extra das canastras, deduzindo os valores das cartas que somaram na mão. 

 

E para o jogador/dupla que bateu, precisa-se somar mais 100 pontos em cima da batida. 

 

OBS.: caso o outro jogador ou dupla não tenha pego o morto, é necessário diminuir 100 pontos, como penalidade.

 

 

Significado dos termos mais populares da canastra

 

 

  • ♣Curingas: os dois são utilizados como curingas, que podem substituir qualquer carta.
  •  
  • ♣Batida: acabou as cartas da mão.
  •  
  • ♣Morto: em jogo com 2 participantes, cada um recebe, após bater, 11 cartas. Em duplas, somente o primeiro da dupla a bater recebe.
  •  
  • ♣Batida direta: o jogador esvazia a mão sem jogar fora, pegando o morto para continuar a jogar, sem precisar comprar carta.
  •  
  • ♣Batida indireta: quando um jogador finalizar suas cartas, descartando a última. Assim, pega o morto, mas só pode utilizar na outra volta, na sua vez de jogo.
  •  
  • ♣Canastra: quando se consegue um jogo de sete cartas ou mais em sequência do mesmo naipe.
  •  
  • ♣Canastra “limpa”: tipo de canastra sem curinga.
  •  
  • ♣Canastra “suja”: tipo de canastra com curinga.
  •  
  • ♣Lixeira: cartas da mesa ou refugo.
  •  
  • ♣Monte: as cartas que sobram depois da distribuição.

 

 

E aí, conseguiu matar a saudade desse jogo que mora em nossos corações e tem todo o nosso amor? Por enquanto, só assim pra conseguir matar a saudade de jogar em galera mesmo.

 

Mas… Que tal garantir agora o seu baralho Copag de Canastra para quando tudo isso passar você estar preparado e ter treinado muito para ser o grande vencedor de todas as rodadas?


Confere todos os nossos jogos em nossa loja online!

Escrito por: EQUIPE COPAG

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A Copag da Amazônia S/A, voluntariamente comprometeu-se em conduzir seus negócios de acordo com elevados padrões éticos e comerciais, estando em acordo com os principais requisitos e padrões internacionais, incentivando seus parceiros e fornecedores a se comportarem da mesma maneira. A Copag tem uma intensa preocupação com a qualidade das condições de trabalho e mantém um esforço contínuo para a melhoria dessas condições, e deixa de forma clara a todas as partes interessadas o total compromisso com os princípios listados neste código de conduta.

1. Trabalho infantil: A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil.

2. Trabalho forçado: A organização não deve utilizar ou apoiar trabalho forçado ou compulsório, nem requerer do pessoal “depósi- tos” ou reter documentos originais de identidade no início do trabalho na organização. Todo trabalho, incluindo horas extras, será voluntário.

3. Condições de saúde e segurança no trabalho: A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e deve tomar medidas eficazes para prevenir acidentes e danos potenciais a saúde dos trabalhadores. Além disso deve promover conscientização sobre questões de saúde e segurança para seus funcionários, incluindo questões relacionadas à prevenção de incên- dio, evacuação de emergência,uso adequado de equipamentos de segurança, primeiros socorros básicos e uso e descarte adequados de materiais perigosos.

4. Liberdade de associação e direito a acordo coletivo: A organização deve respeitar e informar os direitos de todo o pessoal, a formação e associação a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociarem coletivamente.

5. Discriminação: A organização não deve realizar ou apoiar a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, nacionalidade, classe social, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, responsabilidades familiares, estado civil, associação a sindicato, opinião política, idade ou qualquer outra condição que poderia dar ensejo à discriminação.

6. Práticas disciplinares: A organização deve tratar todo pessoal com dignidade e respeito. Não deve se envolver ou tolerar a utili- zação de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

7. Horário de trabalho: A organização deve estar em conformidade com as leis aplicáveis, com os acordos de negociação coletiva (quando aplicável) e com os padrões da indústria sobre horários de trabalho, folgas e feriados públicos.

8. Remuneração e Benefícios: A organização deve respeitar o direito do pessoal a um salário de subsistência e assegurar que os salários pagos por uma semana normal de trabalho devam sempre satisfazer a pelo menos os padrões mínimos legais ou a indústria, ou ao acordo de negociação coletiva (quando aplicável). Os benefícios dos empregados devem ser fornecidos de acordo com os requi- sitos nacionais e locais.

9. Anticorrupção: A organização declara que cumpre com todas as normas e legislação anticorrupção aplicáveis à condução de seus negócios e além disso não apoia ou tolera negócios que não sejam conduzidos de maneira ética e apropriados ou que usam subornos, propinas ou forneçam presentes, favores ou serviços para obter vantagem.

10. Proteção de Informações Pessoais: A organização deve proteger a privacidade e a confidencialidade dos dados pessoais de todas as partes interessadas, tomando as precauções legalmente necessárias para proteger os dados pessoais.

11. Proteção de Propriedade Intelectual: A organização deve proteger a propriedade intelectual de clientes e fornecedores e deve seguir todas as leis de propriedade intelectual aplicáveis.

12. Impacto Ambiental: A organização deve manter um compromisso com programas e práticas ambientais sólidos visando à pre- venção da poluição, gerenciamento de recursos naturais e controle de emissões atmosféricas, incentivando a redução e a reciclagem de resíduos. A mesma deve cumprir todas as leis aplicáveis relacionadas ao meio ambiente e descartar materiais tóxicos de maneira controlada e segura. Para esse fim, a organização deve incentivar a realização de negócios com clientes e fornecedores que se dedi- cam igualmente a buscar esforços contínuos para melhorar a compatibilidade de suas operações com o meio ambiente.

13. Qualidade do Produto: A organização deve produzir produtos de qualidade e seguir requisitos rigorosos através da obtenção de matérias-primas de qualidade provenientes de fornecedores confiáveis.

14. Minerais de Conflito: A organização deve se empenhar em fornecer componentes e materiais de empresas que não usam mine- rais (Tântalo, Estanho, Tungstênio, Ouro) de áreas de conflito que direta ou indiretamente financiem ou beneficiem grupos armados na República Democrática do Congo (RDC) ou nos países vizinhos.

15. Madeira: A organização deve proibir o uso de madeira extraída ilegalmente e produtos derivados dessa madeira em todos os produtos e em suas instalações.

16. Cumprimento das Leis Aplicáveis: A organização deve estar em conformidade com quaisquer leis, regulamentos ou normas locais aplicáveis a seus negócios e os padrões do setor estabelecidos em suas localidades. Em caso de qualquer conflito entre as disposições das leis, regulamentos ou normas anteriores e as disposições deste documento, a que contém os padrões mais elevados deverá prevalecer.

17. Comunicação de Princípios: A organização deve comunicar esses princípios aos funcionários em uma forma oral e escrita apropriada e empreenderá esforços para educar os colaboradores sobre esses princípios periodicamente.

Revisão 01 - 06 de Novembro de 2018

Canal da Ética

Utilize o canal abaixo para relatar preocupações éticas e resolver dúvidas relacionadas ao Código.

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Em casos de violações não-resolvidas contactar : ABS Quality Evaluations - Email: certification@abs-qe.com - Telefone: (11) 2595-4202 ou SAAS – Social Accountability Accreditation - Email: saas@saasaccreditation.org - Telefone: (212) 391-2106

Política

A COPAG tem a missão de proporcionar diversão e entretenimento a todas as pessoas de todas as idades por meio de jogos de cartas, estando comprometida com a satisfação dos clientes e com o desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de garantir esta missão, nós firmamos compromisso com o Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001, Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, Responsabilidade Social SA 8000 e o Programa de Melhoria Contínua “Copag Smart Way” inspirado no Sistema Lean Manufacturing.

Através dos compromissos firmados, nós visamos:

  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão integrado, que compreende obediência aos requisitos estabelecidos nas normas ISO-9001, ISO-14001 e SA 8000;
  • Prevenir a poluição e reduzir os impactos ambientais;
  • Cumprir com todas as obrigações legais pertinentes, outros requisitos subscritos, e com os instrumentos internacionais (as convenções da Organização Internacional do Trabalho e Declarações de Direitos) e suas interpretações que sejam referentes à norma SA 8000;
  • Oferecer aos seus colaboradores condições dignas de trabalho;
  • Valorizar e apoiar o exercício à cidadania;
  • Manter um processo de comunicação com as partes interessadas;
  • Assegurar padrões elevados de segurança e saúde para as pessoas expostas aos riscos inerentes às atividades da organização;
  • Atuar com foco na obtenção de resultados para todas as partes interessadas;