Copag
COPAG.Oficial copagoficial copagoficial copag-cartamundi CopagOficial
Copag
COPAG.Oficial copagoficial copagoficial copag-cartamundi CopagOficial
Português Español English
Produtos A Copag Blog Grupo Cartamundi Cartas Personalizadas Cartas para Cassino Faça seu Jogo Regras A História do Baralho Pokémon Fale com a Gente
Voltar ao Blog Voltar ao Blog
20.07.2020

Afinal, como se joga o truco paulista?

Saiba todas as regras, sacadas e dicas para jogar o truco paulista e torne-se o grande vencedor de todas as rodadas.

Afinal, como se joga o truco paulista?
Facebook Twitter Linkedin E-mail

Continuando a nossa sequência de textos sobre o nosso queridíssimo truco, hoje vamos falar especificamente sobre um dos tipos: o truco paulista!

 

Então vem com a gente saber tudo sobre o truco paulista, desde regras e sacadas até dicas de como jogar para ajudar você a vencer em todas as rodadas!

 

Conheça mais sobre o truco paulista

 

É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições. É utilizado um baralho com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os coringas) com duas duplas.

 

A distribuição das cartas é feita aleatoriamente, não havendo a intervenção de nenhum jogador ou membro da equipe, sendo distribuídas 3 cartas por participante.

 

O objetivo é marcar 12 pontos primeiro através da mão batida (uma combinação de cartas que gera no mínimo um ponto por rodada, que pode ser aumentada até 12 dependendo da aposta e das opções de cartas entre as duplas).

 

Cada mão é definida em três rodadas. Em cada rodada, os jogadores recebem 3 cartas, que devem ser colocadas à mesa e trocadas uns com os outros e no montante de cartas devidamente embaralhado.


No final da rodada, a combinação com maior pontuação ganha a mão.

 

Lembrando que Manilha é a carta mais forte da partida, depois do 3, e dos naipes, sendo a carta inicial na qual o primeiro jogador vira para cima antes do jogo começar, chamada de “Vira”. Toda combinação que levar esta carta terá uma pontuação maior no somatório final da rodada.

 

Sacadas do truco paulista

 

Confira algumas sacadas e definições sobre o truco paulista:

  • ♠Vira: a carta que o embaralhador vira quando distribui as cartas e que define as manilhas.
  • ♠Rodada: os jogadores mostram uma carta, e a carta mais forte ganha a rodada.
  • ♠Mão: vale 1 ponto e pode ter seu valor aumentado para 3, 6, 9 e 12 pontos, disputada em melhor de 3 rodadas.
  • ♠Partida: vale 12 pontos através das “mãos”.
  • ♠Truco: pedido de “aumento de aposta” que só pode ser feito na vez de cada jogador.
  • ♠Seis: pedido de “aumento da aposta”, feito quando um jogador é desafiado com o pedido de Truco.
  • ♠Nove: pedido de “aumento de aposta” que pode ser feito quando um jogador é desafiado com o pedido “Seis”, na qual a partida, que estava valendo 6, passará a valer 9 com esse pedido, caso o adversário aceite. Se o adversário não aceitar, o desafiador ganha 6 pontos.
  • ♠Doze: pedido de "aumento de aposta", feito quando um jogador é desafiado com o pedido "Seis", na qual a partida, que estava valendo 6, passa a valer 12. Se o adversário não aceitar, o desafiador ganha 12 pontos.
  • ♠Mão de Onze: dupla que consegue chegar a 11 pontos na partida e que tem o direito de olhar as cartas um do outro e analisar se irão ou não aceitar a partida.
  • ♠Mão de Ferro: Mão de Onze especial, quando as 2 duplas conseguem chegar a 11 pontos na partida.
  • ♠Esconder Carta: no momento em que o jogador joga a carta virada para a mesa, e ela acaba por não valer nada. Lembrando que não é possível esconder a carta na primeira rodada de cada mão.

 

Top 4 dicas para jogar o truco paulista

 

Confira 4 dicas tops para você arrasar no jogo de truco paulista e causar uma superboa impressão nos seus amigos e famílias por se tornar um grande vencedor da jogatina:

 

1- Saiba a hora certa de pedir um truco


Antes de pedir um truco, é fundamental ler seus adversários. Entenda quando eles estão com as manilhas e não aceite truco nesses casos, pois seu adversário quer que você blefe.

 

2- Sempre que pedir truco, grite!


Não importa se você está com boas cartas ou se é aquele blefe para se salvar, sempre peça seu truco de forma firme e intimidadora para que seu adversário não desconfie.

 

3- Tente sempre ganhar a primeira mão


Ela é a mais importante do jogo e vai desenhar o restante das partidas. Faça tudo para levá-la, pois assim, você obriga os adversários a cair com cartas altas para garantir a segunda rodada.

 

4- Esconda a segunda carta


Esconder a segunda carta é uma boa estratégia, principalmente se você está com um jogo alto e quer pedir truco.

 

Você sabe qual é o jogo de carta para a jogatina paulista?

 

O baralho mais indicado para o truco paulista é o francês, que pode ser o 139 ou o NEO. Eles são as melhores e mais indicadas opções, pois garantem uma jogada perfeita e possuem as cartas ideais para a sua jogatina entre amigos ou família!

 

Agora só falta você garantir o seu baralho e começar a berrar TRUCO. Bora?

 

Garanta seu baralho NEO

 

Garanta seu baralho 139!

Escrito por: EQUIPE COPAG

Mais artigos desse autorMais artigos desse autor

Notícias relacionadas

05.05.2020 05.05.2020

Copag adere à logística reversa e contribui para preservação do meio ambiente

A Copag aderiu ao Acordo Setorial de Logística Reversa de Embalagens da ABRINQ e passou a reverter 22% do peso das embalagens comercializadas no Estado de SP.

Leia mais +
06.07.2020 06.07.2020

Copag lança 139 Experience especial para mágicos

Uma linha de baralhos exclusiva para mágicos profissionais. Conheça!

Leia mais +
18.06.2021 18.06.2021

Baralhos cigano e tarot: você sabe qual é a diferença?

Eles parecem iguais, mas não são! Leia o texto para conhecer as principais diferenças entre os baralhos cigano e tarot.

Leia mais +
Quer receber nossas novidades no seu e-mail?
Assine Aqui
Copag
Produtos A Copag Blog Cartas Personalizadas Cartas para Cassino Faça seu Jogo Regras Pokémon Fale com a Gente
  • @COPAG.Oficial @COPAG.Oficial @copagoficial @copagoficial @copagoficial @copagoficial
    Canal Copag Canal Copag Copag - Cartamundi Copag - Cartamundi Promocionais - Copag
  • SAC

    Serviço de Atendimento ao Cliente Copag

    copag@copag.com.br
Código de Conduta Política Certificados Balanço Social Trabalhe Conosco

Copyright © 2022 Copag. Todos os direitos reservados.

Duo Studio

Código de Conduta

A Copag da Amazônia S/A, voluntariamente comprometeu-se em conduzir seus negócios de acordo com elevados padrões éticos e comerciais, estando em acordo com os principais requisitos e padrões internacionais, incentivando seus parceiros e fornecedores a se comportarem da mesma maneira. A Copag tem uma intensa preocupação com a qualidade das condições de trabalho e mantém um esforço contínuo para a melhoria dessas condições, e deixa de forma clara a todas as partes interessadas o total compromisso com os princípios listados neste código de conduta.

1. Trabalho infantil: A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil.

2. Trabalho forçado: A organização não deve utilizar ou apoiar trabalho forçado ou compulsório, nem requerer do pessoal “depósi- tos” ou reter documentos originais de identidade no início do trabalho na organização. Todo trabalho, incluindo horas extras, será voluntário.

3. Condições de saúde e segurança no trabalho: A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e deve tomar medidas eficazes para prevenir acidentes e danos potenciais a saúde dos trabalhadores. Além disso deve promover conscientização sobre questões de saúde e segurança para seus funcionários, incluindo questões relacionadas à prevenção de incên- dio, evacuação de emergência,uso adequado de equipamentos de segurança, primeiros socorros básicos e uso e descarte adequados de materiais perigosos.

4. Liberdade de associação e direito a acordo coletivo: A organização deve respeitar e informar os direitos de todo o pessoal, a formação e associação a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociarem coletivamente.

5. Discriminação: A organização não deve realizar ou apoiar a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, nacionalidade, classe social, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, responsabilidades familiares, estado civil, associação a sindicato, opinião política, idade ou qualquer outra condição que poderia dar ensejo à discriminação.

6. Práticas disciplinares: A organização deve tratar todo pessoal com dignidade e respeito. Não deve se envolver ou tolerar a utili- zação de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

7. Horário de trabalho: A organização deve estar em conformidade com as leis aplicáveis, com os acordos de negociação coletiva (quando aplicável) e com os padrões da indústria sobre horários de trabalho, folgas e feriados públicos.

8. Remuneração e Benefícios: A organização deve respeitar o direito do pessoal a um salário de subsistência e assegurar que os salários pagos por uma semana normal de trabalho devam sempre satisfazer a pelo menos os padrões mínimos legais ou a indústria, ou ao acordo de negociação coletiva (quando aplicável). Os benefícios dos empregados devem ser fornecidos de acordo com os requi- sitos nacionais e locais.

9. Anticorrupção: A organização declara que cumpre com todas as normas e legislação anticorrupção aplicáveis à condução de seus negócios e além disso não apoia ou tolera negócios que não sejam conduzidos de maneira ética e apropriados ou que usam subornos, propinas ou forneçam presentes, favores ou serviços para obter vantagem.

10. Proteção de Informações Pessoais: A organização deve proteger a privacidade e a confidencialidade dos dados pessoais de todas as partes interessadas, tomando as precauções legalmente necessárias para proteger os dados pessoais.

11. Proteção de Propriedade Intelectual: A organização deve proteger a propriedade intelectual de clientes e fornecedores e deve seguir todas as leis de propriedade intelectual aplicáveis.

12. Impacto Ambiental: A organização deve manter um compromisso com programas e práticas ambientais sólidos visando à pre- venção da poluição, gerenciamento de recursos naturais e controle de emissões atmosféricas, incentivando a redução e a reciclagem de resíduos. A mesma deve cumprir todas as leis aplicáveis relacionadas ao meio ambiente e descartar materiais tóxicos de maneira controlada e segura. Para esse fim, a organização deve incentivar a realização de negócios com clientes e fornecedores que se dedi- cam igualmente a buscar esforços contínuos para melhorar a compatibilidade de suas operações com o meio ambiente.

13. Qualidade do Produto: A organização deve produzir produtos de qualidade e seguir requisitos rigorosos através da obtenção de matérias-primas de qualidade provenientes de fornecedores confiáveis.

14. Minerais de Conflito: A organização deve se empenhar em fornecer componentes e materiais de empresas que não usam mine- rais (Tântalo, Estanho, Tungstênio, Ouro) de áreas de conflito que direta ou indiretamente financiem ou beneficiem grupos armados na República Democrática do Congo (RDC) ou nos países vizinhos.

15. Madeira: A organização deve proibir o uso de madeira extraída ilegalmente e produtos derivados dessa madeira em todos os produtos e em suas instalações.

16. Cumprimento das Leis Aplicáveis: A organização deve estar em conformidade com quaisquer leis, regulamentos ou normas locais aplicáveis a seus negócios e os padrões do setor estabelecidos em suas localidades. Em caso de qualquer conflito entre as disposições das leis, regulamentos ou normas anteriores e as disposições deste documento, a que contém os padrões mais elevados deverá prevalecer.

17. Comunicação de Princípios: A organização deve comunicar esses princípios aos funcionários em uma forma oral e escrita apropriada e empreenderá esforços para educar os colaboradores sobre esses princípios periodicamente.

Revisão 01 - 06 de Novembro de 2018

Canal da Ética

Utilize o canal abaixo para relatar preocupações éticas e resolver dúvidas relacionadas ao Código.

https://www.canalintegro.com.br/copag


Em casos de violações não-resolvidas contactar : ABS Quality Evaluations - Email: certification@abs-qe.com - Telefone: (11) 2595-4202 ou SAAS – Social Accountability Accreditation - Email: saas@saasaccreditation.org - Telefone: (212) 391-2106

Política

A COPAG tem a missão de proporcionar diversão e entretenimento a todas as pessoas de todas as idades por meio de jogos de cartas, estando comprometida com a satisfação dos clientes e com o desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de garantir esta missão, nós firmamos compromisso com o Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001, Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, Responsabilidade Social SA 8000 e o Programa de Melhoria Contínua “Copag Smart Way” inspirado no Sistema Lean Manufacturing.

Através dos compromissos firmados, nós visamos:

  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão integrado, que compreende obediência aos requisitos estabelecidos nas normas ISO-9001, ISO-14001 e SA 8000;
  • Prevenir a poluição e reduzir os impactos ambientais;
  • Cumprir com todas as obrigações legais pertinentes, outros requisitos subscritos, e com os instrumentos internacionais (as convenções da Organização Internacional do Trabalho e Declarações de Direitos) e suas interpretações que sejam referentes à norma SA 8000;
  • Oferecer aos seus colaboradores condições dignas de trabalho;
  • Valorizar e apoiar o exercício à cidadania;
  • Manter um processo de comunicação com as partes interessadas;
  • Assegurar padrões elevados de segurança e saúde para as pessoas expostas aos riscos inerentes às atividades da organização;
  • Atuar com foco na obtenção de resultados para todas as partes interessadas;