Voltar ao Blog
27.05.2020

CARTAMUNDI – HISTÓRIA DA RSE – NHS PLAYING CARDS UK

Assim como outras partes do mundo, a Covid-19 aparentemente se estabeleceu da noite para o dia no Reino Unido, pairando sobre todas as casas e enquanto fevereiro foi um mês relativamente normal, março teve uma mudança rápida e dramática quando o vírus tom

Assim como outras partes do mundo, a Covid-19 aparentemente se estabeleceu da noite para o dia no Reino Unido, pairando sobre todas as casas e enquanto fevereiro foi um mês relativamente normal, março teve uma mudança rápida e dramática quando o vírus tomou conta.

Da liberdade de participar de grandes eventos, como o Festival de Cheltenham, a um cenário de confinamento total – as pequenas coisas que as pessoas tinham como certas em suas rotinas agora estavam fora de cogitação.

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) começou a se preparar para o fluxo de casos e uma comunicação clara varreu a Grã-Bretanha: fique em casa, proteja o NHS, salve vidas.

Com toda essa mudança, surge a incerteza: metade da cobertura da mídia foi o medo e o impacto que esse vírus deveria criar – a outra metade, os heróis que o atacavam na linha de frente. Esses indivíduos estão trabalhando incansavelmente em todo o Reino Unido e além para alimentar o país, cuidar dos mais vulneráveis e manter os hospitais funcionando. Tais atos normalmente seriam associados a super-heróis.

Com um forte desejo de fazer mais, mantendo as regras do bloqueio, a equipe da Cartamundi no Reino Unido procurou maneiras inovadoras de apoiar o NHS e esses heróis do cotidiano. A empresa se questionou: como uma fabricante de jogos que é uma fonte de entretenimento para as pessoas em casa pode dar um passo a frente para realmente fazer a diferença nesse cenário?

A resposta para isso – os heróis do NHS jogando cartas, celebrando os trabalhadores da linha de frente e mantendo as pessoas entretidas em casa.

Reino Unido em Lockdown

Em 23 de março, o governo do Reino Unido anunciou que o país iniciaria um bloqueio em larga escala. A Grã-Bretanha recebeu novas regras obrigatórias para seguir, desde uma hora diária designada aos exercícios ao ar livre, até a proibição total de aglomerações e abertura de lojas não-essenciais. Embora as regras estejam desafiando a vida familiar, vários resultados bastante positivos surgiram desde então.

Por um lado, um senso geral de camaradagem varreu o país, incluindo a introdução de ‘Clap for our Carers’ (‘Aplausos para os nossos cuidadores’). Todas as quintas-feiras, às 20h, as famílias em todo o país estão se unindo em espírito para aplaudir, animar e celebrar nossos funcionários da linha de frente. Tudo isso feito da segurança de seus lares e jardins.

Além disso, todas as janelas foram decoradas com arco-íris, que se tornaram sinônimos da pandemia, numa tentativa de mostrar solidariedade aos trabalhadores do NHS por suas ações heroicas.

Um segundo resultado positivo foi o aumento da conexão entre familiares e amigos durante o bloqueio. A falta de encontros físicos significou um enorme aumento de videochamadas diárias, quizzes virtuais promovidos por bares e pessoas se unindo para ajudar uns aos outros a se sentirem menos sozinhos. Da mesma forma, aqueles que se isolam juntos se apaixonaram verdadeiramente por jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e jogos de cartas, utilizando-os como uma maneira de conectar pessoas e aliviar coletivamente as mentes preocupadas.

“Vimos um aumento na demanda por nossos jogos”, diz Daniel King, gerente geral da Cartamundi UK, “sobre o qual você sente dúvida sobre o que sentir. Foi ótimo ver nossos jogos desempenhando um papel de incentivo para as pessoas passarem mais tempo de qualidade com suas famílias, algo que realmente se alinha ao objetivo de nossa empresa de ‘compartilhar a magia de jogar juntos’. No entanto, é importante para nós que tenhamos feito algo positivo com esse aumento no interesse”.

“Como empresa, passamos cinquenta anos aprendendo a criar cartas de baralho que resistem à ação do tempo. Queremos canalizar essa experiência em uma campanha para garantir que ela seja mais do que um truque passageiro. Somos motivados pelo nosso desejo de construir algo para durar, algo do qual possamos nos orgulhar e algo que, finalmente, fará a diferença”.

A criação das cartas

A equipe da Cartamundi começou a trabalhar na criação, fabricação e lançamento de um novo baralho de cartas, numa tentativa de arrecadar fundos para os heróis do NHS.

O baralho foi especialmente criado com a JJ Illustrates para apresentar os heróis do NHS, incluindo médicos, enfermeiros e cirurgiões no lugar dos tradicionais valetes, reis e rainhas, bem como as cores do arco-íris que adornam janelas em todo o país.

King continuou: “teria sido muito fácil criar uma nova capa para cartas tradicionais com o logotipo da instituição de caridade do NHS e tenho certeza de que isso geraria vendas, no entanto, isso simplesmente não seria suficiente. Não teria capturado nossas emoções.

‘Nós queríamos realmente celebrar nossos heróis e, quando encontramos a JJ Illustrates nas redes sociais, pudemos ver como suas ilustrações de pessoas realmente retratam nossos trabalhadores da linha de frente do NHS – então, com a ajuda dela, transformamos os heróis do NHS nas figuras de baralho como você as conhece. Valetes, Reis e Rainhas se tornaram nossos heróis do NHS. O design é ótimo, quente, colorido e, o mais importante, autêntico.

“Encontrar o parceiro certo do NHS para apoiar o que realmente traria resultados foi extremamente importante para o processo – várias instituições de caridade surgiram quase da noite para o dia e várias marcas criaram campanhas também”.

“Existem várias instituições de caridade que prometem arrecadar fundos para o auxílio da Covid-19, no entanto, queríamos garantir que nosso parceiro tivesse um papel fundamental na pandemia e no futuro do NHS. O NHS Charities Together foi o parceiro ideal para nós, sabemos que nosso apoio ajudaria não somente agora ao enfrentarmos a Covid-19, mas também no futuro, quando as coisas começarem a retornar a alguma forma de normalidade. Além de apoiar o NHS em nível nacional, eles também apoiam em nível local, para que saibamos que os fundos realmente atingirão os heróis do NHS e aqueles que precisam de nosso apoio”.

Com a parceria de caridade feita e os projetos concluídos, o próximo desafio que a empresa enfrentou foi encontrar o formato certo para colocar as cartas no mercado rapidamente.

A Crowdfunder ofereceu uma rota direta para o mercado e uma maneira pela qual a empresa poderia arrecadar fundos e saber que todo o dinheiro arrecadado voltaria para a instituição de caridade sem as complicações dos lucros do varejista, taxas e outros obstáculos associados à introdução de um produto no mercado.

“Golpear enquanto o ferro estava quente era imprescindível para esta campanha, e levar os varejistas a bordo pode ser um processo longo, já que os produtos passam pelas engrenagens dos varejistas. A Crowdfunder nos ofereceu uma solução única – uma maneira de arrecadar fundos para instituições de caridade do NHS Juntamente com todos os recursos destinados à caridade.

‘Também fornece aos clientes um aumento total muito claro à medida que mais pessoas compram, incentivando mais pessoas a se sentirem parte do movimento. A resposta inicial foi fantástica: nas primeiras 24 horas, levantamos mais de 1.000 libras e estamos no caminho de aumentar nossa meta originalmente estabelecida de 10.000 libras. Também fomos capazes de avançar muito rapidamente, desde a ideia até a introdução das cartas no mercado, já faz menos de duas semanas.

‘Agora esperamos que a Grã-Bretanha queira os baralhos, visite o site e os compre. Estou incrivelmente orgulhoso de estar envolvido nessa campanha e em um negócio que apoiou a equipe do Reino Unido em nossa missão de arrecadar fundos para nossos heróis do NHS. Em todo o mundo, estamos fazendo todos os esforços para apoiar a luta contra o Coronavírus e é emocionante ver como a Cartamundi reagiu.

‘’Cartamundi’ é uma expressão em latim para ‘cartas para o mundo’. Agora, temos cartas para a nação, à medida que avançamos juntos, permanecendo em casa, protegendo o NHS e salvando vidas”.

Suporte instantâneo…

O apoio inicial tem sido fantástico. Nos últimos dois dias desde que foi aberta, a Cartamundi arrecadou mais de 1.200 libras com 125 apoiadores. A página de crowdfounding também foi inundada com mensagens, incluindo várias de funcionários da linha de frente.

“Uma ideia tão fabulosa!” escreveu Sophie House, uma técnica de radiologia do NHS.

“Como enfermeira, obrigada”, comentou Tracie Wilson.

“Fabulosa a ideia. Grande causa! Sempre leve um baralho de cartas nas férias – isso me lembrará desse período extraordinário nos próximos anos e manterá meu orgulho em fazer parte do nosso NHS!” escreveu Elaine Bell.

Os funcionários do NHS na linha de frente também expressaram sua gratidão pela campanha.

“Foi incrível ver como o público está se unindo para apoiar o NHS durante esse período”, disse Grace, 21 anos, enfermeira de saúde mental em Manchester. “Desde ouvir as palmas toda quinta-feira até ações criativas de captação de recursos como essa, tudo é muito apreciado e proporciona um verdadeiro impulso a todos os funcionários da linha de frente”.

“Os últimos meses não têm sido fáceis, mas não há nada que eu preferisse estar fazendo agora. O dinheiro arrecadado com esses baralhos nos ajudará, sem dúvida, a seguir em frente e, finalmente, a salvar vidas. Agradecemos a todos que compraram um baralho”.

A plataforma dos heróis NHS está disponível com uma recompensa por uma doação de 5 libras em https://www.crowdfunder.co.uk/nhs-playingcards. Se você fizer uma doação de 50 libras, receberá 12 baralhos ou poderá doar para a caridade sem um baralho de recompensa. Todos os rendimentos da venda das cartas irão para o NHS Charities Together.

Além disso, a Cartamundi também criou um novo site www.stayandplay.cards, no qual existem milhares de jogos de cartas diferentes disponíveis para jogar, criando horas de diversão para a família.

Notícias relacionadas

06.07.2020

Conheça 4 projetos criativos que utilizam baralhos velhos

Leia mais +
07.08.2020

Você sabia que jogar baralho faz bem à saúde?

Vamos explicar para você por que jogar carta, além de ser um passatempo divertido, faz bem para a saúde. Vem ver!

Leia mais +
06.07.2020

A CIA está treinando os seus oficiais com jogos de tabuleiro e isto é simplesmente genial!

Leia mais +
Quer receber nossas novidades no seu e-mail?
Assine Aqui