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25.08.2021

Como transformar clientes em fãs

Por décadas, as empresas confiaram exclusivamente no desempenho de seus produtos para satisfazer seus clientes. E com muito sucesso.

Como transformar clientes em fãs
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Por décadas, as empresas confiaram exclusivamente no desempenho de seus produtos para satisfazer seus clientes. E com muito sucesso. 

No entanto, nos dias de hoje, o foco unilateral nas campanhas de marketing, a crescente competição e a enorme variedade de produtos, fazem com que os clientes muitas vezes não reconheçam as diferenças entre as várias empresas e ofertas. 

Como resultado, mesmo os consumidores satisfeitos compram da concorrência se for mais barato ou mais conveniente para eles.

A solução para isso? Campanhas com foco em fidelizar pessoas, não apenas realizar mais uma venda.

Com a estratégia certa de marketing promocional, as marcas podem neutralizar essa tendência e transformar clientes em fãs.

Diferença entre cliente e fã

Você já ouviu a palavra “Fandom”? Fandom é o diminutivo da expressão em inglês fan kingdom, que significa “reino dos fãs”.

Um fandom é um grupo de pessoas que são fãs de determinada coisa em comum, como uma marca, um seriado de televisão, um jogo, livro, etc.

Os fandons são similares aos fanclubs, que fizeram sucesso na década de 90. A grande diferença entre eles está no uso das redes sociais como meio de comunicação.

Atualmente, esses clubes virtuais estão em toda parte e são a chave para qualquer organização, artista ou empresário ter sucesso em reunir pessoas. O Fandom une os indivíduos em entusiasmo, propósito e poder de compra. 

Por que isso acontece? Porque a diferença entre um cliente e um fã é o senso de conexão. Um fã é emocionalmente investido na marca e na experiência de engajamento.

Do ponto de vista neurocientífico, os humanos são programados para procurar um grupo de indivíduos com ideias semelhantes às suas. Ser parte de uma tribo nos dá um sentimento de pertencimento e segurança.

Tribos podem ser formadas por quaisquer tipos de pessoas, de família a um grupo próximo de amigos que adora jogar canastra.

A grande vantagem do fã para os negócios, é que eles estão mais propensos a oferecer algo de si mesmos para o enriquecimento da marca. Isso significa feedback mais genuíno e contribuição orgânica. É assim que fóruns administrados por usuários e comunidades baseadas em mídia social funcionam - por contribuição espontânea de quem divide a mesma paixão.

Isso pode ter um efeito extremamente positivo nos negócios, pois dá à marca a capacidade de crescer, até certo ponto, no piloto automático.

Transformando clientes em fãs

Vamos explorar como você pode transformar seus clientes em verdadeiros fãs da sua empresa. 

1. Uma marca precisa de personalidade

Para a maioria das marcas, é natural querer ser atraente para todos. Mas essa é uma meta simplesmente impraticável.

A verdade é que marcas com fãs leais geralmente se concentram em promover um conjunto específico de valores primeiro. É por esse conjunto de valores que os fãs tendem a ser atraídos. Se uma marca não possui uma identidade explícita, é improvável que as pessoas se identifiquem com ela.

Os fãs de determinado jogo, por exemplo, tendem a se sentir confortáveis ao se encontrarem pela primeira vez durante eventos e torneios, quase como se já se conhecessem. Eles compartilham um interesse e um conjunto de convicções que reflete os valores da própria marca criadora do jogo e da comunidade que ela promove.

É assim que a empresa consegue fãs leais, ao invés de apelar para as pessoas que abandonariam o navio por um produto mais barato ou diferente sem pensar duas vezes.

2. Estabeleça a proximidade, mesmo no mundo virtual

Uma característica importante do fandom é a proximidade. É por isso que conferências, convenções e outros tipos de atividades sociais que reúnem as pessoas são comumente realizadas por empresas. Dessa forma, o cliente socializa e a marca atua e fica registrada na memória como a 'cola' que aproxima as pessoas.

Essa união não precisa ser física. O mundo virtual agora permite espaço para compartilhar coisas de forma remota. Isso pode ser feito por meio de vídeos, podcasts, engajamento constante na mídia social, eventos online, entre outros. 

Nossos cérebros se iluminam quando estamos olhando para alguém em uma videochamada, quase como se eles estivessem lá pessoalmente.

Durante a pandemia, plataformas de jogos online experimentaram um grande crescimento no número de usuários, uma vez que elas promoviam, além da diversão, a interação e o senso de proximidade. 

3. Dê algo sem esperar nada em troca

Dar presentes é algo que apenas as tribos mais íntimas fazem. É por isso que é importante para as marcas praticarem dar algo de graça para os fãs sem expectativas de receber nada em troca.

Ao valorizar seus clientes por meio de prêmios, descontos, promoções e eventos especiais, você demonstra que seu relacionamento é mais do que apenas transacional.

Muitas marcas bem sucedidas investem em campanhas de marketing promocional com foco na distribuição de brindes, como forma de fidelizar clientes e construir um “fandom” que vai fazer essas ações repercutirem.

Ações que envolvem a distribuição de jogos e baralhos colecionáveis, por exemplo, mostram bons resultados, uma vez que apelam para o desejo de ter algo exclusivo e limitado, e naturalmente promovem a socialização e o contato entre pessoas.

É comum vermos centenas de fóruns e páginas na internet criadas por fãs para conversar e divulgar novidades sobre seus jogos favoritos.

O poder do fã na divulgação da marca

Se através de ações de marketing promocional você conseguir transformar clientes em fãs, rapidamente irá descobrir que pode aumentar sua receita sem aumentar seu orçamento de divulgação. 

Os fãs farão muita propaganda para você por meio do famoso marketing “boca a boca”, usando suas próprias plataformas de mídia social.

As pessoas que participam de fandons são as que mais consomem os produtos da mídia, além de serem as que fazem os conteúdos repercutirem nas redes sociais e, consequentemente, se transformarem em notícias nos meios de comunicação tradicionais. 

Outra razão pela qual você precisa de fãs se deve ao fato de que eles continuam voltando. Quando um cliente desenvolve um relacionamento com uma marca, é mais provável que ele se torne fiel por um longo prazo.

Portanto, se você não fez da conversão de seus clientes em fãs uma prioridade, é hora de redefinir sua estratégia. Não deixe que seus concorrentes levem vantagem por estarem mais conectados com sua base de clientes. 

Especializada no desenvolvimento de baralhos e jogos de cartas personalizados, a Copag tem a solução certa para empresas que querem encantar o consumidor, transformando clientes em fãs fiéis. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar sua empresa com ações de marketing promocional diferenciadas!

Escrito por: Rogério Souza

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A Copag da Amazônia S/A, voluntariamente comprometeu-se em conduzir seus negócios de acordo com elevados padrões éticos e comerciais, estando em acordo com os principais requisitos e padrões internacionais, incentivando seus parceiros e fornecedores a se comportarem da mesma maneira. A Copag tem uma intensa preocupação com a qualidade das condições de trabalho e mantém um esforço contínuo para a melhoria dessas condições, e deixa de forma clara a todas as partes interessadas o total compromisso com os princípios listados neste código de conduta.

1. Trabalho infantil: A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil.

2. Trabalho forçado: A organização não deve utilizar ou apoiar trabalho forçado ou compulsório, nem requerer do pessoal “depósi- tos” ou reter documentos originais de identidade no início do trabalho na organização. Todo trabalho, incluindo horas extras, será voluntário.

3. Condições de saúde e segurança no trabalho: A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e deve tomar medidas eficazes para prevenir acidentes e danos potenciais a saúde dos trabalhadores. Além disso deve promover conscientização sobre questões de saúde e segurança para seus funcionários, incluindo questões relacionadas à prevenção de incên- dio, evacuação de emergência,uso adequado de equipamentos de segurança, primeiros socorros básicos e uso e descarte adequados de materiais perigosos.

4. Liberdade de associação e direito a acordo coletivo: A organização deve respeitar e informar os direitos de todo o pessoal, a formação e associação a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociarem coletivamente.

5. Discriminação: A organização não deve realizar ou apoiar a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, nacionalidade, classe social, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, responsabilidades familiares, estado civil, associação a sindicato, opinião política, idade ou qualquer outra condição que poderia dar ensejo à discriminação.

6. Práticas disciplinares: A organização deve tratar todo pessoal com dignidade e respeito. Não deve se envolver ou tolerar a utili- zação de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

7. Horário de trabalho: A organização deve estar em conformidade com as leis aplicáveis, com os acordos de negociação coletiva (quando aplicável) e com os padrões da indústria sobre horários de trabalho, folgas e feriados públicos.

8. Remuneração e Benefícios: A organização deve respeitar o direito do pessoal a um salário de subsistência e assegurar que os salários pagos por uma semana normal de trabalho devam sempre satisfazer a pelo menos os padrões mínimos legais ou a indústria, ou ao acordo de negociação coletiva (quando aplicável). Os benefícios dos empregados devem ser fornecidos de acordo com os requi- sitos nacionais e locais.

9. Anticorrupção: A organização declara que cumpre com todas as normas e legislação anticorrupção aplicáveis à condução de seus negócios e além disso não apoia ou tolera negócios que não sejam conduzidos de maneira ética e apropriados ou que usam subornos, propinas ou forneçam presentes, favores ou serviços para obter vantagem.

10. Proteção de Informações Pessoais: A organização deve proteger a privacidade e a confidencialidade dos dados pessoais de todas as partes interessadas, tomando as precauções legalmente necessárias para proteger os dados pessoais.

11. Proteção de Propriedade Intelectual: A organização deve proteger a propriedade intelectual de clientes e fornecedores e deve seguir todas as leis de propriedade intelectual aplicáveis.

12. Impacto Ambiental: A organização deve manter um compromisso com programas e práticas ambientais sólidos visando à pre- venção da poluição, gerenciamento de recursos naturais e controle de emissões atmosféricas, incentivando a redução e a reciclagem de resíduos. A mesma deve cumprir todas as leis aplicáveis relacionadas ao meio ambiente e descartar materiais tóxicos de maneira controlada e segura. Para esse fim, a organização deve incentivar a realização de negócios com clientes e fornecedores que se dedi- cam igualmente a buscar esforços contínuos para melhorar a compatibilidade de suas operações com o meio ambiente.

13. Qualidade do Produto: A organização deve produzir produtos de qualidade e seguir requisitos rigorosos através da obtenção de matérias-primas de qualidade provenientes de fornecedores confiáveis.

14. Minerais de Conflito: A organização deve se empenhar em fornecer componentes e materiais de empresas que não usam mine- rais (Tântalo, Estanho, Tungstênio, Ouro) de áreas de conflito que direta ou indiretamente financiem ou beneficiem grupos armados na República Democrática do Congo (RDC) ou nos países vizinhos.

15. Madeira: A organização deve proibir o uso de madeira extraída ilegalmente e produtos derivados dessa madeira em todos os produtos e em suas instalações.

16. Cumprimento das Leis Aplicáveis: A organização deve estar em conformidade com quaisquer leis, regulamentos ou normas locais aplicáveis a seus negócios e os padrões do setor estabelecidos em suas localidades. Em caso de qualquer conflito entre as disposições das leis, regulamentos ou normas anteriores e as disposições deste documento, a que contém os padrões mais elevados deverá prevalecer.

17. Comunicação de Princípios: A organização deve comunicar esses princípios aos funcionários em uma forma oral e escrita apropriada e empreenderá esforços para educar os colaboradores sobre esses princípios periodicamente.

Revisão 01 - 06 de Novembro de 2018

Canal da Ética

Utilize o canal abaixo para relatar preocupações éticas e resolver dúvidas relacionadas ao Código.

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Em casos de violações não-resolvidas contactar : ABS Quality Evaluations - Email: certification@abs-qe.com - Telefone: (11) 2595-4202 ou SAAS – Social Accountability Accreditation - Email: saas@saasaccreditation.org - Telefone: (212) 391-2106

Política

A COPAG tem a missão de proporcionar diversão e entretenimento a todas as pessoas de todas as idades por meio de jogos de cartas, estando comprometida com a satisfação dos clientes e com o desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de garantir esta missão, nós firmamos compromisso com o Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001, Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, Responsabilidade Social SA 8000 e o Programa de Melhoria Contínua “Copag Smart Way” inspirado no Sistema Lean Manufacturing.

Através dos compromissos firmados, nós visamos:

  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão integrado, que compreende obediência aos requisitos estabelecidos nas normas ISO-9001, ISO-14001 e SA 8000;
  • Prevenir a poluição e reduzir os impactos ambientais;
  • Cumprir com todas as obrigações legais pertinentes, outros requisitos subscritos, e com os instrumentos internacionais (as convenções da Organização Internacional do Trabalho e Declarações de Direitos) e suas interpretações que sejam referentes à norma SA 8000;
  • Oferecer aos seus colaboradores condições dignas de trabalho;
  • Valorizar e apoiar o exercício à cidadania;
  • Manter um processo de comunicação com as partes interessadas;
  • Assegurar padrões elevados de segurança e saúde para as pessoas expostas aos riscos inerentes às atividades da organização;
  • Atuar com foco na obtenção de resultados para todas as partes interessadas;