Como transformar clientes em fãs
Por décadas, as empresas confiaram exclusivamente no desempenho de seus produtos para satisfazer seus clientes. E com muito sucesso.
Por décadas, as empresas confiaram exclusivamente no desempenho de seus produtos para satisfazer seus clientes. E com muito sucesso.
Por décadas, as empresas confiaram exclusivamente no desempenho de seus produtos para satisfazer seus clientes. E com muito sucesso.
No entanto, nos dias de hoje, o foco unilateral nas campanhas de marketing, a crescente competição e a enorme variedade de produtos, fazem com que os clientes muitas vezes não reconheçam as diferenças entre as várias empresas e ofertas.
Como resultado, mesmo os consumidores satisfeitos compram da concorrência se for mais barato ou mais conveniente para eles.
A solução para isso? Campanhas com foco em fidelizar pessoas, não apenas realizar mais uma venda.
Com a estratégia certa de marketing promocional, as marcas podem neutralizar essa tendência e transformar clientes em fãs.
Você já ouviu a palavra “Fandom”? Fandom é o diminutivo da expressão em inglês fan kingdom, que significa “reino dos fãs”.
Um fandom é um grupo de pessoas que são fãs de determinada coisa em comum, como uma marca, um seriado de televisão, um jogo, livro, etc.
Os fandons são similares aos fanclubs, que fizeram sucesso na década de 90. A grande diferença entre eles está no uso das redes sociais como meio de comunicação.
Atualmente, esses clubes virtuais estão em toda parte e são a chave para qualquer organização, artista ou empresário ter sucesso em reunir pessoas. O Fandom une os indivíduos em entusiasmo, propósito e poder de compra.
Por que isso acontece? Porque a diferença entre um cliente e um fã é o senso de conexão. Um fã é emocionalmente investido na marca e na experiência de engajamento.
Do ponto de vista neurocientífico, os humanos são programados para procurar um grupo de indivíduos com ideias semelhantes às suas. Ser parte de uma tribo nos dá um sentimento de pertencimento e segurança.
Tribos podem ser formadas por quaisquer tipos de pessoas, de família a um grupo próximo de amigos que adora jogar canastra.
A grande vantagem do fã para os negócios, é que eles estão mais propensos a oferecer algo de si mesmos para o enriquecimento da marca. Isso significa feedback mais genuíno e contribuição orgânica. É assim que fóruns administrados por usuários e comunidades baseadas em mídia social funcionam - por contribuição espontânea de quem divide a mesma paixão.
Isso pode ter um efeito extremamente positivo nos negócios, pois dá à marca a capacidade de crescer, até certo ponto, no piloto automático.
Vamos explorar como você pode transformar seus clientes em verdadeiros fãs da sua empresa.
Para a maioria das marcas, é natural querer ser atraente para todos. Mas essa é uma meta simplesmente impraticável.
A verdade é que marcas com fãs leais geralmente se concentram em promover um conjunto específico de valores primeiro. É por esse conjunto de valores que os fãs tendem a ser atraídos. Se uma marca não possui uma identidade explícita, é improvável que as pessoas se identifiquem com ela.
Os fãs de determinado jogo, por exemplo, tendem a se sentir confortáveis ao se encontrarem pela primeira vez durante eventos e torneios, quase como se já se conhecessem. Eles compartilham um interesse e um conjunto de convicções que reflete os valores da própria marca criadora do jogo e da comunidade que ela promove.
É assim que a empresa consegue fãs leais, ao invés de apelar para as pessoas que abandonariam o navio por um produto mais barato ou diferente sem pensar duas vezes.
Uma característica importante do fandom é a proximidade. É por isso que conferências, convenções e outros tipos de atividades sociais que reúnem as pessoas são comumente realizadas por empresas. Dessa forma, o cliente socializa e a marca atua e fica registrada na memória como a 'cola' que aproxima as pessoas.
Essa união não precisa ser física. O mundo virtual agora permite espaço para compartilhar coisas de forma remota. Isso pode ser feito por meio de vídeos, podcasts, engajamento constante na mídia social, eventos online, entre outros.
Nossos cérebros se iluminam quando estamos olhando para alguém em uma videochamada, quase como se eles estivessem lá pessoalmente.
Durante a pandemia, plataformas de jogos online experimentaram um grande crescimento no número de usuários, uma vez que elas promoviam, além da diversão, a interação e o senso de proximidade.
Dar presentes é algo que apenas as tribos mais íntimas fazem. É por isso que é importante para as marcas praticarem dar algo de graça para os fãs sem expectativas de receber nada em troca.
Ao valorizar seus clientes por meio de prêmios, descontos, promoções e eventos especiais, você demonstra que seu relacionamento é mais do que apenas transacional.
Muitas marcas bem sucedidas investem em campanhas de marketing promocional com foco na distribuição de brindes, como forma de fidelizar clientes e construir um “fandom” que vai fazer essas ações repercutirem.
Ações que envolvem a distribuição de jogos e baralhos colecionáveis, por exemplo, mostram bons resultados, uma vez que apelam para o desejo de ter algo exclusivo e limitado, e naturalmente promovem a socialização e o contato entre pessoas.
É comum vermos centenas de fóruns e páginas na internet criadas por fãs para conversar e divulgar novidades sobre seus jogos favoritos.
Se através de ações de marketing promocional você conseguir transformar clientes em fãs, rapidamente irá descobrir que pode aumentar sua receita sem aumentar seu orçamento de divulgação.
Os fãs farão muita propaganda para você por meio do famoso marketing “boca a boca”, usando suas próprias plataformas de mídia social.
As pessoas que participam de fandons são as que mais consomem os produtos da mídia, além de serem as que fazem os conteúdos repercutirem nas redes sociais e, consequentemente, se transformarem em notícias nos meios de comunicação tradicionais.
Outra razão pela qual você precisa de fãs se deve ao fato de que eles continuam voltando. Quando um cliente desenvolve um relacionamento com uma marca, é mais provável que ele se torne fiel por um longo prazo.
Portanto, se você não fez da conversão de seus clientes em fãs uma prioridade, é hora de redefinir sua estratégia. Não deixe que seus concorrentes levem vantagem por estarem mais conectados com sua base de clientes.
Especializada no desenvolvimento de baralhos e jogos de cartas personalizados, a Copag tem a solução certa para empresas que querem encantar o consumidor, transformando clientes em fãs fiéis. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar sua empresa com ações de marketing promocional diferenciadas!
Manter seus clientes atuais satisfeitos é a chave para o crescimento sustentável do seu negócio.