Voltar ao Blog Voltar ao Blog
03.06.2020

500 Rum

Marcar pontos ao deitar ou dispensar cartas como no Rummy comum, em conjuntos combinados de três ou quatro, e em sequências de três ou mais cartas do mesmo naipe

500 Rum

Valor das cartas
Ás (maior ou menor), K, Q, J, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, Ás.

Objetivo do jogo

Marcar pontos ao deitar ou dispensar cartas como no Rummy comum, em conjuntos combinados de três ou quatro, e em sequências de três ou mais cartas do mesmo naipe.
Distribuição das cartas
Dê sete cartas a cada jogador (exceto no jogo com dois jogadores, no qual cada jogador recebe 13 cartas).
O jogo
Coloque as cartas não distribuídas viradas para baixo no centro da mesa, formando o monte. A primeira carta é virada para cima e colocada ao lado do monte, sendo a carta inicial para o lixo. O lixo deve estar um pouco espalhado para que os jogadores possam ver facilmente as cartas que ali estão. Cada jogador, começando pelo que está à esquerda do carteador, pode retirar tanto a primeira carta do monte ou qualquer carta do lixo.
Há duas condições para retirar uma carta do lixo: 1) o jogador deve pegar todas as cartas que estão acima da escolhida e 2) a carta retirada deve ser utilizada imediatamente ao baixar um conjunto de cartas ou ao dispensá-las em um conjunto que já está na mesa. As cartas restantes coletadas com o descarte podem ser combinadas na mesma rodada ou simplesmente adicionadas à mão do jogador.
Cada jogador em sua vez, depois de retirar, mas antes de descartar, pode jogar qualquer combinação ou carta que corresponda a uma combinação que já esteja na mesa.
As cartas jogadas são mantidas na mesa, à frente do jogador. As sequências podem não ser lineares; A, K, Q ou A, 2, 3 podem ser combinadas, mas não K, A, 2.
Quando qualquer jogador se livra de todas as suas cartas, o jogo termina imediatamente. A pontuação de cada jogador é calculada da seguinte forma: É atribuído ao jogador o valor dos pontos de todas as suas cartas que estão exibidas na mesa. Desse cálculo é subtraído o valor dos pontos de todas as cartas que restam em sua mão. A diferença é somada ou subtraída da pontuação do jogador. Por exemplo: Se o total de pontos das cartas mostradas de um jogador for 87 e das cartas em sua mão for 90, 3 pontos são subtraídos da pontuação total anterior do jogador.
O jogador que alcançar primeiro +500 pontos ganha o jogo e coleta a diferença entre a pontuação final de cada oponente.
Se dois ou mais jogadores alcançam 500 na mesma rodada, o jogador com maior pontuação é o vencedor.

Notícias relacionadas

03.06.2020 03.06.2020

Bridge

É um jogo de vazas. Vaza é um conjunto de quatro cartas, uma de cada jogador. Ganha a vaza quem jogar a carta mais alta do primeiro naipe jogado nessa rodada. São 13 as vazas possíveis em cada mão

Leia mais +
06.06.2020 06.06.2020

Autores

Começando com o jogador à esquerda do carteador, cada jogador deve pedir uma carta desejada pelo valor e naipe

Leia mais +
03.06.2020 03.06.2020

Tranca

Utiliza-se dois baralhos. Os curingas podem ser incluídos se os jogadores concordarem. Participam dois ou quatro jogadores

Leia mais +
Quer receber nossas novidades no seu e-mail?
Assine Aqui