Voltar ao Blog
20.07.2020

Afinal, como se joga o truco paulista?

Saiba todas as regras, sacadas e dicas para jogar o truco paulista e torne-se o grande vencedor de todas as rodadas.

Continuando a nossa sequência de textos sobre o nosso queridíssimo truco, hoje vamos falar especificamente sobre um dos tipos: o truco paulista - se você quer saber mais sobre os outros tipos de truco, clica aqui!

 

Então vem com a gente saber tudo sobre o truco paulista, desde regras e sacadas até dicas de como jogar para ajudar você a vencer em todas as rodadas!

 

Conheça mais sobre o truco paulista

 

É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições. É utilizado um baralho com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os coringas) com duas duplas.

 

A distribuição das cartas é feita aleatoriamente, não havendo a intervenção de nenhum jogador ou membro da equipe, sendo distribuídas 3 cartas por participante.

 

O objetivo é marcar 12 pontos primeiro através da mão batida (uma combinação de cartas que gera no mínimo um ponto por rodada, que pode ser aumentada até 12 dependendo da aposta e das opções de cartas entre as duplas).

 

Cada mão é definida em três rodadas. Em cada rodada, os jogadores recebem 3 cartas, que devem ser colocadas à mesa e trocadas uns com os outros e no montante de cartas devidamente embaralhado. No final da rodada, a combinação com maior pontuação ganha a mão.

 

Lembrando que Manilha é a carta mais forte da partida, depois do 3, e dos naipes, sendo a carta inicial na qual o primeiro jogador vira para cima antes do jogo começar, chamada de “Vira”. Toda combinação que levar esta carta terá uma pontuação maior no somatório final da rodada.

 

Sacadas do truco paulista

 

Confira algumas sacadas e definições sobre o truco paulista:

  • Vira: a carta que o embaralhador vira quando distribui as cartas e que define as manilhas.
  • Rodada: os jogadores mostram uma carta, e a carta mais forte ganha a rodada.
  • Mão: vale 1 ponto e pode ter seu valor aumentado para 3, 6, 9 e 12 pontos, disputada em melhor de 3 rodadas.
  • Partida: vale 12 pontos através das “mãos”.
  • Truco: pedido de “aumento de aposta” que só pode ser feito na vez de cada jogador.
  • Seis: pedido de “aumento da aposta”, feito quando um jogador é desafiado com o pedido de Truco.
  • Nove: pedido de “aumento de aposta” que pode ser feito quando um jogador é desafiado com o pedido “Seis”, na qual a partida, que estava valendo 6, passará a valer 9 com esse pedido, caso o adversário aceite. Se o adversário não aceitar, o desafiador ganha 6 pontos.
  • Doze: pedido de "aumento de aposta", feito quando um jogador é desafiado com o pedido "Seis", na qual a partida, que estava valendo 6, passa a valer 12. Se o adversário não aceitar, o desafiador ganha 12 pontos.
  • Mão de Onze: dupla que consegue chegar a 11 pontos na partida e que tem o direito de olhar as cartas um do outro e analisar se irão ou não aceitar a partida.
  • Mão de Ferro: Mão de Onze especial, quando as 2 duplas conseguem chegar a 11 pontos na partida.
  • Esconder Carta: no momento em que o jogador joga a carta virada para a mesa, e ela acaba por não valer nada. Lembrando que não é possível esconder a carta na primeira rodada de cada mão.

 

Top 4 dicas para jogar o truco paulista

 

Confira 4 dicas tops para você arrasar no jogo de truco paulista e causar uma superboa impressão nos seus amigos e famílias por se tornar um grande vencedor da jogatina:

 

  1. Saiba a hora certa de pedir um truco: antes de pedir um truco, é fundamental ler seus adversários. Entenda quando eles estão com as manilhas e não aceite truco nesses casos, pois seu adversário quer que você blefe.

 

  1. Sempre que pedir truco, grite! Não importa se você está com boas cartas ou se é aquele blefe para se salvar, sempre peça seu truco de forma firme e intimidadora para que seu adversário não desconfie.

 

  1. Tente sempre ganhar a primeira mão: ela é a mais importante do jogo e vai desenhar o restante das partidas. Faça tudo para levá-la, pois assim, você obriga os adversários a cair com cartas altas para garantir a segunda rodada.

 

  1. Esconda a segunda carta: esconder a segunda carta é uma boa estratégia, principalmente se você está com um jogo alto e quer pedir truco.

 

Você sabe qual é o jogo de carta para a jogatina paulista?

 

O baralho mais indicado para o truco paulista é o francês, que pode ser o 139 ou o NEO. Eles são as melhores e mais indicadas opções, pois garantem uma jogada perfeita e possuem as cartas ideais para a sua jogatina entre amigos ou família!

 

Agora só falta você garantir o seu baralho e começar a berrar TRUCO. Bora?

 

Garanta seu baralho NEO

 

Garanta seu baralho 139!

Notícias relacionadas

06.07.2020

Como foi a festa do Dia do Baralho

Leia mais +
06.07.2020

Chegaram os baralhos do Club Penguin

Leia mais +
06.07.2020

Copag lança nova coleção de Pokémon TCG: Black & White Exploradores da Escuridão

Leia mais +
Quer receber nossas novidades no seu e-mail?
Assine Aqui