Cartamundi cria fundo global para apoiar comunidades locais
Fundo Global Cartamundi contribui com a sociedade em iniciativa junto à Fundação King Baudouin
Fundo Global Cartamundi contribui com a sociedade em iniciativa junto à Fundação King Baudouin
O novo fundo visa, principalmente, auxiliar crianças e jovens entre 1 e 18 anos de idade. "Por meio do Fundo, queremos investir no futuro, bem como ajudar as próximas gerações. Nossos projetos oferecerão apoio para aprendizagem e crescimento, bem como fornecerá subsídios para o desenvolvimento de habilidades básicas em prol de uma vida plena e gratificante", explica Stefaan Merckx.
Com a missão "Compartilhar a magia de cuidar das pessoas", o Fundo Global Cartamundi se concentrará em projetos que contribuam para melhora da saúde, sociabilidade e educação dos indivíduos.
Como primeiro pilar, a Saúde compreende o condicionamento mental e o desenvolvimento de todas as pessoas na sociedade. A EVP América Latina da Cartamundi, Ana Carolina Gonçalves, explica: "Ultimamente, tem havido uma necessidade crescente de apoio emocional. Nosso fundo apoia projetos que fortalecem a saúde mental de crianças e adolescentes. Ensinando-os a cuidar de si mesmos mentalmente, combatemos o risco de isolamento social".
No que diz respeito ao apoio à Sociabilidade, a Cartamundi pretende propiciar a melhora da coesão entre gerações, culturas e sociedades. E como último pilar, o Fundo Global traz a Educação, no qual a Cartamundi incentiva grupos desfavorecidos à desenvolverem seus talentos. "Nosso fundo alinhará seu apoio às necessidades das crianças em regiões específicas.
O Fundo também tem como objetivo melhorar o sentimento comunitário de todos os funcionários da Cartamundi. "Vamos encorajar nossos colegas a se engajarem socialmente. Os funcionários são livres para sugerir projetos que estão próximos de seus corações”, completa Ana.
A ideia de um Fundo Global nasceu do desejo de apoiar, à longo prazo, as comunidades locais. "Não queremos apenas doar dinheiro. Buscamos trabalhar juntos e trazer soluções sustentáveis para a mesa", diz An Christiaen, Gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Cartamundi.
Para que o projeto fosse possível, a Cartamundi encontrou na Fundação King Baudouin (KBF) o parceiro certo. "Ao cooperar com a Fundação King Baudouin, podemos ter certeza de que cada centavo irá para as pessoas que mais precisam deles."
Nicolas Bastenie, conselheiro de filantropia da Fundação, afirmou que está muito feliz pela criação do Fundo junto à Cartamundi: "Ficamos sempre muito satisfeitos quanto mais filantropia podemos fazer. O Fundo Global Cartamundi certamente fará sua parte. Criamos o Fundo por meio de um intenso diálogo. E agradecemos à Cartamundi pelo tempo dispendido para que pudéssemos refletir sobre os valores e ambições desse projeto. Estamos no início de uma bela história, na qual a natureza internacional e a presença local de nossas companhias vão mostrar todo seu potencial".
Por que o fundo foi lançado agora? "Em 2020, deveríamos comemorar 50 anos de Cartamundi", diz Stefaan. "Mas quando o Covid-19 bateu, sabíamos que tínhamos que mudar nossas prioridades. Decidimos dar vida ao Fundo Global antes do final do ano, para dar uma contribuição positiva", diz Stefaan Merckx.
No início deste ano, fábricas de Cartamundi nos EUA produziram escudos faciais, enquanto a unidade na Irlanda montou kits de teste médico. Em julho, Cartamundi criou uma joint venture com a Universidade de Antuérpia para aliviar a necessidade de máscaras faciais de alta qualidade na saúde belga.
Stefaan Merckx complementa: "Nossa ideia de sucesso vai além do lucro financeiro. Queremos fazer a diferença para as pessoas e para a sociedade. Ao fundar o Fundo Global Cartamundi estamos um passo mais perto de cumprir essa ambição."
A Fundação King Baudouin lançará sua primeira chamada aberta para projetos para o Fundo Global Cartamundi durante o primeiro trimestre de 2021.
Nós, da Cartamundi, somos líderes mundiais em soluções "play". Com equipe composta por mais de 2500 funcionários, a Cartamundi está unida em torno do propósito comum de "compartilhar a magia de jogar juntos". A oportunidade de jogar nos dá total capacidade de nos conectar, desestressar e aprender algo novo.
Por isso, facilitamos o jogo por meio de nosso próprio portfólio global de marcas de cartas, e por meio de nossa ampla experiência em fabricação e formas de dar vida às ideias, tornando-nos o parceiro confiável das principais empresas de brinquedos em todo o mundo. Nosso portfólio inclui marcas de herança que remontam à 1848, incluindo marcas globais como Bicycle®, Bee®, Copag®, Shuffle® e muitas outras amadas de forma local. Essas marcas combinam habilidade e inovação, sendo base para relevância contínua e contribuição positiva para a comunidade local. Somos uma empresa familiar, com sede mundial na Bélgica, e temos uma rede global de escritórios de vendas e 13 instalações fabris.
A missão da Fundação King Baudouin (KBF) é contribuir para uma sociedade melhor na Bélgica, na Europa e no mundo. A Fundação é um meio de mudança e inovação em todo o planeta, por meio da atenção ao interesse público e aumento da coesão social. A Fundação King Baudouin busca maximizar seu impacto, melhorando as habilidades nas organizações e nos indivíduos, além de estimular a filantropia eficaz realizada por indivíduos e corporações.
Os valores mais importantes da Fundação são a integridade e a transparência, por meio da promoção da solidariedade, do respeito à diversidade e da independência. A Fundação King Baudouin foi criada em 1976, por ocasião do 25º aniversário do reinado do rei Baudouin na Bélgica. A KBF também opera organizações sem fins lucrativos credenciadas internacionalmente, incluindo a KBF E.U.A. e a KBF Canadá.
O Fundo Global Cartamundi tem o objetivo de gerar impacto positivo acerca das comunidades que a Cartamundi está e nas quais opera. O Fundo Global da Cartamundi foi criado dentro da Fundação King Baudouin. Dessa forma, não é uma entidade corporativa e não tem personalidade legal, sendo gerido pela Fundação King Baudouin.
O objetivo do Fundo é baseado na missão “Compartilhar a magia de cuidar de pessoas”. Estritamente ligada à missão da Cartamundi que é “Compartilhar a magia de jogar junto”. Com essa missão na cabeça, o Fundo deseja focar nas crianças com idade entre 1 e 18 anos.
O Fundo funcionará com base em três pilares distintos:
O Fundo Global Cartamundi operará globalmente com o foco em países e localidades onde há operações da companhia. A lista completa da rede interna pode ser consultada no site oficial da Cartamundi (www.cartamundi.com).
Como o ano de 2021 será o primeiro de operação do Fundo, a Cartamundi focará as atividades inicialmente em 2 ou 3 países.
O Fundo será gerenciado pela Fundação King Baudouin. Um comitê de gestão dentro do Fundo, composto por representantes da Cartamundi e da Fundação King Baudouin, bem como membros independentes e um presidente, atuará como principal responsável pela tomada de decisões.
Todos os membros do comitê de gestão cumprirão suas funções pro bono, não recebendo, assim, qualquer remuneração pelo trabalho realizado com o Fundo.
O comitê de gestão lançará, periodicamente, ‘Chamadas de Projetos’ e nomeará um comitê de seleção independente com ampla representação geográfica para auxiliar na seleção desses projetos e também na concessão de financiamento. O Fundo concederá financiamento em diferentes regiões do mundo nas quais a Cartamundi possui operação.
O Fundo Global da Cartamundi busca aumentar o senso de comunidade de todos os funcionários que atuam nas diferentes unidades da empresa, incentivando-os a ter e manter engajamento social. Nesta perspetiva, os projetos ou organizações apoiados tem a possibilidade de serem resultado de concursos de projetos organizados pelo Fundo, bem como serem propostos pela empresa e/ou pelos colaboradores.
Todos os detalhes da convocação de projetos serão divulgados nos canais de comunicação da Cartamundi e também nos canais de comunicação da Fundação King Baudouin.
Todas as organizações, sem fins lucrativos, que tenham um projeto em um dos países nos quais a Cartamundi opera - e que se enquadrem no objetivo e na área-chave visada pelo Fundo – poderão se inscrever.
A Fundação King Baudouin é responsável por estabelecer um acordo com a organização selecionada pelo Fundo.
Se um programa corporativo de responsabilidade social já existir localmente, ainda assim é possível inscreve-lo no Fundo Global?
Nestes casos, o Fundo será utilizado em conjunto com as iniciativas locais já existentes. Isso não significa que o Fundo substituirá programas e iniciativas em curso, mas sim identificar nas novas iniciativas locais consist~encia com o propósito do Fundo Global da Caratamundi.
A Cartamundi quer utilizar o financiamento para causar um impacto positivo nas comunidades nas quais a Cartamundi opera e tem relação. Então, a Cartamundi se comprometeu a avaliar a eficácia de seu financiamento, levando em consideração complexidades de qualquer esforço para melhorar a vida das pessoas necessitadas.
O comitê de gestão do Fundo definirá objetivos claros e KPI's para as organizações. Ao longo do ano, a Cartamundi acompanhará o andamento e ajudará a organização a atingir os objetivos traçados, se necessário. A Cartamundi comunicará de forma transparente e respeitosa as realizações do Fundo e compartilhará aprendizados com parceiros e partes interessadas.
Os jogos de baralho são diversão garantida, seja para jogar sozinho ou com os amigos. Confere o top 3 que selecionamos!