Voltar ao Blog
21.08.2020

Curiosidades sobre Canastra para você matar a saudade!

Saudade de jogar Canastra, né? Separamos algumas curiosidades sobre esse jogo pra você matar um pouquinho dessa enorme saudade!

Devido ao isolamento social e à quarentena por conta da pandemia, a saudade anda batendo muito nos nossos coraçõezinhos, né? Saudade de reunir os amigos, de se divertir em galera, dar aquele abraço em todo mundo, e, claro, reunir todo mundo, cozinhar a pipoca e fazer aquela jogatina de Canastra para ver quem se acha o melhor e quem realmente é sempre o grande vencedor.

 

Ah, que saudade que dá das boas risadas, algumas batidas na mesa e algumas inimizades (que duram só por 5 segundos mesmo).

 

Mesmo assim, ainda precisamos nos cuidar para que logo, logo, possamos voltar a fazer tudo isso de novo, sem nenhuma preocupação, garantindo a saúde de todos, certo? Pensando nisso, separamos algumas curiosidades sobre esse jogo pra você matar um pouquinho dessa enorme saudade!

 

Bora se jogar e matar essa saudade com a gente?

 

Curiosidades sobre a Canastra

 

- A história da canastra: a canastra foi uma invenção dos nossos vizinhos uruguaios. Ela surgiu em 1939, em Montevidéu, criada por Segundo Santos e Alberto Serrato. Nos anos de 1940, o jogo começou a ser um sucesso, se espalhando por Chile, Peru, Brasil e Argentina, com regras ainda mais refinadas, que, depois, aterrissaram nos EUA, especificamente em 1949, por Josefina Artayeta de Vel, com o nome de Argentine Rummy. O jogo conquistou um grande sucesso em pouco tempo e, nos anos 1950, alavancou as vendas de baralhos, suportes e livros sobre canastra.

 

 

 

- Objetivo do jogo: basicamente, é fazer mais pontos do que seu adversário no fim do jogo. Sendo assim, quando a partida acabar, é necessário somar os pontos na mesa mais o valor extra das canastras, deduzindo os valores das cartas que somaram na mão. E para o jogador/dupla que bateu, precisa-se somar mais 100 pontos em cima da batida. OBS.: caso o outro jogador ou dupla não tenha pego o morto, é necessário diminuir 100 pontos, como penalidade.

 

- Significado dos termos mais populares:

 

  • Curingas: os dois são utilizados como curingas, que podem substituir qualquer carta.
  • Batida: acabou as cartas da mão.
  • Morto: em jogo com 2 participantes, cada um recebe, após bater, 11 cartas. Em duplas, somente o primeiro da dupla a bater recebe.
  • Batida direta: o jogador esvazia a mão sem jogar fora, pegando o morto para continuar a jogar, sem precisar comprar carta.
  • Batida indireta: quando um jogador finalizar suas cartas, descartando a última. Assim, pega o morto, mas só pode utilizar na outra volta, na sua vez de jogo.
  • Canastra: quando se consegue um jogo de sete cartas ou mais em sequência do mesmo naipe.
  • Canastra “limpa”: tipo de canastra sem curinga
  • Canastra “suja”: tipo de canastra com curinga.
  • Lixeira: cartas da mesa ou refugo.
  • Monte: as cartas que sobram depois da distribuição.

 

E aí, conseguiu matar a saudade desse jogo que mora bem no fundo dos nossos corações e tem todo o nosso amor? Por enquanto, só assim pra conseguir matar a saudade de jogar em galera mesmo.

 

Mas… Que tal garantir agora o seu baralho Copag de Canastra para quando tudo isso passar você estar preparado e ter treinado muito para ser o grande vencedor de todas as rodadas?

 

ENTÃO CLICA AQUI E SE JOGA COM A GENTE!

Notícias relacionadas

27.05.2020

CARTAMUNDI – HISTÓRIA DA RSE – NHS PLAYING CARDS UK

Assim como outras partes do mundo, a Covid-19 aparentemente se estabeleceu da noite para o dia no Reino Unido, pairando sobre todas as casas e enquanto fevereiro foi um mês relativamente normal, março teve uma mudança rápida e dramática quando o vírus tom

Leia mais +
19.06.2020

Conheça os jogos de cartas mais populares

Fizemos uma lista com os 6 jogos de cartas mais populares do mundo e vamos falar mais sobre eles. Vem conhecer mais sobre esses superjogos com a Copag!

Leia mais +
28.09.2020

Essas pessoas fanáticas por baralhos arrasam nas suas invenções!

Amantes de baralhos, atenção: esse texto vai mostrar a você as decorações e invenções mais brilhantes do mundo, tudo feito com... CARTAS. Vem ver!

Leia mais +
Quer receber nossas novidades no seu e-mail?
Assine Aqui